10 coisas para ver e fazer em Amesterdão em dezembro

Já reservou um voo para a capital holandesa? Não podia ter escolhido melhores datas

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 12 minutos

10 coisas para ver e fazer em Amesterdão em dezembro

Rua das luzes em Amesterdão | ©Don Oppedijk

Na minha opinião, dezembro é o melhor mês para explorar Amesterdão. Apesar das temperaturas mais frias e das horas de luz do dia mais curtas, a Veneza do Norte brilha mais intensamente. O Natal dá um toque de cor às praças e ruas, enquanto o Festival das Luzes traz um pouco de magia aos canais. Aqui estão algumas dicas para o ajudar a planear as suas férias.

1. Caminhe até a Praça Dam e visite o Museu de Cera

Praça Dam| ©Travelinglao
Praça Dam| ©Travelinglao

Na primeira metade do mês, uma árvore de 20 metros chega à Praça Dam, o coração de Amesterdão. Cerca de quatro quilómetros de luzes LED adornam-na e, se tiver a sorte de estar na cidade, poderá assistir à cerimónia de iluminação. No primeiro dia (mas também nos dias seguintes), crianças e famílias reúnem-se à volta da árvore para cantar canções de Natal e comer sobremesas tradicionais. Se tiver frio, pode abrigar-se no Museu de Cera de Amesterdão, que fica a poucos metros de distância.

E depois de se deslumbrar com esta árvore impressionante, pode refugiar-se num dos museus mais importantes de Amesterdão, como o Museu de Cera, que fica a apenas um minuto a pé.

Reservar bilhetes para o Museu de Cera

2. Ver o Festival das Luzes a partir de um navio de cruzeiro

Festival das Luzes de Amesterdão| ©Hector Montero
Festival das Luzes de Amesterdão| ©Hector Montero

Todos os anos, a capital holandesa saúda a chegada do inverno com o Festival das Luzes de Amesterdão, uma explosão de cores que ilumina as ruas e os canais. Artistas, designers e arquitectos de todo o mundo apresentam as suas propostas e o comité de seleção escolhe as melhores obras. Entre as obras mais apreciadas estão "Noite Estrelada", de Van Gogh, pelos sérvios Ivana Jelić e Pavle Petrović, e "Efeito Borboleta", sete borboletas azuis que descansam nas águas do Plantage Muidergracht.

Para apreciar o Festival das Luzes da melhor perspetiva, recomendo escolher um cruzeiro noturno ao longo dos canais de Amesterdão. Durante o cruzeiro, passará pelas atracções sem apanhar frio e ouvindo um guia áudio disponível em várias línguas, incluindo o inglês. Estas excursões partem normalmente de locais centrais, como o Damrak (a dois passos da Estação Central) ou o Euweplein (a uma curta caminhada do Casino).

Reserve o seu cruzeiro noturno durante o Festival das Luzes

3. Visite o bar de gelo e surpreenda-se com as esculturas de gelo

Escultura de gelo em Zwolle| ©Angie Castells
Escultura de gelo em Zwolle| ©Angie Castells

A partir de dezembro, Zwolle acolhe um evento que os mais pequenos vão adorar. Se viaja com crianças, recomendo que passe um dia nesta cidade medieval, conhecida pela sua igreja gótica (Grote Kerk), pelo Museu Fundatie e pelos seus parques tranquilos. O Festival de Beelden tornou-se o evento de inverno mais importante dos Países Baixos, com mais de 100 figuras esculpidas em gelo.

O Festival de Beelden é muito popular e, se quiser evitar as filas, recomendo que o visite durante a semana. Os Países Baixos são um país pequeno e é fácil deslocar-se de um canto para o outro. A partir da capital, basta apanhar um intercidades na estação Amsterdam Zuid. Para mais ideias, recomendo que leia o post sobre as melhores excursões a partir de Amesterdão.

E se não tem medo do frio e quer passar a tarde num bar de gelo, agasalhe-se bem e visite o Xtracold Icebar, um lugar único onde pode tomar bebidas a menos 10 graus Celsius.

Reservar bilhetes para o bar de gelo de Amesterdão

4. Visite uma elegante residência do século XVII: o Palácio Huis ten Bosch

Visitar Willet-Holthuysen| ©Jvhertum
Visitar Willet-Holthuysen| ©Jvhertum

O Natal combina bem com ambientes vintage e, para o descobrir, pode visitar o Willet-Holthuysen, uma casa senhorial do século XVII convertida em museu. As suas paredes albergam uma importante coleção de porcelanas, vidros, mobiliário e obras de arte do Século de Ouro holandês.

Entre dezembro e princípios de janeiro, esta instituição cultural mostra-nos como o casal Willet-Holthuysen celebrava o Natal no século XIX. Ao entrar, ficará cativado pela sua decoração, que inclui candelabros dourados, brinquedos de madeira, poltronas antigas e uma lareira embelezada com deliciosos baixos-relevos (Herengracht 605).

Além disso, se quiser ver um dos palácios mais populares dos Países Baixos, não hesite em fazer uma viagem a Haia e visitar o Palácio Huis ten Bosch, uma das quatro residências oficiais da família real holandesa.

Excursão a Roterdão, Delft e Haia a partir de Amesterdão

5. Visitar os mercados de Natal

Mercado de Natal de Amesterdão| ©Colin D
Mercado de Natal de Amesterdão| ©Colin D

dezembro é um mês especial e a capital dos Países Baixos vive a época festiva com grande expetativa. Tal como outras cidades do Norte da Europa, Amesterdão também tem mercados de Natal com lembranças, artesanato local e comida doce e salgada. Eis o nosso resumo dos mais interessantes:

  • Ice Village, o evento recorrente na Museumplein. Todos os anos, em dezembro, a Museumplein enche-se de bancas de Natal. Pode comprar decorações, lembranças, roupas, comida e muito mais. Está aberto de segunda a domingo, das 11:00 às 20:00, enquanto nos dias 24 e 25 de dezembro fecha as portas às 17:00. Ao pé do Rijksmuseum existe também uma pista de gelo.
  • Funky Xmas Market, um mercado de arte, moda e design. Artistas e criativos vendem os seus produtos diretamente ao público. As suas bancas estão localizadas no Westergas, um antigo gasómetro convertido num complexo cultural. Está situado no quadrante ocidental da cidade e tem boas ligações ao centro da cidade. A partir da estação central, basta apanhar o autocarro (linha 21) e sair na paragem de Van Hallstraat.
  • OPure Markt, um antigo complexo de estufas, é atualmente o maior e mais importante parque ecológico da capital holandesa. É especializado em produtos caseiros frescos. Se quiser uma fatia de cheesecake ou um cheesecake local, este é o sítio ideal para si. Para mais informações, recomendo que consulte o seu sítio Web oficial.
  • Winter Village, a aldeia de Natal a poucos quilómetros da Praça Dam. Amstelveen é um município a sul da capital holandesa, muito perto do aeroporto de Schiphol. É pouco mencionada nos guias, mas em dezembro vale bem a pena visitá-la para fazer compras. Durante as quatro semanas, o Parque de inverno é o destino preferido das crianças, que podem ficar entusiasmadas com as luzes de Natal, patinar no gelo e recarregar baterias com uma chávena de chocolate quente.

Encontrará as suas bancas no Stadshart Amstelveen, um centro comercial no centro de Amstelveen. Para lá chegar, apanhe o metro (linha 51) e saia na paragem de Amstelveenseweg. A partir daí, apanhe um autocarro (linha 356 ou 357) e saia na Busstation. Se ainda tiver algum tempo, pode aproveitar para visitar o Museu Stedelijk, o mais importante museu de arte moderna e contemporânea.

Reserve o seu bilhete para o Museu Stedelijk

6. Mergulhe na cultura local nos cafés bruin

Visitar o Arendsnest| ©Jonathan J
Visitar o Arendsnest| ©Jonathan J

dezembro em Amesterdão é frio e nublado. Muitas vezes, o nevoeiro paira sobre os canais, criando uma atmosfera de conto de fadas. As ruas e as pontes envoltas num manto branco são perfeitas para algumas fotografias evocativas e, depois de um passeio, pode refugiar-se nos bruin cafés, os bares mais típicos de Amesterdão. Estes estabelecimentos tradicionais devem o seu nome às paredes de madeira que formam ambientes escuros iluminados por luzes amarelas quentes. Na lista abaixo, reunimos os melhores deles:

  • Arendsnest, o templo da cerveja holandesa. As melhores colheitas nacionais saem das suas torneiras. Sente-se e prove uma Rook In De Kachel (fumada e de cor escura) ou uma Voór, uma mistura de cervejas envelhecidas em barris e fermentadas em barris com ameixas (Herengracht 90).
  • Café Chris, o bar mais antigo de Jordaan. Se beber uma cerveja fora das horas de maior movimento, pode desfrutar do seu bilhar (Bloemstraat 42).
  • Em 't Aepjen, um sítio com uma história única. Antigamente, os marinheiros que regressavam das suas viagens vinham aqui para beber e passar a noite. Quando ficavam sem dinheiro, alguns pagavam as suas dívidas deixando aos proprietários alguns macacos. Acertou, os animais eram capturados e usados como animais de estimação. Os primatas eram tratados por Gerard Westerman, um cliente habitual da taberna, que os levava para o seu jardim privado. Passados alguns anos, o parque de Westerman tornou-se o Jardim Zoológico de Amesterdão (Zeedijk 1).
  • Café Hoppe, onde tudo é cuidado até ao mais ínfimo pormenor. Em 2013, foi eleito o melhor café dos Países Baixos e a qualidade não diminuiu ao longo dos anos. Entre os clientes famosos contam-se a Princesa Beatriz e o magnata da cerveja Freddy Heineken (Spui 18-20).
  • T'Papeneiland, o café que foi visitado por Bill Clinton. O antigo presidente dos Estados Unidos visitou este estabelecimento em 2011 para provar a sua famosa tarte de maçã. Na realidade, a sua história é muito mais antiga. No início do século XVII, uma igreja católica secreta estava escondida atrás deste bar e, para aceder a ela, era preciso passar por um túnel sob o chão do T'Papeneiland (Prinsengracht 2).
  • De Twee Zwaantjes, onde pode testar os seus dotes de cantor. Possivelmente um dos mais animados bruin cafés da capital holandesa (Prinsengracht 114).

E depois de abrir o apetite, pode deliciar-se com outro menu no Hard Rock Cafe.

Reservar um menu no Hard Rock Ca fe

7. Delicie-se com as sobremesas de Natal

Kerststol| ©Franklin Heijnen
Kerststol| ©Franklin Heijnen

Se em Espanha as crianças escrevem cartas aos Reis Magos, nos Países Baixos aguardam a chegada do Sinterklaas, a versão holandesa do Pai Natal que entrega presentes e doces em meados de novembro em Amesterdão. No entanto, esta não é a única diferença, e é por isso que quero falar sobre as sobremesas de Natal. Quando estiver em Amesterdão, saberá qual delas escolher...

  • Kerststol, um pão tradicional com açúcar, frutos secos e cristalizados, sultanas, cardamomo, noz-moscada e raspa de limão. Ao saboreá-lo, também se aperceberá de notas de brandy e baunilha. O Kerststol é normalmente servido às fatias e acompanhado de manteiga.
  • Oliebollen, donuts fritos que se vêem em todas as esquinas da cidade, nas lojas e nas bancas de rua. Há quem diga que os melhores se encontram no Hartog's Volkoren (Wibautstraat 77), no Bakkerij Ad Straathof (Ten Katestraat 21) e no De Bakkerszonen (Roetersstraat 21).
  • Pepernoten, de forma redonda e com um aroma inconfundível a especiarias. São aromatizadas com mel e xarope de açúcar de cana ou de ácer. São consumidos a 5 de dezembro, dia de São Nicolau, mas podem ser encontrados nas padarias já em outubro.
  • Kerstkransjes, "grinaldas de Natal". Trata-se de bolachas de manteiga e baunilha cobertas com fatias de amêndoa ou cerejas cristalizadas. São tão bonitas que, nos Países Baixos, são utilizadas para decorar as árvores de Natal.
  • Speculaas, biscoitos com canela, noz-moscada, cravinho, gengibre, cardamomo e pimenta branca. Tal como noutras receitas deste género, o segredo está na massa. Para absorver os aromas, deixa-se repousar durante a noite num local fresco. De acordo com os habitantes locais, a mini-cadeia de padarias Simon Meijssen produz deliciosas speculaas a partir do forno.

E se quiser continuar a provar produtos típicos, não hesite em fazer uma prova de queijo, um dos planos gastronómicos mais populares da capital dos Países Baixos.

Reservar uma prova de queijo em Amesterdão

8. Mime-se com um pouco de compras

Negen Straatjes| ©Jenifer K
Negen Straatjes| ©Jenifer K

Uma pausa de três dias em Amesterdão é a oportunidade perfeita para comprar os últimos presentes de Natal. A capital dos Países Baixos é um destino de compras popular e cada bairro tem as suas próprias zonas comerciais que vale a pena explorar. Aqui está uma pequena lista dos nossos favoritos:

  • Negen Straatjes, as famosas nove ruas. Este nome é utilizado para se referir à área entre o Singel, Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht, que alberga todo o tipo de lojas. Os destinos mais curiosos são De Witte Tandenwinkel(que vende todo o tipo de escovas de dentes, Nieuwe Binnenweg 62) e a loja de botões De Knopenwinkel(Herengracht 389). Os fashionistas encontrarão aqui o seu paraíso, pois as Nove Ruas estão repletas de boutiques, lojas de roupa, sapatarias e muito mais.

Se estiver à procura de uma delícia de queijo, recomendo que passe pelo De Kaaskamer, uma instituição da capital holandesa. Os seus especialistas ajudá-lo-ão a escolher o queijo ideal (Runstraat 7). Para os paladares mais requintados, pode dirigir-se ao Antiekcentrum, um espaço de mais de 1700 m2 que alberga uma coleção de antiguidades dos séculos XVII e XVIII, objectos art déco e outras mercadorias dos anos 50, 60 e 70 (Elandsgracht 109).

  • PC Hooftstraat, o bairro da moda da capital holandesa. É aqui que se concentra o crème de la crème das marcas de moda (Cartier, Gucci, Chanel, Michael Kors, etc.).
  • Haarlemmerstraat e Haarlemmerdijk, duas ruas comerciais com uma grande variedade de lojas independentes e especializadas. Dirija-se à Rumos Vintage & Design para comprar malas de mão, óculos de sol e roupa em segunda mão. A sua coleção centra-se na moda dos anos sessenta e setenta, mas não faltam peças dos anos cinquenta ou noventa (Haarlemmerstraat 29).
  • Magna Plaza, uma estação de correios transformada em centro comercial. Nos seus quatro andares, encontrará as principais marcas internacionais de vestuário e beleza (Nieuwezijds Voorburgwal 182).
  • Albert Cuypmarkt, um dos maiores mercados ao ar livre da Europa. Se parar nas bancas, é provável que encontre uma pechincha. Aproveite a oportunidade para comer algo típico, por exemplo, um stroopwafel (waffles de caramelo) ou um pouco de arenque fresco (Albert Cuypstraat).
  • Waterloopleinmarkt, a feira da ladra de Amesterdão. Há um pouco de tudo, desde livros antigos a móveis em segunda mão (Waterlooplein).

9. Assistir a um espetáculo de circo

No interior do Teatro Carré| ©C messier
No interior do Teatro Carré| ©C messier

Todos os anos em dezembro, o Teatro Carré (Koninklijk Theater Carré) acolhe um dos eventos mais esperados da época natalícia. O Circo Mundial de Natal é um evento de renome internacional que reúne artistas da China, Vietname, Rússia, Coreia, Estados Unidos e outros países. Reserve o seu bilhete com antecedência: no passado, foram registados cerca de 58.000 visitantes em pouco mais de duas semanas! É fácil chegar aqui - o teatro está situado nas margens do rio Amstel, a dois passos da Magere Brug, a ponte mais famosa de Amesterdão.

10. Aqueça-se com uma chávena de chocolate

Bolos Pompadour| ©Jaison R
Bolos Pompadour| ©Jaison R

Amesterdão é o destino ideal para os amantes do chocolate. Embora não seja tão famosa como a sua vizinha Bruxelas, a capital holandesa dispõe de vários estabelecimentos onde se pode deliciar com a bebida de cacau. Continue a ler para descobrir os bares mais bem classificados.

  • Pompadour, famoso tanto pelos seus chocolates como pelos seus bolos. Utiliza o Valrhona, o chocolate utilizado pelos melhores chefes de cozinha, para fazer os seus chocolates. Outra atração é o elegante salão de chá ao estilo Luís XVI (Huidenstraat 12).
  • Cacaomuseum, muito mais do que uma loja de chocolates. Para além de uma chávena quente, pode ter algumas experiências. Por exemplo, pode fazer pralinés ou desenhar com chocolate. Para uma lista completa, consulte o sítio Web oficial (Czaar Peterstraat 175).
  • Scandinavian Embassy, um canto de Estocolmo no coração de Amesterdão. Para além do chocolate, os clientes vêm aqui pelo seu café (todos os grãos vêm de pequenas torrefacções na Escandinávia) e pães de canela (Sarphatipark 34).
  • Moods Coffee Corner, o sítio perfeito para começar o dia. É famoso pelos seus pequenos-almoços saudáveis (frescos e sazonais). Para as suas chávenas, utiliza chocolates belgas e italianos, enquanto que para o café, oferece uma seleção de grãos torrados localmente (Lindengracht 249).

Vale a pena visitar Amesterdão em dezembro?

Pista de patinagem na Museumplein| ©R Boed
Pista de patinagem na Museumplein| ©R Boed

Se visitar a Veneza do Norte em dezembro, sabe de certeza que não vai encontrar bom tempo. Este é o mês mais escuro do ano e a taxa de humidade pode atingir os 86%. No entanto, é uma altura especial do ano, com os mercados de Natal e as tradicionais bancas de sobremesas a darem um toque de cor. Se tem medo da neve, não se preocupe. Geralmente, a queda de neve é interessante em janeiro e fevereiro.

Quanto custa ficar em Amesterdão em dezembro?

Pagar em euros| ©cottonbro
Pagar em euros| ©cottonbro

Se não tiver um grande orçamento, terá de ter muito cuidado com as datas. Em conjunto com o Festival das Luzes e perto do Natal ou do último dia do ano, os preços sobem. Por outro lado, se escolher outros dias , pode encontrar algumas pechinchas. Para poupar dinheiro e ter dois meses inteiros à sua disposição, recomendo que reserve um voo em janeiro ou fevereiro.