14 coisas originais para fazer em Amesterdão
Todos falam de Amesterdão, mas o que se esconde nesta joia da Europa? Aqui estão alguns planos diferentes para aproveitar ao máximo a sua visita.
No artigo sobre o que ver e fazer em Amesterdão, pode ler muitas alternativas sobre o que fazer em Amesterdão. No entanto, por vezes queremos ir mais longe e sair da caixa. Se não quer sentir-se apenas mais um turista, continue a ler porque quero falar-lhe de opções alternativas para desfrutar da sua visita a esta cidade, desde tomar um café na casa do antigo vizinho de Rembrandt, até visitar um museu dedicado aos microorganismos.
1. Sinta-se como um influenciador visitando The Upside Down Amsterdam
Um bom plano original para desfrutar de Amesterdão de uma forma diferente é visitar este local que fará sobressair o seu lado "influenciador". The Upside Down Amsterdam é o maior museu interativo dedicado ao Instagram na Europa, onde, como prometido, você define as regras e é o centro das atenções.
Aqui podes encontrar 25 salas com temas diferentes para que possas tirar fotos, fazer histórias e criar o conteúdo que sempre quiseste, mostrando toda a tua criatividade. Este local procura promover a face desconhecida dos holandeses, para além do que é conhecido a nível turístico, como a diversidade e inclusão que é fervorosamente promovida, a cena musical local que lidera na Europa ou a preferência dos holandeses por doces e chocolate.
2. Visite o Museu Micropia, dedicado aos microrganismos
Provavelmente já conhece alguns dos melhores museus de Amesterdão, ou pelo menos os mais famosos. Mas alguma vez pensou no que está por detrás de todos os microrganismos? É esse o objetivo do Museu Micropia, o primeiro e único museu dedicado a estes seres minúsculos e invisíveis, situado no centro de Amesterdão.
Um local ideal para os curiosos, para visitar com as crianças e para compreender muito mais sobre o poder dos organismos mais pequenos e mais eficazes do universo, e como actuam no nosso quotidiano. O Micropia está situado no edifício histórico Natura Artis Magistra (1870).
A entrada no museu é gratuita se tiver o Amsterdam Pass. Aqui está tudo o que precisa de saber sobre os melhores Sightseeing Passes de Amesterdão.
3. Passar uma tarde na Biblioteca Cuypers
Talvez já tenha visitado o Museu Nacional dos Países Baixos, conhecido como Rijksmuseum, mas talvez ainda não tenha passado pela Biblioteca Cuypers, a maior e mais antiga da história da arte dos Países Baixos.
A coleção que aqui se encontra remonta a 1885 e inclui periódicos, catálogos de leilões, diários, livros, bolsas de arte e muito mais. Sempre achei que as bibliotecas, tal como as praças de mercado, são um ótimo refúgio em qualquer cidade que visitemos, uma vez que estes locais reúnem viajantes e habitantes locais com os quais podemos aprender muito.
4. Visita às 7 casas da Roemer Visscherstraat
Sabia que pode percorrer 7 países europeus numa só rua de Amesterdão?
Na singular Roemer Visscherstraat, encontrará sete casas consecutivas, cada uma representando sete países europeus: Holanda, Inglaterra, França, Rússia, Espanha, Alemanha e Itália. Do número 20 ao 30A, estas casas estão localizadas entreo Vondelpark e a Leidseplein, no bairro Amsterdam Zuid, também conhecido como Amsterdam South.
Estas casas procuram refletir os estilos arquitectónicos e a construção destas nações ao longo do século XIX. Pode ser curioso e divertido tirar fotografias a estas casas e descobrir uma atração que nem sempre se encontra nosguias turísticos da cidade. A propósito, aqui estão algumas das melhores excursões a partir de Amesterdão.
5. Visitar algumas das aldeias vizinhas de Amesterdão
Não é uma ideia muito original, mas refrescante no meio da sua viagem. Um bom plano alternativo é visitar algumas das aldeias vizinhas de Amesterdão, como as famosas Volendam e Marken, onde pode ver os moinhos de vento.
Esta opção também lhe permite ver para além da moderna e cosmopolita Amesterdão e ligar-se a aldeias do interior, onde pode descobrir tradições e, claro, comida fabulosa.
Se tiver tempo na sua viagem aos Países Baixos, aqui está o que ver em Amesterdão em 5 dias. Aqui estão também recomendações e dicas sobre**como visitar Zaanse Schans e os seus moinhos de vento a partir de Amesterdão**
6. Ver Amesterdão de cima
This is Holland é uma experiência de voo 5D onde pode ver as belas paisagens de Amesterdão e dos seus arredores de uma perspetiva diferente.
Irá mergulhar em paisagens filmadas a partir do ar, sem sair do seu lugar, enquanto desfruta de alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos dos Países Baixos. E atenção! Os assentos vibram e movem-se para que se sinta como se estivesse a voar sobre a cidade, apesar de estar realmente em terra.
7. Satisfaça o seu lado curioso aprendendo sobre a história da marijuana
A política de tolerância dos Países Baixos em relação a drogas leves como a marijuana é bem conhecida.
Se se interessa por este assunto, saiba que Amesterdão alberga o mais antigo museu da marijuana do mundo, o Hash Marihuana & Hemp Museum, onde se podem ver mais de 9.000 artefactos e plantas autênticas. Em suma, se quiser conhecer a história desta interessante planta, este é o lugar certo para si, pois o bilhete de entrada inclui um guia áudio para que possa aprender tudo sobre ela.
8. Descubra o Museu da Música Eletrónica
És fã deste estilo de música?
Então tem de comprar o seu bilhete para o Our House Museum em Amesterdão, um lugar onde pode mergulhar numa experiência imersiva com exposições interactivas onde pode até criar as suas próprias batidas electrónicas. E, claro, aprenderá tudo sobre a história e a evolução deste estilo musical para que não perca um único detalhe.
9. Mergulhe na arte dos gatos
Sabia que em Amesterdão existe um museu dedicado a obras de arte que retratam apenas gatos? Chama-se Cat Cabinet e se eles são o teu animal preferido, não vais poder desfrutar mais desta visita.
E não há apenas pinturas, mas também objectos e esculturas de gatos, claro. Tudo o que vai encontrar aqui são obras de arte coleccionadas por Bob Meijer, o proprietário do JP Morgan. Quando o seu gato morreu, ficou de coração partido e começou a colecionar muitas recordações de gatos, de tal forma que a sua coleção se tornou um museu.
10. Desfrute de uma tarde de jogos
Amesterdão é uma cidade que o vai animar desde o primeiro momento em que entrar nela. Uma cidade jovem, moderna e movimentada, que tal trocar a rota dos museus por uma tarde de jogos ao estilo arcade?
Desde há alguns anos, os salões de jogos têm vindo a regressar à cidade, criando uma nova forma de diversão para se juntar com amigos e família.Galaxy Blast é um deles, onde encontrará uma grande variedade de máquinas de jogos para desfrutar de um tempo retro que o ligará aos melhores momentos da sua infância.
Pode reservar a sua visita com antecedência, e há também uma loja e um café-restaurante para que possa comer qualquer coisa durante a sua visita.
11. Faça uma pausa no Café de Sluyswacht
Este sítio é original e especial porque é considerado a Torre de Pisa holandesa. Devido às caraterísticas de Amesterdão, alguns edifícios perderam a sua verticalidade, como é o caso do edifício onde se encontra o Café de Sluyswacht.
Este local foi construído em 1695, tem uma bela vista para o canal e de lá é possível fazer uma pausa, tomar um café e ver algumas obras do grande Rembrandt, como a fechadura de Santo António, um desenho do artista, que na época morava na casa em frente.
Esta casa foi comprada por Rembrandt em 1639 e é atualmente o Museu Casa de Rembrandt ou Rembrandthuis.
12. Passar a noite numa ponte
Amesterdão é conhecida como a "Veneza do Norte" e tem cerca de 75 quilómetros de canais. Estes canais foram outrora utilizados como meio de transporte comercial e continham pontes móveis para que os navios mercantes os pudessem navegar facilmente.
Hoje em dia, pode ficar alojado nos Sweets Hotels ou "casas-ponte", um tipo de alojamento que recuperou este espaço oferecendo um alojamento diferente e muito romântico que lhe pode oferecer uma vista diferente dos canais de Amesterdão. Aqui estão alguns dos**5 melhores cruzeiros pelos canais em Amesterdão**. E se procura um plano ainda mais romântico, aqui encontrará informações sobre alguns dos melhores cruzeiros noturnos.
13. Descobrir a fachada mais estreita da cidade
A arquitetura em Amesterdão é distinta. As suas fachadas coloridas são atractivas ao olhar, mas o tamanho das fachadas irá certamente chamar a sua atenção.
Se visitar o Canal Singel, um dos mais conhecidos e populares em toda a Amesterdão, poderá ver a casa número 7, que muitas pessoas afirmam ser a casa mais estreita do mundo. Há também a Kleine Trippenhuis ou a Casa do Cocheiro do Sr. Trip, que tem apenas mais de 2,30 metros.
Assim, pode simplesmente pegar num mapa e ir à procura das fachadas mais estreitas da cidade, tirar fotografias e deixar-se cativar pelas curiosidades da arquitetura local.
14. Música ao vivo e cinema no Tolhuistuin
Adoro a vibração cultural e musical de Amesterdão e o Tolhuistuin, em Amesterdão Noord, é ideal para passar um bom bocado na companhia de música ao vivo, cinema e boa comida. Pode apanhar o ferry gratuito que atravessa o rio IJ até esta casa cultural com uma agenda animada.
Para além de música ao vivo, cinema ou exposições de arte, também pode desfrutar de festivais de comida ou desfiles de moda. É definitivamente um lugar perfeito para incluir no seu itinerário de viagem em Amesterdão.
Recomendo também outro espaço cultural, o De Hallen, conhecido pelo seu espaço de cinema Filmhallen e pelo seu Foodhallen, uma sala de comida gourmet que reúne especialidades gastronómicas internacionais que o vão conquistar.