Mais sobre: O que ver e fazer na Cidade do Panamá em 7 dias
A Cidade do Panamá irá cativá-lo com a sua diversidade de propostas culturais, gastronómicas e de entretenimento. Para que não perca nenhum pormenor, recomendo que reserve uma semana inteira e conheça a fundo os segredos deste destino paradisíaco. Tem tudo o que é necessário para criar memórias inesquecíveis, desde praias e selvas a planos tranquilos em frente ao majestoso canal.
Esta janela de tempo permite-lhe aproveitar as melhores actividades sem pressa da Cidade do Panamá e passear pelas ilhas próximas, subir ao monte Ancon, fazer tirolesa na selva, conhecer os enigmas do canal e descobrir os locais menosprezados.
Dia 1: Passeio pelo centro histórico da Cidade do Panamá
No seu primeiro dia, aventure-se num passeio histórico pelos destaques do Casco Viejo de San Felipe, onde encontrará igrejas antigas, museus ideais para uma experiência educativa, passeios de bicicleta, esconderijos gastronómicos e uma pitoresca cervejaria artesanal.
Catedral Metropolitana Basílica Santa Maria La Antigua
Um sítio que não pode perder é a Catedral Metropolitana, por isso recomendo que comece por aqui, cuja entrada é totalmente gratuita. É uma das maiores igrejas da América Latina e está localizada no coração do Casco Antiguo. A partir do seu alojamento, pode lá chegar através do Metro do Panamá
Aqui, recomendo que dedique algum tempo a apreciar a fachada, cujo desenho arquitetónico é uma mistura de Renascimento, Barroco e Neoclássico. De facto, foi construída em 1510 e na sacristia principal há pinturas e esculturas que representam os momentos mais importantes da sua história. O mais interessante é subir à torre do sino e desfrutar das vistas panorâmicas da cidade.
E se tiveres sorte, a tua visita pode coincidir com um concerto do coro. Mas no caso de ter pouco tempo e preferir admirá-la por fora sem olhar para dentro, além de conhecer outras partes da cidade neste primeiro dia, sugiro que considere um passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá, pois é uma paragem comum para este tipo de experiência.
Museu do Canal Interoceânico
A apenas um minuto a pé encontra-se o Museu Interoceânico do Panamá, um local ideal para quem pretende visitar o Canal do Panamá, pois é uma introdução à sua história, biodiversidade e locais mais importantes. Através de cenários interactivos, pode descobrir as mudanças que sofreu desde a sua inauguração em 1914.
De facto, é ideal se quiser saber mais sobre a expansão do canal, que teve lugar entre 2007 e 2016. Recomendo que explore o interior em pormenor, para se aprofundar nas exposições permanentes que abordam conflitos políticos e rotas comerciais. Normalmente, são oferecidas visitas guiadas que incluem uma paragem aqui e levam-no a ver o próprio Canal do Panamá.
Mercado de marisco e Casa Bruja
Não pode faltar uma paragem para almoço, por isso no seu primeiro dia convido-o a visitar o melhor restaurante de marisco da Cinta Costera. Trata-se do popular Mercado de Marisco, ao qual se chega em dois minutos de Uber.
É o lugar perfeito para descobrir a gastronomia panamenha através de especialidades à base de ceviche, robalo, pargo e todos os tipos de peixe fresco. Depois de uma boa refeição, terás energia extra para visitara Casa Bruja, uma cervejaria artesanal na costa leste de Casco Viejo, localizada a 10 minutos de carro. Durante a tarde, eles oferecem visitas guiadas à sua cervejaria e degustações de álcool panamenho.
No final do dia, pode assistir ao pôr do sol, desfrutar dos espectáculos ao vivo ou aproveitar as noites de perguntas e respostas. A noite de****perguntas e respostas é a atividade mais popular e consiste em quatro rondas de perguntas surpresa e, se acertar, pode ganhar prémios. Por favor, note que haverá um máximo de oito pessoas em cada mesa.
Dia 2: Desfrute de um passeio pela floresta tropical de Gamboa
Depois de recarregar as baterias, estará pronto para mergulhar na floresta tropical, lar de alguns dos santuários de vida selvagem mais importantes do país. Além disso, a natureza guiá-lo-á até às margens do Lago Gatun, onde existem planos de diversão escondidos que irão melhorar a sua experiência.
Aqui estão três opções de actividades emocionantes, mas tenha em conta que há muitas coisas para ver em cada uma delas, pelo que pode apreciá-las superficialmente ou escolher a sua favorita para lhe dedicar o dia inteiro.
Santuários da Reserva da Gamboa
Para começar o dia da melhor maneira, recomendo levantarmo-nos cedo e conduzirmos meia hora até à Reserva da Gamboa ou reservarmos uma visita guiada para a conhecermos. Este lugar caracteriza-se pela imponência dos seus espaços verdes, onde convivem diferentes espécies de animais. Além disso, tornou-se popular pelas actividades que oferece:
- Passeios de barco e de elétrico aéreo.
- Visitar a maior quinta de borboletas do Panamá.
- Viver uma experiência de observação de aves na Canopy Tower.
- Apreciar as exposições de orquídeas da região.
- Visite um santuário de preguiças onde as preguiças são reinseridas no seu habitat.
- Explore um lago de sapos que o leva através do seu ciclo de acasalamento, reprodução e alimentação.
Embora seja acessível por si próprio, pode deixar o planeamento para os especialistas e juntar-se a algumas das melhores excursões da Cidade do Panamá para chegar aqui.
Trilho do oleoduto
Gostaria de explorar uma antiga conduta de combustível? Então conduza cerca de 12 minutos até ao Pipeline Trail.
Está localizado dentro do Parque Soberania, um ótimo lugar para caminhar e limpar a mente. No geral, é o local perfeito para oar fresco, ciclismo de montanha e para se afastar dos pontos turísticos.
Lago Gatun
Antes de regressar à cidade, recomendo uma paragem no Lago Gatun, situado a uma hora de carro, onde terá de pôr de lado os seus medos para viver uma das aventuras mais emocionantes da zona.
Aqui, há um parque com 10 plataformas de tirolesa, que permitem balançar pela selva ao ritmo dos macacos. Você também pode conhecer as áreas arborizadas fora da Cidade do Panamá, reservandouma experiência de caminhada que lhe oferecerá as melhores vistas do lago.
Dia 3: Conhecer em profundidade o Canal do Panamá
É claro que uma viagem a esta região não pode deixar de reservar uma visita ao Canal do Panamá Este lugar pode ser apreciado a partir de diferentes perspectivas e compreender a sua história leva tempo, pelo que recomendo que vá aos seus edifícios de aprendizagem que prestam homenagem à sua trajetória e funcionamento.
Edifício da Administração do Canal do Panamá
Por volta das 8:00, pode começar a sua visita no Edifício da Administração do Canal do Panamá, onde existem murais e gráficos sobre a história do canal. À chegada, ficará impressionado com as janelas de estilo renascentista italiano, as escadarias de mármore e a homenagem ao criador desta joia da engenharia.
Centro de Visitantes de Miraflores
A dez minutos de táxi de distância está outro ponto de interesse a considerar quando se visita o Canal do Panamá. Trata-se do Centro de Visitantes de Miraflores, um dos lugares de aprendizagem mais destacados pelas suas exposições em 3D sobre a história das eclusas.
Aqui também se pode conhecer a importância do canal a nível comercial e desfrutar de uma projeção que explica a construção em detalhe através de um vídeo interativo.
Miradouro das Américas
Se quiser visitar um local que funde a cultura panamiana e asiática, deve considerar o Mirador de las Américas. Está localizado a apenas dez minutos do centro de visitantes e, do lado de fora, a fachada é um espetáculo mágico.
Cada detalhe foi pensado para honrar os hieróglifos, terraços e estátuas da China, mas está localizado numa área tropical que o faz lembrar que está na Cidade do Panamá. Aqui pode obter asmelhores vistas do Canal do Panamá e da área circundante, sem pagar um único euro.
Dia 4: Passeio pelo vibrante bairro El Cangrejo
Outro local a visitar é o pitoresco bairro El Cangrejo, conhecido pela sua segurança, passagens artísticas, zonas comerciais, zonas verdes e restaurantes da moda. Para aproveitar ao máximo a sua visita, sugiro que dê prioridade à via Argentina e Veneto, bem como ao Parque Andrés Bello.
Parque Andrés Bello
A sua primeira paragem do dia é confortavelmente alcançada de metro, situada na Via Argentina, obrigatória pela sua perspetiva multifacetada. Aqui pode apreciar a cultura culinária local, passear por edifícios contemporâneos e visitar galerias de arte.
Em geral, pode escolher os planos que mais lhe agradam, já que tem opções para todas as idades e gostos. A sua principal atração é o Parque Andrés Bello, um lugar ideal para começar o dia com o pé direito, graças às suas actividades que são agradáveis para os viajantes. Pode dar um passeio de bicicleta, participar emaulas de ioga ao ar livre e admirar a vida autêntica dos habitantes locais. Mesmo que planeie visitar a Cidade do Panamá com crianças, esta pode ser uma boa opção.
Panamá antigo
Em itinerários longos é importante incluir pausas, por isso recomendo que se vá com calma neste dia. Abrandando um pouco, apanhe o Metro do Panamá até ao Panamá Viejo, um sítio arqueológico onde se encontram as ruínas que compunham a cidade entre 1519 e 1671.
A entrada custa a partir de 9 euros, mas também pode juntar-se a uma das melhores visitas guiadas da cidade para compreender as histórias escondidas entre as ruínas:
- Torre da Catedral.
- Ponte do Rei
- Ponte do Matadero
- Conventos de La Concepción, San Juan de Dios, San Francisco, La Merced, La Compañía de Jesús, El Cabildo, entre outros.
Dia 5: Visita aos locais mais emblemáticos da cidade
Passe um dia a passear pelos lugares mais populares da cidade, como o Cerro Ancón, o Centro Natural Punta Culebra e a feira de artesanato do Paseo de las Bóvedas.
Cerro Ancón
Comece o dia com uma aventura de caminhadas pelo famoso Cerro Ancón, que tem um percurso fácil e extenuante. Aqui pode apreciar a bandeira do Panamá, bem como contactar com diferentes espécies de animais que rondam entre as áreas florestais.
De facto, o ponto mais alto da colina tem 199 metros de altura e pode ser visto de diferentes pontos da cidade. Quando chegar ao topo, encontrará um panorama que não o deixará indiferente, pois poderá ver monumentos locais, o Canal do Panamá e algumas ilhas vizinhas. Para chegar ao sopé da colina, pode apanhar alinha 1 do metro na estação Fernandez de Cordoba e desfrutar de uma viagem de vinte e cinco minutos.
Centro Natural de Punta Culebra
Em quinze minutos de táxi chega-se ao Centro Natural Punta Culebra, conhecido pelos seus espaços interactivos. É ideal para organizar planos com crianças devido às suas actividades ao ar livre, áreas de conservação de espécies, percursos museológicos e o miradouro de onde se podem ver paisagens incríveis.
Paseo de las Bóvedas
Para continuar o passeio, recomendo um passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá, que o levará ao Paseo de las Bóvedas em tempo recorde. Pelo caminho, pode fazer as paragens à sua escolha, ou contratar um guia local para o levar aos locais mais emblemáticos entre os dois locais.
Quando chegar ao Paseo de las Bóvedas, recomendo-lhe que vá à feira de artesanato que é organizada todas as tardes. Enquanto compra lembranças para imortalizar a sua viagem, aproveite as vistas espectaculares ao pôr do sol.
Dia 6: Não perca o Arquipélago de Las Perlas
O tempo passa a correr e o itinerário de uma semana está quase a terminar, por isso aproveite cada minuto que lhe resta. Sugiro que organize uma viagem ao Arquipélago de Las Perlas, acessível através do Ferry de Las Perlas, que parte de manhã e regressa à tarde.
Ilha Contadora
Este arquipélago é praticamente desabitado, pelo que é uma das excursões mais interessantes dos arredores, especialmente se quiser desfrutar de um ambiente descontraído. Recomendo chegar primeiro à Ilha da Contadora, que alberga praias tranquilas onde se pode praticar desportos náuticos e conhecer a riqueza marítima do Panamá.
Recomendo fazer um roteiro de praias, já que todas estão próximas umas das outras. Asmais destacadas são:
- Executive Beach.
- Praia Longa.
- Praia Las Suecas.
- Praia Cacique.
- Praia Canoa.
Ilha Saboga
Um ferry ou um catamarã privado pode levá-lo à Ilha Saboga, que é famosa pela observação de baleias. Estes simpáticos animais reúnem-se nas águas quentes de diferentes ilhas do Panamá para se alimentarem e escaparem aos oceanos gelados.
Em geral, encontrará actividades ao ar livre e uma experiência agradável. No caso de querer ficar todo o dia num só lugar, recomendo que não vá à Ilha Saboga e à Ilha Contadora e reserve diretamente uma viagem de barco para a Ilha Taboga a partir da Cidade do Panamá, para desfrutar deste destino paradisíaco com menos multidões de turistas e por um período de tempo mais longo.
Dia 7: Explore os contrastes entre Obarrio e Punta Paitilla
Para o seu último dia na cidade, recomendo que opte por um percurso tranquilo, recordando locais como o emblemático tornillo ou dando um passeio pelas zonas verdes do Parque Omar. Antes de partir para o aeroporto, não se esqueça de passar pelo Museu do Reggae Espanhol para tirar o pó de algumas histórias interessantes.
Torre F&F em Obarrio
É claro que não se pode deixar a cidade sem passar pelo bairro de Obarrio, onde se encontra a Calle 50, uma das mais importantes vias da Cidade do Panamá. Aqui não se pode deixar de ver a Torre F&F, conhecida pela sua peculiar forma de parafuso que a torna uma das obras arquitectónicas mais notáveis da América Latina. Infelizmente não se pode subir nela, mas vale a pena dar uma olhadela.
Parque Omar
Uma atividade recreativa por excelência é uma visita ao Parque Omar, situado a três minutos de táxi e a meia hora a pé. Tem espaços e atracções para toda a família, pelo que muita gente vem participar nas aulas de zumba matinais, observar as araras que passeiam pelo recinto ou acampar à noite. Há também torneios desportivos improvisados, entretenimento ao vivo, passeios de bicicleta e pistas de patinagem.
Museu do Reggae em espanhol
O final do percurso leva-o ao Museu do Reggae em Espanhol, que pode ser alcançado em oito minutos de táxi. Aqui terá acesso a exposições que o farão recuar no tempo até aos anos 80, quando este género musical estava no seu auge.
A entrada custa cerca de 6 euros, mas pode obter descontos se se inscrever numa experiência gastronómica no Restaurante Afroantillano, que oferece polvo à costa brava, carne ropa vieja, camarões gratinados, entre outros.