Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Canal do Panamá
O Canal do Panamá é uma maravilha da engenharia que liga os oceanos Pacífico e Atlântico, encurtando os tempos de viagem e facilitando o comércio mundial. Nas últimas décadas, tornou-se um destino obrigatório para os turistas, devido à sua fascinante história que remonta ao século XIX.
Durante as suas férias no paraíso panamiano, recomendo que visite os arredores, uma vez que escondem algumas das melhores actividades da Cidade do Panamá. Pode começar as suas aventuras nas margens do canal, uma vez que este faz fronteira com a floresta tropical, onde encontrarásaltos de tirolesa, passeios de barco e miradouros. Mas os viajantes mais ousados farão um passeio de helicóptero para ver a vastidão do alto. Claro que há museus, centros de visitantes e actividades divertidas que tornam tudo ainda mais apelativo. É importante conhecer alguns pormenores que tornarão a experiência mais fácil, por isso aqui fica um guia com locais de interesse e recomendações para a sua visita ao Canal do Panamá.
1. Fazer uma visita guiada ao Canal do Panamá, a forma mais completa de o conhecer
A melhor maneira de explorar a joia da engenharia panamiana é através de uma visita organizada, para que possa explorar os cantos mais emblemáticos da Cidade do Panamá e aprender sobre a história do canal.
A sua construção e funcionamento estão rodeados de curiosidades e lendas, às quais se pode aceder por conta própria ou juntando-se a algumas das melhores excursões da cidade, que melhoram a experiência com a companhia e os comentários de um guia turístico. Desta forma, pode apreciar o canal a partir da Calzada de Amador ever o trânsito de navios através das eclusas, que funcionam como um elevador e facilitam a transição do Pacífico para o Lago Gatun.
Especificamente, estão localizadas nas áreas de Pedro Miguel, Agua Clara, Miraflores, Gatun e Cocoli. Nos arredores, também é possível ver asantigas bases militares americanas e o Forte Clayton. Para além disso, uma visita guiada pode dar acesso ao Centro de Visitantes de Miraflores e à antiga residência do Administrador do Canal. Mas o passeio não se limita ao canal, estas experiências também o levam à Cidade Velha de San Felipe, à Plaza Francia e à Catedral Basílica de Santa María la Antigua.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 62 euros.
- Duração: aproximadamente cinco horas.
2. Aventure-se a visitar o Canal do Panamá por conta própria
Uma excursão autónoma ao Canal do Panamá pode ser uma experiência enriquecedora e divertida. Desta forma, pode ver as vistas ao seu próprio ritmo. Pode optar por um curto passeio de barco e saborear cada pormenor.
A bordo, poderá observar o funcionamento das eclusas, que amortecem a mudança de nível da água entre o mar e o lago Gatun. Outra joia que poderá apreciar a partir desta perspetiva é o Corte de Culebra, um dos troços mais difíceis de trabalhar durante a construção do canal. Depois, recomendo que passeie e veja de perto a Ponte das Américas e a Ponte do Centenário, dois enclaves que ligam a América do Sul à América do Norte.
Aconselho-o também a conhecer a sua história nos centros de visitantes e museus, cujas entradas variam entre 5 e 15 euros, havendo mesmo alternativas gratuitas. Além disso, o Canal do Panamá, através da sua imensidão, chega até à queda do Lago Gatun, que alberga experiências inesquecíveis, como saltar numa tirolesa.
Detalhes interessantes
- Preço: Os bilhetes começam nos 7 euros e incluem normalmente o acesso à sala IMAX, que oferece projecções em 3D.
- Duração: entre 8 e 10 horas para atravessar todo o canal, mas é possível ver as principais atracções em menos de 5 horas, alternando entre passeios de barco e a pé.
- Horário de abertura: Pode ser visitado a qualquer altura, mas é aconselhável fazê-lo entre as 9:00 e as 11:00 ou entre as 14:00 e as 17:00, quando há menos turistas.
- Recomendações: A época baixa vai de maio a novembro e é a melhor altura para fugir às multidões e ver as eclusas em paz e sossego. Além disso, recomendo que descarregues a aplicação do Canal do Panamá, disponível na Apple Store e na Play Store, que oferece informação meteorológica, níveis de água e horários.
3. Experimente um inesquecível passeio de helicóptero sobre o Canal do Panamá
Se quiser ver o Canal do Panamá de uma perspetiva privilegiada, deve definitivamente fazer um voo de helicóptero. Esta experiência emocionante oferece-lhe uma janela de tempo de 30 minutos ou 2 horas (dependendo da sua escolha) com acesso ao panorama do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, passando pela imensidão do canal. Os arranha-céus e os monumentos mais importantes que distinguem a cidade também brilham no ar.
Este tipo de passeio depende muito do tempo, por isso recomendo que considere a estação seca, de dezembro a abril, quando o céu está limpo e ensolarado. Desta forma, poderá ver claramente todos os locais que irá encontrar a partir do aeroporto de Albrook, de onde partem habitualmente os helicópteros.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 840 euros por grupo.
- Duração: 30 minutos ou 2 horas.
4. Conheça a história do Canal do Panamá nos centros de visitantes
A história do Canal do Panamá é complexa, mas existem locais de aprendizagem que o guiarão através do seu percurso e funcionamento. Os populares centros de visitantes estão espalhados por todo o lado, cada um oferecendo uma perspetiva diferente, ideal para aprender sobre as eclusas, o tráfego de navios e a biodiversidade com exposições interactivas e sensoriais. Eis um guia do que se pode ver nestes espaços:
- Centro de Visitantes de Miraflores: é um dos mais importantes e oferece visitas guiadas de cerca de uma hora e meia através do seu teatro 3D e espaços que se centram na história das eclusas e dos navios.
- Centro de Visitantes de Agua Clara: o melhor lugar para obter vistas panorâmicas do Lago Gatun e das eclusas circundantes.
- Centro Interativo do Canal do Panamá: um edifício de 1936 ideal para uma experiência multissensorial com efeitos especiais e jogos de simulação, que o levam através da história e da biodiversidade do canal.
- Edifício da Administração do Canal do Panamá: há murais que retratam o processo de construção do canal. Desta forma, é mais fácil compreender a sua importância e ver o vertedouro do Lago Gatun.
Detalhes de interesse
- Preços: A entrada nos centros de visitantes varia. Para referência, Miraflores custa a partir de 7 euros e para Agua Clara é necessário reservar pelo menos 5 euros. O Centro Interativo e o Edifício da Administração são gratuitos.
- Horário de funcionamento: os centros de Miraflores e Agua Clara estão abertos diariamente das 8:00 às 17:00, enquanto o Centro Interativo pode ser visitado de terça a domingo das 9:00 às 17:00. O edifício da administração está aberto das 7:00 às 16:00.
- Duração: recomenda-se que se dedique pelo menos uma hora e meia a cada um deles, mas tudo depende do seu itinerário.
5. Navegar no Canal do Panamá de barco
Outra forma de aceder ao Canal do Panamá é a bordo de um barco, de facto é uma experiência muito especial que permite conhecer em detalhe esta estreita via navegável. O percurso leva-o ao longo do istmo e permite-lhe ver todas as eclusas, bem como navegar na companhia dos barcos coloridos que passam pela zona todos os dias. Poderá ver diferentes tipos de catamarãs, incluindo petroleiros, porta-contentores, graneleiros e cargueiros.
Se planeia passar pelo menos 7 dias na Cidade do Panamá, tem de incluir este plano no seu itinerário, pois é uma aventura completa comuma duração aproximada de cinco horas. Esta abordagem permite-lhe ver o dia a dia dos pilotos e da tripulação, ouvir os sons da natureza e obter vistas deslumbrantes do Lago Gatun, do Rio Chagres e da Ponte Centennial.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 98 euros.
- Duração: entre 5 e 6 horas.
- Horário: os barcos fazem passeios entre 9:00 e 16:30. Se quiser apenas ver os barcos, deve saber que eles passam por Miraflores às 05:20 e às 14:00, enquanto passam por Agua Clara às 8:30 e às 16:30.
6. Suba ao Mirador de las Américas e maravilhe-se com as vistas do canal.
O Canal do Panamá merece ser admirado de diferentes ângulos, e é por isso que não se pode perder o Mirador de las Américas. Trata-se de um enclave simbólico que oferece as vistas mais impressionantes da cidade e do seu canal. Os navios passarão diante dos seus olhos, enquanto ao fundo a bandeira do Panamá tremula no Monte Ancon.
Daqui também se pode ver a entrada do canal e a atividade comercial que inunda a cidade. Outro pormenor notável é que se trata de um edifício construído em honra da influência chinesa no Panamá, pelo que a sua fachada tem símbolos da cultura, como terraços, pavilhões, arcos, estátuas e hieróglifos.
O melhor de tudo é que Las Américas é um miradouro gratuito e pode ser visitado 24 horas por dia, embora as fotografias mais impressionantes sejam tiradas à tarde. Mas se quiseres ver os barcos sem multidões, recomendo que vás de manhã. Note-se que está localizado em frente à icónica Ponte das Américas, que tem 61 metros de altura e também oferece vistas panorâmicas da cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: gratuito.
- Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
7. Caiaque no Canal do Panamá
Para se ligar à natureza que atravessa o Canal do Panamá, recomendo que reserve uma experiência de caiaque, onde poderá explorar a fauna e a flora, ou simplesmente apanhar sol sob o panorama quente do Panamá. É claro que é necessário um certo nível de aptidão física, uma vez que terá de remar durante algum tempo.
É provável que passe pelas correntes estreitas, rodeado de ervas daninhas e espécies animais, mas também entrará na sua vastidão numa experiência controlada e segura de que poderá desfrutar se planear visitar a Cidade do Panamá com crianças Em geral, recomendo fazer esta atividade de manhã, porque o tempo está agradável e há menos turistas.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 132 euros.
- Duração: aproximadamente quatro horas.
- Horário: a maioria dos passeios de caiaque partem apenas aos domingos, segundas e quartas-feiras, por volta das 7:00.
8. Subir o monte Ancón e maravilhar-se com as vistas do canal
Para manter o seu orçamento controlado, pode tirar partido das actividades gratuitas oferecidas à volta do Canal do Panamá, incluindo uma subida ao Monte Ancón.
É um dos refúgios preferidos dos amantes da natureza e dos que querem fugir da poluição, já que é um dos países com maior produção de CO2. Abandeira do Panamá está localizada aqui e é possível ver a imensidão do canal, bem como os arranha-céus e monumentos mais notáveis. É aconselhável escalar com um especialista, uma vez que os tucanos, veados, preguiças e outras espécies vagueiam pela área.
Embora não sejam perigosos e estejam habituados aos turistas, as excursões à Cidade do Panamá também o podem levar pelos caminhos mais seguros. A melhor altura para visitar e apreciar as vistasdesobstruídas do canal é de março a abril. Tenha em mente que a caminhada até a colina é geralmente de baixa intensidade e vale a pena o último trecho.
Detalhes de interesse
- Preço: A entrada é gratuita.
- Duração: a subida não é muito íngreme e demora cerca de uma hora e meia.
- Horário de funcionamento: está aberto das 8:00 às 16:00 e o tempo é mais agradável de manhã.
9. Passeio pela icónica Avenida Balboa
Para ter uma visão de primeira fila da entrada do Canal do Panamá, recomendo ir até a via mais larga e moderna da cidade.
Conhecida como Avenida Balboa, é um dos melhores lugares para vê-lo, pois está localizada na beira do oceano e está sempre lotada com dezenas de navios. Temdois calçadões com vista para o canal, onde você pode observar a atividade comercial durante o dia ou apreciar o panorama iluminado à noite. O melhor ângulo para ver o Canal do Panamá a partir desta avenida é o Poin Panama, um deck de observação interativo com vistas de 360°.
Está localizado na diagonal da avenida e é uma atração popular para os mais aventureiros, uma vez que tem diferentes actividades que proporcionam um vislumbre privilegiado do canal. Por exemplo, é possível percorrer o edifício com um equipamento de segurança que o mantém 152 metros acima do solo.
Outra alternativa é fazer tirolesa ou balançar num baloiço durante 30 minutos. Além disso, a partir desta avenida é fácil visitar o Monumento dos Mártires, que tem 21 colunas e foi construído em 1964 em honra daqueles que defenderam a soberania do canal. Não se pode deixar de passar pelo Monumento a Goethals, uma peça exótica que homenageia o engenheiro do Canal do Panamá.
Detalhes de interesse
- Horário de funcionamento: A avenida está aberta 24 horas por dia, mas é aconselhável visitá-la durante o dia. Se estiver a subir ao Poin Panamá, considere que funciona das 10:00 às 20:30.
10. Explore o ponto de ligação das ilhas do Panamá e aprenda mais no Museu Interoceânico
Durante a sua estadia, tem de passar pelo menos uma vez pela Calzada de Amador, uma estrada que liga às ilhas principais e que lhe permite apreciar o canal de outro ângulo.
Em particular, sugiro que reserve um passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá para percorrer a Cinta Costera e obter vistas panorâmicas da calçada. Aqui podeprovar a cozinha panamiana e internacional ou visitar o Centro de Exposições Marinhas em Punta Culebra para se familiarizar com as espécies que rodeiam o canal e a floresta tropical.
A melhor parte é que oferece uma experiência de museu através de exposições interactivas e actividades ideais para crianças. Por outro lado, a uma curta distância a pé está o caminho para oMuseu Interoceânico do Panamá, um local de interesse que oferece uma viagem através da história do canal. De facto, alberga 11 salas com exposições guiadas por áudio que exploram a sua construção, as mudanças e as tensões burocráticas. Além disso, a sua fachada é digna de ser admirada, pois trata-se de um edifício antigo remodelado em 1996.
Diferente de outros museus, possui 1.350 peças que vão desde a época pré-colombiana até os dias atuais. Por isso, é uma experiência didática que permite conhecer o processo de construção, ouvir testemunhos e admirar imagens de coleção. Destaque para:
- A rota interoceânica.
- As rotas transisthmianas.
- A vida na região.
- O percurso da soberania de 1903 a 1964.
- O percurso da soberania de 1964 a 1999.
Detalhes de interesse
- Preço: a entrada no museu custa a partir de 5 euros.
- Horário de abertura: de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.