Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer na Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá é um destino com um grande legado histórico e uma vasta oferta cultural, que atrai turistas de todo o mundo.
A capital panamiana é um lugar de grandes contrastes: a bela cidade velha com as suas casas pitorescas, o distrito financeiro com os seus modernos arranha-céus, o Canal do Panamá e uma série de pulmões naturais. Durante a sua estadia nesta cidade não terá tempo a perder, pois encontrará muitas coisas para ver e fazer. Pode dar um passeio de bicicleta pela cidade, visitar oBiomuseu, provar a gastronomia local no Mercado do Marisco, ir ao Centro de Visitantes de Miraflores para ver o Canal do Panamá, ver os vestígios arqueológicos do Panamá la Vieja, entre muitas outras coisas.
1. Percorrer a cidade de bicicleta e combinar o desporto com o turismo
Embarcar numa aventura de bicicleta pelas ruas do Casco Viejo da Cidade do Panamá é uma das coisas que pode fazer durante a sua estadia.
Praticará desporto enquanto descobre ao longo do caminho uma série de locais históricos, os belos arranha-céus do distrito financeiro e as incríveis vistas da Cinta Costera. Ao longo deste percurso, poderá ver muitos dos locais emblemáticos da capital panamiana, sendo alguns deles os seguintes:
- A Igreja de San Francisco de Asis, que data do século XVIII e se destaca pelo seu estilo arquitetónico barroco.
- O Mercado do Marisco, presente na cidade desde 1995.
- A Catedral Basílica de Santa María la Antigua, templo de culto católico inaugurado em 1510, representativo da arquitetura renascentista.
- A Secção Marítima da Faixa Costeira da cidade, de onde se pode observar uma perspetiva diferente da cidade antiga, a Ponte das Américas e a entrada do Canal do Panamá.
- A Praça Francia, cuja primeira pedra foi colocada a 14 de julho de 1919.
Este passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá, embora possa ser feito por conta própria, também tem a opção de o fazer na companhia de um guia. Desta forma, não tem de se preocupar com o aluguer de equipamento ou perder tempo sem saber como se deslocar pela cidade.
2. Visite o Mercado do Marisco e delicie o seu paladar com os sabores da gastronomia panamiana
Outra das coisas para ver e fazer na Cidade do Panamá é descobrir a sua ampla oferta gastronómica no Mercado de Mariscos.
Poderá deliciar o seu paladar com os sabores exóticos e tropicais da cozinha tradicional panamiana, ao mesmo tempo que conhece a cultura local. Este mercado é habitualmente um dos destinos de visita obrigatória em qualquervisita gastronómica à Cidade do Panamá. Ao chegar ao mercado, encontrará dezenas de bancas com uma grande variedade de mariscos, peixes e outras iguarias marinhas para comprar.
Também verá como os pescadores locais descarregam as suas capturas, o que lhe dará um vislumbre da vida local no mercado. Também encontrarárestaurantes e bancas de comida onde poderá experimentar alguns pratos panamianos preparados no local e com ingredientes frescos. Por exemplo, o famoso ceviche panamiano (marisco marinado em sumo de limão), sancocho (sopa espessa com uma variedade de carnes e legumes), peixe frito com patacones (plátanos fritos), entre outras receitas.
Informações úteis
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: a área do mercado está aberta diariamente das 5:00 às 17:00 horas.
3. Ir ao Centro de Visitantes de Miraflores e ver o Canal do Panamá
Durante a sua visita à Cidade do Panamá, não pode perder a oportunidade de ver o Canal do Panamá.
Vá ao Centro de Visitantes de Miraflores e conheça de perto esta impressionante obra de engenharia, responsável pela ligação interoceânica entre as águas do Pacífico e do Atlântico. Uma vez noCentro de Visitantes de Miraflores, você pode ir às plataformas de observação para descobrir como o canal funciona. Verá as manobras dos rebocadores e dos barcos de cabo, as grandes embarcações que transitam por esta importante via navegável e as eclusas de Miraflores acionadas por gravidade.
Além disso, esta visita ao Canal do Panamá também lhe dará acesso à área do museu, sem dúvida umdestino muito popular entre os turistas e os habitantes locais, e poderá ir sozinho sem qualquer inconveniente. Encontrará também uma grande variedade de excursões que incluem este lugar emblemático no seu itinerário. Por exemplo, a visita guiada à Cidade do Panamá e ao Canal do Panamá.
Informações úteis
- Preço: cerca de 20 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 às 17:00 horas.
4. Dê um passeio pela movimentada Avenida Balboa da Cidade do Panamá
Outra das coisas imperdíveis para fazer na Cidade do Panamá é dar um passeio pela Avenida Balboa. Este é um lugar muito movimentado, considerado um verdadeiro marco da cidade em todo o mundo.
Quando chegar a esta área da cidade, terá muitas opções para explorar e divertir-se. Por exemplo, algumas delas são:
- A Cinta Costera, com uma série de passadiços ladeados de palmeiras, pista de patinagem, campo de basquetebol, campo de ténis, campo de voleibol, área de ioga e parque infantil.
- Os centros comerciais, com montras elegantes, lojas especializadas em jóias, perfumes e outros produtos, bares, cafés, praças de alimentação, áreas para crianças e entretenimento para todas as idades. Um muito popular é o Balboa Boutiques Panama Strip Mall.
- Restaurantes com comida local e internacional, como o Filomena Cucina di Mare, o Balboa Boulevard, entre muitos outros.
Esta avenida estende-se ao longo da baía e está a poucos passos do distrito financeiro com os seus impressionantes arranha-céus, oferecendo-lhe um contraste entre o urbano e o natural. Pode percorrê-la sozinho ou mesmo participar numa atividade guiada que incorpore este destino. Existem excursões curtas, excursões privadas com escala na Cidade do Panamá, entre outras.
Informações de interesse
- Preço: este tipo de atividade guiada tem um custo de 78€ por pessoa (Aprox.).
- Duração: o passeio pode durar cerca de 5 horas.
5. Suba o Cerro Ancon e desfrute de uma vista panorâmica de tirar o fôlego da Cidade do Panamá
O Cerro Ancon é um destino obrigatório no seu itinerário, quer planeie estar na Cidade do Panamá durante 1 a 7 dias ou mesmo mais.
Este cerro faz parte da reserva natural Bosque Húmedo e é considerado Património Histórico Nacional. É o ponto mais alto da cidade, situado a cerca de 199 metros acima do nível do mar.
Quando se chega ao topo, a primeira coisa que se vê é uma enorme bandeira do Panamá hasteada. Também se encontramalguns miradouros de onde se tem uma vista de 360º da cidade. Verá a Baía do Panamá, o distrito financeiro com os seus arranha-céus e a cidade velha com o seu grande número de edifícios coloniais. Também verá a Ponte das Américas, o emblemático Canal do Panamá e as famosas eclusas de Miraflores.
Informações úteis
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de abertura: diariamente das 7:00 às 16:00 horas.
6. Visitar o Parque Arqueológico da Cidade do Panamá
Outro lugar interessante para visitar durante sua viagem é o Parque Arqueológico da cidade, também conhecido como Panamá Viejo. É um lugar de grande importância histórica e cultural, onde a cidade foi colonizada pela primeira vez em 1519.
Entre as principais atracções desta cidade destruída em 1671, e declarada Conjunto Histórico Monumental em 1976, há uma série de ruínas que destacam a riqueza arquitetónica do lugar . É o caso do Hospital de San Juan de Dios, a torre da igreja de San José, a catedral com o seu miradouro, a casa da Alfândega Real, entre outros.
Encontrará também alguns caminhos com zonas verdes. Poderá dar um passeio para relaxar e conectar-se com a natureza. No miradouro terá a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de uma parte da Cidade do Panamá. E, se quiser comprar algum artesanato, pode dirigir-se à loja de recordações do parque arqueológico.
Informações úteis
- Preço: aproximadamente 15€ por pessoa.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 17h30
7. Explorar a Cidade do Panamá a bordo do autocarro turístico hop-on hop-off
Uma ótima maneira de explorar a Cidade do Panamá é a bordo do ônibus turístico de dois andares. Faremos um passeio panorâmico por toda a capital panamiana, obtendo uma perspetiva diferente das ruas, dos edifícios e do ambiente em geral.
Além disso, poderá sair e entrar quantas vezes quiser para descobrir os destinos do seu interesse. Para embarcar noautocarro (linha vermelha), terá de se dirigir ao centro comercial Multicentro, situado no coração da Cidade do Panamá. Ao longo da cidade, encontrará cerca de 13 paragens onde também pode entrar no autocarro. Algumas delas são:
- Parque Urraca, considerado um dos mais antigos da cidade. Situa-se na Avenida Balboa.
- As Eclusas de Miraflores, no Centro de Visitantes do Canal do Panamá. Um destino emblemático e muito popular na cidade.
- O Biomuseu, um museu inovador que combina biodiversidade e cultura panamiana.
- A Ilha Flamenca, que oferece uma vista incrível do oceano e dos navios que o navegam.
Esta experiência não só lhe permitirá ver o impressionante contraste entre o passado e o presente da Cidade do Panamá: as casas coloniais da cidade velha e os arranha-céus do distrito financeiro. Também desfrutará de comentários gravados, que lhe darão uma visão do contexto histórico das principais atracções.
Informações úteis
- Preço: a entrada para o autocarro turístico da Cidade do Panamá começa em cerca de 30 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 15h15m.
8. Passe um dia diferente no passeio da Calzada de Amador na Cidade do Panamá
O calçadão da Calzada de Amador é um lugar muito popular na cidade, onde você pode desfrutar de atividades esportivas, deliciosa culinária local, vistas panorâmicas de tirar o fôlego do Canal do Panamá, entre outras coisas.
Este calçadão está localizado bem na entrada do Canal do Panamá e liga quatro ilhas do Pacífico: Flamenco, Naos, Culebra e Perico. À chegada, ficará hipnotizado com a vista do horizonte da capital panamiana, das águas azuis do oceano e dos barcos que navegam no emblemático canal da cidade.
Pode alugar uma bicicleta ou um segway e dar um passeio ao longo do passeio marítimo. Explorará o local enquanto pratica desporto. E, se quiser fazer uma pausa para deliciar o seu paladar, encontrará nos arredores uma série de restaurantes com pratos locais (grelhados, marisco, ceviche) e internacionais.
Informações úteis
- Preço: entrada livre.
- Horário de funcionamento: a Calzada de Amador está aberta todo o dia. No entanto, os restaurantes e as lojas têm um horário de funcionamento fixo, que pode começar a partir das 9:00 horas até ao final da tarde.
9. Dê uma olhadela à Cidade Velha da Cidade do Panamá
A Cidade Velha é um bairro pitoresco e animado que tem sido o lar de uma parte importante da história da capital panamiana desde a sua fundação em 1673, após a destruição de Panamá la Vieja.
Sentir-se-á como se tivesse viajado no tempo ao percorrer as suas ruas estreitas e calcetadas, ladeadas por edifícios coloniais, praças vibrantes, recintos religiosos, etc. Alguns dosdestinos mais emblemáticos que descobrirá na Cidade Velha são os seguintes:
- O Palácio Presidencial, um edifício representativo da arquitetura colonial espanhola, inaugurado em 1673.
- O Oratório Felipe Neri, declarado Monumento Histórico Nacional em 1980. O edifício foi objeto de várias reconstruções, mas conserva o pavimento original e o telhado foi restaurado.
- O Museu do Canal, com exposições, maquetas, fotografias e tudo o que está relacionado com a história do Canal do Panamá.
- A Plaza Bolivar, que homenageia o libertador Simon Bolivar. É um espaço com árvores, palmeiras e bancos para descansar.
Na cidade velha, encontrará vários bares e restaurantes onde poderá parar, tomar uma bebida e saborear a gastronomia panamiana. Também encontrará lojas de moda, artesanato, souvenirs e muito mais. Sem dúvida, esta é uma atividade imperdível que pode incorporar no seu itinerário juntamente com as melhores excursões de um dia a partir da Cidade do Panamá
10. Fugir da agitação da cidade no Parque Natural Metropolitano do Panamá
Se você quer fugir da agitação e se conectar com a natureza sem sair da Cidade do Panamá, então você deve visitar o Parque Natural Metropolitano
Nesta reserva florestal, terá a oportunidade de descobrir importantes espécies de vida selvagem, obterá vistas panorâmicas privilegiadas da capital panamiana, entre outras coisas. No parque terá a oportunidade de viver várias experiências. Por exemplo:
- Percorrer uma série de trilhos ao seu próprio ritmo. Desfrutará de diferentes vistas panorâmicas da cidade e do Canal do Panamá.
- Visitar o Centro de Visitantes, que oferece uma série de actividades educativas centradas na informação sobre a biodiversidade do parque. Ideal se estiver na Cidade do Panamá com crianças.
- Observação de aves e fauna. Poderá ver cutias, bugios, preguiças, borboletas, tucanos, aves, quatis, tartarugas e muito mais.
Depois de recarregar as baterias neste maravilhoso pulmão natural, pode continuar a explorar a capital do Panamá. Talvez se junte a uma das melhores excursões da Cidade do Panamá ou descubra-a por si próprio.
Informações úteis
- Preço: o preço médio é de 1€ (habitantes locais) e cerca de 4€ (turistas).
- Horário de funcionamento: O parque está aberto ao público todos os dias das 7:00 às 16:00 horas.
11. Conheça o Biomuseu da Cidade do Panamá
Se você está interessado em história natural, então você deve visitar o Biomuseu durante sua visita à Cidade do Panamá.
Aqui não só aprenderá sobre a grande variedade de criaturas vivas no Panamá, como também desfrutará do engenhoso conceito arquitetónico do edifício, desenhado por Frank Gehry. Quando chegar, ficará surpreendido com aaparência do Biomuseu: uma série de blocos geométricos de cores vibrantes que se entrelaçam e dão lugar aos diferentes espaços do edifício.
No interior, encontrará cerca de 8 galerias com interessantes exposições sobre o Istmo do Panamá e a biodiversidade deste país da América Central, tendo também acesso a algumasprojecções audiovisuais e exposições interactivas. Há também actividades educativas adaptadas a todas as idades e acesso à área do jardim botânico, onde se pode ver alguma da flora e fauna nativas do Panamá.
Informações úteis
- Preço: a entrada custa a partir de 18 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10:00 às 15:00.