Mais sobre: Excursões a partir da Cidade do Panamá
Os arredores da Cidade do Panamá são tão fascinantes... Escondem algumas das melhores actividades locais, como as excursões à floresta tropical de Gamboa, cujos enclaves naturais exuberantes albergam uma fauna e uma flora ricas. Além disso, nas aldeias indígenas, são preservadas astradições ancestrais da música, da cultura e da gastronomia panamiana. A diversão parece não ter fim, pois o Golfo do Panamá é também um destino paradisíaco com praias de sonho caracterizadas por areia clara, águas cristalinas e uma vida marinha espantosa. Alguns dos refúgios preferidos são a Ilha Taboga e a Ilha San Blas. Mas isso não é tudo, continue a ler!
1. Caminhada no Parque Nacional Soberania a partir da Cidade do Panamá
A beleza natural da Cidade do Panamá e seus arredores fazem dela o destino ideal para uma experiência de caminhada. Pode começar no Parque Nacional Soberania, que está localizado a apenas trinta e cinco minutos do centro da cidade. Garanto-vos que a natureza selvagem deste lugar não vos deixará indiferentes, uma vez que alberga cerca de 760 espécies de mamíferos, anfíbios, aves e répteis.
Geralmente, sobe-se pelo Camino de la Plantación até chegar ao miradouro Canopy Tower, um dos melhores locais para a observação de aves. Também encontraremos cascatas e locais rodeados de fauna e plantas tropicais.
A principal vantagem é que se trata de um percurso de baixa intensidade, adequado para toda a família. Mas, em qualquer caso, recomendo que se inscreva numa visita guiada, onde um especialista o levará aos locais mais especiais ao longo dos 4 quilómetros. Desta forma, poderá aprender mais sobre a flora e a fauna que rodeiam a Cidade do Panamá Será até possível admirar as pedras originais do Caminho de Cruces construído em 1527.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 175 euros, normalmente inclui a entrada no Parque Nacional e a Torre de Canopy (se selecionada).
- Duração: cerca de cinco horas.
- Desvantagens: Não recomendado para mulheres grávidas ou viajantes com problemas de saúde.
2. Explore a floresta tropical de Gamboa a partir da Cidade do Panamá
Prepare as suas sapatilhas mais confortáveis para uma divertida excursão de aproximadamente seis horas à floresta tropical de Gamboa, a partir da Cidade do Panamá. Aqui encontrará tudo, incluindo um santuário natural onde a vida quotidiana agitada não pode penetrar.
Além disso, a Reserva da Gamboa é um lugar muito relaxante e encantador, onde se escondem algumas das actividades mais interessantes da Cidade do Panamá, como apanhar o elétrico aéreo e voar pelas copas das árvores para apreciar as vistas panorâmicas. E se te consideras um aventureiro, podes apanhar o teleférico até ao pico mais alto, a 85 metros acima do nível do mar.
Durante o percurso, será acompanhado pelos sons da natureza, como o assobio dos macacos uivadores. Poderá também explorar os espaços naturais da Quinta das Borboletas, do Centro das Orquídeas, do Lago das Rãs e do Santuário das Preguiças. Note que estará no sopé da Colina Ancon, uma vez que a reserva foi construída nesta área e é inspirada no antigo Hotel Tivoli de 1905.
Ao reservar uma visita guiada à floresta tropical da Gamboa, terá uma confortável viagem de regresso, que normalmente inclui um passeio de barco ao longo do icónico canal.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 173 euros, o custo inclui normalmente a entrada na Reserva da Gamboa.
- Duração: cerca de seis horas.
- Vantagens: Inclui geralmente um passeio de barco para visitar o Canal do Panamá.
- Desvantagens: Não é acessível a cadeiras de rodas.
3. Mergulhe nas tradições de um povo indígena no meio da selva
Se quiser conhecer o lado oriental do Canal do Panamá, tem de viajar cerca de cinquenta minutos até ao Parque Nacional de Chagres Este lugar permite-lhe conectar-se com a natureza através dos sons suaves dos animais.
Para isso, mergulhará num passeio de canoa pelo rio Chagres, cuja imensidão capta algumas das melhores paisagens da região. No final do troço, encontrará umacascata refrescante onde se poderá banhar. Para isso, é aconselhável usar o traje de banho por baixo da roupa, pois não há locais para troca de roupa na região. Naturalmente, chinelos ou botas, sandálias de caminhada e protetor solar são também uma obrigação para esta viagem. Depois de escapar ao calor e à humidade da Cidade do Panamá, descerá até à aldeia dos índios Embera.
Aqui, um guia profissional irá provavelmente ensinar-lhe a vida local através da gastronomia, dos ritmos e dos espectáculos. De facto, os habitantes locais costumam saudar os viajantes com uma dança de boas-vindas. Nesta aldeia, pode assistir à confeção de canoas e vestidos, bem como comprar artesanato ou fazer tatuagens temporárias, para as quais precisará de dinheiro. Há também uma casa de banho para mudar a roupa molhada, por isso leve uma muda de roupa extra.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 101 euros.
- Duração: cerca de sete horas.
- Vantagens: Inclui geralmente bebidas, almoço e refeições ligeiras.
- Desvantagens: Se o seu alojamento for em Playa Bonita ou perto do Aeroporto Internacional de Tocumen, o serviço de recolha pode não estar disponível.
4. Divirta-se na selva com uma aventura de tirolesa a partir da Cidade do Panamá
Mesmo à saída da cidade, pode experimentar uma adrenalina inesquecível ao juntar-se a uma aventura de tirolesa na selva. No meio da natureza, um instrutor especializado estará à sua espera para uma aula básica antes de começar.
Depois, será preparado com equipamento de segurança, incluindo capacete e arnês, para balançar ao longo de um sistema de cabos de 2 quilómetros. Passará sobre oLago Gatun e as suas áreas arborizadas, onde o tempo é mais agradável. Em geral, esta aventura ao ar livre oferece 5 tirolesas e actividades opcionais, como caiaque e passeios a cavalo. A melhor parte é que os transfers do seu hotel ou de locais centrais estão normalmente incluídos.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 116 euros.
- Duração: entre três e quatro horas.
- Desvantagens: as mulheres grávidas não devem participar nesta atividade por razões de segurança. Além disso, a zona é dominada por mosquitos e pode ser um problema para as pessoas alérgicas às picadas de mosquitos.
4. Experimente a vida selvagem na Ilha dos Macacos
O Canal do Panamá liga-o a locais maravilhosos através de barcos que partem diariamente. Se planeia passar pelo menos 7 dias na Cidade do Panamá, recomendo que participe numa experiência guiada para chegar à popular Ilha dos Macacos, onde aprenderá sobre a sua história e conservação.
Desta forma, você estará imerso na biodiversidade e conhecerá o habitat dos macacos-prego. Especificamente, na reserva é possível avistarmacacos bugios, lêmures e micos. Ao longo do percurso, encontraremos barcos coloridos que representam o comércio e o turismo panamianos. Também passará por ilhas protegidas onde verá tucanos, jacarés e crocodilos. Para uma visita agradável, é importante respeitar os animais, seguir as instruções e aproveitar os comentários enriquecedores do guia.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 64 euros.
- Duração: entre três e quatro horas.
- Vantagens: inclui transporte de ida e volta em miniautocarro, bem como um guia especializado.
- Desvantagens: não é acessível a cadeiras de rodas.
5. Desfrute de um dia ao sol na Ilha Taboga a partir da Cidade do Panamá
Se a sua ideia de férias perfeitas inclui areia brilhante e águas cristalinas, precisa definitivamente de fugir da azáfama da cidade para a Ilha de Taboga. Fica a uma hora de ferry ou de barco e é um ótimo local para nadar, praticar desportos aquáticos ou para um dia de banhos de sol.
Se reservar uma experiência guiada, há também actividades recreativas a bordo para tornar a viagem mais interessante. Tem um encanto histórico e nas traseiras há uma baía imaculada. A partir daqui, pode visitar uma aldeia conhecida como a aldeia das flores, onde se esconde a segunda igreja mais antiga da América Latina. Além disso, esteja atento ao avistamento de golfinhos ao longo da costa do Pacífico, de junho a novembro.
Se planeia visitar a Cidade do Panamá com crianças, este pode ser um bom plano, uma vez que a área está rodeada de vida. De facto, pode alugar equipamento de snorkelling, mergulho ou caiaque a partir de 5 euros.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 93 euros.
- Duração: aproximadamente seis horas.
- Vantagens: Refeições, um bar aberto e equipamento de natação estão normalmente disponíveis a bordo.
- Desvantagens: Não recomendado para crianças com menos de 6 meses ou mulheres grávidas entre 8 e 9 meses.
6. Aventure-se na Isla Grande e no porto de Portobelo
Outro destino obrigatório no seu itinerário é uma viagem de um dia inteiro à Isla Grande, uma praia privada onde pode nadar em águas cristalinas e apreciar as cores da costa. É a experiência perfeita para recarregar as baterias e explorar locais escondidos perto da Cidade do Panamá.
Aqui pode refugiar-se sob as palmeiras e apreciar as Caraíbas panamianas, com deliciosos pratos de marisco em frente ao mar. Além disso, pode visitar a cidadede Portobelo, entre Colon e a Cidade do Panamá, onde encontrará ruínas das primeiras fortificações do Panamá, incluindo o Forte de Santiago. Durante uma visita guiada, poderá conhecer a história e a cultura afro-caribenha da zona, bem como praticar snorkeling, passear por passagens coloridas e visitar o mangal do Túnel del Amor.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 157 euros, o custo pode incluir a entrada na praia privada de Isla Grande.
- Duração: cerca de 11 horas.
- Desvantagens: Devido à extensão da viagem, não é recomendada para itinerários curtos.
7. Fuga para as ilhas paradisíacas de San Blas a partir da Cidade do Panamá
Provavelmente já ouviu falar do Arquipélago de San Blas, um destino popular do Panamá onde pode desfrutar de paisagens tropicais ao nível das Caraíbas. Mais concretamente, é constituído pelas ilhas Waily, Pelicano e Perro.
Para tirar partido do seu território, recomendo que se inscreva numa excursão de grupo, que se caracteriza por águas turquesa, paragens na ilha Ucubusi para ver recifes de coral enquanto pratica snorkelling e uma grande variedade de desportos aquáticos. Durante esta experiência, pode também visitar um doslocais de filmagem da Casa de Papel, conhecido como Ilha Pelicano, onde foram criadas várias cenas de Tóquio e Rio. Além disso, pode ver peixes, estrelas-do-mar e avistar um navio afundado nas profundezas da icónica Ilha dos Cães.
Se quiser mergulhar nos segredos das ilhas, tem duas opções. Pode passar um dia inteiro a percorrer as piscinas naturais, a fazer snorkelling, a andar de caiaque e a observar estrelas-do-mar. O itinerário é mais curto, mas enriquecedor e bastante acessível, com opções disponíveis a partir de 114 euros.
Outra alternativa é conhecer o paraíso, reservando uma excursão de 4 dias pelo arquipélago de San Blas. Normalmente, há excursões organizadas que incluem uma viagem de barco de ilha para ilha, 3 noites numa cabana privada com casa de banho partilhada na Ilha Waily e algumas refeições. Desta forma, pode viver como um local e aproveitar ao máximo as suas férias. Ambas as opções permitem-lhe visitar a comunidade indígena Guna para conhecer o seu modo de vida, gastronomia e tradições.
Detalhes de interesse
- Preço: As viagens de um dia começam a partir de 144 euros, enquanto que pode ficar 4 dias por cerca de 518 euros.
- Duração: Se visitar a ilha e os seus arredores num dia, precisará de aproximadamente 14 horas. Enquanto as excursões mais longas demoram cerca de quatro dias e três noites.
- Vantagens: Ambas as opções oferecem todas as comodidades necessárias, consoante o número de dias selecionado, bem como a companhia de um especialista local.
- Desvantagens: A entrada na região de Guna Yala não está normalmente incluída.
Conselhos para uma excursão a partir da Cidade do Panamá
- Planear o seu itinerário: é importante ter um itinerário com os locais a visitar para estabelecer as rotas, transferências e precauções mais seguras. Se não conhece muito bem a Cidade do Panamá, é aconselhável reservar uma experiência guiada.
- Roupaadequada: leve roupa fresca, mudas de roupa extra e sapatilhas especiais para o tipo de destino que pretende visitar.
- Usar protetor solar: o Panamá é um país com elevados níveis de raios UV, pelo que é importante cuidar da pele e aplicar protetor solar de três em três horas.
- Segurança: Os locais do Panamá são seguros e os habitantes locais têm todo o gosto em receber os viajantes, mas é importante não ir sem estar informado dos riscos. Por exemplo, em Colón, tenha cuidado com os bandos de rua.
- Seguro de viagem: é importante subscrever um seguro de viagem para maior tranquilidade, que poderá ser-lhe pedido na imigração.
- Passaporte: algumas excursões ou actividades exigem um documento de identidade para poder participar; é também um dos requisitos de viagem solicitados no Aeroporto Internacional de Tocumen