10 coisas para ver e fazer na Cidade do Panamá com crianças

A Cidade do Panamá é um destino ideal para as crianças devido à sua natureza excecional, às fantásticas actividades ao ar livre e à sua deliciosa gastronomia. Se eu fosse a si, não a perderia em família.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer na Cidade do Panamá com crianças

Julieta Navarro

A Cidade do Panamá é um excelente local para entrar em contacto com a natureza desde tenra idade ou para viver aventuras emocionantes na selva, como o tirolesa.

Também a recomendo pelas suas praias, que têm zonas infantis e uma excelente brisa suave. Algumas dasmelhores coisas para fazer na Cidade do Panamá em família incluem: a rota do chocolate, uma visita à Ilha dos Macacos e zonas de observação de animais de várias espécies. O melhor de tudo é que a sua atração não se limita à sua beleza natural. Aqui estão todos os lugares que farão as delícias dos mais pequenos.

1. Andar de bicicleta pelas ruas pitorescas da Cidade do Panamá

Um passeio de bicicleta é uma das aventuras mais divertidas que se pode ter enquanto criança, especialmente se for por paisagens desconhecidas. Na Cidade do Panamá pode passear pelas ruas pitorescas e pedalar ao longo da Cinta Costera, onde a brisa do mar sopra suavemente e há actividades ao ar livre para toda a família.

Em frente ao mar, há pistas de patinagem, campos de futebol e parques infantis, para que não tenha de andar horas a fio e possaotimizar o itinerário para que os mais pequenos não se cansem. Pode organizá-lo por conta própria ou juntar-se a uma visita guiada que o levará ao Teatro Nacional, à Plaza Simón Bolívar e ao mercado de marisco, onde a comida é boa. Para explorar a Cidade do Panamá de bicicleta, recomenda-se que as crianças tenham pelo menos 11 anos de idade e, em alguns casos, pode haver restrições de altura.

Reservar um passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá

2. Fazer tirolesa na floresta tropical da Cidade do Panamá

Se todos em casa são aventureiros e não têm medo de experimentar coisas novas, então as aventuras na floresta tropical do Panamá são um must no seu itinerário familiar. Sugiro que se dirijam à Reserva de Gamboa, a apenas quarenta minutos do centro da cidade, onde encontrarão um impressionante parque de saltos de tirolesa com 10 plataformas e um percurso de 2 quilómetros.

É uma forma diferente e divertida de explorar a vastidão da selva e de se maravilhar com as vistas do Lago Gatun, enquanto se balança por entre as copas das árvores. A experiência da tirolesa está incluída em algumas das melhores excursões da Cidade do Panamá e eu recomendo juntar-se a uma delas para experimentar toda a atividade de uma forma descontraída e preocupar-se apenas em divertir-se.

Não se esqueça que vai viajar com crianças, por isso não se esqueça de levar protetor solar, uma muda de roupa, sapatos confortáveis e repelente de insectos. Normalmente não****há restrições de idade ou altura, mas deve verificar antes de reservar a atividade.

Reserve uma aventura de tirolesa a partir da Cidade do Panamá

3. Maravilhe-se com os animais da Ilha dos Macacos num passeio de barco

A ligação das crianças com os animais e a natureza é muito importante, pois promove a saúde mental, a criatividade e a empatia desde tenra idade. Aproveite a curiosidade delas e leve-as ao paraíso escondido da Ilha dos Macacos, lar de crocodilos, preguiças e iguanas.

A rota começa normalmente nas paragens do Canal do Panamá, de onde partem os barcos ao longo de um canal rodeado de vegetação exótica. Nesta zona só se ouvem os sons da natureza e é possível interagir com os macacos a uma distância respeitosa.

Aqui também se escondem os saguis, que são os macacos mais pequenos do mundo e que também se refugiam em países vizinhos como o Brasil, a Colômbia, o Equador e o Peru. Atenção que deve trazer repelente de insectos e as crianças ou bebés devem sentar-se ao colo de um adulto.

Reservar um passeio de barco à Ilha dos Macacos

4. Visite as melhores praias da Cidade do Panamá

A Cidade do Panamá é muito popular pelas suas belas praias, de facto, é considerada um destino paradisíaco no umbigo do Pacífico e das Caraíbas. O melhor é que são acessíveis graças ao Metro do Panamá, pelo que não será um caos ir com os mais pequenos. Vale a pena reservar um tempo para elas no seu roteiro familiar, pois há muitas opções para crianças, incluindo algumas das melhores:

  • Praia de Veracruz: localizada no oeste, é um destino onde encontrará baloiços em frente ao mar, bares de praia e uma paisagem desordenada, pois não é tão turística. É perfeito porque poderá manter as crianças sempre à vista.
  • Playa Bonita: aqui encontrará os resorts mais divertidos e luxuosos da Cidade do Panamá, com jardins, área de spa para crianças e adultos, desportos aquáticos e piscinas com vista para o mar.
  • El Palmar: a sua areia escura torna-a atraente e diferente, além de ser um bom destino para ensinar os mais pequenos a surfar.
  • Ilha de Taboga: longe da agitação da cidade, pode passar o dia em águas cristalinas que brilham ao sol. Normalmente, chega-se de barco e a bordo há uma variedade de actividades recreativas para toda a família. É de notar que toda a família deve ter um passaporte para viajar e que não é adequado para crianças com menos de 6 meses de idade ou mulheres grávidas.

Reservar uma viagem de catamarã para a ilha de Taboga

5. Conecte-se com a natureza panamenha nos principais parques e santuários do Panamá

A Cidade do Panamá está a uma curta distância de sítios naturais com uma variedade de actividades para toda a família, como já viu. Mas o melhor é que alguns deles estão dentro da área urbana.

As crianças certamente vão querer explorar novos lugares e escalar colinas, descobrir espécies de animais e nadar em águas cristalinas. Nas secções seguintes, vou dizer-lhe quais são osmelhores lugares naturais da cidade para levar as crianças.

Parque Metropolitano

O Parque Metropolitano é um espaço no coração da Cidade do Panamá, pelo que nem sequer é preciso sair do perímetro urbano. Tem 230 hectares de natureza com diversas espécies que convivem nas suas frondosas zonas arborizadas.

Em geral, pode-se subir no Teleférico de Santiago e aproveitar as áreas com jogos para todas as idades. Também pode lançar papagaios, fazer um piquenique ou fazer caminhadas por um dos 7 trilhos do parque, onde encontrará uma diversidade de flora e fauna. Se estiver a viajar com crianças pequenas, recomendo que faça os trilhos de intensidade fácil, que valem a pena pelas vistas.

Parque Nacional Soberania

Outro lugar para levar as crianças é o Parque Nacional Soberania, onde se pode fazer caminhadas e explorar a área em torno do Canal do Panamá.

Além disso, os mais pequenos ficarão certamente entusiasmados ao participarem numa experiência de observação de aves na Canopy Tower. Os seus trilhos são o lar de umavariedade de macacos e outras espécies animais que o irão cativar. De facto, para enriquecer esta experiência de contacto e aprendizagem, recomendo que visitem o Panama Rainforest Discovery Centre, que se encontra na copa das árvores e que permite alimentar beija-flores, conectar-se com a natureza ou observar macacos, rãs e borboletas.

Reservar uma visita ao Parque Nacional de Soberania

6. Veja os pontos turísticos e explore o Canal do Panamá

Quando se chega à Cidade do Panamá em família, a primeira coisa que se deve fazer é mostrar às crianças os lugares mais especiais. Pode ser uma experiência divertida e educativa, ideal para lhes dar a conhecer as lendas do Casco Viejo, a ligação continental da Calzada de Amador e os enigmas do Canal do Panamá.

Aliás, sugiro uma paragem nos centros de visitantes para apreciar as exposições interactivas e ver as Eclusas de Miraflores. Também no canal, prepare-se para ver os barcos e conhecer asmanobras dos pilotos, cujo trabalho é crucial para o funcionamento desta via fluvial comercial. Pode participar nas melhores excursões da Cidade do Panamá que o levarão pelos principais locais, geralmente num veículo com ar condicionado, ideal para proteger os mais pequenos do sol e calor opressivos da cidade.

Note-se que a excursão é gratuita para crianças com menos de 3 anos de idade. Além disso, em cada paragem, costumam oferecer petiscos panamianos, cujos sabores cativarão o seu paladar e o dos mais pequenos. As crianças ficarão certamente encantadas ao provar um gelado artesanal, enquanto os adultos experimentam o café de gueixa panamiano.

Reservar uma excursão à Cidade do Panamá e ao Canal

7. Aprender a fazer chocolate panamiano com os mais pequenos

O chocolate panamenho é o paraíso para aqueles que não conseguem viver sem a hora do lanche, pois é delicioso e vai deliciar o paladar de toda a família.

Uma óptima maneira de conhecer a sua história e o seu processo de produção é participar na visita guiada ao chocolate da Cidade do Panamá, onde poderá desfrutar de uma degustação de diferentes sabores. O cacau é normalmente colhido em plantações em Boca de Toro e noutras cidades, sendo depois processado à mão em fábricas como aNomé Chocolate.

Esta é a oportunidade de desenvolver o paladar das crianças através de bombons de chocolate com caramelo, gengibre, café gueixa, sal marinho, chombo chili e outras misturas exóticas. O melhor é que neste passeio as crianças podempreparar a sua própria barra de chocolate sob a supervisão de um especialista e criar memórias inesquecíveis numa das cidades mais encantadoras da América Central. Nos cafés locais também é possível experimentar cocadas de chocolate, mousses, tartes, flan e bombons de ouro castanho picante.

8. Aventurar-se num parque aquático na Cidade do Panamá

Se quiser refrescar-se e conhecer um outro lado da Cidade do Panamá, tem definitivamente de mergulhar nas aventuras de um parque aquático. É uma atividade divertida para toda a família, pois combina adrenalina e relaxamento no mesmo espaço.

A opção mais destacada é o Parque Aquático do Hotel Camping, com bilhetes a partir de 9 euros, que dispõe deescorregas e piscinas de diferentes intensidades, bem como de jogos infantis que manterão os mais pequenos entretidos. Não há dúvida de que as crianças vão gostar muito.

Se planearem passar pelo menos 7 dias na Cidade do Panamá, recomendo que considerem esta visita para se refrescarem e garantirem umas férias paradisíacas.

9. Participar numa aventura de observação de baleias na Cidade do Panamá

Uma aventura de observação de baleias é um must no seu itinerário durante a sua estadia na Cidade do Panamá, se estiver a viajar com crianças. Oferece uma perspetiva divertida e educativa onde se pode ver e interagir com o estilo de vida destes simpáticos animais. É possível vê-los durante quase todo o ano, sendo a época de julho a outubro e agosto os meses com mais hipóteses de ver os populares cetáceos saltadores.

De dezembro a fevereiro há também uma pequena migração, quando vêm em busca de águas quentes. Recomendo que se junte a uma aventura de observação de baleias de barco, onde irá navegar para os melhores locais para este tipo de experiência.

Um facto curioso é que percorrem cerca de 25.000 quilómetros para aproveitar o agradável habitat do Oceano Pacífico. Além disso, costumam caçar em grupos e alimentam-se de peixes mais pequenos que espreitam nas águas panamianas. Costumam frequentar Otok, Bona e Coiba, mas também podem ser vistos a bordo de uma excursão de catamarã à ilha de Taboga, a partir da Cidade do Panamá

10. Saiba mais sobre a biodiversidade da Cidade do Panamá no Biomuseu

O Biomuseu da Cidade do Panamá é outro lugar maravilhoso para as crianças, onde encontrará exposições interactivas que giram em torno da história, natureza, ciência e arte da área.

Tem um total de 8 galerias com projecções dos ecossistemas do Panamá, corredores informativos sobre as espécies locais e um aquário onde se pode aprender sobre o oceano que rodeia a cidade. Também a não perder é o Parque de Jardins da Biodiversidade, umespaço botânico com vídeos da flora e fauna panamiana, exposições sobre as alterações climáticas e um belo lago onde se podem ver nenúfares e morcegos. Recomendo o uso de uma camisa de manga comprida, calças compridas e um boné, pois há muitos insectos. Os repelentes não são recomendados, para proteger as borboletas que vagueiam pelo local.

Dicas para visitar a Cidade do Panamá com crianças

  • Evitar certas zonas de luz vermelha, como El Chorrillo, Curundú, Santa Ana e San Miguelito, devido aos elevados níveis de violência e assaltos.
  • Leve protetor solar em todas as excursões, uma vez que é uma cidade solarenga e quente.
  • Não deixe de visitar as praias que têm salva-vidas para ficar mais seguro com as crianças.
  • Alugue um carro ou opte por transfers privados, pois andar a pé na Cidade do Panamá é cansativo devido ao clima, especialmente com crianças.
  • Procure experiências interactivas para que as crianças possam participar e envolver-se na história local.