Mais sobre: Tours de Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá é um destino cheio de contrastes que o surpreenderá pela sua gastronomia, arquitetura e ruas coloridas. Ao entrar na cidade, passa-se abruptamente de passagens secretas para espaços modernos repletos de arranha-céus.
Para sentir a essência desta metrópole, recomendo começar por um passeio pelos seus pontos mais importantes, como o Canal do Panamá, a Calzada de Amador, Miraflores e San Felipe. Se quiser continuar a explorar asmelhores actividades da Cidade do Panamá, recomendo que participe numa degustação gastronómica, para se deliciar com sabores, cheiros e texturas. Há também passeios de bicicleta, passeios de autocarro turístico e passeios a bordo de um clássico VW Safari de 1971. Pode ainda experimentar uma fuga rápida do aeroporto, ou sobrevoar o Canal do Panamá num helicóptero.
1. Capte a essência da Cidade do Panamá e embarque num passeio pelo canal
O itinerário favorito por excelência para conhecer a Cidade do Panamá é uma rota que inclui um passeio panorâmico pelo canal. Desta forma, poderá explorar os lugares mais importantes e entrar no Casco Viejo, mais conhecido como San Felipe.
Nesta zona, deixe-se levar pelas suas ruas de pedra, maravilhe-se com as jóias que rodeiam a Plaza de Francia e deslize pelas passagens que conduzem ao Malecon. Mas isso não é tudo, prepare-se para umaatmosfera impregnada de história ao longo da Calzada de Amador, uma estrada que liga a Cidade do Panamá às suas três ilhas. Também verá antigas bases militares americanas da Primeira e Segunda Guerra Mundial.
O Centro de Visitantes de Miraflores é um ponto obrigatório do percurso, onde se pode conhecer o funcionamento do canal, ver as eclusas do porto e observar os barcos a navegar na imensidão desta obra de engenharia. Note-se que encontrará opções de grupo e privadas, que normalmente incluem transferências num veículo com ar condicionado. Desta forma, desfrutará de cinco horas de conforto absoluto, onde a sua única preocupação será divertir-se. Outros lugares de destaque que podem ser visitados são:
- Catedral Basílica de Santa María la Antigua, uma joia arquitetónica que vale a pena visitar.
- Arco Chato, as ruínas de uma antiga igreja do século XVI.
- Paseo de las Bóvedas, um lugar histórico onde os passeios de bicicleta são muito agradáveis.
- Monumento a Goethals, uma estátua em honra do engenheiro-chefe do Canal do Panamá.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 62 euros por pessoa.
- Duração: cerca de cinco horas.
- Benefícios: geralmente inclui hidratação, lanche e entrada na Catedral Basílica Santa María la Antigua. Geralmente, este tipo de experiência é gratuito para crianças com menos de 3 anos.
- Desvantagens: Tenha em atenção que a zona do Monumento a Goethals é muito movimentada e com muito trânsito, pelo que, em alguns casos, não conseguirá visitar este local. Além disso, estas excursões não são recomendadas para viajantes com problemas cardíacos ou outros problemas médicos.
2. Participe num passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá oferece um panorama envolvente, bem como um clima agradável para andar de bicicleta. Se quiser fugir ao trânsito, prepare os seus pedais para explorar o centro ao ritmo da brisa tropical. Poderá deslizar pelas ruas mais pitorescas onde a arte de rua, a alegria dos habitantes locais e os edifícios coloridos não o deixarão indiferente.
Terá acesso às praças centrais, como a Plaza Simón Bolívar e a Plaza Francia. Para além disso, são passeios muito completos onde poderá experimentar a gastronomia panamiana, através de locais como o famoso Mercado de los Mariscos.
Durante este percurso histórico, pode virar o guiador em direção à Cinta Costera, onde estará rodeado pelo mar e desfrutará das melhores vistas da Cidade do Panamá. Não terá de se preocupar com o percurso, pois provavelmente desfrutará dacompanhia de um especialista, que lhe explicará a história que rodeia a baía, o Canal do Panamá, os arranha-céus e os edifícios religiosos. Passará também pelo Paseo de las Bóvedas e pelo Teatro Nacional, situado junto ao antigo convento de San Francisco de Asís. Ao passear por estes locais, lembre-se de conduzir sempre na faixa da direita.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração: entre duas e três horas.
- Vantagens: trata-se de uma opção concebida para pequenos grupos, que é geralmente efectuada com um guia profissional.
- Desvantagens: não recomendado para mulheres grávidas ou viajantes com problemas de saúde.
3. Explore a capital através dos sabores do Panamá
A gastronomia panamiana é uma explosão de sabores, produto da mistura de culturas. Em cada prato, notam-se as influências ameríndias, hispânicas, africanas, afro-antilhanas e americanas. É por isso que recomendo que participe numa visita de degustação, onde descobrirá os segredos da sua cozinha através de receitas típicas e bebidas artesanais.
É um passeio autêntico onde se pode provar o ceviche de robalo e o mondongo, ou opções doces como os buñuelos e os típicos raspaos.
Sem dúvida, é uma experiência culinária educativa que o leva aos lugares mais famosos e mostra-lhe as esquinas onde pode comer comida deliciosa a baixo custo. Além disso, terá a oportunidade de provaro café geisha panamiano, um dos cafés mais caros e refinados do mundo. Passará também por cervejarias tradicionais e aventurar-se-á numa degustação de chocolates fabricados no Panamá.
Se quiser marinar o seu paladar, não pode perder o Mercado do Marisco e aproveitar para comprar especiarias típicas para levar para casa, tais como pimenta preta, cravinho, canela, gengibre, anis estrelado e achiote. Em qualquer caso, este tipo de experiência oferece normalmente a companhia de umguia profissional. Além disso, enquanto vive esta experiência caracterizada por sabores, cheiros e texturas exóticas, poderá conhecer os locais mais emblemáticos da Cidade Velha.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 61 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente três horas.
- Vantagens: ideal para pequenos grupos e geralmente oferece degustação de alimentos, lanches e bebidas alcoólicas.
- Desvantagens: a idade mínima para participar é 18 anos.
4. Descubra as lendas da Cidade Velha de San Felipe
San Felipe ou Cidade Velha da Cidade do Panamá é um bairro histórico que foi construído em 1673, por isso está cheio de jóias escondidas que valem bem uma visita.
Embora um passeio pela cidade e pelo seu canal possa dar a conhecer este antigo bairro, nada se compara a dedicar algum tempo a ouvir as anedotas que rodeiam as fachadas mais impressionantes, as igrejas centenárias e as casas coloridas. Este bairro irá surpreendê-lo, pois manteve a sua fachada tradicional e incorporoulocais vanguardistas que transformam o ambiente à noite. Assim, pode parar nos mercados de artesanato e passear pelo bairro da arte, cheio de murais e graffiti.
Se planeia ficar pelo menos 7 dias no Panamá, tem de aproveitar a oportunidade para conhecer em profundidade o Casco Antiguo. Para além da beleza curiosa que o caracteriza, ficará imerso nas histórias que marcaram a Cidade do Panamá, como as lendas fantasmagóricas do antigo convento de Santo Domingo. Poderá mesmo ver ruínas do antigo Panamá na construção da Igreja de La Merced.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 37 euros por pessoa.
- Duração: entre duas e três horas.
- Vantagens: conhecerá as ruelas e passagens escondidas do Casco Viejo, além de poder pedir que o apanhem no seu hotel.
- Desvantagens: você terá que caminhar bastante, pode ser desconfortável se você estiver com crianças pequenas.
5. Aprender a fazer chocolate panamiano através de uma experiência interactiva
A qualidade inigualável do cacau panamiano é uma razão forte para mergulhar na gastronomia local. Há passeios que o guiam pelos segredos do chocolate na Cidade do Panamá, através de uma experiência interactiva que lhe permite aprender sobre o processo de elaboração.
Além disso, você pode fazer a sua própria barra de chocolate e participar de uma degustação de diferentes misturas à base de café de gueixa, sal marinho, gengibre e outros ingredientes que derretem facilmente no paladar, que geralmente acontece nafamosa fábrica de chocolate Nomé, conhecida por suas atividades divertidas e educativas. Sentir-se-á muito confortável enquanto ouve a história do chocolate panamiano, que remonta ao período pré-colombiano e foi gerido por tribos antigas que comercializaram os primeiros grãos.
Como tal, as colheitas são encontradas nas áreas indígenas de Bocas del Toro e na Comarca de Ngabe-Buglé, mas são processadas de forma artesanal em locais na Cidade do Panamá. Durante a experiência poderá aprofundar esta história e premiar o seu paladar com uma variedade de chocolates.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
- Duração: pelo menos uma hora.
- Vantagens: a experiência inclui geralmente uma aula de fabrico e degustação, onde pode fazer a sua própria barra de chocolate.
- Desvantagens: os transferes não estão normalmente incluídos.
6. Passear num autocarro turístico pelos pontos de referência da Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá ocupa uma área considerável, pelo que é aconselhável procurar alternativas para garantir o seu conforto durante as férias. O sistema de transportes públicos interliga-se muito bem através do The Bay Town Trolley, mas se é a sua primeira vez no país e prefere evitar uma viagem cansativa, é melhor dar uma volta no autocarro turístico.
A rota funciona com o famoso sistema Hop On Hop Off, permitindo-lhe entrar e sair em paragens sinalizadas. O autocarro oferecebilhetes de 24 ou 48 horas bastante úteis, uma vez que é conduzido por cada local através de comentários áudio, criando uma primeira amostra das histórias locais. Note-se que o autocarro passa a cada 75 minutos e parte do Multicentro, mas pode ser embarcado em qualquer ponto. Além disso, tem cerca de 6 pontos de interesse e 13 paragens, entre as quais se destacam as seguintes:
- Parque da Urraca.
- Centro Comercial Albrook.
- Eclusas de Miraflores.
- Canal do Panamá.
- Biomuseu.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
- Duração: cerca de duas horas.
- Vantagens: Pode entrar e sair e programar um itinerário ao seu próprio ritmo.
- Desvantagens: durante a hora de ponta, é provável que o autocarro se atrase, o que pode afetar o seu horário. Além disso, há uma pausa para descanso ao meio-dia, quando o serviço não está disponível.
7. Sobrevoar o histórico Canal do Panamá num passeio de helicóptero
Se quiser visitar o Canal do Panamá de uma perspetiva única, então tem de se aventurar num voo de helicóptero.
Em geral, esta experiência oferece uma vista panorâmica de toda a cidade, durante trinta minutos passará por cima dos arranha-céus mais imponentes e verá a Ponte das Américas de cima. Naturalmente, oprincipal ponto de interesse é o Canal do Panamá, uma joia da engenharia que revolucionou o tráfego marítimo e o comércio mundial. Também poderá ver a Ilha de Taboga, que é uma das melhores excursões a partir da Cidade do Panamá Além disso, este passeio emocionante voa perto da Calçada Amador e do Biomuseu.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 840 € por grupo.
- Duração: 30 minutos a 1 hora.
- Vantagens: ideal para pequenos grupos.
- Desvantagens: A maior parte dos helicópteros partem do aeroporto de Albrook e os transferes nem sempre estão disponíveis. Além disso, é necessário bom tempo para voar.
8. Mergulhe na história da cidade a bordo de um VW Safari clássico de 1971
Uma experiência ao ar livre a não perder durante a sua estadia na Cidade do Panamá é um passeio a bordo de um clássico VW Safari de 1971. Este veículo verde brilhante permite-lhe percorrer os locais mais emblemáticos com a sua música preferida a tocar em fundo.
Sendo um carro aberto, pode desfrutar do clima agradável que ondula desde o Oceano Pacífico e o Canal do Panamá. De facto, é uma atividade ideal se planeiavisitar a Cidade do Panamá com crianças, uma vez que passará pela Avenida Balboa, Calzada de Amador e o Canal do Panamá, enquanto o condutor fornece comentários informativos. Note-se que existem excursões diurnas e nocturnas que lhe permitem ver a cidade de diferentes perspectivas.
Durante o dia, poderá tirar fotografias de postal junto à placa da cidade, deslizar pela agitação do Casco Viejo e sentir a vida vibrante à beira-mar. À noite, as luzes cintilantes da Cidade do Panamá reflectem-se no canal. Pode também combinar a experiência com um jantar panamiano no restaurante temático En la Fonda, onde pratos como carimañolas, sortido panamiano, lechona, sancochos e chicha são frequentemente acompanhados por espectáculos de máscaras.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 140 euros por grupo.
- Duração: cerca de duas horas.
- Vantagens: poderá fazer uma viagem no tempo com a sua família ou amigos, uma vez que se trata de uma experiência para um máximo de 4 viajantes.
- Desvantagens: é uma das opções mais caras.
9. Fugir do aeroporto para criar histórias inesquecíveis na Cidade do Panamá
Uma escala na Cidade do Panamá é uma tentação incontornável, pois em poucas horas pode vislumbrar os pontos altos desta maravilhosa cidade do istmo. Desta forma, não se aborrecerá no aeroporto e poderá aproveitar ao máximo as suas férias.
Geralmente, as excursões duram cinco horas e levam-no do Aeroporto Internacional de Tocumen a locais como o famoso canal ou a Calzada de Amador. Asbelas vistas do oceano não o deixarão indiferente, assim como a experiência multi-sensorial no Casco Antiguo San Felipe.
Também pode aproveitar para visitar as Eclusas de Gatun que se encontram à volta do canal nas zonas de Pedro Miguel, Agua Clara, Miraflores, Gatun e Cocoli. Traga os seusténis mais confortáveis para poder desfrutar de um agradável passeio ao longo da Cinta Costera, onde poderá admirar a opulência marítima e chegar ao ponto de ligação de três ilhas. É provável que conheça o lado mais moderno da Cidade do Panamá, ideal para encontrar restaurantes tradicionais que ficarão gravados no seu paladar.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 78 euros por pessoa.
- Duração: cerca de cinco horas.
- Vantagens: normalmente inclui transporte de e para o hotel, bem como um guia profissional para tornar a experiência mais agradável. Além disso, só o seu grupo participará, o que torna a experiência personalizada.
- Desvantagens: É necessário ter uma escala no Panamá de pelo menos 7 horas entre voos, e é aconselhável verificar os requisitos de entrada para cada país.