Mais sobre: Os 9 melhores passeios na Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá é um destino cheio de contrastes que o surpreenderá pela sua gastronomia, arquitetura e ruas coloridas. Ao entrar na cidade, passa-se abruptamente de passagens secretas para espaços modernos repletos de arranha-céus. Para conhecer a essência desta metrópole, recomendo começar com um passeio pelos seus pontos mais importantes, como o Canal do Panamá, a Calzada de Amador, Miraflores e San Felipe.
Se quiser continuar a explorar as melhores actividades da Cidade do Panamá, recomendo que participe numa degustação gastronómica, para se deliciar com sabores, cheiros e texturas. Há também passeios de bicicleta, passeios em autocarros turísticos e passeios a bordo de um clássico VW Safari de 1971. Pode ainda experimentar uma fuga rápida do aeroporto, ou sobrevoar o Canal do Panamá num helicóptero.
1. Capte a essência da Cidade do Panamá e embarque num passeio pelo canal

O itinerário turístico por excelência da Cidade do Panamá é uma rota que inclui um passeio panorâmico pelo canal. Desta forma, poderá explorar os locais mais importantes e entrar no Casco Viejo, mais conhecido como San Felipe. Nesta zona, deixe-se levar pelas suas ruas de pedra, maravilhe-se com as jóias que rodeiam a Plaza de Francia e deslize pelas passagens que conduzem ao Malecon.
Mas não é tudo, prepare-se para uma atmosfera impregnada de história ao longo da Calzada de Amador, uma estrada que liga a Cidade do Panamá às suas três ilhas. Também verá antigas bases militares americanas da Primeira e Segunda Guerra Mundial. O Centro de Visitantes de Miraflores é, sem dúvida, um ponto obrigatório do itinerário, onde se pode conhecer o funcionamento do canal.
A visita permite ver as eclusas do porto e observar os barcos a navegar na imensidão desta obra de engenharia. Note que encontrará opções de grupo e privadas, que normalmente incluem transferes num veículo com ar condicionado. Desta forma, desfrutará de cinco horas de conforto absoluto, onde a sua única preocupação será divertir-se. Outros lugares de destaque que podem ser visitados são:
- Catedral Basílica de Santa María la Antigua, uma joia arquitetónica que vale a pena visitar.
- Arco Chato, as ruínas de uma antiga igreja do século XVI.
- Paseo de las Bóvedas, um lugar histórico onde os passeios de bicicleta são muito agradáveis.
- Monumento a Goethals, uma estátua em honra do engenheiro-chefe do Canal do Panamá.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 62 euros por pessoa.
- Duração: cerca de cinco horas.
2. Participe num passeio de bicicleta pela Cidade do Panamá

A Cidade do Panamá oferece um panorama de cortar a respiração, bem como um clima agradável para andar de bicicleta. Se quiser fugir ao trânsito, prepare os seus pedais para explorar o centro ao ritmo da brisa tropical. Poderá deslizar pelas ruas mais pitorescas onde a arte de rua, a alegria dos habitantes locais e os edifícios coloridos não o deixarão indiferente.
Terá acesso às praças centrais, como a Plaza Simón Bolívar e a Plaza Francia. Para além disso, são passeios muito completos onde poderá experimentar a gastronomia panamiana, através de locais como o famoso Mercado de los Mariscos. Durante este percurso histórico, poderá virar o guiador em direção à Cinta Costera, onde estará rodeado pelo mar e desfrutará das melhores vistas da Cidade do Panamá.
Não terá de se preocupar com o percurso, pois provavelmente desfrutará da companhia de um especialista, que lhe explicará a história que rodeia a baía, o Canal do Panamá, os arranha-céus e os edifícios religiosos. Passará também pelo Paseo de las Bóvedas e pelo Teatro Nacional, situado junto ao antigo convento de San Francisco de Asís. Ao passear por estes locais, lembre-se de conduzir sempre na faixa da direita.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração: entre duas e três horas.
3. Explore a capital através dos sabores do Panamá

A gastronomia panamiana é uma explosão de sabores, produto da mistura de culturas. Em cada prato, notam-se as influências ameríndias, hispânicas, africanas, afro-antilhanas e americanas. É por isso que recomendo que participe numa visita de degustação, onde descobrirá os segredos da sua cozinha através de receitas típicas e bebidas artesanais.
É um passeio autêntico onde se pode provar o ceviche de robalo e o mondongo, ou opções doces como os buñuelos e os típicos raspaos. Sem dúvida, é uma experiência culinária educativa que o leva aos lugares mais famosos e lhe mostra as esquinas onde pode comer comida deliciosa a baixo custo.
Além disso, terá a oportunidade de provar o café geisha panamiano, um dos cafés mais caros e refinados do mundo. Passará também por cervejarias tradicionais e aventurar-se-á numa degustação de chocolates fabricados no Panamá. Se quiser marinar o seu paladar, não pode perder o Mercado do Marisco e aproveitar para comprar especiarias típicas para levar para casa, tais como pimenta preta, cravinho, canela, gengibre, anis estrelado e achiote.
Em qualquer caso, este tipo de experiência oferece normalmente a companhia de um guia profissional. Além disso, enquanto vive esta experiência caracterizada por sabores, cheiros e texturas exóticas, poderá conhecer os lugares mais emblemáticos do centro histórico.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 61 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente três horas.
4. Descubra as lendas da cidade velha de San Felipe

San Felipe ou a Cidade Velha da Cidade do Panamá é um bairro histórico que foi construído em 1673, por isso está cheio de jóias escondidas que valem bem a pena uma visita. Embora um passeio pela cidade e pelo seu canal possa dar a conhecer este antigo subúrbio, nada se compara a dedicar algum tempo a ouvir as anedotas que rodeiam as fachadas mais impressionantes, as igrejas centenárias e as casas coloridas.
Este bairro vai surpreendê-lo, pois manteve a sua fachada tradicional e incorporou locais vanguardistas que transformam o ambiente à noite. Assim, pode parar nos mercados de artesanato e passear pelo bairro da arte, cheio de murais e graffitis.
Se planeia ficar pelo menos 7 dias no Panamá, tem de aproveitar a oportunidade para conhecer em profundidade o Casco Antiguo. Para além da beleza curiosa que o caracteriza, ficará imerso nas histórias que marcaram a Cidade do Panamá, como as lendas fantasmagóricas do antigo convento de Santo Domingo. Poderá mesmo ver ruínas do antigo Panamá na construção da Igreja de La Merced.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 37 euros por pessoa.
- Duração: entre duas e três horas.
5. Aprenda a fazer chocolate panamenho através de uma experiência interactiva

A qualidade inigualável do cacau panamiano é um motivo forte para mergulhar na gastronomia local. Na Cidade do Panamá, há visitas guiadas pelos segredos do chocolate, através de uma experiência interactiva que permite conhecer o processo de elaboração. Além disso, podes fazer a tua própria barra de chocolate e participar numa degustação de diferentes misturas à base de café de gueixa, sal marinho, gengibre e outros ingredientes que se derretem facilmente no paladar.
Costuma ter lugar na famosa fábrica de chocolate Nomé, conhecida pelas suas actividades divertidas e educativas. Sentir-se-á muito à vontade enquanto ouve a história do chocolate panamiano, que remonta ao período pré-colombiano e foi gerido por tribos antigas que comercializaram os primeiros grãos.
Como tal, as colheitas são encontradas nas áreas indígenas de Bocas del Toro e na Comarca de Ngabe-Buglé, mas são processadas de forma artesanal em locais na Cidade do Panamá. Durante a experiência poderá aprofundar esta história e premiar o seu paladar com uma variedade de chocolates.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
- Duração: pelo menos uma hora.
6. Viaje num autocarro turístico pelos pontos mais emblemáticos da Cidade do Panamá

A Cidade do Panamá ocupa uma área considerável, pelo que é aconselhável procurar alternativas para garantir o conforto das suas férias. O sistema de transportes públicos interliga-se muito bem através do The Bay Town Trolley, mas se é a sua primeira vez no país e prefere evitar uma viagem cansativa, o melhor é fazer um passeio no autocarro turístico. A rota funciona com o famoso sistema Hop On Hop Off, permitindo-lhe entrar e sair em paragens sinalizadas.
O autocarro oferece bilhetes de 24 ou 48 horas bastante úteis, uma vez que é conduzido por cada local através de comentários áudio, criando uma primeira amostra das histórias locais. Note-se que o autocarro passa a cada 75 minutos e parte do Multicentro, mas pode ser embarcado em qualquer ponto. Além disso, tem cerca de 6 pontos de interesse e 13 paragens, entre as quais se destacam as seguintes:
- Parque da Urraca.
- Centro Comercial Albrook.
- Eclusas de Miraflores.
- Canal do Panamá.
- Biomuseu.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
- Duração: cerca de duas horas.
7. Sobrevoe o histórico Canal do Panamá num passeio de helicóptero

Se quiser visitar o Canal do Panamá de uma perspetiva única, então tem de se aventurar num voo de helicóptero. Durante trinta minutos, passará por cima dos arranha-céus mais imponentes e verá a Ponte das Américas de cima.
Claro que o principal ponto de interesse é o Canal do Panamá, uma joia da engenharia que revolucionou o tráfego marítimo e o comércio mundial. Também poderás ver a Ilha Taboga, que é uma das melhores excursões a partir da Cidade do Panamá Além disso, este passeio emocionante voa perto da Calçada Amador e do Biomuseu.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 840 € por grupo.
- Duração: 30 minutos a 1 hora.
- Vantagens: ideal para pequenos grupos.
8. Mergulhe na história da cidade a bordo de um clássico VW Safari 1971

Uma experiência ao ar livre a não perder durante a sua estadia na Cidade do Panamá é um passeio a bordo de um clássico VW Safari de 1971. Este veículo verde brilhante permite-lhe percorrer os locais mais emblemáticos com a sua música preferida a tocar em fundo. Sendo um carro aberto, pode desfrutar do clima agradável que ondula desde o Oceano Pacífico e o Canal do Panamá.
De facto, é uma atividade ideal se planeia visitar a Cidade do Panamá com crianças, uma vez que passará pela Avenida Balboa, Calzada de Amador e o Canal do Panamá, enquanto o condutor fornece comentários informativos. Note-se que existem excursões diurnas e nocturnas que lhe permitem ver a cidade de diferentes perspectivas.
Durante o dia, poderá tirar fotografias de postal junto à placa da cidade, deslizar pela agitação do Casco Viejo e sentir a vida vibrante à beira-mar. À noite, as luzes cintilantes da Cidade do Panamá reflectem-se no canal. Também pode combinar a experiência com um jantar panamiano no restaurante temático En la Fonda, onde pratos como carimañolas, sortido panamiano, lechona, sancochos e chicha são frequentemente acompanhados por espectáculos de máscaras.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 140 euros por grupo.
- Duração: cerca de duas horas.
9. Fuja do aeroporto para criar histórias inesquecíveis na Cidade do Panamá

Uma escala na Cidade do Panamá é uma tentação incontornável, pois em apenas algumas horas é possível vislumbrar os pontos altos desta maravilhosa cidade do istmo. Desta forma, não se aborrecerá no aeroporto e poderá aproveitar ao máximo as suas férias. Geralmente, as excursões duram cinco horas e levam-no do Aeroporto Internacional de Tocumen a locais como o famoso canal ou a Calzada de Amador.
As belas vistas do oceano não o deixarão indiferente, assim como a experiência multi-sensorial no Casco Antiguo San Felipe. Pode também aproveitar para visitar as Eclusas de Gatun que se encontram espalhadas pelo canal nas zonas de Pedro Miguel, Agua Clara, Miraflores, Gatun e Cocoli.
Traga os seus ténis mais confortáveis para poder desfrutar de um agradável passeio pela Cinta Costera, onde poderá admirar a opulência marítima e chegar ao ponto de ligação de três ilhas. É provável que conheça o lado mais moderno da Cidade do Panamá, ideal para encontrar restaurantes tradicionais que ficarão gravados no seu paladar.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 78 euros por pessoa.
- Duração: cerca de cinco horas.