Mais sobre: Tours do bairro judeu de Cracóvia
Entre as coisas para fazer e ver em Cracóvia, é obrigatório incluir uma visita ao Bairro Judeu. Este local, também conhecido como o gueto judeu de Cracóvia, foi um dos cinco grandes bairros criados pelos nazis durante a ocupação da Polónia na Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje subsistem muitos pontos que servem de prova de uma das maiores histórias e crimes da história da humanidade.
Para a sua visita a este bairro, pode escolher entre passeios a pé, de bicicleta ou de Segway. Cada um deles abrange determinadas atracções e museus. Pode escolher o que melhor se adapta ao seu tempo e às suas preferências. Embora a maior parte deles sejam passeios históricos, alguns deles, como o passeio gastronómico, mostram-lhe um outro lado do famoso bairro.
1. Visita privada ao bairro judeu: passagem pela fábrica de Schindler e pela Praça dos Heróis do Gueto
O fascinante bairro judeu de Cracóvia é uma visita obrigatória se estiver de férias em Cracóvia. Recomendo que escolha esta excursão, uma vez que lhe permitirá descobrir várias atracções num só dia.
Durante o passeio, o seu guia irá contar-lhe a história por detrás de todos os locais que visitar. A duração total da excursão é de cerca de 3 horas e o seu custo médio é de 50 euros.
Depois de se encontrar com o seu guia turístico e com o seu grupo em Cracóvia, irá a pé até ao bairro judeu, o Kazimierz. A caminhada dura cerca de 20 minutos, consoante o ponto de encontro. Quando chegar ao bairro, aperceber-se-á de como duas culturas, polaca e judaica, podem viver juntas num só lugar.
Se tiver apenas dois dias para explorar Cracóvia, esta é a visita ideal para si. Quando chegar a Kazimierz, o bairro judeu, passará pela fábrica de Schindler, o local que salvou mais de 1200 judeus do Holocausto.
Outros sítios por onde passará são a Praça dos Heróis do Gueto e o Museu da Farmácia da Águia. Esta farmácia é muitas vezes esquecida durante as visitas ao bairro. No entanto, desempenhou um papel importante na história judaica, pois serviu de ponto de encontro e de abrigo para receber medicamentos e alimentos.
O proprietário da farmácia era polaco e recusou-se a abandonar a sua casa quando os nazis designaram o espaço como gueto judeu. Durante a visita, ficará a saber mais sobre esta história.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 50 euros.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: terá uma visita rápida ao bairro judeu e verá os sítios mais famosos do exterior.
- Desvantagens desta opção: esta visita vai provavelmente deixá-lo com vontade de ver mais, uma vez que a visita é feita apenas a partir do exterior. No entanto, o guia fará o seu melhor para que conheça todos os pormenores de cada local histórico.
2. Visita gastronómica ao Kazimierz
Se estiver interessado em visitas gastronómicas em Cracóvia, convido-o a fazer uma visita guiada ao bairro de Kazimierz. A excursão é feita a pé, pelo que pode visitar até 5 restaurantes.
Durante a visita, passará cerca de 3 horas, para que possa provar todos os pratos à vontade. A taxa de entrada de cerca de 70 euros inclui as amostras de comida que recebe em cada restaurante.
O bairro de Kazimierz é um dos mais antigos de Cracóvia, pelo que a sua cultura e história estão presentes não só nos locais históricos, mas também na sua comida. Enquanto prova a comida, o seu guia conta-lhe a história por detrás de muitos dos pratos. São normalmente uma mistura de cultura polaca e judaica.
O guia turístico dir-lhe-á em que zona dos restaurantes se deve dirigir para provar a comida. No total, irá provar 15 pratos. Para além da comida, pode provar a cerveja artesanal local e a vodka. Estão disponíveis outras bebidas, como água e refrigerantes, se preferir.
Convido-o a aproveitar este passeio não só para comer, mas também para conhecer pessoas com os mesmos interesses que o seu. A comida é sempre um bom pretexto para conversar.
Para além dos restaurantes que visitar, o seu guia irá recomendar cafés, bares e outros restaurantes. Estes podem ser adicionados à sua lista dos melhores restaurantes de Cracóvia.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 70 euros.
- Duração: cerca de 3,5 horas.
- Meio de transporte: a pé
- Vantagens desta opção: com este tipo de visita, ficará a conhecer um outro lado do bairro judeu e não apenas a sua história e os locais mais populares.
- Desvantagens desta opção: se tiver várias intolerâncias ou alergias alimentares, deve ter muito cuidado com este passeio.
3. Tour de Kazimierz: inclui visitas a museus e sinagogas.
Se não quiser perder nenhum dos pontos turísticos do Bairro Judeu, recomendo este passeio a pé. Em cada paragem, terá tempo suficiente para entrar e passear pelo local, enquanto ouve as histórias que o seu guia lhe conta. A excursão dura aproximadamente mais de 4 horas e custa em média 70 euros.
A primeira paragem é a Fábrica de Oskar Schindler. Nesta antiga fábrica de esmaltes, poderá ver exposições que mostram como era a vida em Cracóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Pode entrar durante o tempo que o seu guia disser e depois continuar a sua visita.
A próxima paragem é a Praça dos Heróis do Gueto. Aqui pode admirar o monumento aos heróis do gueto e ouvir os factos históricos contados pelo guia.
Em seguida, dirigir-se-á para a Passarela Padre Bernatek sobre o rio Vístula, que liga o distrito de Kazimierz ao distrito de Podgorze. Aqui verá que muitos turistas penduram cadeados como símbolo de uma promessa.
A excursão também pára habitualmente na Sinagoga Remuh, Stara, Izaak, Highen e Tempel.
Também pára no Museu Judaico Galego em Cracóvia, que comemora as vítimas do Holocausto, e no Novo Cemitério Judaico.
Passará também pelas antigas muralhas do gueto, pela rua Szeroka, pela estátua de Jan Karski e pela Praça Nova.
O pátio e as escadas da Sra. Dresner são um local esperado por muitos visitantes, uma vez que este local aparece no filme de Steven Spielberg "A Lista de Schindler", pelo que os cinéfilos param sempre para tirar fotografias.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 80 euros.
- Duração: cerca de 4 horas
- Meio de transporte: a pé
- Vantagens desta opção: é um dos passeios mais completos, pois permite-lhe visitar os locais mais interessantes e não apenas passar por eles.
- Desvantagens desta opção: é um passeio que requer muita energia para o manter a caminhar durante horas. Recomendo que tome o pequeno-almoço antes de sair, e que leve garrafas de água e lanches para o caminho. Lembre-se que dentro dos museus e sinagogas não se deve comer.
4. Passeio de Segway pelo Bairro Judeu de Cracóvia
Para algumas pessoas, o passeio a pé pelo Bairro Judeu de Cracóvia pode ser um pouco cansativo. No entanto, existem outras formas de percorrer este local sem problemas:utilizando uma segway pode percorrer todos os pontos turísticos mais populares da zona em cerca de 2 horas. O custo médio destes passeios é de 40 €. A bordo deste veículo pode explorar as ruas cheias de restaurantes e bares, mas também o lado histórico do bairro judeu.
Primeiro, deve começar o passeio com uma pequena aula ou formação. O guia explicará como funciona o Segway, um transporte ideal para pessoas com mobilidade reduzida
. Depois disso, estará pronto para explorar as ruas e mercados locais. Passará também pela fábrica de Schindler, pela Praça dos Heróis do Gueto, pelas sinagogas mais famosas, pelo Passadiço Padre Bernatek, entre outros locais de interesse. Tenha em atenção que a excursão não inclui a entrada em museus ou fábricas, apenas passará em frente aos mesmos. Convidamo-lo a prestar atenção a todos os factos históricos que o guia lhe cont ará ao longo do percurso.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 40 euros.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: Segway.
- Vantagens desta opção: permite-lhe visitar todos os locais populares do Bairro Judeu a bordo de um veículo fácil de manusear.
- Desvantagens desta opção: este passeio não permite entrar nos museus e outros sítios que podem ser explorados a partir do interior.
5. Passeio de bicicleta por Cracóvia e pelo bairro judeu
Se gostou da ideia da excursão de segway pelo Bairro Judeu, esta excursão de bicicleta vai certamente agradar-lhe. Esta opção é ideal se estiver à procura de coisas para fazer em 1 dia em Cracóvia, uma vez que não só conhecerá o Bairro Judeu, mas também uma boa parte de Cracóvia. Esta excursão pode levar até 4 horas e custa apenas uma média de 19 euros.
Comece a excursão no ponto de encontro que o seu guia preparou com antecedência. Aí ser-lhe-á atribuída uma bicicleta e ser-lhe-ão dadas instruções. É evidente que deve saber andar de bicicleta para evitar acidentes.
Nem todas as empresas fornecem capacetes, protectores de cotovelos e joelhos. Aconselho-o a levá-los consigo para evitar lesões em caso de acidente.
O passeio começa na Cidade Velha de Cracóvia e segue a rede de ciclovias da cidade. Ao longo do percurso, verá a Praça do Mercado de Cracóvia e o Castelo Real de Wawel. O Castelo de Cracóvia pode ser visitado noutra altura, pois é um local muito popular e vale a pena vê-lo. A Praça do Mercado também oferece várias coisas para fazer e merece uma visita especial.
O percurso leva-o ao Bairro Judeu de Cracóvia. A partir da sua bicicleta, poderá apreciar a parte moderna desta zona, repleta de galerias de arte, restaurantes, etc. No entanto, também passará por sinagogas, cemitérios e museus. O guia permitir-lhe-á parar em certos pontos para que possa apreciar a paisagem e tirar algumas fotografias.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 19 ¤.
- Duração: 4 horas ou menos.
- Meio de transporte: bicicleta.
- Vantagens desta opção: com esta excursão, pode ver parte da cidade de Cracóvia antes de entrar no bairro judeu.
- Desvantagens desta opção: tal como o passeio de Segway, não poderá entrar em nenhum sítio de bicicleta.
O que é que vou ver neste tipo de passeio?
Cracóvia é uma cidade no sul da Polónia onde viviam cerca de 60.000 judeus. Quando o exército alemão ocupou esta cidade, a perseguição aos judeus intensificou-se.
Uma das medidas tomadas foi a criação de um bairro judeu em Cracóvia. Atualmente, este local é preserv ado para que possa visitá-lo e nunca esquecer estes acontecimentos históricos.
O bairro foi cercado com arame farpado e até muros de pedra. Embora o local esteja agora modernizado, ainda é possível ver vestígios do episódio mais negro da história polaca. O guia turístico irá falar-lhe em pormenor sobre cada um dos locais que visitar.
Embora se possa dizer que todas as ruas, muros e esquinas deste local têm algo para contar, há certos sítios que não pode perder. Como mencionei no resto deste artigo, verá museus que albergam a história dos judeus e da sua perseguição. Muitos destes locais foram outrora fábricas onde os judeus trabalhavam.
Outros locais, como o Castelo Real de Wawel, tornaram-se a residência do advogado nazi Hans Frank, que foi nomeado Governador-Geral da Polónia. Para além destes, encontrará outros pontos de interesse.
Dicas para uma excursão ao bairro judeu de Cracóvia
Como já deve ter reparado, a maior parte das excursões são feitas a pé. É por isso que o meu principal conselho é levar sapatos ergonómicos que lhe permitam andar livremente.
Outro ponto importante é o vestuário. Também recomendo que use roupas confortáveis que lhe permitam mover-se livremente, embora isso dependa da estação do ano, porque em Cracóvia pode ficar bastante frio no inverno.
Se quiser fazer um passeio de bicicleta, use calças que o ajudem a andar melhor. Muitos acidentes acontecem porque uma pessoa não consegue pedalar livremente devido às suas roupas ou sapatos.
Nesta excursão, estará constantemente exposto ao sol. Se viajar para Cracóvia no verão, aconselho-o a ter mais cuidado. Aplique sempre protetor solar na sua pele e traga a sua garrafa de água para se manter hidratado.
Se visitar Cracóvia no inverno, também pode fazer estas excursões, mas use sempre roupas quentes que o mantenham aquecido, mas ainda assim confortável para si.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar o Bairro Judeu de Cracóvia por conta própria?
Muitas pessoas questionam-se frequentemente se vale ou não a pena pagar uma visita guiada ou visitar o Bairro Judeu por conta própria. Honestamente, ambas as formas têm as suas vantagens. No entanto, recomendo que visite este local com um guia turístico, porque essa pessoa conhece todos os sítios e poderá levá-lo mais rapidamente até eles.
Por outro lado, se for por conta própria, é muito provável que tenha de estar constantemente a usar o seu smartphone para verificar as direcções no Google Maps. Por vezes, isto impede-o de se concentrar totalmente nos novos sítios que tem à sua frente.
Além disso, as excursões já estão planeadas e têm um horário organizado para que possa visitar todos os sítios sem perder nada. Se for sozinho, pode não saber exatamente como se deslocar nos museus ou quanto tempo deve dedicar a cada atividade.
Se mesmo assim quiser visitar o sítio por sua conta, aconselho-o a planear cuidadosamente o seu dia, verificando as distâncias e os preços dos bilhetes.
Vamos comparar as opções
-
Visita privada ao bairro judeu: passando pela fábrica de Schindler e pela Praça dos Heróis do Gueto.
-
Preço: cerca de 50 euros.
-
Duração: cerca de 3 horas.
-
Meio de transporte: a pé.
-
Visita gastronómica a Kazimierz a partir de Cracóvia
-
Preço: cerca de 70 euros.
-
Duração: cerca de 3,5 horas.
-
Meio de transporte**: a pé
- Visita de Kazimierz: incluindo visitas a museus e sinagogas.
- Preço: cerca de 80 euros.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: a pé
Passeio de Segway pelo bairro judeu de Cracóvia.
-
Preço: cerca de 40 euros.
-
Duração: cerca de 2 horas.
-
Meio de transporte: Segway.
-
Passeio de bicicleta por Cracóvia e pelo bairro judeu
-
Preço: cerca de 19 euros.
-
Duração: 4 horas ou menos.
-
Meio de transporte: bicicleta.