10 coisas para fazer em Cracóvia em agosto

O verão pode estar quase a terminar em agosto, mas Cracóvia ainda tem muitas actividades e eventos ao ar livre para desfrutar. Quer saber quais?

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Cracóvia em agosto

Dia de chuva nas ruas de Cracóvia | © Jen Hunter

Está a planear uma viagem a Cracóvia? Se optou por ir em agosto, vai adorar o que tenho para lhe dizer, porque durante este mês há vários festivais e eventos que se realizam na cidade e com os quais pode mergulhar na cultura gastronómica, musical e natural da cidade.

Embora seja verdade que agosto é época alta e costuma haver mais turismo, as temperaturas são boas para estar ao ar livre. Por isso, gostaria de sugerir planos onde a natureza é protagonista, embora também existam alternativas muito mais animadas e urbanas. Quais são as suas preferências?

1. Desfrutar de um cruzeiro no rio Vístula

Passeio de barco no rio Vístula| ©Leif Arne Storset
Passeio de barco no rio Vístula| ©Leif Arne Storset

Uma das melhores coisas de viajar para Cracóvia em agosto é aproveitar ao máximo cada minuto das suas quase 13 horas de luz do dia por dia. Este mês é o último mês em que se pode usufruir do horário de verão em Cracóvia, por isso não hesite e termine um dos seus dias com um copo de vinho ou um piquenique nas margens do rio Vístula.

Este local costuma atrair muitos estudantes, embora se for em agosto, quando as aulas ainda não começaram, terá mais tempo para se deitar na relva ou sentar-se num dos bancos enquanto toma uma bebida ou faz um lanche - perfeito se estiver em Cracóvia com crianças, pois os mais pequenos podem brincar e mexer-se à vontade.

Se preferir fazer um passeio de barco no rio, também é uma óptima opção, e terá umas excelentes vistas do pôr do sol.

Reservar um cruzeiro no rio Vístula

2. Conheça a zona rural de Cracóvia em Zakopane e Tatra

Apreciar as belas paisagens de Zakopane| ©Alex Blokstra
Apreciar as belas paisagens de Zakopane| ©Alex Blokstra

Tenho a certeza de que uma das razões pelas quais viajou para Cracóvia, para além de ver a cidade, foi para tirar umas merecidas férias e relaxar. Talvez não saiba, mas a apenas três horas de distância da cidade fica Zakopane, o destino de verão preferido dos polacos, que também pode ser desfrutado em agosto, mês em que as temperaturas permitem fazer caminhadas nas montanhas e passear pelas ruas de Zakopane.

  • Passear pela cidade de Zakopane: Zakopane é uma cidade de conto de fadas e é a parte mais rural da Polónia. As suas casas baixas de madeira com telhados inclinados criaram um estilo arquitetónico próprio e são o cenário perfeito para uma manhã de verão, quando as temperaturas são suficientemente quentes para estar ao ar livre e nos terraços.
  • Caminhadas nas montanhas Tatra: se Zakopane é conhecida por alguma coisa, são as montanhas Tatra, que funcionam como uma fronteira natural entre a Polónia e a Eslováquia. Durante a visita, é possível apanhar um teleférico até ao topo, o que eu adoro, porque se pode ver todo o verde que cobre o terreno a partir do topo. Uma vez no topo, pode seguir um dos trilhos marcados que percorrem o Parque Nacional.

Reservar uma viagem a Zakopane e Tatra a partir de Cracóvia

3. Siga os ritmos do folclore polaco durante o Festival de Artes de verão

Pessoas que participam no Festival de Artes de verão| ©EAFF
Pessoas que participam no Festival de Artes de verão| ©EAFF

Sabia que Cracóvia foi o centro cultural da Polónia durante muitos anos? E continua a sê-lo. É por isso que todos os anos, em agosto, grupos folclóricos, coros ou orquestras se reúnem na cidade para participar no Festival de Artes de verão, uma celebração da música e dança tradicionais polacas.

Em meados de agosto, a cidade enche-se de arte e fá-lo como uma grande homenagem aos costumes polacos. Cracóvia é uma cidade cheia de vida durante todo o ano e nunca há uma má altura para reservar bilhetes para um espetáculo de folclore, mas posso garantir-lhe que nestes dias sentirá o ritmo da cidade ao passear pelos vários palcos do festival, que normalmente são as próprias praças ou igrejas da cidade.

Reservar bilhetes para um espetáculo de folclore

4. Dance ao ritmo do rock no Festival de Música ao Vivo

Festival de Música ao Vivo| ©KrakowWiki
Festival de Música ao Vivo| ©KrakowWiki

Desde 2006, anteriormente conhecido como o Festival de Música da Coca-Cola, todos os anos em agosto a música enche Cracóvia, embora se quiser desfrutar de música em Cracóvia pode fazê-lo em qualquer altura do ano, reservando bilhetes. E não é qualquer música, porque neste festival participam alguns dos grupos mais conhecidos do planeta, especialmente bandas de hip-hop e rock como Post Malone, Macklemore e Muse. Durante dois ou três dias, é possível assistir a vários concertos e até dormir no parque de campismo do festival.

Ao longo dos anos, o Live Music Festival mudou muito. Costumava ser patrocinado pela Coca-Cola, daí o nome antigo, e realizava-se no estádio Wisła Kraków. Nos últimos anos, no entanto, o local tem sido o Museu da Aviação. Seja onde for, é um festival onde se desfruta de excelente música ao vivo e, como se realiza na própria Cracóvia e não num local próximo, permite conhecer a cidade durante o dia e depois dançar ao som da música à noite.

5. Celebrar a história polaca no Dia das Forças Armadas Polacas

Soldados da Polónia| ©Logan Mock
Soldados da Polónia| ©Logan Mock

Cracóvia é uma cidade repleta de história e nunca há uma má altura para a conhecer. Uma data importante é 15 de agosto, quando se celebra o Dia das Forças Armadas da Polónia. Este evento comemora a vitória contra o exército russo em 1920. Embora a maioria dos eventos em torno desta ocasião seja de natureza política, o meu conselho é que aproveite este dia para se aproximar da história de Cracóvia e da Polónia.

Embora não haja actividades para participar no Dia das Forças Armadas, isso não é desculpa para omitir o significado deste dia e a importância da vitória sobre o exército russo para os polacos. Como Cracóvia é uma das cidades mais importantes da Polónia, passear pelas suas ruas pode ajudar a compreender não só a sua memória, mas também a de todo o país.

O meu conselho, especialmente se só vai estar em Cracóvia durante alguns dias, é reservar uma visita organizada com um guia. Desta forma, não perderá nada e descobrirá todos os acontecimentos que marcaram a Cracóvia. Ao passear pelas suas ruas, irá certamente compreender muito melhor o papel que as guerras e as batalhas desempenharam no país.

Reservar uma visita guiada ao comunismo em Cracóvia

6. Ver de perto a cultura judaica no Tisha b'Av

Rua Szeroka no Bairro Judeu| ©Paul Arps
Rua Szeroka no Bairro Judeu| ©Paul Arps

Como provavelmente sabe, Cracóvia é uma cidade onde a cultura judaica sempre fez parte da sua história. De facto, antes da Segunda Guerra Mundial, a comunidade judaica representava um quarto da população.

Embora os feriados judaicos não façam parte do calendário polaco, talvez lhe interesse saber que o mês de agosto é normalmente celebrado em Tisha b'Av, um dia que comemora alguns dos acontecimentos mais difíceis da história dos judeus, como a sua expulsão de Espanha ou a destruição do seu Primeiro Templo.

Saber a data específica em que se realiza Tisha b'Av pode ser complicado, uma vez que é marcado pelo calendário lunisolar. No entanto, normalmente é em agosto, por isso, se coincidir com a sua viagem a Cracóvia, penso que é uma boa altura para reservar uma visita ao bairro judeu de Cracóvia. Não há melhor maneira de compreender como duas culturas foram capazes de coexistir durante tanto tempo e também o terror causado pela ocupação nazi.

Reservar uma visita guiada ao bairro judeu de Cracóvia

7. Prove a gastronomia de Cracóvia no Festival Pierogi

Festival do Pierogi| ©Shawn McClelland
Festival do Pierogi| ©Shawn McClelland

Não sabe o que é pierogi? Não se preocupe, porque assim que puser os pés em Cracóvia vai poder provar este prato tradicional. O Festival do Pierogi é uma celebração dos bolinhos polacos, ou bolinhos cozidos, que tem lugar na Praça do Mercado de Cracóvia.

  • O prato tradicional polaco: em meados de agosto, os restaurantes de Cracóvia são criativos e criam combinações ainda mais deliciosas e surpreendentes de pierogi. Esta iguaria polaca é feita de massa recheada, como os famosos dumplings, e tradicionalmente era recheada com puré de batata, queijo, ovo... Ao longo dos anos, esta receita foi reinventada e durante a sua viagem a Cracóvia, especialmente durante o Festival Pierogi, poderá experimentar muitas variedades, incluindo algumas doces para sobremesa.
  • A melhor música: é claro que comer é uma parte fundamental e essencial do Festival, mas durante estes dias as ruas de Cracóvia enchem-se de música tradicional para acompanhar a gastronomia.
  • Qual é o melhor pierogi: o Festival do Pierogi realiza-se para degustar este prato tradicional, mas também para premiar a inovação culinária dos restaurantes participantes. Há dois prémios: um atribuído por um júri profissional e o outro baseado nas opiniões dos participantes.
  • Uma festa gastronómica: depois de provar alguns pierogi, vai querer saber a receita, de tão saborosos que são! Para a aprender, nada como assistir a um dos workshops ou a visitas gastronómicas em Cracóvia organizadas durante o festival pelos melhores chefes de cozinha de Cracóvia.

Reserve a sua visita gastronómica ao bairro judeu de Cracóvia

8. Refresque-se e dê um mergulho no lago Bagry

Lagoa Bagry| ©ul. Kozia
Lagoa Bagry| ©ul. Kozia

Cracóvia é uma cidade algo quente em agosto. As temperaturas são geralmente amenas, mas pode haver dias em que ultrapassam os 30 graus Celsius. Nesse caso, o que é melhor do que ir à praia? Não há praia em Cracóvia, mas há o lago Bagry, situado no Parque Nacional de Ojców, um local que pode visitar reservando uma excursão, como esta excursão combinada que também inclui o castelo Pieskowa Skala.

A entrada neste lago artificial, construído numa antiga mina de cascalho, é gratuita. Para além de se banhar na água doce, pode também alugar veículos aquáticos ou até assistir a uma competição de vela. Como se encontra nos arredores de Cracóvia e é facilmente acessível de autocarro urbano ou de carro (há estacionamento disponível), espere encontrar muitas outras pessoas que, tal como você, querem refrescar-se nos dias mais quentes.

Reserve uma excursão ao Parque Nacional de Ojców e ao Castelo de Pieskowa Skala

9. Acompanhe a sua visita a Cracóvia com música clássica

Música na velha Cracóvia| ©KrakowWiki
Música na velha Cracóvia| ©KrakowWiki

Se tivesse de escolher uma banda sonora para acompanhar a minha viagem a Cracóvia, escolheria sem dúvida a música clássica. A atmosfera da cidade, as ruas empedradas, os edifícios baixos... Não admira que Cracóvia organize um festival de música clássica todos os anos em agosto, desde os anos setenta. Além disso, os locais são geralmente edifícios emblemáticos e históricos na parte antiga da cidade, como as igrejas de Cracóvia, por isso não se surpreenda se estiver a passear e ouvir um concerto ao fundo.

Music in Old Krakow é uma homenagem a todos os músicos que visitaram a cidade há anos, como Liszt ou Rubinstein. Talvez tenham sido tão inspirados por Cracóvia como os artistas que hoje vêm atuar no festival.

Embora o festival seja internacional, a maior parte dos artistas que participam são Cracóvia, por isso, se estiver por cá em agosto, terá a oportunidade de sentir um pouco da cultura da cidade. Não pense que é só música antiga, pois também há espaço para composições mais modernas.

10. Embarque numa aventura na descida do rio Dunajec

Rio Dunajec| ©Viator.com
Rio Dunajec| ©Viator.com

Apetece-lhe uma aventura? agosto é o mês perfeito para embarcar numa e descer o rio Dunajec, que se situa num dos mais belos cenários naturais de Cracóvia. Durante os meses de verão, a vegetação luxuriante acompanha-o ao longo de 15 quilómetros.

Além de ser a fronteira entre a Polónia e o país vizinho, a Eslováquia, o rio Dunajec é uma bela paisagem para navegar e descobrir o Parque Natural de Pieniny, um dos mais antigos do mundo. Ao longo do caminho, pode admirar as formações rochosas nas margens enquanto se aproxima do Castelo Niedzic, onde, segundo a lenda, existe um tesouro inca.

Aproveite esta excursão não só para desfrutar da natureza, mas também para apanhar sol no convés do seu barco.

O tempo em Cracóvia em agosto

Sinagoga de Stara| ©Fred Romero
Sinagoga de Stara| ©Fred Romero

agosto em Cracóvia traz temperaturas amenas entre os 16ºC e os 29ºC, embora em alguns dias de verão em Cracóvia possa atingir mais de 31ºC. Por outro lado, a precipitação é escassa, pelo que pode visitar a cidade sem receio de ficar encharcado. Se está preocupado com o calor, não se preocupe, pois as temperaturas mais elevadas são normalmente acompanhadas por uma maior cobertura de nuvens, pelo que o sol não é demasiado quente.

Outra coisa boa de viajar em agosto é que a luz do dia dura das 5 da manhã até quase às 8 da noite, pelo que terá muito tempo para visitar Cracóvia.

O número de turistas em Cracóvia em agosto

Praça do Mercado na época alta| ©Iz Marty
Praça do Mercado na época alta| ©Iz Marty

Se vier a Cracóvia em agosto, deve saber que é época alta, pelo que é aconselhável reservar excursões e bilhetes de entrada com antecedência. O bom tempo e as férias de verão atraem muitos turistas como você que querem descobrir esta cidade polaca, pelo que os preços dos transportes e do alojamento também podem subir.

Se quiser ter a certeza de que visita locais muito turísticos como Auschwitz, é melhor comprar os seus bilhetes com antecedência, embora Cracóvia tenha muitas outras atracções. Em geral, é uma cidade para passear, vaguear pelas ruas e relaxar nos parques e espaços verdes, por isso recomendo que os visite também para evitar os locais mais concorridos.

Estás ansioso por agosto em Cracóvia? Não é de admirar, há muitas coisas para fazer e ver quando chegar. Quais é que vai fazer?