10 coisas para fazer em Cracóvia no inverno
Se o frio do inverno o faz duvidar se vale a pena visitar Cracóvia nesta altura do ano, saiba que é sempre uma boa ideia viajar para Cracóvia, e o seu inverno oferece uma série de actividades que o farão esquecer o tempo frio.
Viajar para a Croácia significa sempre ter a oportunidade de descobrir todas as atracções que se encontram nas suas ruas, mesmo no inverno. Embora as baixas temperaturas tornem difícil sentir-se confortável nas ruas e as curtas horas de luz do dia tornem necessário planear muito bem cada dia, Cracóvia assume uma beleza especial nesta época do ano e oferece aos seus visitantes actividades que nunca esquecerão.
1. Sentir-se como uma criança no Mercado de Natal
Se há uma atividade de inverno em Cracóvia que não deve perder, é o Mercado de Natal na Rynek Glówny ou Praça do Mercado. A praça impressiona pela sua beleza e monumentos (não é por acaso que é um dos locais que visitará se reservar uma visita à cidade velha) e assume uma dimensão única quando o mercado de Natal se realiza aqui.
As principais atracções do mercado, que se realiza entre o final de novembro e o início de janeiro, são as seguintes
- As suas numerosas barracas onde os artesãos vendem todo o tipo de produtos, desde decorações de Natal (como as populares bolas para as árvores) até ao artesanato em madeira.
- As suas bancas de comida verdadeiramente espectaculares, que se enchem quase de hora a hora. Aconselho-o a esquecer o frio e a atrever-se a almoçar ou jantar lá um dia.
- As bancas que vendem as bebidas quentes tradicionais do país, tanto vinho como cerveja.
- A própria Praça do Mercado, que se torna mais do que nunca o ponto de encontro dos cidadãos de Cracóvia.
- Grupos de crianças a cantar canções de Natal, à volta das bancas e perto de algumas das mais belas igrejas de Cracóvia.
2. Despeça-se do ano como um habitante de Cracóvia e vá passear pelos bares
Se estiver em Cracóvia a 31 de dezembro, não pode perder a oportunidade de celebrar o fim do ano. Há festa em praticamente todos os pubs e bares da cidade, mas o mais tradicional é ir à Praça do Mercado.
Este é o local onde se realizam concertos gratuitos de alguns dos cantores mais famosos do país. Quando os sinos da Basílica de Santa Maria tocam o Ano Novo, começa um fabuloso espetáculo de fogo de artifício. Depois, a festa continua durante toda a noite.
3. Participe na busca dos presépios de Cracóvia.
A beleza e a singularidade dos presépios da cidade valeram-lhes a designação de Património Cultural Imaterial da UNESCO. Uma atividade divertida enquanto se passeia pela Cidade Velha de Cracóvia é procurar os locais onde estão montados.
Na primeira quinta-feira de dezembro, os presépios são expostos na Praça do Mercado e depois colocados por toda a cidade, muitas vezes junto a monumentos. Por exemplo, a que se encontra em frente à Igreja Católica de S. José, junto ao gueto judeu. Se estiver de visita à zona, não hesite em ir à praça onde se encontra a igreja para a ver. Alguns deles são também levados para o Museu Etnográfico.
Estes presépios, chamados szopka, vão atrair a sua atenção porque são muito diferentes dos espanhóis: em vez de representarem um presépio, os de Cracóvia são pequenos edifícios que reproduzem alguns elementos da arquitetura da cidade.
4. Visitar Auschwitz no rigor do inverno
A cerca de 90 quilómetros de Cracóvia encontra-se um dos locais históricos mais horríveis da Europa: o campo de concentração de Auschwitz. Se reservar uma viagem a Auschwitz a partir de Cracóvia no inverno, poderá ver como as condições de vida já miseráveis dos prisioneiros se tornaram ainda piores devido ao frio e à neve.
Para além de poder ver os estragos do inverno no campo de concentração, se for a Auschwitz no dia 27 de janeiro, pode assistir ao Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto, em que participam alguns dos sobreviventes de Auschwitz, é colocada uma coroa de flores e é feita uma oração em memória das vítimas.
Para mais informações, recomendo a leitura dos seguintes posts:
- Como chegar a Auschwitz a partir de Cracóvia por conta própria, se lhe apetecer, embora eu recomende que contrate uma visita guiada para ficar a conhecer todos os pormenores.
- Quais são os horários de visita. Deve saber que no inverno o campo fecha muito mais cedo.
- Quais são as diferentes excursões que se podem fazer a partir de Cracóvia.
5. Patinar no gelo
Uma das tradições de inverno mais populares entre os habitantes de Cracóvia é patinar numa das pistas de gelo espalhadas pela cidade. Se gosta desta atividade ou se quer apenas divertir-se, não hesite em alugar uns patins e juntar-se a crianças e adultos.
Durante o inverno, encontrará pistas de patinagem no gelo situadas nos seguintes locais
- Centros comerciais, como a Galeria Krakowska, junto às estações de comboios e autocarros, que conhecerá se tiver chegado do aeroporto em transportes públicos ou se tiver visitado as minas de sal por conta própria.
- No bairro judeu, na Galeria Kazimierz.
- No Park Ice, no prado de Błonia, onde o ringue está aberto de dezembro a março.
O preço para patinar é muito barato, embora tenha de alugar equipamento para desfrutar da atividade, e em alguns locais encontrará áreas onde pode tomar um copo de vinho ou uma cerveja quente e comer qualquer coisa.
6. Venha a Zakopane, a capital de inverno da Polónia.
A poucas horas de Cracóvia, no sopé das montanhas Tatra e no Parque Nacional Tatra, que a Polónia partilha com a Eslováquia, fica Zakopane, uma pequena cidade apelidada de "capital de inverno da Polónia".
Esta viagem a Zakopane e às montanhas Tatra é perfeita para os entusiastas dos desportos de inverno, especialmente do esqui, e para aqueles que querem ver uma cidade mais pequena rodeada de grandes montanhas. No inverno, existe também um enorme labirinto feito de gelo sólido.
Como chegar a Zakopane a partir de Cracóvia
Existem basicamente duas opções para chegar a Zakopane:
- Se está a planear passar uma noite na aldeia de montanha, a forma mais prática é através de transportes públicos. Há muitas linhas de autocarro que partem da estação de autocarros de Cracóvia para este destino, com início por volta das 6h30 da manhã. Também é possível viajar de comboio, embora a frequência seja menor.
- Por outro lado, se quiser fazer apenas uma viagem de um dia, as excursões a Zakopane são a opção mais adequada. Não tem de se preocupar com os horários dos transportes e o guia levá-lo-á diretamente aos locais mais interessantes. Também é possível reservar uma excursão a Zakopane com bilhetes para a piscina termal.
7. Junte-se (embora com cuidado) ao Tlusty Czwartek
Embora celebrado em toda a Polónia, o Zapusty ou Tłusty Czwartek (que pode ser traduzido como "Quinta-feira Gorda") tem um público especial em Cracóvia. Este festival, que tem lugar na última quinta-feira antes da Quaresma**, é basicamente um "tudo-o-que-puder-comer ".
Um dos pratos mais populares neste dia guloso é o pączek, uma espécie de donut recheado. Se por acaso estiver em Cracóvia, poderá ficar surpreendido ao ver longas filas em frente às pastelarias, o que se deve a esta celebração. Segundo a lenda, se não comer pelo menos um neste dia, viverá um ano inteiro de azar.
O doce, que deve definitivamente constar dos melhores roteiros gastronómicos, é realmente delicioso e os mais tradicionais são recheados com compota. Hoje em dia, no entanto, é possível encontrar alguns com outros recheios.
8. Esqueça o frio com vinho quente e cerveja quente (sem deixar de lado o chocolate)
Assim que as temperaturas começam a baixar, os bares da cidade começam a oferecer vinho quente e cerveja quente aos seus clientes. Estas bebidas, que não se podem provar no verão, são extremamente populares entre os habitantes de Cracóvia:
- Se vir uma placa onde se lê grzane wino, é sinal de que têm vinho.
- Se a placa indicar grzane piwo, é a cerveja que é a estrela da receita.
A preparação é bastante semelhante em ambos os casos. Basta adicionar ingredientes como açúcar, casca de laranja, cravinho e canela à bebida e depois aquecê-la ao lume sem ferver.
Se preferir algo mais comum para o aquecer, deve experimentar o chocolate quente de Cracóvia. Um dos melhores sítios para um bom chocolate quente é o café Wawel, no interior do castelo. Se estiveres numa visita guiada ao Castelo Wawel, recomendo que faças uma pequena pausa para pedir um.
9. Começar a Quaresma com uma noite de arenque e vodka
Outra celebração de inverno relacionada com a gastronomia é a Śledzik ou Noite do Arenque. Se a sua estadia coincidir com o início da Quaresma (normalmente no início de março) e o fim das férias de inverno, não pode perder esta festa.
De acordo com o mandato católico, o período da Quaresma deve ser marcado pela abstinência de álcool e de certos alimentos. Por esta razão, em Cracóvia decidiu-se desfrutar de todos estes alimentos no dia anterior ao início da proibição.
Embora as refeições deste dia sejam todas abundantes, há um ingrediente que não pode faltar e que dá o nome à celebração: o arenque. Se quiser seguir a tradição ao pé da letra, deve comer uma fatia de arenque acompanhada de um copo de vodka num dos pubs da cidade.
10. Diga adeus ao inverno com o afogamento Marzanna
É curioso que, num país onde a Igreja Católica mantém uma forte influência, o ritual de despedida do inverno e de boas-vindas à primavera seja eminentemente pagão. Em todo o caso, se tiver a sorte de estar em Cracóvia na terceira semana de março, não pode deixar de participar nesta tradição.
Para se despedirem do inverno, os habitantes de Cracóvia levam uma figura feminina, a Marzanna, até ao rio. É uma representação da deusa do inverno e o seu destino é ser atirada à água depois de ter sido queimada.
O motivo do ritual é deixar para trás os males da estação fria e permitir o regresso da primavera e do bom tempo. A procissão percorre as ruas a caminho do rio, enquanto os participantes cantam canções tradicionais. O colorido e a alegria das boas-vindas à primavera fazem desta uma das celebrações mais animadas da estação.
O tempo em Cracóvia no inverno
O inverno em Cracóvia caracteriza-se pelo tempo frio, tanto de dia como de noite. As diferenças entre os meses não são perceptíveis, uma vez que as temperaturas máximas em dezembro, janeiro e fevereiro são as mesmas, cerca de 3°C, enquanto as mínimas se situam entre -4°C e -6°C.
No entanto, estes meses não são demasiado chuvosos, o que é uma boa notícia quando se visita uma cidade. É claro que a precipitação vem muitas vezes sob a forma de neve.
O que deve ter em conta são as horas de luz do dia. Durante o inverno, escurece muito cedo, ao ponto de, no final de dezembro, a escuridão começar a cair antes das 16:00.
O que levar na mala para uma viagem a Cracóvia no inverno
O clima de inverno em Cracóvia obriga a levar na mala alguns elementos essenciais para evitar o desconforto e para resistir a uma eventual queda de neve:
- Calçado: procure boas botas com solas que não escorreguem em caso de queda de neve. Tenha em conta que o perigo surge quando se formam manchas de gelo no chão. Não se esqueça também de usar meias grossas de lã.
- Roupainterior: a melhor opção é comprar roupa térmica para o isolar o mais possível do frio. Não use apenas t-shirts, mas também leggings para as pernas.
- Casaco: opte por um bom casaco de lã, se puder. Vale a pena procurar um de boa qualidade, pois pode fazer toda a diferença.
- Calças: pessoalmente, aguentei o inverno de Cracóvia com calças de ganga, mas muitas pessoas consideram-nas inadequadas. Talvez seja mais eficaz comprar um par de calças de inverno para caminhadas, por precaução.
- Luvas, chapéu e cachecol: não se esqueça também de comprar estes artigos para completar a sua bagagem.