Mais sobre: Excursões a Guimarães e Braga a partir do Porto
Terminada a lista das melhores coisas para ver e fazer no Porto, torna-se importante e altamente recomendável que passe algum tempo nas cidades e regiões mais próximas daquela que é popularmente conhecida como a capital do Norte de Portugal. Braga e Guimarães são duas cidades que também se destacam individualmente pela sua beleza e cultura. É, por isso, uma boa ideia visitá-las se estiver interessado em sair do Porto por um curto período de tempo
Para facilitar a sua pesquisa de alternativas que sejam favoráveis ao seu horário e ao seu orçamento, encarreguei-me de encontrar as melhores excursões para Guimarães e Braga a partir do Porto. Isto para que possa tomar uma decisão baseada em dados concretos e reais sobre o que faria e veria numa viagem como esta. Não pense duas vezes e descubra todos os pormenores de que precisa para fazer uma visita rápida, mas divertida, a esta joia do Norte de Portugal.
1. Viagem de um dia ao melhor de Braga e Guimarães
A primeira excursão que posso referir se quiser conhecer Braga e Guimarães, sabendo que o seu ponto de partida será o Porto, são aquelas que se estendem por um dia inteiro, com ponto de recolha no centro da cidade. São quase sempre de manhã cedo e regressam ao mesmo local ao final da tarde.
São uma viagem que se realiza em transportes que cumprem os mais elevados padrões de conforto, uma vez que possuem ar condicionado interno capaz de afastar o calor do verão e o frio suportável do inverno português. Incluem também um guia profissional que lhe fornece toda a informação histórica sobre estas duas cidades do norte de Portugal.
Note-se que não se trata de um passeio turístico que inclua o almoço no preço da viagem. No entanto, existem pequenas paragens ao longo do percurso onde pode comprar snacks nas bombas de gasolina ou sentar-se para comer em alguns dos restaurantes da zona seleccionados pelo guia turístico.
Agora, se me focar no que iria conhecer em ambas as cidades, posso destacar o facto de este tipo de passeios incluir as entradas nas principais atracções de cada local. Assim, não teria de pagar qualquer valor extra para entrar no famoso castelo medieval de Guimãres ou também não pagaria mais um cêntimo para entrar na catedral de Braga.
Detalhes de interesse:
- Preço: este tipo de excursão é a mais barata das que vos vou falar neste post, uma vez que não inclui almoço e é um veículo partilhado. Em média, costuma custar cerca de 65 euros para adultos e o preço desce para 35 euros para crianças entre os 12 e os 4 anos de idade. Os bebés costumam participar na excursão gratuitamente.
- Duração: como já referi, a duração média da visita é de 9 a 10 horas. No entanto, há que ter em conta que a rota do Porto para Braga e Guimarães tem normalmente um elevado fluxo de tráfego, que duplica durante a época de verão. Por isso, não é raro haver trânsito que pode demorar até 11 horas no total.
- Tipo de veículos: O mais comum é um autocarro de um só piso com capacidade para 30-40 pessoas, mas também é possível apanhar um autocarro de turismo que só transportaria um grupo médio de até 20 pessoas.
- Vantagens: Apesar de ser um passeio longo e uma das melhores viagens de um dia a partir do Porto, também é verdade que há a garantia de que estará de volta à cidade pelas 19 ou 20 horas. Isso significa que fica com a noite completamente livre para desfrutar da cena cultural, tal como os melhores espectáculos de Fado no Porto.
2. Excursão de um dia a Guimarães e Braga com almoço
A próxima alternativa que vos proponho, se quiserem desfrutar de uma viagem de um dia a Guimarães e Braga, são aquelas que incluem o almoço no preço.
Como referi, o local mais comum para esta pausa para almoço é Braga, pois é quase sempre a segunda paragem do itinerário. No entanto, também é comum que os papéis se invertam e que Guimarães se torne o local onde se podem apreciar elementos típicos da gastronomia do Norte de Portugal. Como o bacalhau frito, o arroz de Cabidela, a Posta a Mirandés e o Caldo Verde.
Quanto ao itinerário, pode ficar tranquilo sabendo que inclui também um guia que o acompanhará com toda a informação relevante de cada um dos locais visitados na viagem. Dispõe ainda de um veículo extremamente confortável e, neste caso, é mais comum os grupos estarem limitados a cerca de 25 participantes. Isto por uma questão de comodidade e conforto na escolha do restaurante a visitar em cada uma das cidades.
Tenha em atenção que esta alternativa é muito convincente no sentido em que as excursões que não incluem almoço continuam a obrigá-lo a comer no mesmo restaurante. A viagem de regresso decorre normalmente nas mesmas condições, ou seja, chega-se ao mesmo ponto de recolha e, por uma questão de horário, desfruta-se também de uma noite completamente livre no esplendor noturno do Porto. Planos como um cruzeiro no rio Douro na Riviera do Porto ou um jantar elegante numa das tabernas históricas da cidade são boas ideias para preencher o resto do seu dia.
Detalhes de interesse:
- Preço: como estas excursões incluem almoço, é lógico e previsível que sejam um pouco mais caras. Por exemplo, custam normalmente cerca de 88-90 euros, enquanto a tarifa para crianças é de 70 euros por pessoa. As condições de acesso gratuito para os bebés continuam a ser as mesmas, mas não é habitual calcular a inclusão de um almoço especializado para a criança com menos de 4 anos.
- Duração: a duração é geralmente a mesma que na alternativa anterior devido ao facto de ambas incluírem uma pausa para almoço, mas neste caso este privilégio está incluído na tarifa paga. Assim, pode contar com 9 a 10 horas de pura diversão nestas duas belas e impressionantes cidades do norte de Portugal.
- Tipo de veículos: para grupos mais pequenos, é comum preferir um grande autocarro em vez de um autocarro muito mais significativo. No entanto, também é válido escolher autocarros com lugares vazios.
- Vantagens: se tiver um almoço pré-pago, tem a garantia de ter comida para a hora exacta em que todo o grupo tiver apetite para ela. Ao mesmo tempo, também não há garantias de que conseguirá obter comida rápida e barata nos restaurantes próximos daquele a que se desloca com o seu guia turístico.
3. Excursão privada de um dia a Guimarães e Braga
A terceira e última alternativa que coloco à vossa disposição se estiverem interessados em fazer uma excursão de um dia a Guimarães e Braga são aquelas que funcionam sob a modalidade de um transfer exclusivo e privado. Ou seja, são um passeio concebido para um grupo muito pequeno de pessoas que não pode exceder 3 ou 4 pessoas, dependendo do número de lugares no carro privado.
Difere da outra opção pelo facto de , neste caso, o guia não o acompanhar às atracções turísticas que irá visitar nos centros históricos de Guimarães e Braga. De facto, não haverá guia a acompanhá-lo e o condutor do veículo, quase sempre um especialista nos aspectos mais importantes da história de ambas as cidades, encarregar-se-á de lhe explicar os pormenores históricos do seu interesse.
Esta é uma opção ideal para quem não tem restrições financeiras e para quem não tem interesse em partilhar a sua visita turística com pessoas que não fazem parte do seu grupo de acompanhantes. Lembre-se que um passeio como este tem normalmente a mesma duração de 9 a 10 horas, mas também não inclui o pagamento do almoço, embora o motorista indique os melhores locais para saborear uma refeição típica portuguesa.
No entanto, esta é uma boa alternativa para quem procura privacidade no seu passeio e tem tempo e dinheiro para usufruir de um passeio como este nos seus 4 dias de visita ao Porto. Ou mesmo para quem tem uma semana inteira, mas ainda assim prefere uma viagem planeada por especialistas na matéria.
Detalhes de interesse:
- Preço: uma viagem como esta custa normalmente cerca de 280 euros por passageiro. Ou seja, se forem 3 pessoas a viajar na viatura, o preço pode subir para quase 900 euros por transfer. Não esquecer que a estação do ano escolhida também influencia os preços, uma vez que no inverno há normalmente descontos em quase todos os serviços turísticos que são extremamente populares no verão.
- Duração: têm quase sempre a mesma duração que as outras duas alternativas acima mencionadas. Ou seja, cerca de 9 horas, que podem ser prolongadas até cerca de 10 horas, dependendo do trânsito nas auto-estradas que ligam as duas cidades ao Porto.
- Tipo de veículo: é normalmente um veículo moderno e elegante, mas não tem necessariamente de ser um carro de luxo. Pode ser um carro desportivo de quatro portas de exclusividade média ou uma carrinha desportiva.
- Vantagens: apesar do custo, uma experiência como esta pode ser um dos pontos altos da sua viagem se souber tirar o máximo partido dela. Não é por acaso que os passeios de carro privado no Norte de Portugal são uma das coisas a ver ou a fazer se estiver no Porto durante o mês de fevereiro ou qualquer outro mês pouco turístico.
Como é que é uma excursão a Braga e Guimarães?
Algumas alternativas oferecem um pick-up direto no seu hotel se este se situar em determinadas zonas do centro do Porto ou do centro de Vila Nova de Gaia. No entanto, o mais habitual é designar um ponto de partida central e acessível nos arredores do centro histórico e a partir daí iniciar uma viagem que dura em média 9, 10 ou mesmo 11 horas.
Tenha em conta que Guimarães será quase sempre a primeira paragem deste tipo de passeio e aqui irá deslumbrar-se com a arquitetura medieval de um território a que se atribui a formação de Portugal como reino que acabou por se tornar um império e hoje é uma República democrática. De facto, o centro histórico de Guimarães é Património Mundial da UNESCO.
A segunda paragem em Braga é igualmente interessante, pois é vista em Portugal como o berço da religião deste país e é uma cidade vibrante e significativamente grande. De facto, é a terceira maior em tamanho e população, depois de Lisboa e Porto. Não se esqueça que esta cidade é muitas vezes o local para almoçar e isso é conveniente devido ao facto de ser conhecida pela sua grande variedade de receitas de bacalhau.
Como reservar uma viagem para Guimarães e Braga a partir do Porto?
A melhor opção para reservar qualquer um dos passeios de Guimarães e Braga a partir do Porto que mencionei é online. Em primeiro lugar, pelo facto de serem tarifas fixas, onde pode ver uma discriminação detalhada do motivo pelo qual está a pagar o que está a pagar.
Em segundo lugar, pelo facto de serem uma compra de confirmação imediata que, na maioria dos casos, também lhe oferece um cancelamento gratuito se o fizer com bastante antecedência.
Isto aplica-se a todo o tipo de excursões a partir da cidade. Assim como as excursões a Aveiro a partir do Porto, que também são uma boa opção se quiser conhecer as comunidades mais bonitas à volta da cidade mais populosa do norte de Portugal.
Conselhos para uma excursão a Guimarães e Braga a partir do Porto
Há várias recomendações que lhe posso dar se estiver a planear participar nestas excursões que mencionei e todas e cada uma destas dicas têm a ver com decisões que favorecem o seu conforto.
Por exemplo, algo que pode tornar esta viagem mais suportável é levar consigo lanches para acalmar a sua ansiedade na estrada. Não é bom ter de aguentar o apetite até à hora de almoçar a meio do roteiro turístico.
Ter entretenimento infantil consigo é outra boa ideia se estiver a participar nestas excursões com crianças pequenas. As partes em que se percorrem as cidades mantêm-nas ocupadas, mas as viagens de carro, autocarro ou camioneta podem tornar-se aborrecidas para os mais pequenos. Pelo menos, se não estiverem habituados.
É também muito importante escolher a roupa adequada à estação. No autocarro, o clima é favorável, mas assim que sair do autocarro, terá de enfrentar o calor extremo do verão ou o inverno nublado e chuvoso do Norte de Portugal.
Porque é que é aconselhável fazer uma viagem a Guimarães e Braga a partir do Porto?
Ambas as cidades têm uma atração histórica e cultural tão significativa como o Porto. Por isso, se tiver tempo e dinheiro para as visitar, é uma excelente ideia fazê-lo, pois pode ter uma visão mais completa do norte de Portugal. Além disso, pode também fazer uma pausa do ambiente do Porto, enquanto conhece os locais mais importantes fora da região do Minho.
Além disso, o facto de serem excursões tão favoráveis do ponto de vista económico torna-as um bom investimento, especialmente se valorizar o facto de que, no final do dia, regressará ao hotel com mais duas cidades na sua lista de locais conhecidos em todo o mundo.