10 coisas para ver e fazer no Porto no verão

Passar o verão em Portugal é uma das melhores coisas para fazer durante esta estação na Europa. O Porto, especificamente, é uma das cidades mais bonitas do país e é por isso que vos trago alguns planos para a desfrutarem se a visitarem durante esta altura do ano.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 12 minutos

10 coisas para ver e fazer no Porto no verão

Porto | ©Yoann JEZEQUEL

A maioria das melhores coisas para ver e fazer no Porto acontece durante o verão. O que é lógico, uma vez que esta época do ano tem um atrativo muito particular no que diz respeito à Península Ibérica e, especificamente, ao extremo norte do território português.

Para facilitar o planeamento da sua viagem, encarreguei-me de pesquisar actividades para fazer e atracções para visitar que o manterão ocupado durante toda a sua viagem. Depois, pode regressar a casa com a certeza de que conheceu os melhores segredos que o Porto tem para oferecer aos seus turistas mais curiosos, imaginativos e intrépidos.

1. Stand Up Paddle na praia de Matosinhos

Stand Up Paddle| ©Viator
Stand Up Paddle| ©Viator

Matosinhos é uma cidade que faz parte da Área Metropolitana do Grande Porto. Situa-se mesmo em frente às margens do Oceano Atlântico e, durante o verão, é um dos destinos preferidos dos habitantes locais. Isto deve-se às actividades de praia que oferece a todos os visitantes que queiram passar uma tarde na Praia de Matosinhos.

Se decidir vir a este ponto da cidade pode aproveitar o mar como quiser, mas uma coisa que posso recomendar é que participe nas aulas de Stand Up Paddle que costumam ter lugar em dias de ondulação moderada. Se não sabes do que se trata este desporto, fica a saber que é basicamente estar em cima de uma prancha de surf a remar como se estivesses num caiaque.

Esta zona da cidade merece ser visitada por várias razões. A primeira é que, apesar de ser longe , pode lá chegar rapidamente de metro através da linha azul, saindo na estação de Matosinhos Sul ou na Câmara de Matosinhos se quiser andar um pouco mais por este bonito bairro.

A segunda razão é que Matosinhos fica muito perto do Parque da Cidade do Porto e este espaço público é um dos mais bonitos para passar uma tarde de piquenique depois de ter passado uma manhã inteira a divertir-se entre as ondas da praia quilométrica vizinha.

2. Celebrar a Festa de São João com os habitantes locais

Festa de São João| ©Feelporto
Festa de São João| ©Feelporto

A Festa de São João é um festival que se realiza anualmente no Porto na véspera do dia de São João. É uma festa que combina tradições católicas com outras tradições pagãs, pois começou por ser uma celebração do solstício de verão, mas com a chegada do catolicismo passou a ser uma festa religiosa.

É uma celebração que começa durante a tarde de 23 de junho e dura até à manhã do dia 24. No Porto é celebrada de várias formas, embora a mais comum seja assistir aos ajuntamentos que se formam nas ruas do centro da cidade. Há quem se bata com martelos de plástico e flores de alho e há todo o tipo de concertos de rua, onde se dança e bebe ao som de música tradicional portuguesa.

Bebe-se vinho, come-se sardinha enlatada e é muito comum as pessoas fazerem uma espécie de peregrinação do centro da cidade até às margens do Douro ou ao bairro de Matosinhos para dar as boas-vindas ao sol cantando nas margens do Oceano Atlântico. O dia seguinte a esta celebração é uma boa oportunidade para embarcar numa dessas viagens de um dia a partir do Porto, uma vez que muitos dos turistas da cidade estarão de ressaca e isso significa que outros destinos estarão um pouco mais livres do que no resto da época.

3. Se gosta de festivais de música, vá ao primavera Sound.

primavera Sound| ©Joris Rietbroek
primavera Sound| ©Joris Rietbroek

O verão é uma época de concertos e festivais de música para muitos dos principais destinos turísticos da Europa. O Porto não é exceção a esta regra, pois todos os verões há uma nova edição do primavera Sound, um festival de 3 dias que se realiza no Parque da Cidade do Porto. Trata-se de um evento que combina artistas internacionais de renome mundial com outros representantes da cena musical portuguesa mais conhecida do momento.

É uma boa ideia participar se a sua estadia coincidir com este evento, que se realiza habitualmente durante o primeiro fim de semana de junho. No entanto, há que ter em conta que este evento tende a alterar o seu calendário todos os anos em função das outras edições do festival, uma vez que também se realiza em Barcelona, de onde é originário.

Se for a este festival, é aconselhável ficar alojado nas zonas da Foz do Douro ou de Matosinhos. São bonitas, tranquilas, seguras e muito próximas deste famoso parque do Porto. Se lhe apetecer conhecer um pouco mais da autêntica música portuguesa, tem também a opção de assistir a alguns dos melhores espectáculos de Fado no Porto. Estes realizam-se normalmente no centro da cidade, em todo o tipo de tabernas históricas, como a Casa da Mariquinhas.

Reservar bilhetes para um concerto de fado

4. Passar uma noite no Jardim do Palácio de Cristal

Jardins do Palácio de Cristal| ©Ashuash
Jardins do Palácio de Cristal| ©Ashuash

O Jardim do Palácio de Cristal é um parque público que foi projetado em meados do século XIX e tem um lugar muito especial no coração dos habitantes locais. Visitá-lo no verão pode ser uma excelente ideia, uma vez que os jardins de rosas estarão no seu melhor e o Miradouro da Ponte da Arrábida pode ser um escape perfeito às multidões de turistas e ao sol forte que caracteriza a estação.

Outro aspeto positivo da visita a este parque público é o facto de não se situar no epicentro turístico do Porto, estando mesmo inserido nas zonas residenciais que já se encontram na periferia do centro da cidade. Isto significa que pode passar uma bela manhã ou tarde de verão como os portuenses, ao mesmo tempo que percorre um dos segredos vitorianos de uma cidade que durante séculos teve uma influência inglesa muito significativa.

O Miradouro da Ponte da Arrábida é também um dos segredos mais bem guardados da cidade, pois permite ter uma perspetiva completa do rio Douro a partir de uma bela colina. Nesta altura do ano, não costuma estar tão cheio de turistas como as outras atracções turísticas da cidade.

5. Tomar banhos de sol numa das praias da Foz do Duoro

Praias da Foz do Duoro| ©lebeauserge.es
Praias da Foz do Duoro| ©lebeauserge.es

A Foz do Douro é o extremo ocidental da cidade do Porto. Situa-se mesmo na foz do rio, nas águas do Oceano Atlântico, e o bairro que se formou neste recanto geográfico é um dos mais belos do ambiente residencial do Porto. Há cafés, restaurantes, bares e todo o tipo de estabelecimentos gastronómicos que são acompanhados por uma oferta cultural e comercial muito vibrante.

O interessante de visitar esta zona da cidade durante o verão é poder ir a algumas das suas praias para apanhar sol. Esta é uma das actividades preferidas de quem quer bronzear-se ao melhor estilo da costa sul de Portugal, sem ter de sair da bela capital do norte, como esta cidade é conhecida em todo o país.

Se decidir ir a este local, pode também beneficiar de actividades de animação familiar com crianças no Porto, pois não é segredo que correr e brincar na areia é algo que pode divertir tanto os mais pequenos da casa como os adultos.

Não deixe de visitar o Farol de Felgueiras ao pôr do sol. Vai desfrutar de um espetáculo da natureza que combina uma ondulação significativamente forte, enquanto bate contra um quebra-mar. Isso cria pequenos arco-íris se as condições de luz forem adequadas.

6. Desfrutar de um pôr do sol no Jardim do Morro

Pôr do sol no Jardim do Morro| ©Diego Carrera Perez
Pôr do sol no Jardim do Morro| ©Diego Carrera Perez

Como deve ter notado pelas recomendações que lhe dei, muitas das atracções de verão do Porto estão fora das zonas mais turísticas do centro da cidade. É claro que vai visitar os pontos obrigatórios como a Torre dos Clérigos ou o bairro da Ribeira, mas lugares como o Jardim do Morro, localizado na margem sul do rio Douro, também valem a pena conhecer quando estiver no Porto durante o verão.

É um parque que pertence à cidade de Vila Nova de Gaia e a partir desta colina pode ver uma perspetiva completa do centro do Porto. Como se estivéssemos a olhar para nós próprios num espelho. É um bom local para incluir no seu roteiro turístico de verão, pois pode usufruir de vários planos na mesma parte do dia e sem ter de perder tanto tempo em filas e à espera da afluência turística.

Por exemplo, o teleférico que o leva em menos de 5 minutos até às margens do rio Douro, à altura do centro de Gaia, pode ser uma atividade divertida, assim como a visita e passeio pelo Mosteiro da Serra do Pilar que se situa mesmo em frente a este belo parque.

Atravessar a pé o elevado da Ponte D. Luís I pode ser uma forma ideal de regressar ao Porto. Também pode apanhar o metro no Jardim do Morro e sair na famosa estação de São Bento, que vale igualmente a pena visitar. Especialmente depois do pôr do sol, quando as multidões de turistas já diminuíram.

7. Visitar o Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Museu de Arte Contemporânea de Serralves| ©Mark Busse
Museu de Arte Contemporânea de Serralves| ©Mark Busse

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves é uma das mais importantes instituições de arte moderna do extremo sul da Europa. As suas instalações são obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, um dos expoentes máximos do modernismo português. Estima-se que receba cerca de 5 milhões de visitantes por ano, de acordo com o posto de turismo local, e é uma excelente ideia incluí-lo no seu roteiro de planos e actividades no Porto, se estiver a passar o verão na cidade.

A primeira razão prende-se com o conforto e comodidade, já que durante o verão este é um espaço que permite fugir das ruas movimentadas e oferece um olhar mais intimista e sincero sobre a identidade cultural desta cidade. Para além dos pormenores arquitectónicos do barroco português e do neo-gótico.

Também se percebe que o Porto é uma cidade moderna e cosmopolita que não tem nada a invejar a Lisboa ou a qualquer uma das capitais mediterrânicas da Europa. Especialmente quando se trata de ofertas culturais que vão para além dos monumentos de um passado glorioso.

Tenha em mente que este museu está localizado no complexo urbano do Parque de Serralves e ao visitá-lo está também a ter acesso aos belos jardins que ligam à Casa de Serralves. Trata-se de uma propriedade Art Deco que é um dos maiores tesouros arquitectónicos modernos de Portugal.

Sendo um museu de arte menos ligado ao passado histórico da cidade, é também garantido que será uma das atracções menos concorridas durante o verão. Isto é ideal para desfrutar do museu e dos subúrbios circundantes em completa paz e sossego. Qualquer um dos outros melhores museus do Porto é uma atividade recomendada se visitar a cidade durante os meses de verão.

8. Fazer um passeio gastronómico pelos bairros do Bolhão e da Ribeira

Arroz de Cabidela| ©Cigala
Arroz de Cabidela| ©Cigala

Por falar em comida, deve saber que o Norte e o Sul de Portugal têm identidades culinárias muito distintas, e essa diferença aumenta durante o verão, pois cada região quer mostrar o melhor da sua gastronomia aos milhões de turistas que inundam os dois extremos do país. Arroz de Cabidela, Posta a Mirandés e Caldo Verde são algumas das estrelas da cena culinária do Porto.

Ao mesmo tempo, a forte cultura piscatória de Portugal significa que há muitas receitas de marisco e se quiser regressar a casa com um verdadeiro gosto pelos sabores de verão desta cidade, então é uma boa ideia experimentar alguns dos melhores passeios gastronómicos do Porto. Alguns levam-no aos locais mais emblemáticos da culinária portuense, como as Folias de Baco ou a Casa Guedes, mas outros focam-se em aspectos mais informais e desconhecidos da comida de rua do Porto.

Tenha em conta que esta é uma boa atividade para o verão, pois pode conhecer o tipo de comida que caracteriza esta época do ano, já que há um contraste significativo com o que se come no Porto no inverno. É também uma oportunidade de aceder a restaurantes que estarão inacessíveis por reserva, nomeadamente devido ao grande volume de visitantes nesta altura do ano.

9. Visitar o Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa| ©Manuel de Sousa
Palácio da Bolsa| ©Manuel de Sousa

O Palácio da Bolsa do Porto é, sem dúvida, uma das jóias arquitectónicas que a cidade tem para oferecer aos turistas interessados em conhecer a beleza de uma cidade com mais de 1500 anos de história. Este edifício foi construído durante mais de 50 anos no século XIX e hoje é a sede da Associação Comercial do Porto.

Possui várias salas entre as quais o Salão Árabe com inspiração direta na Alhambra e a belíssima escadaria de granito e mármore que se encontra logo na receção do local. O Mercado Ferreira Borges e a Igreja de São Francisco são outros locais de interesse que se encontram a menos de 50 metros deste belo e famoso palácio.

Tenha em atenção que este pode ser um local ideal para visitar no verão, pois é um escape seguro ao calor avassalador que define a Península Ibérica nesta altura do ano, ao mesmo tempo que pode desfrutar de um dos monumentos mais importantes do centro histórico da cidade.

10. Uma viagem ao Vale do Douro

Vale do Douro| ©Maarten van der Velden
Vale do Douro| ©Maarten van der Velden

O Vale do Douro é uma pequena região vinícola situada a cerca de 70 quilómetros do centro do Porto. Historicamente, é um local que tem vindo a aperfeiçoar a produção de vinho há 2.000 anos e o famoso Vinho do Porto é produzido nesta região do país.

Fazer uma visita guiada aos campos de vinho do Vale do Douro a partir do Porto pode ser um bom plano para a sua visita de verão à região. Em primeiro lugar, pelo facto de ser algo que pode perfeitamente ser feito num dia , se estiver à procura de uma pausa do intenso movimento turístico que define esta cidade durante o verão.

Em segundo lugar, pelo facto de esta estação do ano ser especialmente bonita para apreciar a beleza desta zona repleta de vinhas que se estendem por colinas sinuosas nas margens do rio Douro.

Na verdade, pode ser a despedida perfeita da sua estadia na cidade, pois é comum querer percorrer os arredores de um local. Sobretudo quando se está a preparar para partir para um novo destino.

Marque a sua visita a uma adega

Temperaturas no Porto no verão

Dia de verão| ©Terry Kearney
Dia de verão| ©Terry Kearney

O verão em Portugal é bastante forte e o Porto não é exceção à regra. Durante a sua viagem, irá encontrar temperaturas que podem facilmente variar entre os 30 e os 25 graus Celsius numa única semana, mas a temperatura média para estes meses ronda os 26 ou 24 graus Celsius, se não houver uma onda de calor.

O número de turistas no Porto no verão

verão no Porto| ©Pedro Ribeiro Simões
verão no Porto| ©Pedro Ribeiro Simões

Os meses mais movimentados para a indústria turística no Porto são os meses de verão e, por isso, é de esperar uma afluência significativa em todos e cada um dos cantos mais famosos da cidade.

De facto, foi a pensar nisso que escolhi muitas das actividades desta lista de recomendações, por serem igualmente bonitas, mas um pouco fora do típico circuito turístico que milhões de pessoas vão seguir ao longo da época.

Preços no Porto no verão

Dinheiro em Euros| ©Pixabay
Dinheiro em Euros| ©Pixabay

Os preços mais elevados do ano para os serviços de consumo no Porto são no verão. Isto é lógico, uma vez que toda a Europa aproveita ao máximo a sua atração turística durante esta época do ano, e o Porto não é exceção.

No entanto, uma coisa que posso salientar é que , em média, Portugal é um destino mais barato do que outras alternativas europeias, pelo menos se reservar as suas grandes despesas com bastante antecedência.

O que levar na mala para visitar o Porto no verão?

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

Durante o verão no Porto vai precisar urgentemente de três coisas. A primeira é roupa confortável e respirável que o ajudará a sentir-se fresco nas ruas soalheiras da cidade.

A segunda é um par de sapatos que também favorecerá as longas sessões de caminhada que terá nas ruas íngremes desta cidade cheia de colinas e escadas. O terceiro item indispensável na sua mala é o protetor solar, pois o sol em Portugal é bastante forte nesta época do ano e é essencial que cuide da saúde da sua pele para continuar a desfrutar da sua viagem.