10 coisas para ver e fazer no Porto em fevereiro
fevereiro é um mês com menos turistas no Porto, mas com muitas coisas para fazer. Não perca tudo o que pode ver no Porto durante este mês.
Durante o mês de fevereiro poderá conhecer uma nova faceta desta cidade, popularmente conhecida como a capital do Norte de Portugal. Convido-o a familiarizar-se com os locais, planos e eventos que vou mencionar a seguir, pois todos eles oferecem entretenimento de qualidade para que possa desfrutar do Porto nos seus próprios termos, com conforto e de uma forma completamente memorável.
1. Celebrar o Dia dos Namorados com um jantar à portuguesa
O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do mês de fevereiro a nível internacional e isso é algo que Portugal sabe bem, pois tenta posicionar-se como um destino romântico tão importante e influente como Paris.
É por isso que é uma boa ideia ter um jantar romântico de comida portuguesa neste dia, se coincidir com a sua visita ao Porto durante o mês de fevereiro. Alguns locais a considerar são:
- O Café Majestic, com a sua estética Belle Epoque.
- O Café Santiago, com a sua proposta simples, mas conhecida, de comida de rua portuguesa
- A Casa da Mariquinhas, que oferece um jantar típico português com um espetáculo de fado.
Ao mesmo tempo, não é necessário sentar-se apenas num restaurante para apreciar a comida no dia 14 de fevereiro. Os melhores passeios gastronómicos do Porto são uma excelente forma de se familiarizar com o mundo culinário do Porto sem ter de abdicar dos seus interesses turísticos.
2. Desfrute de uma prova de vinhos acompanhada de um concerto de fado
Tanto o Porto como a sua vizinha do outro lado do rio, Vila Nova de Gaia, são cidades conhecidas pelas suas caves, onde é possível provar o famoso vinho do Porto e, em muitas ocasiões, desfrutar de um concerto de fado, a música tradicional portuguesa.
fevereiro é um mês ideal para visitar uma adega, não só devido à sua baixa afluência turística, mas também porque a maioria das adegas estará a oferecer provas de vinho que combinam perfeitamente com as condições climatéricas de inverno, uma vez que o vinho do Porto ideal para uma noite de verão não é normalmente o mesmo que o recomendado para uma noite fria de inverno.
Reservar uma visita guiada a uma adega, com prova de vinhos e concerto de fado é, sem dúvida, um ótimo plano para animar as noites frias de fevereiro.
3. Visita a um museu temático
O World of Discoveries é um museu com exposições mecanizadas e interactivas que se centra na história da colonização portuguesa em todo o mundo e na forte influência que as explorações portuguesas tiveram na ligação entre a Europa e o novo mundo.
Entretanto, no Museu do FC Porto, poderá percorrer os três séculos de história deste importante clube e admirar todos os troféus que o FC Porto conquistou ao longo dos anos. Ao reservar bilhetes para o Museu do FC Porto, pode também visitar o estádio do Dragão, incluindo o banco de suplentes e os balneários.
fevereiro é um mês ideal para visitar museus devido ao baixo número de turistas, pelo que pode visitar estes museus com tranquilidade, sendo também uma forma divertida e segura de fugir ao frio que caracteriza a época.
4. Festejar com os locais nos bairros mais trendy
Os meses de menor afluência turística, como fevereiro, são conhecidos no Porto por serem a época de festa por excelência. Enquanto o verão tem claramente uma vida nocturna muito significativa ao longo de toda a sua extensão, o inverno é a altura em que os portuenses saem à rua para se divertirem e fugirem à rotina.
Por isso, se procura viver a noite do Porto nos termos e tradições dos portuenses, tome nota dos melhores bairros para festejar:
- A zona das Galerias de Paris é o bairro das festas por excelência quando se trata de sair para dançar, pois a sua proximidade com a Universidade do Porto faz com que esteja muito associada à juventude portuense.
- O bairro da Ribeira, no coração do centro histórico da cidade, também está repleto de bares um pouco mais calmos e conceptuais do que os da zona universitária do Porto.
- Matosinhos e Foz do Douro são outros bairros que também têm uma vida nocturna bastante atractiva, mas tenha em conta que não estão propriamente perto do centro.
Não perca um concerto de Fado no Porto
Mas sair à noite e não assistir a um espetáculo de Fado em Portugal é um erro. Ouvir esta canção tradicional portuguesa ao vivo é um deleite para os seus ouvidos e há muitos locais que lhe permitem desfrutá-lo no Porto por um preço muito acessível.
5. Desfrute de um concerto de inverno na Casa da Música
A Casa da Música é a sala de concertos da Orquestra Nacional do Porto, bem como de duas outras orquestras filarmónicas da cidade. É um edifício moderno que, nas últimas duas décadas, se tornou um dos ícones arquitectónicos da cidade.
As orquestras que utilizam este espaço cultural como sala de concertos principal estão em pleno ciclo de actuações de inverno, durante o mês de fevereiro. Isto significa que terá sempre a oportunidade de assistir a um espetáculo, independentemente da semana do mês em que visitar o Porto.
E se gosta de música portuguesa, nada melhor do que reservar bilhetes para um concerto de Fado no Porto. Vai adorar!
6. Participar no Carnaval de Ovar
fevereiro é sinónimo de carnaval em muitas partes do mundo e, especificamente no sul do Porto, celebra-se um dos carnavais mais famosos de Portugal. Trata-se do Carnaval de Ovar, que é uma festa que se estende ao longo das 4 semanas do mês, começando com um desfile interno das escolas de samba e orquestras participantes e terminando com o concurso de carnaval.
Ou seja, durante todo o mês de fevereiro terá a oportunidade de usufruir deste carnaval que se realiza na cidade costeira de Ovar, a cerca de 40 quilómetros a sul da área metropolitana do Porto.
Esta é uma daquelas excelentes actividades para fazer com crianças no Porto, pois os fatos alegóricos que combinam elementos da cultura portuguesa com os conhecidos elementos brasileiros podem ser muito divertidos para os mais pequenos da casa.
7. Fazer compras no Mercado do Bolhão
Muitos dizem que para conhecer a verdadeira essência de um lugar é preciso fazer compras num mercado público frequentado pelos locais. É exatamente isso que uma visita ao Mercado do Bolhão lhe oferece, pois é um estabelecimento que há mais de um século abre as suas portas a todos os habitantes locais que necessitam de comprar desde carne e peixe a flores e condimentos para as suas preparações culinárias.
Ao percorrer os seus diferentes pisos, poderá ver de perto o modo de vida do quotidiano de um habitante local. Além disso, terá uma localização privilegiada devido à sua proximidade com a Avenida dos Aliados e a Rua Santa Catarina, duas das mais importantes zonas comerciais e turísticas do centro do Porto.
O meu conselho é que reserve uma visita guiada ao Porto, na qual visitará os locais mais emblemáticos da cidade, incluindo, claro, o Mercado do Bolhão.
8. Aproveite os descontos de mudança de estação
Portugal é conhecido por ter preços mais favoráveis do que muitos outros países da União Europeia, pelo menos no que diz respeito aos bens de consumo. Ao mesmo tempo, fevereiro é um mês repleto de descontos do princípio ao fim, devido à mudança de estação e à necessidade de escoar o máximo possível a mercadoria que sobrou dos meses de outono e inverno.
Centros comerciais como o Alameda Shopping são uma boa opção se estiver interessado em fazer compras num só local. Por sua vez, toda a Rua Santa Catarina é conhecida por ser a rua mais comercial de todo o Porto.
Escusado será dizer que recomendo que deixe a sessão de compras para a tarde ou para a noite. A maioria das lojas permanecerá aberta, e as restantes atracções turísticas fecham as portas por volta das 17 horas.
9. Visitar as instalações da Claus Porto
A Claus Porto é uma marca que se dedica à produção artesanal de sabonetes e perfumes há mais de 130 anos. Durante este período, a empresa afirmou-se como uma das maiores referências de qualidade e luxo no domínio da criação e comercialização de fragrâncias.
Em fevereiro, realizam-se todos os tipos de workshops sobre a confeção artesanal de sabonetes da mais alta qualidade olfactiva e estética. É também uma boa altura para aproveitar os descontos de uma das mais famosas marcas de luxo portuguesas a preços atractivos e convincentes.
A loja está situada na Rua das Flores, em pleno coração histórico da cidade. Perfeitamente adequada para uma pequena paragem no seu itinerário quando se encontra a caminhar da Torre dos Clérigos para a Sé do Porto, ou na direção oposta neste percurso.
10. Visitar os melhores museus da cidade para não apanhar frio
O Porto está repleto de museus que se relacionam com a sua extensa história ou valores arquitectónicos, bem como com a arte clássica ou moderna que se desenvolveu na sociedade portuguesa ao longo da sua história. Visitá-los pode ser uma excelente ideia durante o mês de fevereiro, pois são um escape seguro ao frio e à pouca afluência de turistas. Eis os principais:
- Museu de Serralves, pode ser uma boa alternativa se quiser conhecer um espaço dedicado à arte contemporânea num complexo urbano que tem também uma das jóias da Art Déco portuguesa.
- OMuseu Nacional Soares dos Reis, é mais aconselhável se estiver interessado nas artes decorativas portuguesas criadas entre os séculos XVII e XIX.
- Museu do Vinho do Porto, oferece-lhe a oportunidade de se familiarizar com a história da indústria vinícola da região.
- OMuseu da Fotografia do Porto pode ser uma experiência divertida, se se tiver em conta o facto de as suas instalações se situarem num antigo edifício que foi a prisão da cidade.
Temperaturas no Porto em fevereiro
O norte de Portugal tende a ter um clima mais frio do que o resto do país durante o inverno e, por isso, pode esperar temperaturas que variam entre os 10 graus Celsius e os números negativos. A temperatura média para o mês de fevereiro ronda os 8 ou 9 graus Celsius.
O número de turistas no Porto em fevereiro
fevereiro é um mês ideal para visitar o Porto sem ter de lidar com milhares e milhares de turistas por toda a cidade. Este mês já deixou para trás a época natalícia e a chegada dos turistas associada ao início da primavera ainda não começou.
Preços no Porto em fevereiro
Os preços no Porto em fevereiro são outro fator muito conveniente, pois esta é a época baixa pelo que os preços também baixam na tentativa de captar o maior número possível de turistas e consumidores. Este não é um problema no verão, pelo que a procura excessiva faz com que os preços subam rapidamente.
O que levar na mala para uma visita ao Porto em fevereiro?
O Porto em fevereiro caracteriza-se por um tempo húmido e ligeiramente chuvoso. Por esta razão, aconselho-o a levar na mala sapatos confortáveis para passear pela cidade, mas é importante que tenha ainda mais atenção aos casacos que escolher. É preferível que sejam impermeáveis e versáteis o suficiente para serem usados em todo o tipo de contextos.