Edimburgo em 2 dias: o melhor itinerário
Se está a planear uma escapadela de fim de semana a Edimburgo, este guia ajudá-lo-á a planear o seu itinerário.
48 horas em Edimburgo será tempo mais do que suficiente para ver os principais locais e desfrutar das diferentes atracções. Com este itinerário, poderá apreciar as duas partes distintas da cidade: a Cidade Velha e a Cidade Nova. Continue a ler para saber como planear as suas férias com informações úteis e práticas.
Dia 1: Explorar a parte antiga da cidade, a Cidade Velha
O primeiro dia do itinerário foi concebido exclusivamente para visitar o Castelo de Edimburgo e a Cidade Velha, um ponto de passagem obrigatório na cidade, independentemente do tempo que lá passar. É a parte mais histórica da cidade, onde a cidade teve origem e a mais pitoresca.
Poderá descobrir o centro histórico e os seus recantos e visitar alguns dos monumentos mais importantes. O que deve ver no seu primeiro dia? Bem, aqui está o que ver.
Visitar o Castelo de Edimburgo
A melhor maneira de garantir que não perde nada é reservar uma visita guiada ao Castelo de Edimburgo. Ele fica imponente numa colina nos limites da cidade e é a estrela indiscutível da cidade. É o emblema de Edimburgo, e eu diria mesmo que é a principal face da Escócia.
Recomendo que compre os bilhetes com antecedência e leia este post especial sobre como visitar o Castelo de Edimburgo para obter mais informações sobre como organizar a sua visita.
Factos e números:
- Horário de funcionamento: Aberto todos os dias do ano das 9h30 às 18h de abril a setembro e das 9h30 às 17h no resto do ano.
- Bilhetes: A entrada no castelo custa cerca de 23 euros na bilheteira e cerca de 21 euros online.
- Duração da visita: cerca de 2 horas.
Continue o dia caminhando ao longo da Royal Mile
A Royal M ile é a rua principal e a artéria da Cidade Velha. Com quase 2 quilómetros de comprimento, a Royal Mile está repleta de restaurantes e das principais lojas da cidade. Ambas as extremidades da rua ligam o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyrood.
Mas o que enlouquece todos os turistas é a possibilidade de descobrir pequenas ruas e praças, que espreitam através dos famosos "closes", becos que se abrem entre edifícios históricos. Não perca a oportunidade de as explorar você mesmo.
Além disso, se reservar um Edinburgh Ghost Bus, esta rua será incluída na excursão e poderá ouvir as histórias assustadoras que este cenário tem para oferecer.
Entre na Catedral de St. Giles
Conheça a igreja mais importante de Edimburgo, com sua fachada e interior atraentes. É conhecida pelos seus vitrais, o grande órgão e a Thistle Chapel, onde se encontra a famosa imagem do anjo a tocar gaita de foles. Pode facilmente avistá-la no seu passeio ao longo da Royal Mile, e a sua entrada é gratuita. Se quiser chegar lá com conforto, não hesite e reserve o autocarro turístico de Edimburgo.
- Horário de visita: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, aos sábados das 9h00 às 17h00 e aos domingos das 13h00 às 17h00, de maio a setembro. Todos os outros meses: de segunda a sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 17h.
Descubra o Mary King's Close
De todos os becos da Royal Mile, este beco merece uma menção especial, pois tem uma rede de becos subterrâneos. Quando a visitar, verá uma parte da cidade que guarda muitas histórias de como as pessoas viviam e morriam durante o tempo da peste, que foi tão terrível para a Escócia. De facto, uma das minhas coisas preferidas é reservar uma visita ao metro de Edimburgo.
Em particular, Mary King's Close é um passeio inigualável pelas antigas ruas comerciais e até pelos quartos das vítimas. Uma verdadeira viagem ao passado, à época em que esta doença assolou a Europa, a não perder!
- Horário de visita: de domingo a quinta-feira, das 10 às 17 horas; sexta-feira e sábado, das 10 às 21 horas.
Paragem na Victoria Street
Victoria Street é uma rua bem conhecida na Cidade Velha de Edimburgo, caracterizada por fachadas coloridas e lojas independentes. Tudo o que encontra aqui é de um nível muito elevado.
Também está dividida em dois níveis, permitindo-lhe obter diferentes perspectivas da Royal Mile e tirar as melhores fotografias da Cidade Velha. Prepare a sua máquina fotográfica.
Faça uma pausa em Grassmarket
O Grassmarket é uma praça popular que é o lar de pubs e tabernas perfeitas para aquela cerveja que você estava esperando e uma das paradas se você reservar um tour de cerveja em Edimburgo. É uma ótima maneira de descontrair do resto do seu itinerário do primeiro dia em Edimburgo.
Curiosamente, no passado, as execuções públicas eram realizadas aqui para aqueles com condenações, mas hoje a atmosfera é toda sobre comida e diversão. Você pode imaginar isso?
Procurar por 'Bobby' no cemitério Greyfiars
Um dos planos mais populares de Edimburgo é reservar um passeio pelas criptas e cemitérios assombrados. Em particular, o Greyfiars é mais famoso pela sua estátua de um pequeno e leal companheiro chamado "Bobby".
Diz a lenda que este cão acompanhou a sepultura do seu dono durante 14 anos até ser finalmente enterrado dentro das paredes do cemitério, uma vez que é contra a lei enterrar um cão num local sagrado. Em comemoração de Bobby, milhares de turistas visitam o cemitério todos os anos.
Visitar o Palácio de Holyrood
No final da Royal Mile, vai finalmente deparar-se com um dos pontos altos do itinerário: uma visita ao Palácio de Holyroodhouse. O ponto alto do Palácio são as ruínas da Abadia de Holyrood, pois era lá que os reis eram coroados nos tempos antigos.
Para além da sua bela arquitetura, é um local muito fotografado pelos amantes de espaços verdes e antigos.
- Horário de visita: diariamente, das 9h30 às 18h, de abril a outubro; nos restantes meses, encerra às 16h.
Termine o dia em Calton Hill
Que melhor maneira de terminar o seu primeiro dia de turismo do que ver o pôr do sol num dos melhores locais da cidade de Edimburgo. Calton Hill é uma colina de onde se tem uma vista panorâmica invejável. A subida não é de todo difícil e está bem planeada para que seja acessível a todos.
Do cimo, poderá avistar o monumento a Dugald Stewart em primeiro plano e, por detrás, a Cidade Velha e o Castelo de Edimburgo. E se estiver muito cansado do dia, não hesite em apanhar o autocarro turístico de Edimburgo.
Dia 2: Descobrir a Cidade Nova
No final do século XVIII, foi construída a atual parte nova da cidade de Edimburgo. Sim, claro, não é assim tão nova. Mas a realidade é que a Cidade Velha estava a tornar-se demasiado pequena para o número de pessoas que lá viviam, e as famílias mais ricas decidiram criar um subúrbio nos arredores.
É considerado uma obra-prima de planeamento urbano pelos especialistas na matéria e ainda hoje é residencial, mas também alberga áreas comerciais e de escritórios.
Começar o dia no Monumento Scott
A nossa primeira paragem pode parecer cansativa, uma vez que implica subir os 287 degraus do Monumento Scott. Esta grande estrutura citadina é um pináculo gótico com nada menos que 61 metros de altura, cuja principal atração são as 68 estátuas que representam personagens dos romances de Walter Scott.
Para além da beleza do monumento, as vistas panorâmicas são lindas a partir deste ponto da cidade. Uma recarga de energia e motivação para começar este segundo dia.
- Horário de funcionamento: de abril a setembro: diariamente das 10h às 19h. De outubro a março: diariamente das 9h às 16h.
Passeio pelos jardins de Princes Street
Continuando o nosso dia de passeio pela Princes Street, deparámo-nos com os Princes Street Gardens, que separam a Cidade Velha da Cidade Nova. São considerados o parque favorito de Edimburgo e, se estiver a pensar porquê, não demorará muito a descobrir a resposta.
Para além de ser um excelente local para relaxar no coração do centro da cidade, também se encontra a uma grande altitude que lhe permite desfrutar de vistas da Cidade Velha e do Castelo de Edimburgo. As características distintivas que toda a gente quer fotografar são o relógio floral gigante e a antiga fonte de ferro vitoriana.
Visitar a Galeria Nacional da Escócia
Uma vez terminado o seu passeio pelos jardins, encontrará ao lado a Galeria Nacional Escocesa.
Poderá aceder gratuitamente às exposições e apreciar obras de renome mundial que, mesmo que não seja um aficionado da arte, reconhecerá facilmente. Obras de El Greco, Van Gogh, Velázquez, Rembrandt ou Rubens, entre outros grandes mestres, podem ser encontradas aqui.
Descubra o charme de Dean Village
A partir daqui, vamos sair um pouco do centro para visitar Dean Village. Esta aldeia é um local encantador que vale a pena incluir no seu itinerário, uma vez que se situa junto ao rio e parece saída de um conto de fadas medieval.
Desfrutará de uma paisagem de casas de pedra e pontes, rodeada de vegetação, a apenas dez minutos a pé da Galeria Nacional da Escócia. Que tal?
Conheça as ruas principais: George Street e Rose Street
Estas avenidas são as mais famosas da Cidade Nova e um passeio por elas é verdadeiramente encantador.
Os elegantes edifícios neoclássicos e georgianos, conhecidos como terraços, e as fachadas decoradas com colunas e portas coloridas, fazem-nos sentir como se estivéssemos a entrar num verdadeiro quadro.
Não perca o Museu Nacional da Escócia
O nosso próximo ponto de interesse é o Museu Nacional da Escócia. Se quiser descobrir a história deste país desde a era dos dinossauros até à revolução tecnológica do futuro, pode fazer uma visita guiada a todas as salas de exposição.
Curiosidade: pode conhecer a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta, e ver um Tyrannosaurus rex.
- Horário de abertura: todos os dias, das 10h às 17h.
- Entrada: gratuita
Subir ao Arthur's Seat: o melhor miradouro de toda a cidade
E finalmente, a lista de coisas para ver e fazer em Edimburgo. Coroamos o dia com outro grande pôr do sol no Arthur's Seat. São cerca de 20 minutos a pé, mas se preferir, pode consultar a informação sobre o melhor autocarro turístico de Edimburgo e poupar alguma energia física. Este sítio está localizado no Holyrood Park, o ponto mais alto de Edimburgo, e é famoso pelas suas vistas verdadeiramente magníficas.
Do topo, pode brincar a identificar diferentes monumentos da cidade que percorreu nos últimos dois dias, ou olhar para o Firth of Forth. Nenhuma visita a Edimburgo está completa sem visitar esta parte da cidade.
Outras opções para o seu itinerário de dois dias em Edimburgo
É claro que a Escócia tem muito mais para oferecer, por isso aqui fica uma alternativa se tiver curiosidade em conhecer os arredores de Edimburgo.
Outra opção possível é seguir o itinerário do primeiro dia, vendo a Cidade Velha e os seus principais pontos turísticos, mas passar o segundo dia a fazer uma viagem aos arredores para ter uma visão mais abrangente do país em geral. Se for esse o caso, não perca a oportunidade de fazer os melhores passeios e excursões a partir de Edimburgo.
Se, em vez disso, preferir passar o dia a conhecer outra cidade deste belo país, deixo-lhe o post sobre como ir de Edimburgo para St Andrews ou como ir de Edimburgo para Loch Ness. Escolha a sua própria aventura!