10 coisas para ver e fazer em Edimburgo em agosto

Com os melhores festivais do ano a decorrer durante todo o mês, agosto é de longe a altura ideal para visitar Edimburgo, especialmente para aqueles que gostam de diversão e arte - aqui está tudo o que precisa de saber!

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Edimburgo em agosto

Monumento a Walter Scott | @Radu Daniel

Como já deve saber, para além de todas as coisas habituais para ver e fazer em Edimburgo, há vários festivais importantes que se realizam em agosto. Mas a capital escocesa também permite desfrutar da natureza, de belos castelos, das praias circundantes e da deliciosa cerveja artesanal que aqui se produz.

1. Conhecer a cidade num autocarro turístico

Uma boa forma de aproveitar as boas temperaturas que se fazem sentir na cidade nesta altura do ano é fazer uma visita guiada num autocarro turístico. Tem dois pisos à escolha (um coberto e outro ao ar livre) e durante o passeio pode usufruir de um áudio-guia disponível em várias línguas.

Entre os monumentos por que passará estão o Museu Nacional e o Castelo de Edimburgo e, durante 24 horas, pode subir e descer do autocarro as vezes que quiser. Uma opção perfeita para conhecer Edimburgo de uma forma cómoda e sem perder nenhum dos monumentos essenciais da cidade.

Reservar um autocarro turístico de Edimburgo

2. Faça uma viagem aos lagos e castelos das Highlands

Edimburgo é uma bela cidade para visitar, mas também recomendo que visite os seus arredores. As Highlands, também conhecidas como Terras Altas da Escócia, são uma região montanhosa no norte da Escócia que é considerada um paraíso para os amantes da natureza. Entre as suas atracções encontramos também os típicos castelos famosos da zona com paisagens idílicas, florestas densas, lagos azuis... sem dúvida, perfeitos para conhecer com as boas temperaturas!

Sugerimos-lhe que reserve uma excursão aos lagos e castelos das Highlands, situados a 50 km da capital, mais concretamente nos chamados Alpes de Arrochar, com um guia especializado que o acompanhará numa visita a alguns dos castelos mais importantes da zona, como Doune e Inveraray, entre muitas outras atracções a não perder.

Reserve a sua excursão às Terras Altas

3. Veja estes festivais de arte e cultura para visitar em agosto

Festival Internacional de Edimburgo| ©Nik Watt
Festival Internacional de Edimburgo| ©Nik Watt

Se há uma coisa pela qual Edimburgo é conhecida, é a quantidade de entretenimento e cultura oferecida aos visitantes durante o mês de agosto. Aqui estão alguns festivais que podem ser perfeitos para visitar durante os seus dias de turismo em Edimburgo, se estiver de visita em agosto.

  • Edinburgh International Festival: Música clássica, dança e teatro. As últimas três semanas de agosto são uma óptima altura para visitar Edimburgo. Este festival tem lugar nos principais teatros e salas de concertos para mostrar as principais figuras da música clássica, das artes performativas e da dança. Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no sítio Web do Festival Internacional de Edimburgo. Normalmente, estão disponíveis, com preços, desde os primeiros meses do ano.
  • Fringe Festival: O Fringe é, sem dúvida, o mais famoso dos festivais de Edimburgo em termos de celebração das artes e da cultura. Realiza-se em agosto durante quase todo o mês.

Os seus locais de atuação abrangem toda a cidade: bares, discotecas, palcos improvisados e muito mais. Pode comprar os seus bilhetes diretamente no site do Festival, embora também haja espectáculos gratuitos.

  • Festival Internacional de Cinema: caracteriza-se por uma abordagem inovadora que inclui curtas-metragens, cinema experimental e documentários de género. Este festival é especialmente famoso pela variedade de estreias que aí têm lugar. A venda de bilhetes para as projecções de curtas e longas-metragens está sujeita ao programa de cada ano e pode ser adquirida diretamente no sítio Web ou na bilheteira do local de projeção participante.

4. Royal Military Tattoo Festival - Desfrute das mais talentosas bandas militares de todo o mundo

Festival do Royal Military Tattoo| ©Dan McCarthy
Festival do Royal Military Tattoo| ©Dan McCarthy

Durante duas a três semanas em agosto, realiza-se o Royal Military Tattoo, um evento que tem por objetivo mostrar o talento de numerosos artistas de diferentes nações, mas com um foco particular: as bandas militares. O espetáculo conta com músicos, dançarinos e acrobatas, todos vestidos com uniformes luxuosos e elaborados.

Ao longo da história, pelo menos 40 nações participaram no evento e, ao longo dos anos, já se viu de tudo, desde bandas de tubos da Nova Zelândia a equipas de jovens acrobatasem motas.

Onde se realiza

Desde a sua fundação em 1950, o festival realiza-se todos os anos na esplanada do Castelo de Edimburgo e é considerado um dos eventos mais emblemáticos do calendário anual da cidade.

Como comprar bilhetes

Os bilhetes são vendidos com bastante antecedência e podem ser comprados diretamente no site do evento EdinburghTattoo. Vale a pena ter em mente que as receitas do evento são usadas para apoiar uma série de causas de caridade.

5. Para continuar a festa, confira os outros festivais em Edimburgo

Festival de Artes de Edimburgo| ©The Fruitmarket Gallery
Festival de Artes de Edimburgo| ©The Fruitmarket Gallery

Os festivais continuam sem parar durante todo o mês de agosto. Eis algumas informações sobre outros eventos internacionais menos conhecidos, mas igualmente interessantes, que pode considerar aproveitar durante a sua estadia na cidade.

Mela de Edimburgo

  • O que esperar: Fundado em 1995, este festival celebra as comunidades de minorias étnicas da cidade, incluindo tradições do Bangladesh, Índia, Paquistão, China, várias regiões de África e outras.
  • Onde: Desde 2010 que se realiza no Link Leith, com 3 palcos para eventos, zona de comida e bebida, zona de bazar e zona para crianças.
  • Bilhetes: Cerca de 5 euros por bilhete de adulto. Gratuito para crianças com menos de 12 anos.

Festival Internacional do Livro de Edimburgo

  • O que esperar: Este festival dura entre 15 a 20 dias e esgota um extenso calendário de actividades, incluindo sessões de autógrafos, palestras, debates culturais e políticos em torno de diferentes temas; têm também um programa educativo de aprendizagem para crianças.
  • Onde: Durante as últimas três semanas de agosto, na Charlotte Square.
  • Bilhetes: Os eventos para adultos podem custar entre 9 e 18 euros, enquanto os eventos para crianças custam entre 3 e 9 euros.

Festival de Arte de Edimburgo

  • O que esperar: Durante a temporada do festival, as principais galerias, museus e espaços de exposição da cidade celebram o que há de melhor e mais brilhante nas artes visuais, reunindo talentos locais e internacionais com figuras emergentes.
  • Onde: As atividades do Art Festival acontecem em locais como o Royal Botanic Gardens, Edinburgh Sculpture Workshop, The National Galleries of Scotland, Jupiter Artland e muito mais.
  • Como comprar bilhetes: A grande maioria das exposições é gratuita. É aconselhável consultar atentamente o sítio Web do programa dias antes da sua viagem para obter mais informações.

6. Passe uma tarde fazendo compras na West End Craft Fair

Feira de Artesanato de West End| ©Leonel K
Feira de Artesanato de West End| ©Leonel K

Em clima de festa, a West End Fair reúne nada menos que 100 artistas e artesãos de todos os cantos do país. O objetivo é apresentar uma seleção verdadeiramente única de jóias, roupas e muitas outras peças de vestuário contemporâneo.

Se estiver em Edimburgo por estes dias, vale bem a pena passar uma tarde a explorar as bancas. A feira decorre durante todo o mês.

Se gosta de acessórios de moda peculiares e originais, explore as lojas vintage em Stockbridge. No entanto, se estiver interessado nos saldos de verão, não deixe de visitar as lojas da Princes Street, onde todas as quintas-feiras à noite são expostos artigos com desconto.

Onde se realiza

Na zona conhecida como West End, situada no extremo ocidental do centro da cidade. É famosa pelas boutiques elegantes e pelos bares bonitos.

Como comprar os bilhetes

Não são necessários bilhetes, é um evento gratuito com entrada livre para o público.

7. agosto é o último mês para desfrutar das praias de Edimburgo

Praia de Gullane, Edimburgo| ©Rev Jacqui
Praia de Gullane, Edimburgo| ©Rev Jacqui

A orla marítima de Edimburgo é, obviamente, uma zona menos frequentada pelos turistas, que se deslocam a esta parte do país pela riqueza da história e do património cultural da cidade escocesa.

No entanto, no final de agosto, as boas temperaturas do verão começam a diminuir, pelo que é uma boa altura para desfrutar das águas.

Gullane Beach Edimburgo:

Esta zona alberga alguns dos melhores campos de golfe do país. Fica a 45 minutos de carro do centro de Edimburgo, apanhando a estrada para North Berwick. De transportes públicos, terá de apanhar o autocarro 124 na estação de St Andrew's House.

Praia de Yellowcraigs

Fica a 45 minutos de carro. De transportes públicos, pode apanhar o autocarro 124 na estação de St Andrew's House, que o levará até Yellowcraigs Parks, que fica a 20 minutos a pé da praia.

Praia de Cramond

Esta é uma bela praia localizada na orla marítima de Firth of Forth, onde se pode observar a costa a partir do passeio marítimo. É uma das praias mais próximas e fica apenas a 20 minutos de carro. Apanhe o autocarro 29 na paragem Foot Of The Mound e fica apenas a 5 minutos a pé da costa.

8. Veja os melhores bares em telhados de Edimburgo

Visitando o Rooftop 51| ©Janis M
Visitando o Rooftop 51| ©Janis M

Os bares nos telhados são um ótimo local para passar o ano inteiro, mas especialmente nas noites frescas de verão. Quer esteja à procura de algo para desfrutar com amigos, família ou para uma escapadela romântica com o seu parceiro, é o plano perfeito!

Na cidade, encontrará muitos centros que oferecem este tipo de entretenimento. Aqui estão os meus favoritos.

Nor' Loft Rooftop e Champagne Bar

Situado no telhado do Market Street Hotel, este estabelecimento oferece vistas fabulosas do Scott Monument e do Princes Street Garden, um dos melhores locais de compras da cidade.

Rooftop 51

Um bar misto interior/exterior situado no telhado do Moxy Hotel. Caracteriza-se por duas qualidades muito apelativas: a presença de um público jovem e por oferecer vistas fabulosas sobre o Castelo de Edimburgo, especialmente se o visitar durante o dia.

SKYbar

Este é um dos rooftop bars mais exclusivos da cidade. Localizado no Doubletree Hilton, o espaço é utilizado principalmente para eventos de cocktails e casamentos. Aberto ao público alguns dias por semana.

Cold Town House

Se procura um ambiente descontraído e divertido, o Cold Town é o local ideal para si. Um dos bares no telhado mais desestruturados de Edimburgo, encontrará uma vasta seleção de cerveja artesanal e pizza cozinhada em pedra antiga e fornos a lenha.

Reserve uma excursão de uísque em Edimburgo

9. Faça um passeio pelos jardins de cerveja mais bonitos da cidade

Fora do The Last Drop| ©Gary L
Fora do The Last Drop| ©Gary L

Os Jardins da Cerveja de Edimburgo são um espaço de esplanada ao estilo de um jardim de cerveja popular entre os habitantes locais. É o passeio perfeito quando o sol está a brilhar numa tarde de quarta-feira para desfrutar do bom tempo com os amigos, por isso, se estiver na cidade apenas por dois ou três dias, inclua pelo menos uma das seguintes opções.

A última gota

Se está à procura de um pub escocês tradicional, esta é uma óptima opção. Localizado na Grassmarket Square, o Last Drop é também uma óptima opção se estiver à procura de boa música à noite.

The White Hart Inn

Outro pub popular e movimentado na área de Grassmarket. Lendas urbanas dizem que o lugar é assombrado e talvez essa seja a razão de sua popularidade.

Jardim Secreto do Subway Social

Os telhados ajardinados deste local são verdadeiramente bonitos, e vale a pena uma visita apenas pelo espaço maravilhosamente iluminado à noite.

Casa da Cidade Fria

Oferece uma vasta seleção de pizza napolitana cozinhada em fornos de pedra e a lenha. Quando o céu está limpo, o telhado de enrolar do terraço deste pub é libertado para belas vistas do Castelo de Edimburgo.

Reserve uma visita guiada a Edimburgo

10. Desfrute de uma tarde tranquila no campo

Princes Street Gardens na primavera| ©Stuart Montgomery
Princes Street Gardens na primavera| ©Stuart Montgomery

O verão é a melhor altura para desfrutar dos espaços verdes e ajardinados do centro de Edimburgo. Aqui estão dois sítios que não deve perder.

Jardins da Princes Street

Considerada a área de jardim mais bonita de Edimburgo, não pode deixar a cidade sem se deitar na relva dos Princes Street Gardens ao sol.

Mesmo durante a época louca dos festivais, este espaço é muito mais calmo do que o resto da cidade, pelo que pode aproveitar para fazer um piquenique divertido com os seus amigos.

Jardim Botânico Real de Edimburgo

O espaço do Jardim Botânico está dividido em quatro áreas distintas alegóricas de quatro grandes áreas do planeta: plantas aquáticas, plantas europeias, plantas norte-americanas e plantas do hemisfério sul da América.

A melhor altura para visitar é, sem dúvida, durante o verão, quando toda a vegetação exposta está no seu melhor.