Mais sobre: Tours de fantasmas e mistérios em Edimburgo
Reza a lenda que Edimburgo está cheia de histórias sobre aparições de fantasmas e fenómenos paranormais. Cidade com fama de ser assombrada, tem sido palco de todo o tipo de episódios sobrenaturais envolvendo espectros, bruxas e outras personagens arrepiantes que provocam arrepios.
O seu horizonte gótico envolto em nevoeiro inspirou numerosas histórias de terror, algumas reais e outras lendárias, ocorridas entre os séculos XVIII e XIX, que poderá descobrir durante uma visita guiada aos recantos mais enigmáticos e sombrios da cidade. Atreve-se a fazer uma visita guiada aos fantasmas de Edimburgo?
Visita guiada "O lado negro de Edimburgo: mistérios, assassínios e lendas
Embora possa parecer, boas histórias de terror não são apenas para o Halloween. É por isso que fazer um destes passeios assustadores por Edimburgo é sempre uma boa ideia para descobrir o lado mais misterioso da cidade e fazer um plano divertido e diferente durante as suas férias. Especialmente numa cidade que tem uma reputação tão grande de eventos paranormais.
Existem muitos tipos de passeios de fantasmas por aí, mas o que eu fiz e recomendo é o Edinburgh Dark Side Walking Tour, onde um passeio a pé de 2 horas leva-o através das histórias mais assustadoras da capital escocesa contadas por um guia local muito simpático que estava sempre atento às perguntas do grupo.
Informações úteis
- Duração: 2 horas
- Língua: inglês
- Guia profissional
O que verá nesta excursão de fantasmas em Edimburgo?
A aventura começa na Cidade Velha de Edimburgo às 18h30, quando o grupo se encontra com o guia na Royal Mile (a rua principal da Cidade Velha) para iniciar o passeio a pé por este Património Mundial da UNESCO.
A Cidade Velha de Edimburgo caracteriza-se pelo seu padrão de ruas medievais, com muitas ruas estreitas e becos que conduzem a alguns dos locais emblemáticos da capital, como o castelo, o Palácio de Holyroodhouse, a Catedral de St. Giles e o edifício do Parlamento escocês.
Durante a visita, descobrirá porque é que se diz que o castelo está assombrado e quem é o espírito perturbado da Dama Verde que o habita, qual é a ponte mais sangrenta da cidade, o que se fazia com as bruxas em Edimburgo durante o século XVI ou quem era o Sr. Chisley e porque é que os edimburgueses tinham medo do seu braço direito, entre muitas outras histórias macabras.
Itinerário
- Milha Real
- Ponte Norte
- Colina de Calton
- Cemitério de Old Calton
- Cemitério de Canongate Kirk
No caminho para North Bridge, a "ponte dos mortos"
Percorrendo as ruas empedradas de Edimburgo e atravessando uma ou outra passagem sombria, chegamos à North Bridge, uma ponte que liga a Cidade Velha à Cidade Nova, apelidada de "A Ponte dos Mortos".
A história tem um tom algo perturbador: há muitos anos, no século XIX, para celebrar a inauguração da ponte, foi escolhida a mulher mais velha de Edimburgo para a atravessar, com a infelicidade de, na véspera da inauguração, a mulher ter morrido.
As autoridades não queriam que este acontecimento trágico manchasse a grande inauguração, pelo que se diz que prepararam o corpo da idosa e o colocaram numa carruagem para atravessar a North Bridge na mesma. Este facto foi considerado um mau presságio e o medo rapidamente se espalhou entre os cidadãos, que viram a ponte com alguma desconfiança, e desta anedota surgiu a sua peculiar alcunha!
Embora esta anedota possa ser um pouco spoiler, não se preocupe porque hoje em dia é um dos locais mais movimentados da cidade e durante a tarde oferece belas vistas da cidade e especialmente de Calton Hill.
Calton Hill, a colina amaldiçoada
Depois de atravessar a North Bridge, chegamos a Calton Hill, uma colina onde estão erguidos vários monumentos neoclássicos como o Monumento Nacional, o monumento a Nelson e Dugald Stewart ou o Observatório da cidade, entre outros.
Considerado Património da Humanidade, do conjunto arquitetónico de Calton Hill tem-se uma vista panorâmica espetacular sobre a cidade e pode tirar muitas fotografias. Além disso, nesta visita guiada por fantasmas em Edimburgo, descobrirá porque é que esta colina foi considerada amaldiçoada e como se realizavam aqui julgamentos de bruxas.
De uma forma ou de outra, Calton Hill é um local ligado ao sobrenatural. Para algumas pessoas, era uma colina amaldiçoada, mas para outras era um local sagrado onde ainda se celebram rituais pagãos celtas, como o "Beltane Fire Festival" em Edimburgo, que marca o início do verão.
Passeio a pé pelo cemitério de Old Calton
Este passeio fantasma por Edimburgo continua no Old Calton Burial Ground, um dos cemitérios mais impressionantes da cidade, no sopé da Calton Hill.
É um espaço rodeado de silêncio, onde as melancólicas lápides dos defuntos se misturam com a natureza, o que nos introduz nessa atmosfera sombria tão propícia para continuar a ouvir histórias misteriosas e fantasmagóricas.
Por exemplo, verá o túmulo do filósofo David Hume, de quem se diz ter feito um pacto com o diabo. Conhecerá a sua história e a dos infames ladrões de corpos Burke e Hare, que acumularam uma fortuna vendendo-os à escola de medicina de Edimburgo.
Durante o passeio, verá alguns dos monumentos honoríficos erigidos neste cemitério, como o "Monumento aos Soldados Escoceses e Americanos", relacionado com a Guerra Civil Americana, ou o "Monumento aos Mártires Políticos", em memória de cinco homens acusados, no século XVIII, de quererem difundir os ideais revolucionários franceses.
Outras pessoas famosas que estão enterradas ao lado de David Hume neste cemitério são o clérigo Dr. Robert Candlish e o editor William Blackwood.
Conhecer o Canongate Kirkyard
Outra paragem nesta excursão fantasma de Edimburgo é o Canongate Kirkyard, que remonta ao século XVII e é um dos cemitérios mais antigos da cidade.
Este cemitério abriga os túmulos de algumas das personalidades mais proeminentes da história escocesa, como o poeta Robert Fergusson, o economista Adam Smith, o filósofo Dugald Stewart ou o túmulo que inspirou Charles Dickens a criar o protagonista de seu romance "Um Conto de Natal", resultado de uma curiosa confusão. Pergunte ao seu guia! Ficará surpreendido...
O fim é aqui!
No final do passeio a pé pelo lado obscuro de Edimburgo, regressámos à Cidade Velha e, antes de partirmos, vários elementos do grupo foram a um pub escocês para uma pausa e para comer alguma comida local.
Porque é que eu recomendo esta excursão ao lado negro de Edimburgo
Como eu disse, existem muitos tours de fantasmas em Edimburgo, mas se tem uma coisa que eu destacaria nesse tour é o excelente trabalho do guia local, que de forma divertida e dinâmica condensa muitas lendas e histórias de mistério, bruxas, fantasmas e vampiros com muito detalhe, em apenas 2 horas de passeio pela capital da Escócia. É muito divertido!
Caminhando pelas ruas estreitas da Cidade Velha e da Cidade Nova de Edimburgo, contaram-nos várias destas histórias de terror para nos situar no contexto antes de vermos alguns dos pontos altos, como a Ponte Norte, Calton Hill ou os cemitérios. Gostei do equilíbrio perfeito entre narração informativa e divertida do guia.
Também nos falou de muitos locais de interesse, vimos vários monumentos e tiraram-nos fotografias e responderam a todas as perguntas que tínhamos sobre eles, pelo que ficámos muito satisfeitos com a experiência.
No final da visita, regressámos à Cidade Velha e fomos a um pub local perto da Royal Mile para comer qualquer coisa e descansar depois do passeio. Não está incluído no preço da excursão, mas estávamos com vontade de comer qualquer coisa para podermos ver as fotografias que tirámos durante a excursão e recordar os pontos altos da tarde.
Se gostou desta excursão aos fantasmas de Edimburgo, talvez esteja interessado em
Há algo especial em visitar Edimburgo. O seu castelo, a sua catedral, as suas ruas medievais que parecem saídas de um conto de fadas... Se é a primeira vez que visita a capital da Escócia e não sabe por onde começar, recomendo que leia o post As melhores coisas para ver e fazer em Edimburgo para se inspirar.
E se o que quer é mergulhar na história e cultura escocesas, onde um guia local lhe mostrará em pormenor a cidade e os seus arredores, não perca o artigo Os melhores passeios e excursões a partir de Edimburgo. Há algo para todos!