Como ir de Edimburgo ao Lago Ness

Se quiser visitar o Loch Ness e estiver de férias em Edimburgo, há muitas opções para lá chegar facilmente. A seguir, apresento-lhe todas elas para que possa escolher a que mais lhe convém.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Como ir de Edimburgo ao Lago Ness

Lago Ness | ©Leandro Neumann Ciuffo

O norte da Escócia tem uma riqueza de beleza natural que o torna um dos destinos mais populares para os turistas. De todos os lugares maravilhosos para ver, a região de Loch Ness é a que recebe a maior parte dos holofotes.

Se está a passar alguns dias a visitar tudo o que há para ver em Edimburgo, mas não quer deixar o país sem conhecer de perto este famoso lago, vou falar-lhe de todas as possibilidades que tem para chegar à região das Terras Altas e procurar o monstro mítico que habita Loch Ness.

A melhor opção

Excursão ao Lago Ness e às Highlands a partir de Edimburgo

Reservar uma viagem para Loch Ness e as Terras Altas a partir de Edimburgo

Perfeito para conhecer todos os segredos do Loch Ness e descobrir as Terras Altas, com paragens no Castelo de Stirling e na Reserva Natural de Glencoe com todo o conforto e tempo livre para explorar à vontade.

Nesta excursão de 12 horas, terá tempo para explorar o campo escocês e aprender mais sobre a região, acompanhado por um guia local especializado. Durante o dia, poderá tirar belas fotografias das vistas deslumbrantes sobre as Terras Altas e visitar o cinematográfico Castelo de Stirling, famoso por ser o local da luta de Mel Gibson no filme "Braveheart".

Mais tarde, fará um cruzeiro de uma hora no Loch Ness onde, se tiver sorte, poderá vislumbrar Nessie, o famoso monstro. Terá também algum tempo livre em algumas paragens para descobrir alguns dos típicos pubs escoceses.

Recomendado se... quiser conhecer as maravilhas das Terras Altas da Escócia em primeira mão e com conforto.

Com uma excursão organizada, a melhor opção

No Loch Ness| ©Sam Fentress
No Loch Ness| ©Sam Fentress

Não vos vou mentir, o Loch Ness não fica propriamente perto de Edimburgo. Fica a 270 quilómetros a norte da cidade, por isso, se não estiver familiarizado com a área, pode ser complicado chegar lá. É por isso que uma das melhores recomendações para ir a este enigmático lago é contratar uma excursão organizada.

Com este tipo de atividade, terá a certeza de ir acompanhado por uma pessoa que será sempre o seu guia e que se encarregará de o levar e buscar, mostrando-lhe todos os pontos de interesse e utilizando os itinerários mais rápidos.

Edimburgo tem muito para ver, mas garanto-lhe que dedicar uma parte das suas férias a conhecer estes lugares naturais valerá bem a pena. Com este tipo de passeio, demorará cerca de 3 horas a chegar ao local e terá o dia inteiro para explorar a zona e visitar as famosas Highland Mountains.

Excursão de um dia ao Loch Ness

De todas as excursões disponíveis para visitar o Loch Ness, as mais populares são as excursões de dia inteiro, que duram entre 9 e 12 horas e incluem no preço não só a transferência para a área, mas também uma visita guiada e várias paragens em áreas de interesse, como o Vale Glencoe ou as Montanhas Highland.

Viagens de 2 ou 3 dias ao norte da Escócia

Se tiver mais tempo e, para além de Edimburgo, quiser conhecer em profundidade o norte da Escócia, pode encontrar outros tipos de excursões organizadas em que passará entre 2 a 3 dias a conhecer a zona.

Com este tipo de excursão, pode ir com calma e passar o tempo que quiser a conhecer a zona dos lagos e Inverness, a capital da região. Pode também visitar outras zonas, como a ilha de Skye.

Informações práticas

  • Preço: O preço médio de uma viagem de um dia é de 60 euros, enquanto uma viagem de dois ou três dias custa cerca de 200 euros.
  • Tempo: Demora aproximadamente 3 horas para chegar ao Loch Ness a partir de Edimburgo.
  • Recomendado se... Deseja conhecer a zona em profundidade e ser guiado por um guia.

Reserve a sua excursão ao Loch Ness e às Terras Altas

De comboio, conforto e rapidez

Comboio a partir de Edimburgo| ©Train Photos
Comboio a partir de Edimburgo| ©Train Photos

Se quiser ir a Loch Ness a partir de Edimburgo de forma independente e sem excursões organizadas, uma das opções mais rápidas é provavelmente de comboio, uma vez que evitará engarrafamentos ou desvios de estrada.

No entanto, tenha em conta que o Loch Ness se encontra num cenário natural e que o comboio só vai até à cidade mais próxima, que é Inverness, pelo que, a partir daí, terá de apanhar um autocarro regional. Por conseguinte, se tenciona passar o dia no lago, recomendo que apanhe o primeiro comboio da manhã e regresse no último comboio da tarde, uma vez que a duração da viagem é normalmente de 3 horas, mais meia hora de autocarro entre Inverness e o lago, e deve planear ver tudo.

Os comboios para a região das Highlands partem da estação Edinburgh-Waverley, no centro da cidade de Edimburgo, e têm normalmente várias partidas por dia, pelo que pode escolher o horário que mais lhe convém.

Informações práticas

  • Preço: Cerca de £30 (£60 ida e volta) mais cerca de £5 para o autocarro até ao lago.
  • Tempo: 3,5 horas entre comboio e autocarro.
  • Empresas: A empresa nacional é a Scotrail.
  • Recomendado se... Quer uma forma rápida de viajar e quer viajar de forma independente.

A opção mais barata: o autocarro

Autocarro de Edimburgo| ©JJ Thompson
Autocarro de Edimburgo| ©JJ Thompson

Se procura uma forma barata de chegar a Loch Ness, uma das melhores opções é ir de autocarro. Atenção, não será a mais rápida, pois não existe uma linha direta do centro da cidade de Edimburgo para Loch Ness, pelo que terá de mudar de autocarro. No entanto, se tiver tempo e estiver disposto a passar a noite em Inverness, esta pode ser uma forma económica de ver mais do norte do país.

Para os autocarros para as Terras Altas, dirija-se a New Town, no centro de Edimburgo, onde se situa a estação rodoviária da cidade e que tem várias partidas por dia. A partir daqui, a viagem demorará cerca de 5 horas, uma vez que fará paragens pelo caminho e seguirá rotas regionais ligeiramente mais lentas.

Quando chegar a Inverness, dirija-se à Queensferry Street, a uma curta distância a pé da estação, para apanhar o segundo autocarro que o levará ao lago em menos de 30 minutos.

Informações práticas

  • Preço: Os dois autocarros custam aproximadamente 25 euros (50 ida e volta).
  • Tempo: No total, demorará cerca de 6 horas a lá chegar.
  • Empresas: As principais empresas são a First, a Stagecoach e a National Express.
  • Recomendado se... Se quiser viajar a um ritmo calmo e passar a noite na capital a um preço muito económico.

Flexibilize a sua viagem alugando um carro

Viajar de carro| ©Vladimir Proskurovskiy
Viajar de carro| ©Vladimir Proskurovskiy

Se gosta de aventura e quer visitar a Escócia de uma forma muito mais livre e sem estar preso a horários ou planos de grupo, uma das melhores opções é alugar um carro e conduzir até ao Loch Ness. No entanto, é preciso ter em atenção que esta não é a opção mais barata, uma vez que, para além dos custos de aluguer, terá de pagar a gasolina e as portagens.

No entanto, é uma boa opção, por exemplo, se estiver a viajar com amigos ou família e quiser viajar de uma forma privada e flexível. Desta forma, pode fazer as paragens que quiser e descobrir não só a zona do Loch Ness, mas todo o percurso em geral.

Além disso, existem várias empresas de aluguer para que possa escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. Só precisa de uma carta de condução válida e pode sentar-se ao volante.

Informações práticas

  • Preço: Com o aluguer do carro, a gasolina e as portagens incluídas, pode custar cerca de 60 euros (120 euros ida e volta).
  • Tempo: Seguindo os itinerários mais rápidos, pode chegar lá em 4 horas.
  • Empresas: As principais empresas de aluguer de automóveis são a Sixt, a Europcar e a Hertz.
  • Recomendado se... Pretende viajar com o seu grupo de uma forma privada e flexível.

Outros meios de transporte não recomendados

Táxi nas ruas de Edimburgo| ©Mark Morgan
Táxi nas ruas de Edimburgo| ©Mark Morgan

As melhores formas de chegar ao Lago Ness a partir de Edimburgo são através de uma excursão organizada e, depois, pode escolher entre comboio, autocarro e carro particular. No entanto, tenho a certeza de que, a dada altura, poderá ter considerado outros meios de transporte, como um avião ou um transporte privado.

No entanto, nenhuma destas duas opções é muito conveniente, devido aos seus trajectos ou preços elevados, e vou explicar-lhe porque não as recomendo a seguir.

Os táxis são demasiado caros

Por vezes, se estiver a viajar em grupo, pode ser conveniente contratar um serviço de carros privados, como os táxis, para transferências para outras cidades. No entanto, para além do facto de os táxis na Escócia já serem caros devido ao facto de terem mais de 200 quilómetros, mesmo que possa dividir o custo entre o resto do seu grupo, o custo total da viagem não será inferior a 400 euros.

De avião, nada ligado

Viajar de avião também não é a melhor opção. Claro que um avião pode levá-lo a um lugar antes de qualquer outra pessoa, mas no caso do Loch Ness não há ligações directas que o possam levar a qualquer lugar perto dele, e a maioria dos voos terá escalas.

Assim, para lá chegar, teria de viajar de Edimburgo para o aeroporto de Inverness, o que pode demorar até 6 horas, e daí apanhar um autocarro para o centro da cidade e depois um autocarro para o lago em meia hora. No total, mais de 6 horas e quase 300 euros gastos.

Melhor altura para visitar o Loch Ness

Visitar o Loch Ness| ©Michael Tyler
Visitar o Loch Ness| ©Michael Tyler

A Escócia é um lugar incrível para se ver e vale bem a pena uma visita. No entanto, se nos dirigirmos para norte, onde se encontram os seus parques naturais mais espectaculares, como o Loch Ness e as Highlands, devo avisar que o inverno não é uma das suas melhores alturas.

Embora seja tentador ver todas as paisagens nevadas, se não estivermos bem preparados, pode fazer muito frio e não aproveitaremos a experiência.

O ideal é aproveitar as férias de verão, durante os meses de junho, julho e agosto, quando o tempo está mais quente e há menos probabilidades de chuva e ventos fortes. Se vier no inverno, recomendo que opte por ficar em Edimburgo, onde, na altura do Natal, poderá encontrar planos muito mais adequados ao tempo frio.

Reserve a sua viagem para Loch Ness e as Terras Altas

Comparação dos transportes

Já tem uma ideia geral de todas as formas de chegar ao Loch Ness a partir de Edimburgo. No entanto, para o ajudar a decidir qual a melhor opção para as suas próximas férias na Escócia, eis uma tabela comparativa com todas as opções de transporte e as suas principais características:

  • Excursão organizada
  • Duração: 3 horas
  • Preço de ida e volta: entre 60 euros e 200 euros.
  • Destaques: Ideal para explorar e descobrir sem preocupações.
  • De comboio
  • Duração: 3 horas e meia
  • Preço de ida e volta: cerca de 60 euros
  • Particularidades: confortável e rápido
  • De autocarro
  • Duração: 6 horas
  • Preço de ida e volta: cerca de 50 euros.
  • Destaque: mais económico
  • De carro alugado
  • Duração: 4 horas
  • Preço ida e volta: cerca de 120€.
  • Destaque: exclusivo e flexível
  • De táxi
  • Duração: 4 horas
  • Preço ida e volta: cerca de 400€.
  • Destaque: preço demasiado elevado
  • De avião
  • Duração: 6 horas
  • Preço ida e volta: cerca de 300 euros.
  • Destaque: pouca escolha de voos directos

Seja qual for a forma como decidir vir para o norte da Escócia, não se arrependerá. Se Edimburgo já o deixou de boca aberta com o seu impressionante castelo e as suas ruelas medievais, um ambiente mais selvagem e natural vai fazê-lo apaixonar-se.

Desde opções baratas e flexíveis a opções rápidas e confortáveis, passando por transportes mais íntimos e exclusivos, a Escócia oferece muitas formas de a apreciar em profundidade. Se ficou com a ideia de uma viagem destas na cabeça, não pense duas vezes e parta à aventura para conhecer as paisagens únicas da Escócia.

Reserve a sua viagem a Loch Ness e às Terras Altas