Edimburgo em 4 dias: aproveita ao máximo a tua viagem

Se está a preparar a sua viagem a este destino de castelos e lendas, tome nota do melhor itinerário para desfrutar de Edimburgo em quatro dias. Não perca nada!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 16 minutos

Edimburgo em 4 dias: aproveita ao máximo a tua viagem

Dean Village, Edimburgo | ©cattan2011

Edimburgo é uma cidade mágica e um destino de viagem único. Se quiser desfrutar de uma cidade misteriosa, cheia de lendas antigas, da natureza mais impressionante, ou se quiser seguir os passos de Harry Potter.

Claro que recomendo que se agasalhe com um cachecol de lã escocês e que não perca a oportunidade de provar o whisky. Continue a ler para descobrir o melhor itinerário de quatro dias na cidade: nos primeiros três dias, sugiro que visite os locais imperdíveis de Edimburgo e deixo para o último dia uma visita à Nessie no seu lago das Terras Altas. Já está ansioso?

Dia 1: Edimburgo imperdível: descobrir o castelo da cidade

Jardim da Princes Street| ©Mari Smith
Jardim da Princes Street| ©Mari Smith

No primeiro dia na cidade de Edimburgo , não se pode perder o seu majestoso castelo. Mas no roteiro que preparei para si, há muito mais para ver: do Princes Street Garden ao monumento a Walter Scott, passando pela National Gallery para terminar no mítico pub "The last drop". Este primeiro dia em Edimburgo vai deixá-lo marcado.

Comece o dia com um passeio pelo Princes Street Garden

Edimburgo é uma cidade verde. A natureza está por todo o lado e é tão impressionante como os monumentos e o centro histórico. Sugiro que comece este itinerário no centro da cidade, com um passeio para apanhar ar fresco no Princes Street Garden.

No centro da cidade de Edimburgo, pode caminhar como se estivesse na natureza. O Princes Street Garden ocupa uma área de 150.000 metros quadrados, com as suas fontes e lagos. Dada a sua localização, é o ponto de partida perfeito para um primeiro contacto com a cidade.

  • Onde: O Princes Street Garden está situado na Princess Street.
  • Preço: A entrada é gratuita e está aberto todo o dia, todos os dias do ano.
  • Preciso de reservar: Não, pode chegar quando quiser e passear à vontade.

Subir os degraus do Monumento a Walter Scott

Não perca este monumento gótico dedicado a um grande das letras escocesas: Walter Scott. Este escritor recolheu e escreveu as lendas de um país cheio de histórias e mitos. Inspirado por elas, iniciou a tradição do romance histórico.

Pode visitar o monumento gratuitamente a partir do exterior, mas recomendo que entre e suba a escada em espiral. Reconhece aquelas figuras? São estátuas que representam personagens dos seus romances.

  • Onde: O Walter Scott Memorial fica no lado leste do Princes Street Garden.
  • Preço e horário de abertura: Cerca de 6 euros. O memorial está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h, e aos sábados, entre as 10h e as 16h.
  • É necessário efetuar uma reserva: Não é necessário efetuar qualquerreserva.

Reservar um passeio de autocarro por Edimburgo

Não perca as melhores pinturas da National Gallery of Scotland

Visita à Galeria Nacional da Escócia| ©Danny Navarro
Visita à Galeria Nacional da Escócia| ©Danny Navarro

Se estiver interessado em arte e história, vale a pena visitar este museu. Fica muito perto do Monumento a Walter Scott - basta caminhar pelo Princes Street Park e encontrá-lo-á num instante.

Neste enorme edifício neoclássico pode visitar obras icónicas: de Tintoretto a van Gogh, de Cezanne a Rubens. Impressionante. No interior do museu há também um café e uma loja de recordações onde pode relaxar e tomar uma bebida.

  • Onde: O museu está localizado na colina artificial The Mound.
  • Preço e horário de funcionamento: Se for em grupo, o preço é de cerca de 5 euros por pessoa. O museu está aberto diariamente das 10:00 às 17:00.
  • Precisode fazer uma reserva: Sim, recomendo que faça uma reserva antes de ir.

Uma vista do alto: Visite o Castelo de Edimburgo

A visita imperdível que não pode perder se viajar para Edimburgo é o seu famoso Castelo. Só se pode aceder a ele através da Castle Hill e da High Street. Não fica muito longe da National Gallery, por isso pode ir a pé até lá, mas aviso-o que é uma subida e tanto. Na esplanada em frente ao Castelo, pode desfrutar de uma vista espetacular sobre a cidade.

Para aproveitar ao máximo, recomendo que reserve uma visita guiada ao Castelo de Edimburgo, pois será acompanhado por um guia especializado durante uma hora e meia e não perderá nenhum pormenor da história deste lugar de grande interesse.

Logo que se entra no recinto, há uma zona onde se encontram os canhões, apontados para a costa. Aproveite e tire algumas boas fotografias (as vistas são incríveis). No recinto, também é possível ver a Capela de Santa Margarida, um dos edifícios mais antigos da cidade, as salas usadas pelos reis da Escócia e várias exposições sobre armamento medieval. Uma dica: não perca os porões onde os prisioneiros de guerra eram trancados - parece algo saído de um filme de piratas.

  • Onde: O endereço do Castelo de Edimburgo é Castlehill.
  • Preço e horário de abertura: Cerca de 21 euros. Atenção que os horários de abertura variam consoante a época do ano: entre abril e setembro, o castelo abre as portas aos turistas entre as 9h30 e as 18h, enquanto entre outubro e março fecha um pouco mais cedo, às 17h.
  • Precisode fazer uma reserva: Sim, recomendo que reserve o seu bilhete.
  • Mais informações: Leia o post Visite o Castelo de Edimburgo sem problemas.

Reserve uma visita guiada ao Castelo de Edimburgo

O mercado de Grass

Visita ao Grassmarket| ©Lukas Koster
Visita ao Grassmarket| ©Lukas Koster

Ao sair do Castelo e regressar à cidade, pode caminhar até à zona de Grassmarket. Está na hora de fazer uma pausa e comer qualquer coisa, não acha?

O Grassmarket é uma praça retangular movimentada no centro histórico: há mercados de rua, lojas, caricaturistas e, sobretudo à noite, muita vida: pode almoçar ou jantar no melhor ambiente de Edimburgo.

E se gosta de histórias antigas e de histórias de fantasmas, o Grassmarket é o centro das melhores excursões de fantasmas e mistérios de Edimburgo. Não deixe de reservar uma excursão de fantasmas em Edimburgo- é um verdadeiro prazer!

  • Onde: O Grassmarket fica no centro histórico de Edimburgo.
  • Preço: A entrada na praça é gratuita.
  • Preciso de reservar: Não, é um espaço aberto com lojas e bares. Pode ir quando quiser.

Reservar uma excursão fantasma em Edimburgo

Termine o dia com um whisky no The last drop

The last drop é um lendário pub de Edimburgo (dizem que os prisioneiros no corredor da morte costumavam ir lá para a sua última bebida, daí o nome).

Aqui pode tomar uma bebida rodeado pela história viva de Edimburgo, mas se estiver interessado nos seus whiskies únicos, recomendo que reserve uma visita guiada às melhores destilarias da zona. É uma experiência única.

  • Onde: The Last Drop fica em 74-78 Grassmarket.
  • Preço e horário de funcionamento: Depende do que você pedir! Pode estar lá todos os dias entre o meio-dia e a meia-noite, sextas e sábados até à 1h.
  • Preciso de fazer uma reserva: Não é necessário (embora seja normalmente muito movimentado).

No entanto, recomendo que reserve uma visita guiada ao The Scotch Whisky Experience com antecedência, para que possa aprender tudo sobre o espírito com um guia especializado.

Reservar uma visita guiada ao The Scotch Whisky Experience

Dia 2: Explore o coração de Edimburgo

Caminhando pela Royal Mile| ©Herbert Frank
Caminhando pela Royal Mile| ©Herbert Frank

Já tem uma ideia de Edimburgo, mas acredite em mim, a cidade ainda tem muitas surpresas reservadas para si. Hoje vamos percorrer a Royal Mile e a Cidade Velha, ver a Catedral de St Giles, o Museu do Povo e a segunda residência real de Edimburgo (Holyrood House), e terminar exatamente onde Harry Potter começou - na The Elephant House. Parece bom, não é?

Caminhe pela Royal Mile

Esta famosa rua vai do Castelo de Edimburgo até outra residência real: o Palácio de Holyroodhouse. É uma rua com muita história e muitos turistas, por isso, se quiser levar uma recordação para casa, não lhe faltará escolha. Também pode ver em primeira mão como o whisky é feito nas lojas.

É um passeio que vale a pena também porque se diz que esta rua inspirou a história de Dr. Jekyll e Mr. Hyde e porque a rua está cheia de edifícios medievais. Quando chegar à praça com a estátua do Duque de Bucceluch, pare por um momento: acabou de chegar à Catedral de St Giles.

  • Onde: A rua chama-se Royal Mile e situa-se no centro histórico de Edimburgo.
  • Preço: O passeio é gratuito, claro: as lojas e os pubs têm todos os seus próprios preços.
  • Precisode reservar: Não, basta dar um passeio e seguir o seu instinto.

Reserve o seu bilhete para o Palácio de Holyroodhouse

Paragem para ver os vitrais da Catedral de St Giles

A Catedral de St Giles (tecnicamente uma igreja) foi construída no local de um antigo santuário do século IX que ardeu num incêndio e foi reconstruído em estilo gótico. Não perca os vitrais: do interior, os vidros coloridos criam uma bela atmosfera.

Recomendo especialmente que pare por um momento para ver o teto da Capela Thistle, uma pequena capela escondida nas traseiras da igreja. Está elaboradamente decorado e tem um efeito espetacular.

  • Onde: na Royal Mile.
  • Preço e horário de funcionamento: A entrada é gratuita, embora seja sugerido um donativo de 3,50 euros e, para a visita guiada ao telhado, é necessário pagar a entrada e uma autorização para tirar fotografias. Está aberto entre as 13:00 e as 17:00.
  • Precisode fazer uma reserva? Não, não precisa.

E depois da sua visita, pode reservar uma visita às Criptas Assombradas e ao Cemitério de Edimburgo para conhecer todas as anedotas e histórias do Cemitério de Edimburgo com um guia especializado.

Reservar uma excursão às Criptas Assombradas e ao Cemitério de Edimburgo

Passeio pela Cidade Velha

Dentro do Chocolatarium,| ©SkTravel
Dentro do Chocolatarium,| ©SkTravel

Quando sair da catedral, verá que é um bairro que vale bem a pena passear. As ruas empedradas ramificam-se em ruelas estreitas e cheias de encanto. Além disso, se lhe apetecer fazer compras, há aqui lojas de licores e de roupas de lã: cachecóis, cobertores... Especialmente se viajar para Edimburgo em fevereiro ou noutros meses frios, recomendo que ponha as mãos nos seus produtos de lã escoceses. São únicos.

Encontrará produtos únicos: chocolates gourmet no Chocolatarium, moda, joalharia, café e se é o rasto do rapaz feiticeiro que o traz a Edimburgo, poderá desfrutar plenamente do seu mundo aqui: há dois museus dedicados a Harry Potter e a tudo o que está relacionado com o seu universo mágico: A Galáxia Encantada e o Museu Contexto

Embora se quiser ter a experiência completa de Harry Potter em Edimburgo, recomendo que reserve a melhor excursão para os fãs da saga Harry Potter. Vai adorar!

  • Onde: A Cidade Velha está localizada no centro da cidade.
  • Preço: É gratuito, um passeio imperdível para desfrutar à vontade. A visita guiada para desfrutar da rota do Harry Potter custa cerca de 18 euros.
  • Preciso de reservar: Não, aproveite para passear por este ambiente especial.

Reservar uma visita guiada Harry Potter

Vislumbre o local onde Harry Potter começou: Visite a Casa do Elefante

E um lugar muito especial para visitar depois destes museus de magia é um pub que se tornou famoso em todo o mundo: The Elephant House. Foi aqui que J.K. Rowling começou a escrever a história de Harry Potter, por isso é um sítio muito especial.

Com o seu interior cheio de escritores a escrever nos seus computadores e a sua fachada vermelha, a Casa do Elefante é um local obrigatório para os fãs de Harry Potter ou para os autores que procuram inspiração. Se é o seu caso, boa sorte!

  • Onde: 21 George IV Bridge.
  • Preço: Depende do que estiver a comer, claro.
  • Preciso de reservar: Não, não precisa.

Reserve uma excursão do Harry Potter

Deixe-se impressionar com uma viagem no tempo: The People's Story Museum

Se continuar a caminhar ao longo da Royal Mile, chegará ao People 's Story Museum.

É um grande edifício de pedra acinzentada com um enorme relógio na fachada. O que eu mais gostei foi de ver como os escoceses viviam há séculos atrás: ao longo dos seus três andares, são recriadas cenas de pesca, trabalhos em madeira e até cenas domésticas. Não perca a parte da cozinha.

  • Onde: 163 Royal Mile.
  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Épreciso fazer reserva: Não, a entrada é gratuita.

Impressionar-se com o Palácio de Holyroodhouse

Palácio de Holyrood| ©Doug Burns
Palácio de Holyrood| ©Doug Burns

Na Idade Média, os reis da Escócia decidiram viver num lugar menos frio e ventoso do que o Castelo de Edimburgo. Assim, no local de uma abadia do século XII, foi construída esta residência real que hoje pode ser visitada.

O Palácio de Holyroodhouse é um edifício impressionante. Não perca as salas barrocas: desde as salas de cerimónias até ao quarto real. O mobiliário, os retratos, as tapeçarias... para onde quer que se olhe, encontra-se algo que vale a pena.

Mesmo se olhar pela janela: ao lado do palácio há um parque de 260 hectares. É por isso que a vista deste palácio está incluída na mais completa viagem de autocarro por Edimburgo. A não perder.

  • Onde: Canongate, no centro histórico da cidade.
  • Preço e horário de abertura: Cerca de 21,50 euros para adultos e 12 euros para crianças. O palácio abre as portas aos turistas às 9h30 e fecha às 16h30 entre novembro e março e às 18h00 entre abril e outubro.
  • Precisode fazer uma reserva: Sim, recomendo que reserve o seu bilhete antes de ir.

Reserve o seu bilhete para o Palácio de Holyroodhouse

Terminar o dia com um belo jantar escocês

Está na altura de tomar uma bebida, não acha? Na Royal Mile vai passar por muitos pubs e restaurantes: recomendo que dê uma vista de olhos antes de entrar e deixe que o seu instinto o guie.

Gostei muito de um sítio no 167 Canongate chamado Talbooth Tavern. Como muitos sítios aqui, está cheio de histórias. É um pub escocês tradicional, calmo e com boa comida. Tem também uma boa relação qualidade/preço e algumas noites tem música ao vivo.

  • Onde: 167 Canongate, muito perto da Holyrood House.
  • Preço e horário de funcionamento: Os preços dependem do que se pede, claro, embora não seja um sítio caro. Pode ter um bom jantar por cerca de 20 euros. Aberto diariamente entre as 11h30 e as 22h.
  • Precisode fazer uma reserva: Não é necessário fazer reserva.

Dia 3: Ver uma cidade de uma época diferente

Pôr do sol em Calton Hill| ©Akulatraxas
Pôr do sol em Calton Hill| ©Akulatraxas

No terceiro dia, continuamos a percorrer esta cidade de conto de fadas... hoje vai ver porque lhe chamo isso. Prepare-se para caminhar por colinas que lembram a Grécia antiga até chegar a uma aldeia de outra época que ainda está bem viva no coração de Edimburgo: Dean Village. E muito mais!

Comece o dia com um passeio em Calton Hill

Calton Hill é uma colina com vistas deslumbrantes sobre a cidade de Edimburgo. Pode lá chegar subindo um lance de escadas diretamente da Princes Street ou através de um caminho que conduz ao lado norte do parque a partir do Royal Terrace. A pé, é um passeio, embora eu recomende que use sapatos confortáveis.

Do topo de Calton Hill pode ver-se toda a cidade. E se ainda quiser ir mais alto, pode entrar no Nelson Monument: uma torre de vigia a partir da qual pode ganhar metros para uma fotografia ainda mais incrível.

No parque encontrará monumentos neoclássicos como o National Monument: colunas que comemoram os soldados escoceses que caíram nas guerras napoleónicas. Foi inspirado no Parthenon em Atenas (mas aparentemente não houve fundos para concretizar a ideia original).

  • Onde: 32 Greenside Road.
  • Preço: A caminhada até a colina é gratuita.
  • Épreciso fazer reserva: Não, comece o dia à vontade.

Reservar o Edinburgh Sightseeing Bus

Comer em um antigo banco - Standing Order de Edimburgo

O edifício Standing Order é o local do antigo Union Bank, um antigo banco do século XIX. Agora um restaurante e pub, tem uma sala grande e salas mais pequenas onde são servidos almoços e jantares. O edifício é impressionante: vale a pena visitar nem que seja só para ver o interior.

A comida é pedida através de uma aplicação e há zonas especiais para crianças. Já agora, aqui ficam algumas sugestões que podem ser úteis se estiver a viajar para Edimburgo com crianças.

  • Onde: 62-66 George Street.
  • Preço: Depende da fome que se tem e do que se pede, mas não é um sítio caro. Pode comer por 25 ou 30 euros até às 22:00 (até às 20:00 na zona das crianças).
  • Énecessário fazer reserva?: Não oferecem serviço de reserva: quem chegar primeiro senta-se para comer, e assim sucessivamente até o local estar cheio.

Explore a história da Escócia no seu Museu Nacional

Dentro do Museu Nacional da Escócia| ©Fil.Al
Dentro do Museu Nacional da Escócia| ©Fil.Al

Este é um museu muito especial e extenso. Dê uma vista de olhos a tudo o que tem para oferecer antes de ir, caso contrário poderá perder algo que realmente lhe interessa. Desde história natural, arte e cultura de outros países até arqueologia escocesa e exposições de tecnologia. O Museu Nacional da Escócia oferece um mundo inteiro para descobrir.

Tem também uma bela loja onde pode encontrar presentes originais e típicos escoceses. É um ótimo lugar para visitar com crianças e os adultos também vão gostar.

  • Onde: Chambers Street.
  • Preço e horário de funcionamento: A entrada é gratuita e o museu está aberto entre as 10:00 e as 17:00.
  • É preciso fazerreserva: Não é necessáriofazer reserva.

Entre num cenário de conto de fadas: Water of Leith e Dean Village

Pode chegar a esta aldeia a pé dentro da cidade: tem de passar por cima de uma colina artificial (The Mound) e seguir o curso da água do rio Leith que atravessa Edimburgo, até chegar a este local que parece saído de outro tempo ou das páginas de um livro. Especialmente se viajar para Edimburgo no verão, com bom tempo, este passeio é uma experiência única.

As casas preservadas do século XVII e os moinhos que faziam funcionar as antigas fábricas da zona conferem a este passeio um encanto único. É um dos locais preferidos de Edimburgo para viver. Depois de o ver, perceberá porquê.

  • Onde: Chambers Street.
  • Preço e horário de funcionamento: A entrada é gratuita e o museu está aberto entre as 10h e as 17h.
  • Épreciso fazer reserva: Não é necessáriofazer reserva.

Não saia de Edimburgo sem visitar os seus pubs

Edimburgo é uma cidade com uma grande cultura de pubs e restaurantes. Para terminar o seu terceiro dia na cidade, recomendo-lhe que visite os pubs mais famosos do centro da cidade: todos eles têm história e ambiente, e alguns deles são baseados em lendas autênticas. Claro que, se não quiser ter dúvidas sobre que cerveja escolher ou onde ir, não hesite em reservar uma excursão de cerveja em Edimburgo.

É o caso do Maggie Dickinson, que tem uma história muito curiosa. Reza a lenda que Maggie foi condenada à morte, mas sobreviveu ao enforcamento, pelo que foi absolvida (não se pode condenar a mesma pessoa à morte duas vezes) e instalou-se no local onde hoje se encontra o pub.

O centro histórico de Edimburgo está repleto de locais com muito charme: pode escolher na Victoria Street, a rua das fachadas coloridas. Há algo para todos e em todas as formas e feitios: esplanadas, restaurantes e pequenos bares.

  • Onde: No centro histórico: os sítios mais frescos ficam em The Royal Mile ou The Grassmarket.
  • Preço e horário de abertura: Depende do local.
  • É preciso fazerreserva: Em geral, não é preciso: a cultura dos pubs é entrar naquele que lhe chamar a atenção. No entanto, os mais famosos tendem a estar muito cheios e nem sempre encontrará uma mesa.

Reserve uma excursão de cerveja em Edimburgo

Dia 4: Viva a lenda - visite o Loch Ness

A bela paisagem do Loch Ness| ©Dave Conner
A bela paisagem do Loch Ness| ©Dave Conner

Há muito para ver e fazer em Edimburgo, mas para o seu último dia recomendo uma viagem a Loch Ness, Glencoe e às Terras Altas. Se a cidade de Edimburgo o faz recuar no tempo, a paisagem rural circundante é imperdível. Existem várias excursões que fazem diferentes paragens na zona, aqui estão as que eu não perderia. O preço aproximado é de 60 euros por pessoa, embora dependa da excursão que escolher.

Estas excursões duram normalmente todo o dia e fazem várias paragens. Os meus sítios preferidos para visitar nos arredores são Fort Augustus, nas margens do Loch Ness, o Parque Nacional de Cairngorms e a cidade histórica de Pitlochry.

Existem várias opções para ir de Edimburgo a Loch Ness. As excursões organizadas são boas opções porque são muito cómodas, com um veículo e motorista privados, bem como um guia que lhe contará todas as anedotas históricas para que possa aproveitar ao máximo a viagem e não perder nada.

Primeira paragem: Loch Ness

O Lago Ness tem um lugar especial para todos os amantes do mistério e das viagens. E não é de admirar: diz-se que um monstro marinho vive sob as suas águas desde o início dos tempos. Por isso, não deixe de reservar uma viagem a Loch Ness.

As lendas em torno desta figura nunca deixaram de entusiasmar, mas quer tenha a sorte de avistar Nessie ou não, uma visita à sua casa é obrigatória para quem viaja para a região. O lago é emoldurado por colinas verdes ondulantes e a suavidade da água é tão grande quanto os olhos podem ver.

Se for curioso e quiser saber todos os pormenores, existe também um museu dedicado a este lugar mágico. É uma viagem que não esquecerá tão cedo.

Reservar uma excursão ao Loch Ness

Paragem 2: Parque Nacional de Cairngorms

O Parque Nacional de Cairngorms está repleto de trilhas, montanhas, rios e lagos. É um cenário deslumbrante para uma caminhada e, mesmo que não consiga ver tudo num só dia, vale bem a pena dar uma vista de olhos.

É o lar de cinco das montanhas mais altas do Reino Unido e de uma grande variedade de vida selvagem. É uma beleza natural que é perfeita para caminhadas. Tenha em atenção que, embora o tempo mude ao longo do ano, é geralmente muito frio. Vista-se bem e lembre-se de usar sapatos confortáveis para caminhar.

Terceira paragem: Pitlochry

Visitando Pitlochry| ©Jotawi
Visitando Pitlochry| ©Jotawi

Pitlochry é uma pequena aldeia vitoriana no início das Highlands. Tem paisagens fantásticas, o rio Tummel, florestas, castelos e uma ou outra destilaria que vale a pena visitar.

Com esta excursão, pode caminhar ao longo da Atholl Road (que lembra um pouco as ruas de pequenas aldeias nos Alpes), ir até à escada do salmão: as quedas no leito do rio Tummel permitem que estes peixes nadem rio acima até Loch Faskally na sua migração anual e apreciar as vistas de Queen's View, um belo miradouro.

  • Onde: As excursões partem normalmente de um local central no centro da cidade de Edimburgo e duram todo o dia. A excursão que inclui estas três paragens demora cerca de 12 horas.
  • Preço: Cerca de 60 euros por pessoa. O almoço não está incluído.
  • Preciso de fazer reserva: Sim, é necessário fazer reserva.

Em alternativa, pode reservar uma excursão aos lagos e castelos das Highlands ou uma excursão Outlander a partir de Edimburgo, quer seja fã da série ou não, vai adorar. Eis as minhas sugestões para uma viagem muito especial: quatro dias intensos para aproveitar ao máximo uma cidade mágica. Espero que aproveitem ao máximo e digam olá à Nessie por mim!

Reservar uma viagem aos lagos e castelos das Highlands