12 coisas para ver e fazer em Edimburgo no verão

Está de visita a Edimburgo no verão? Prepare a sua agenda, porque há muito para ver. Aqui está o que não deve perder.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

12 coisas para ver e fazer em Edimburgo no verão

Cidade Velha de Edimburgo | ©cattan2011

Edimburgo é uma cidade cujos encantos não têm estação. Mas há poucas alturas melhores para o fazer do que no verão. Não só por causa do bom tempo, mas também por causa da extraordinária atmosfera e vida cultural que toma conta da capital escocesa nos meses de verão.

Edimburgo é muitas vezes referida como a "cidade dos festivais". O verão é, sem dúvida, a altura do ano que faz jus a esta alcunha. A variedade de festivais é enorme, por isso não se vai aborrecer. Nesta lista, mostro-lhe os mais interessantes e sugiro-lhe também uma escapadinha para fazer uma pausa e afastar-se um pouco da multidão. Estas são, naturalmente, apenas algumas coisas para ver e fazer em Edimburgo, mas é preciso começar por algum lado!

1. Viagem ao coração da cultura escocesa: O Royal Edinburgh Military Tattoo

Festival do Royal Military Tattoo| ©Dan McCarthy
Festival do Royal Military Tattoo| ©Dan McCarthy

Se pretende uma imersão total na cultura escocesa, vai adorar o Royal Edinburgh Military Tattoo. Consiste num agrupamento de várias bandas militares escocesas na Esplanada do Castelo de Edimburgo, para o qual se pode contratar uma visita guiada, que mostram os seus dotes musicais ao público.

O interesse deste Festival deve-se, sobretudo, à sua localização. E devido à sua participação maciça: mais de 1.000 pessoas costumam participar nele. De resto, tudo não passa de uma exibição de folclore musical: gaitas-de-foles, tambores, pífaros... e, claro, pessoas a desfilar em trajes tradicionais escoceses.

Visitar o Castelo de Edimburgo

Se o cenário do castelo onde se desenrola o filme o fascina, recomendo que reserve algumas horas para o visitar em pormenor. Aqui pode encontrar toda a informação sobre como visitar o Castelo de Edimburgo. Se quiser a máxima comodidade, pode sempre fazer uma das muitas visitas guiadas que o levam ao interior do castelo, bem como a outros locais importantes da cidade.

Reservar uma visita guiada ao Castelo de Edimburgo

2. Uma pequena pausa: aproveite o bom tempo para visitar as Terras Altas

Excursão às Terras Altas| ©Viator
Excursão às Terras Altas| ©Viator

Que tal uma viagem às Terras Altas? É um ótimo lugar para apanhar ar fresco, apreciar o silêncio da natureza e, claro, o bom tempo.

As Terras Altas da Escócia são uma imersão na paisagem do país: extensões de terra verdejantes, costas selvagens, falésias escarpadas e belas vistas do mar e das suas ilhas.

Além disso, é nesta zona do país que se encontra o famoso Loch Ness. Não podemos garantir que verá Nessie, pois ele pode estar de férias. No entanto, prometemos que irá tirar o máximo partido da sua experiência se consultar este artigo sobre excursões às Terras Altas e ao Loch Ness.

Reservar uma excursão para as Terras Altas e Loch Ness

3. Uma viagem aterrorizante

Autocarro fantasma| ©Rubem Porto Jr
Autocarro fantasma| ©Rubem Porto Jr

Um plano diferente, e especialmente para aqueles que gostam de histórias assustadoras, é a excursão Edinburgh Ghost Bus, para a qual pode reservar os seus bilhetes com antecedência. De que se trata? Trata-se de uma excursão onde se pode conhecer as histórias de fantasmas mais assustadoras da cidade através de um guia turístico.

Um passeio de uma hora onde conhecerá em primeira mão osacontecimentos mais misteriosos que, segundo a lenda, ocorreram em lugares tão emblemáticos da cidade como o Castelo de Edimburgo, a Royal Mile e o Grassmarket.

Outro plano que também lhe pode interessar é visitar o Cemitério de Edimburgo, para o qual pode adquirir os seus bilhetes aqui. Este é um passeio a pé onde poderá conhecer histórias misteriosas de bruxas, criptas assombradas, maldições... garantimos-lhe que será assustadoramente divertido!

Reserve a sua visita às Criptas Assombradas e ao Cemitério

4. Descubra os seus lagos e castelos mais famosos

Castelo de Doune| ©Caitlin Bonnar
Castelo de Doune| ©Caitlin Bonnar

E, uma vez que estará em boa altura para fazer excursões e passeios graças ao bom tempo, sugerimos uma viagem às Terras Altas da Escócia.

A 50 km da capital, poderá visitar alguns dos castelos mais bonitos, bem como contemplar as vistas espectaculares das suas montanhas, como o Castelo de Doune e o Castelo de Inveraray, os seus lagos... que até serviram de cenário a séries famosas como Game of Thrones.

Reserve o seu passeio pelos lagos e castelos das Highlands

5. Conheça as origens do festival de Edimburgo: O Festival Internacional

Festival Internacional de Edimburgo| ©Nik Watt
Festival Internacional de Edimburgo| ©Nik Watt

Começamos com o Festival Internacional de Edimburgo, a mãe de todos os festivais culturais. Tem início na primeira semana de agosto e dura normalmente todo o mês. Durante estes dias, realizam-se todo o tipo de espectáculos, dando prioridade ao teatro, aos musicais, à dança e à ópera.

Quando referi que é a mãe de todos os festivais, não estava apenas a dizer isso. Embora tenha sido o primeiro a surgir, inúmeros festivais orbitaram à sua volta, fazendo de Edimburgo uma das cidades mais culturalmente vibrantes do mundo atual.

O Festival Internacional de Edimburgo continua a ter este enfoque na música clássica, na dança e na ópera, embora todos os festivais que enfeitam a cidade durante o mês de agosto sejam muitas vezes referidos pelo mesmo nome. No entanto, não devem ser confundidos.

Realiza-se numa multiplicidade de teatros e auditórios da cidade, embora os mais importantes sejam os seguintes:

  • Usher Hall: Especialmente dedicado a concertos de música.
  • Kings Theater: Normalmente acolhe espectáculos de ópera.
  • Royal Lyceum Theater: Destina-se a acolher espectáculos teatrais.

Informações sobre os bilhetes

O preço depende de muitas variáveis. Por um lado, depende dos artistas que vão participar no evento. Por outro lado, depende do facto de se ter ou não uma inscrição no festival. Isto significa que, mediante o pagamento de uma taxa anual, o primeiro acesso à reserva de bilhetes é seu. Existem diferentes taxas, que vão desde 60 euros até mais de 200 euros.

Se não tiveres este tipo de patrocínio, terás de esperar até que os bilhetes para o público em geral sejam disponibil izados (normalmente em abril).

Por conseguinte, se quiser comprar um bilhete de uma só vez, o preço dependerá muito do que os mecenas já escolheram. Por conseguinte, não é fácil determinar com exatidão o preço, embora se estime que, para um concerto de música clássica, os bilhetes possam ser adquiridos a partir de 40 euros.

6. Um pouco de swing com o Festival de Jazz e Blues

Festival de Jazz e Blues de Edimburgo| ©David M. Gray
Festival de Jazz e Blues de Edimburgo| ©David M. Gray

Voltando aos festivais, o Edinburgh Jazz Festival é um evento musical consagrado que anima os dias de verão da capital escocesa há mais de 40 anos. Realiza-se habitualmente na segunda quinzena de julho, durante alguns dias em que se reúnem alguns dos mais conceituados artistas de jazz e blues do mundo.

Mas isso não é tudo. O Edinburgh Jazz and Blues Festival tem também como objetivo dar a conhecer jovens talentos nestes dois estilos musicais. Assim, poderá apreciar algumas verdadeiras glórias, bem como estrelas em ascensão. Que mais se pode pedir? Talvez uma boa localização. Pode realizar este desejo porque, aproveitando o bom tempo, há um grande número de concertos a decorrer ao ar livre no centro da cidade.

Alguns deles, no entanto, têm lugar em alguns dos melhores locais para espectáculos, como o Edinburgh Festival Theatre. O preço dos bilhetes varia consoante o artista, embora seja possível obter bilhetes a partir de 15 euros.

7. Algo um pouco mais alternativo: Edinburgh Fringe Festival

Festival Fringe| ©Edinburgh
Festival Fringe| ©Edinburgh

O Edinburgh Fringe Festival é um evento intimamente relacionado com o Festival Internacional, embora decorra em paralelo. O seu objetivo original, quando surgiu no final dos anos 50, era dar voz a artistas mais alternativos do que os que faziam parte do Festival Internacional.

Isto fez com que o Fringe Festival seja hoje um dos melhores fóruns para as novas tendências no mundo das artes do espetáculo. Os géneros e os tipos de espectáculos são muito variados, embora mantendo sempre esse toque independente. Eis o que vai encontrar:

  • Teatro dramático e cómico
  • Espectáculos musicais
  • Performances
  • Teatro mímico
  • Teatro experimental
  • Espectáculos de circo
  • Espectáculos para crianças
  • Estátuas vivas
  • Artistas de rua

Os espectáculos são de rua, pelo que pode ser uma excelente forma de conhecer Edimburgo se viajar durante o mês de agosto, altura em que se realiza este evento. Quanto ao preço, paga o que quiser diretamente ao artista - exatamente o mesmo que um artista de rua!

É definitivamente um excelente plano se viajar para a Escócia em família. Já agora, se quiser planos perfeitos para crianças em Edimburgo, não perca as excursões Harry Potter em Edimburgo ou as excursões Mistérios e Lendas em Edimburgo.

Reservar uma excursão Harry Potter em Edimburgo

8. Visite as exposições do Festival de Arte de Edimburgo

Festival de Artes de Edimburgo| ©The Fruitmarket Gallery
Festival de Artes de Edimburgo| ©The Fruitmarket Gallery

Outro festival de exceção: o Edinburgh Arts Festival. Tem lugar no final de julho e decorre normalmente até ao final de agosto. É o maior evento do género na Escócia e apresenta tanto artistas de renome como talentos emergentes. Há normalmente cerca de 40 exposições, todas elas relacionadas com a arte contemporânea e abstrata.

Realiza-se em várias galerias, museus e espaços urbanos de Edimburgo, entre os quais:

Preços dos bilhetes

O preço dos bilhetes depende do local onde pretende ir. Para ter uma ideia, os bilhetes para o Museu Nacional de Arte Moderna, um dos principais locais deste festival, podem ser adquiridos a partir de 10 euros.

9. Um plano cultural: a Feira do Livro de Edimburgo

Feira do Livro de Edimburgo| ©Viator
Feira do Livro de Edimburgo| ©Viator

A Feira do Livro de Edimburgo é outro dos festivais mais famosos da capital escocesa. Realiza-se normalmente na segunda quinzena de agosto. Os números desta feira são quase inacreditáveis. Centenas de eventos têm lugar durante os cerca de 15 dias que dura. Para não falar das visitas dos autores, que se contam às dezenas.

O ponto forte deste evento é também a oferta de livros. Se gosta de se perder em estantes e montanhas de livros, este será o seu paraíso. Para além disso, há também workshops e conferências (altamente recomendadas se for fluente em inglês).

E se é um amante da literatura, fique atento, pois este festival é visitado por alguns dos melhores autores do momento. De facto, Murakami, Vargas Llosa, Paul Auster... e muitos, muitos outros já passaram por aqui!

Tudo isto tem lugar na Praça Charlotte, um dos locais de interesse da cidade, Património Mundial. Quanto aos preços, terá de pagar os workshops, as palestras e a possibilidade de ter um livro autografado pelo seu autor preferido. No entanto, os preços são geralmente acessíveis: pode obter o seu passe por apenas 4 euros.

10. O Festival Internacional de Cinema de Edimburgo é um grande festival de cinema

Festival Internacional de Cinema| ©MV
Festival Internacional de Cinema| ©MV

O Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, que se realiza desde 1947, é considerado o mais antigo festival de cinema a decorrer continuamente. Realiza-se a partir da segunda metade do mês e dura cerca de 8 ou 9 dias.

Durante estes dias, realizam-se projecções de filmes, documentários, animação e cinema experimental. Inclui também a participação de profissionais da sétima arte, bem como workshops e conferências.

A maior parte das projecções tem lugar no Filmhouse de Edimburgo, embora a abertura se realize no Festival Theater. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 9 euros e a partir de 4 euros para menores de 25 anos.

Reservar a excursão Outlander a partir de Edimburgo

11. Multiculturalismo e música com o Edinburgh Mela

Pessoas no Edinburgh Mela,| ©Edinburgh Mel
Pessoas no Edinburgh Mela,| ©Edinburgh Mel

O Edinburgh Mela realiza-se no final de agosto, um festival ideal para quem gosta de música do mundo e de diversidade cultural. "Mela" em sânscrito significa "boas-vindas" e é exatamente isso que o festival oferece: boas-vindas à música e à dança de diferentes culturas de todo o mundo.

São espectáculos ao ar livre, mas há também actividades paralelas, como um mercado multicultural e um festival de moda. O local de realização destes eventos é o Leith Links, um dos principais espaços ao ar livre da cidade.

Se viajar para Edimburgo no final de agosto, quando o ambiente festivo começa a esmorecer, talvez seja uma boa ideia vir assistir a este evento colorido. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 3 euros.

12. Saudar o verão com o Royal Highland Festival

No Centro Real das Terras Altas| ©Des Colhoun
No Centro Real das Terras Altas| ©Des Colhoun

O Royal Highland Festival é a maneira perfeita de começar o verão. Realiza-se no final de junho, sempre depois do dia 21. É uma celebração de 3 dias da Escócia rural, uma imersão no modo de vida tradicional do país, especialmente através da sua agricultura e pecuária.

É um festival que atrai milhares de pessoas todos os anos. Reúne uma vasta gama de actividades. Desde concursos de gado a mercados de artesanato. Tudo animado por música folclórica ao vivo. Realiza-se no Royal Highland Centre, situado muito perto do aeroporto de Edimburgo. Os bilhetes custam a partir de 25 euros.

Como é o tempo em Edimburgo no verão?

verão em Edimburgo| ©cattan2011
verão em Edimburgo| ©cattan2011

A melhor altura do ano para o clima é, sem dúvida, o verão. Entre junho e setembro, o tempo em Edimburgo é agradável sem ser quente. De facto, as temperaturas máximas variam geralmente entre 18 e 19 graus Celsius, enquanto as temperaturas mínimas rondam os 8 ou 9 graus Celsius.

No entanto, devido ao clima oceânico particular de Edimburgo, não devemos pensar diretamente que o verão, como em Espanha, significa tempo limpo. De facto, mesmo no verão, há mais probabilidades de céu nublado do que de sol. Só em meados de julho é que o rácio entre céu nublado e céu ensolarado atinge os 50%.

O que levar na mala

Bagagem| ©Vlada Karpovich
Bagagem| ©Vlada Karpovich

É aconselhável guardar espaço na mala para levar roupa quente, caso o tempo não esteja bom. Os Verões em Edimburgo também podem ser nublados e as temperaturas podem atingir os 8 ou 9 graus Celsius. Por isso, nunca é demais levar algumas mangas compridas, para o caso de não dar certo.

Edimburgo é muito movimentada no verão?

As ruas de Edimburgo| ©cattan2011
As ruas de Edimburgo| ©cattan2011

Sim, de facto o verão é a época mais movimentada para os turistas na cidade. O turismo é geralmente constante ao longo do ano (Edimburgo não é sazonal), mas há um ligeiro pico em meados de julho, em particular. Isto deve-se em grande parte à intensa vida cultural da cidade no verão, especialmente através dos seus muitos festivais.

Preços de Edimburgo no verão

Dinheiro europeu| ©Pixabay
Dinheiro europeu| ©Pixabay

O verão é a época do ano mais turística de Edimburgo. Muitas pessoas afluem à capital escocesa para desfrutar dos seus festivais, que funcionam como uma grande atração turística. Por conseguinte, os preços aumentam, nomeadamente os dos bilhetes e do alojamento. Para se ter uma ideia, o custo médio de um voo Madrid-Edimburgo pode ser adquirido a partir de 80 euros e ultrapassar facilmente os 200 euros.

Quanto ao alojamento, uma noite de alojamento para dois adultos durante o mês de julho está disponível a partir de 150 euros. A partir deste montante, o preço pode ir até 250 euros num hotel de três estrelas.