13 coisas para ver e fazer em Edimburgo no Natal
Se estiver de visita a Edimburgo no final do ano, não lhe faltará nada para fazer - aqui estão todas as opções disponíveis!
Edimburgo é bem conhecida como uma cidade com uma vida cultural animada, sempre cheia de eventos e festivais ao longo do ano. O Natal não é exceção. Durante esta época do ano, tal como noutros locais da Europa, realizam-se eventos emocionantes.
Se está a planear visitar a capital escocesa no Natal, terá muito por onde escolher. Música, fogo de artifício, folclore escocês, patinagem no gelo e muito mais. Trouxe-lhe as melhores coisas a fazer para aproveitar ao máximo esta época vibrante do ano. Todas elas, é claro, complementam a lista do que ver e fazer em Edimburgo em qualquer época do ano.
1. Experimente a magia do Natal e de Hogwarts ao mesmo tempo
Sabia que Edimburgo tem um papel importante na saga Harry Potter? Foi na capital escocesa que J.K. Rowling começou a escrever o seu livro e onde encontrou grande inspiração para a sua paisagem, nomeadamente em locais como o café The Elephant House.
Se viaja para a cidade com crianças ou se é fã da saga, fazer uma visita guiada a Harry Potter é uma excelente forma não só de descobrir onde Rowling escreveu e o que a inspirou, mas também de conhecer Edimburgo.
Além disso, na época do Natal, a cidade enche-se de luzes e de belas decorações, pelo que esta excursão não só acrescentará uma magia especial digna de Hogwarts, como também é uma forma original de explorar as ruas da Escócia.
2. Descubra os mistérios de Natal da Escócia
Se pensava que o Natal era uma época de luz, tranquilidade e alegria, estava parcialmente enganado. Quando a noite cai em Edimburgo, muitas excursões de mistério começam a desvendar os mitos e lendas mais assustadores da cidade, tanto no Natal como em qualquer altura do ano.
Por exemplo, sabia que o nome Ebenezer Scrooge, o protagonista de A Christmas Carol de Charles Dickens, foi escolhido pelo escritor quando o viu numa lápide no cemitério Canongate de Edimburgo? Quem seria realmente esse homem?
Se quiser aproveitar ao máximo as horas de escuridão, não há nada melhor do que uma visita guiada aos fantasmas de Edimburgo. A cidade escocesa é uma das capitais europeias do mistério, onde as lendas proliferam em cada esquina e em cada edifício.
3. Celebre a véspera de Ano Novo com o Midnight Moment
O início do Ano Novo em Edimburgo é celebrado em grande estilo com fogo de artifício que pode ser visto a partir de vários pontos da cidade, embora o melhor seja o Castelo de Edimburgo e Calton Hill.
Embora o evento principal tenha lugar à meia-noite (o chamado Midnight Moment), há espectáculos de fogo de artifício antes que pode desfrutar a partir das 22:00. Em suma, um plano ideal para desfrutar com toda a família e totalmente gratuito.
A propósito, se fores lá e ficares impressionado com o Castelo, não podes perder uma exploração mais detalhada deste impressionante monumento. Aqui pode encontrar todos os pormenores sobre a visita ao Castelo de Edimburgo.
4. Dar um passeio pelos mercados de Natal
Poucas coisas trazem mais atmosfera às ruas no Natal do que os mercados de Natal. Edimburgo não é exceção; de facto, a cidade é conhecida pelos seus interessantes mercados de Natal. Encontrá-los-á espalhados pelo centro da cidade, mas os principais são os seguintes:
- East Princes East Gardens
- À volta do Monumento a Scott
- St Andrew Swuare
- Mercado Escocês
Encontrará todas as coisas habituais que espera encontrar num mercado deste género: produtos locais, doces de Natal, comida, bebida e artesanato tradicional. O Mercado das Crianças na Praça de Santo André merece uma menção especial. É o sítio ideal para passear entre bancas cheias de brinquedos para crianças. E se lhe apetecer conhecer a cidade, mas não quiser perder toda a sua energia para desfrutar dos mercados, pode fazer uma visita guiada de autocarro turístico a Edimburgo.
Para saber mais
- Data: Os mercados começam no final de novembro e decorrem durante todo o mês de dezembro, terminando no início de janeiro.
- Horário: das 10:00 às 20:00 diariamente.
- Preço: gratuito, exceto o que comprar ou consumir.
- Localização: na zona histórica da cidade.
5. Visitar as Terras Altas no Natal? Sem dúvida!
Ver o centro da cidade de Edimburgo na época do Natal é uma obrigação, mas há muito mais do que apenas mercados, luzes, decorações e fogos de artifício nesta época do ano. É também uma óptima altura para fazer uma viagem às Terras Altas a partir de Edimburgo por duas razões: é época baixa e encontrará as montanhas cobertas de neve.
As Terras Altas são uma região montanhosa no norte da Escócia cheia de colinas, vegetação, cascatas, castelos e lendas. Em suma, um lugar absolutamente mágico que é melhor apreciado quando não há grandes multidões de pessoas.
Se quiser viver um Natal típico mas diferente, as Highlands não podem faltar no seu itinerário.
6. Patinagem no gelo
Não pode perder a pista de gelo na Praça de St Andrews, basicamente porque é considerada uma das maiores pistas de gelo da Europa. É muito interessante porque a pista tem uma forma circular e envolve a própria praça como um anel.
Além disso, é uma zona que, a partir da segunda quinzena de dezembro, tem um ambiente incrível: luzes de Natal, música e barracas de comida e bebida onde se pode apreciar um bom vinho quente.
É também uma atividade de grande interesse arquitetónico, uma vez que a Praça de St Andrews está rodeada de edifícios absolutamente deslumbrantes dos séculos XVIII e XIX. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 9 euros para adultos e 7 euros para crianças.
7. Desfrutar de um concerto de Natal na Catedral
A Catedral de Saint Giles, apesar do nome, não é realmente uma catedral propriamente dita, pois é protestante e, portanto, não é a sede de um bispo. No entanto, o seu aspeto é tão monumental como o das mais belas catedrais.
Uma boa maneira de a conhecer por dentro é assistir a um dos concertos de Natal que se realizam no seu interior. Aí, rodeado pela música do seu famoso coro e do seu órgão de 4000 tubos, poderá apreciar os seus vitrais e a beleza da sua Capela do Cardo.
Mais informações
sobre os concertos
- Data: Durante todo o mês de dezembro, embora a frequência aumente a partir da segunda quinzena do mês.
- Horário: pode variar, embora a hora mais frequente seja normalmente às 18h30m.
- Preço: depende do tipo de concerto, mas varia entre 10 e 20 euros.
- Para mais informações... Aqui pode consultar o programa de concertos de Saint Giles.
8. Desfrutar do calendário gigante do Advento
Se chegar a Edimburgo alguns dias antes de 25 de dezembro, poderá ver o deslumbrante Giant Advent Calendar. Trata-se de um mapa na fachada da Casa do Registo Geral, um belo edifício neoclássico do século XVIII que está incluído no catálogo de encantos do Património Mundial da UNESCO.
É muito interessante, especialmente porque nos países do sul da Europa, como a Espanha, não estamos tão habituados à importância que os países do norte dão ao Calendário do Advento. De facto, também é uma tradição muito importante em países como a Alemanha.
Até 24 de dezembro, a sua fachada é iluminada com imagens espectaculares de Natais passados, dia após dia, à medida que começa a contagem decrescente para o Natal. Este espetáculo de luz e cor realiza-se todos os dias, das 17 às 22 horas. Naturalmente, é totalmente gratuito.
9. Um plano com crianças: a Feira de Natal de Edimburgo
A Feira de Natal de Edimburgo realiza-se de meados de novembro a princípios de janeiro. Uma oportunidade para toda a família desfrutar das atracções de alguns dos pontos mais importantes da cidade. E tudo com um ambiente natalício cheio de luzes. Os locais onde se encontram as atracções são:
- George Street
- Jardins de Princes Street
- Praça de Santo André
Os preços dos bilhetes variam entre 1 e 6 euros. Existe uma grande variedade de passeios e atracções que vão desde a lendária Roda de Edimburgo a passeios como o Starflyer, uma atração icónica que consiste em cadeiras suspensas que voam alto.
10. Desfrute das luzes de Natal nos Jardins Botânicos de Edimburgo
Na época do Natal, toda a cidade de Edimburgo se enfeita com luzes coloridas e o Jardim Botânico é provavelmente um dos locais mais espectaculares para as ver. O Coro das Árvores e o Jardim do Fogo destacam-se pela beleza das luzes (por vezes acompanhadas de música).
As estufas vitorianas são também muito interessantes pela fantasia da sua iluminação.
O horário de entrada é a partir das 16:30 horas e os turnos são normalmente de 15 minutos. A última entrada é às 20:00, embora o Jardim Botânico feche às 22:00. Os bilhetes custam a partir de 15 euros, mas as crianças até aos 3 anos têm entrada gratuita.
11. Deslumbre-se com o espetáculo das lanternas gigantes no Jardim Zoológico de Edimburgo
Um ótimo plano se estiver a viajar para Edimburgo com crianças é ir ao espetáculo das Lanternas Gigantes. Este espetáculo tem lugar no Jardim Zoológico de Ed imburgo e consiste num festival de lanternas chinesas. Muitas das lanternas têm a forma de animais e brilham ao longo do percurso de um quilómetro que constitui as Lanternas Gigantes.
O facto de serem lanternas chinesas não significa que sejam pequenas, muito pelo contrário. Há reproduções de animais que são bastante grandes.
A conselhamo-lo a vestir-se bem, pois o espetáculo, para ser mais espetacular, realiza-se quando não há luz solar. Por conseguinte, estará mais frio. Note-se também que, apesar de estar no jardim zoológico, só poderá ver este espetáculo, a observação de animais vivos não está incluída nas Lanternas Gigantes.
Mais informações sobre as Lanternas Gigantes
- Duração: Pode assistir ao espetáculo em cerca de 1 hora e meia.
- Horário: o espetáculo começa às 16:45h e termina às 21:00h, embora a última entrada seja às 19:45h.
- Preço: a partir de 16 euros para os adultos e a partir de 10 euros para as crianças.
12. Viva a passagem de ano gaélica com o desfile de tochas
Como já deve ter visto, os escoceses estão sempre orgulhosos das suas origens. É por isso que conseguiram combinar a sua tradição gaélica pagã com costumes posteriores. O fruto desta fusão é o Hogmanay, a celebração do solstício de inverno gaélico, que em Edimburgo começa um pouco mais cedo com muitas e muitas festas. O evento mais colorido é, sem dúvida, a Torchlight Parade.
Este evento tem lugar a 30 de dezembro e consiste num desfile em massa em que cada participante transporta uma tocha. O percurso percorre a Royal Mile até ao Holyrood Park, onde tem lugar a cerimónia de encerramento. Em suma, uma atmosfera incrível, muitas gaitas de foles e tambores e, acima de tudo, muita diversão.
Se está interessado neste evento mas a sua viagem a Edimburgo não pode ser no Natal, não se preocupe - há uma celebração muito semelhante nas Ilhas Shetland, uma excelente adição à sua lista de coisas para fazer em Edimburgo em março.
13. Compre os seus presentes de Natal no Boxing Day
O Boxing Day tem lugar a 26 de dezembro e é o pontapé de saída para os saldos no Reino Unido. Esta data tem a sua origem no costume secular de oferecer artigos em caixas aos empregados. Atualmente, é a desculpa perfeita para ir às compras e aproveitar os preços mais baixos.
Há muitos sítios para o fazer em Edimburgo. Eu recomendo os seguintes:
- Princess Street: uma rua que faz parte do Património Mundial da UNESCO da cidade. É também a artéria onde se encontram as principais marcas de moda, como a Zara ou a Primark. É também onde se encontra o famoso centro comercial Waverley Mall.
- George Street: o local mais adequado para a moda e os acessórios mais exclusivos. É aqui que se concentram as principais marcas de luxo de Edimburgo.
- Grass Market: o melhor lugar para encontrar o que há de mais moderno em moda retro e vintage.