Edimburgo em 5 dias: o melhor itinerário
Se decidiu passar as suas férias em Edimburgo durante 5 dias, deixe-me dizer-lhe que terá tempo para ver toda a cidade. História, cultura, animação e até excursões nos arredores, vamos começar!
Edimburgo é uma das cidades que mais curiosidade desperta entre os turistas que visitam a Grã-Bretanha. A capital da Escócia tem muito para ver e fazer e se decidir vir durante cinco dias poderá explorar todas as suas ruas sem pressões e conhecer os seus bairros, a sua história e a sua tradição.
A cidade tem uma aura de mistério devido ao seu passado medieval e um forte contraste entre a zona antiga e a zona nova. Por isso, neste itinerário de cinco dias por Edimburgo, organizei percursos pela Cidade Velha, Cidade Nova, grandes monumentos como o Castelo de Edimburgo, excursões aos arredores e algumas surpresas se for fã de Harry Potter.
1. Dia Um Primeiro olhar sobre a Cidade Velha
Acaba de chegar a Edimburgo e, apesar de ainda ter muitos dias pela frente, sugiro que faça uma primeira experiência da cidade passando o dia a percorrer um dos seus bairros mais antigos e emblemáticos: a Cidade Velha.
Visitará um dos museus mais importantes da cidade e percorrerá as principais avenidas, terminando o dia num dos seus miradouros mais característicos.
Visitar o Museu Nacional da Escócia
Se nunca esteve na Escócia e quer aprender um pouco mais sobre a história e cultura deste impressionante país, uma das primeiras paragens que deve fazer é o Museu Nacional da Escócia.
Localizado no coração da Cidade Velha de Edimburgo, este museu é totalmente gratuito e oferece uma coleção meticulosamente curada que abrange toda a história escocesa.
O edifício tem uma fachada exterior muito interessante e marcante, resultado da fusão em 2006 do Museu Real e do Museu da Escócia. No interior, tem uma impressionante galeria de vitrais e um belo terraço no piso superior com vistas sobre a cidade.
Pode optar por visitar o museu sozinho ou seguir o percurso cronológico para compreender a passagem dos séculos. Recomendo que vá de manhã, pois o museu fecha às 17 horas.
Almoçar na Royal Mile
Depois de uma primeira manhã intensa de visitas a museus e de aprendizagem, vai querer fazer uma pausa para descansar e recarregar baterias com um saboroso almoço local.
Há muitos locais pitorescos no centro histórico de Edimburgo, mas, para hoje, tenho uma verdadeira joia reservada para si em plena Royal Mile.
É o famoso restaurante The Witchery, concebido com uma estética medieval que o transportará para a mais antiga e misteriosa Edimburgo. Lembre-se que está numa das cidades com mais lendas de fantasmas do continente, e aqui pode não só comer comida típica escocesa, mas também entrar no espírito bucólico.
Ter uma boa vista da cidade em Calton Hill
Depois do almoço, deixo a tarde livre para passear por algumas das ruas circundantes da Royal Mile e conhecer as suas ruas empedradas e a sua arquitetura envolvente. No entanto, ao fim da tarde, sugiro que vá ver o pôr do sol sobre um dos marcos mais emblemáticos de Edimburgo: Calton Hill.
A partir do local onde se encontra, estará a uma curta distância a pé desta proeminente colina que coroa toda a cidade. No topo, encontra-se um monumento neoclássico semelhante ao da cidade de Atenas. Aqui terá uma das melhores vistas de Edimburgo para terminar o seu primeiro dia.
2. Dia Mergulhe no Castelo de Edimburgo e nas suas lendas
No segundo dia, ficará a conhecer uma das maiores atracções de Edimburgo: o Castelo de Edimburgo, um dos locais mais antigos da cidade e onde a cidade foi fundada.
Poderá também visitar o Palácio, outro dos pontos turísticos obrigatórios da cidade, e terminar o dia com uma interessante degustação de whiskies locais.
Castelo de Edimburgo pela manhã
Pode dizer-se, sem exagero, que Edimburgo não seria Edimburgo sem o seu castelo. Situado no centro da cidade e coroando o final da Royal Mile. Este imponente castelo foi o local onde a cidade foi fundada e está perfeitamente preservado, tendo sido nomeado Património Mundial pela Unesco.
Uma vez que terá dias suficientes para conhecer o resto da cidade, sugiro que dedique uma manhã inteira a deixar-se conquistar por este local histórico. A sua impressionante arquitetura medieval, as suas exposições, os numerosos memoriais e o seu famoso desfiladeiro de um só merecem ser vistos à vontade.
Seja qual for a estação do ano, o castelo está sempre cheio de turistas, pois é a principal atração. Por isso, recomendo que reserves os teus bilhetes para o Castelo de Edimburgo com antecedência, para que o possas ver sem problemas. Os bilhetes custam normalmente cerca de 15 euros e está aberto todos os dias do ano.
Ver o Palácio de Holyrood e os seus terrenos
Tenho a certeza que o Castelo o deixou de boca aberta, mas há mais para ver. Há o Palácio de Holyrood , para o qual pode comprar bilhetes aqui. O Castelo e o Palácio de Edimburgo são os dois edifícios mais antigos e ficam a pouco mais de 20 minutos a pé um do outro.
Antes de entrar, pode almoçar num dos locais mais emblemáticos da zona e situado às portas do palácio, o Cafe at the Palace.
Depois de recarregar baterias, pode entrar, por cerca de 20€, no interior do Palácio e descobrir toda a sua estrutura barroca que parece saída de um conto de fadas.
À saída, se tiver tempo, pode parar para ver as incríveis ruínas da Capela de Santo António, situada no Parque Holyrood. Fica a apenas 10 minutos a pé do Castelo e de lá não só verá as ruínas de uma capela do século XV, como também terá belas vistas da cidade.
Fazer uma prova de whisky
O dia de hoje foi um dia atarefado, repleto de grandes visitas turísticas e sem parar. É por isso que, para terminar o dia, sugiro uma das actividades mais ociosas e interessantes da Escócia. De certeza que sabe que este país é um dos maiores exportadores de whisky. Esta bebida nacional pode ser consumida em todo o mundo, mas é aqui que se pode aprender mais sobre as suas nuances.
A minha sugestão é que faça uma das muitas provas de whisky espalhadas por Edimburgo, assim como provas de cerveja, onde pode experimentar várias variedades e aprender a diferenciar e a apreciar estas bebidas que o vão aquecer e terminar o dia de forma descontraída.
3. Dia Descubra a mais nova Edimburgo na Cidade Nova
Edimburgo é história e tradição e pode explorar todas as suas ruas numa típica excursão de autocarro, que pode reservar aqui; mas é também vanguardista e moderna, e não há melhor bairro para refletir isso do que a New Town, uma das zonas mais cosmopolitas da cidade.
Hoje tenho reservada para si uma manhã de compras nas principais lojas, um agradável piquenique num dos maiores parques da zona e uma tarde em que acabará a tomar uma bebida no restaurante mais exclusivo de Edimburgo.
Manhã de compras na Princes Street
Está a meio desta fantástica viagem por Edimburgo e para a manhã do seu terceiro dia preparei um passeio pelas melhores galerias da cidade.
Sugiro uma manhã de compras numa das ruas comerciais mais exclusivas de Edimburgo. Na Princes Street encontra todo o tipo de lojas e galerias com marcas internacionais e nacionais.
Não vai sair daqui sem levar para casa um mimo ou uma boa pechincha. Além disso, não se trata apenas de gastar, mas também de descobrir uma zona mais residencial e nova da cidade que lhe dará outra perspetiva do estilo de vida de Edimburgo.
Passeio e piquenique nos jardins de Princes Street
Mesmo à saída da Princes Street encontra-se um dos maiores jardins de toda a New Town. Com o nome exato de Princes Street Gardens, é um local muito agradável para dar um passeio e desfrutar de um pouco de natureza.
Para algo diferente dos outros dias, pode fazer um piquenique no parque e almoçar ao ar livre.
Perto do parque, pode encontrar lojas de comida para levar ou supermercados onde pode comprar algo simples e prático para comer no relvado.
Durante o verão em Edimburgo, este parque tende a encher, por isso, se estiver por cá e o tempo estiver bom, aproveite para desfrutar de um pequeno paraíso no meio da cidade.
Passeie pela New Town e termine com uma bebida no The Dome
Este terceiro dia está a chegar ao fim e sugiro que, antes de ir jantar, dê um passeio pelo bairro novo. Pode subir para ver o Monumento a Walter Scott, de onde terá uma bela vista de toda a New Town de Edimburgo ou, se preferir, entrar na National Gallery of Scotland, onde poderá ver os melhores exemplos da arte escocesa.
Seja qual for a sua escolha, eu encarrego-me do jantar, porque nesta zona de Edimburgo encontrará um dos melhores restaurantes da cidade: The Dome. Vais conseguir identificá-lo facilmente, pois o seu exterior parece o próprio Panteão com várias colunas neoclássicas.
No entanto, embora pareça um museu, no seu interior poderá provar alguns dos melhores pratos da gastronomia local. Se tiveres dinheiro para isso, podes comer um menu de faca e garfo por cerca de 50 euros, mas se não tiveres, apenas uma dentada para comer e uma bebida valerá a pena.
4. Dia Experimente uma Edimburgo mágica: Harry Potter, cruzeiro e muitos mistérios
Se é um cinéfilo e um fã da saga Harry Potter, está na cidade certa, pois foi aqui que J.K. Rowling deu vida à personagem icónica. Este quarto dia será passado a ver os principais cenários dos filmes, a comer no famoso café The Elephant, a fazer um cruzeiro e a terminar com uma visita assustadora aos mistérios.
Faça um passeio por todos os locais de filmagem
A cidade de Edimburgo tem sido o lar de muitos dos locais apresentados na saga Harry Potter. Se segues a história deste jovem feiticeiro e queres ver com os teus próprios olhos os locais onde se desenrolaram as grandes cenas, um dos melhores planos é reservar uma excursão que te leve por todos os pontos de referência de Harry Potter, contando-te anedotas e tirando fotografias em locais estratégicos.
Este tipo de excursões costumam durar entre 2 a 3 horas e, por menos de 20 libras, podes passar toda a manhã a percorrer Edimburgo de uma forma diferente e, sem dúvida, cheia de magia.
Almoço no café onde a magia começou
Se quiser continuar com o tema Harry Potter, não consigo pensar num lugar melhor para parar para almoçar do que The Elephant House, o café onde J.K. Rowling começou a escrever e a dar vida às histórias.
A ementa é bastante simples, com menus e almoços acessíveis. No entanto, para além da comida, o essencial desta paragem é poder sentar-se no local onde a magia de Harry Potter começou.
Embarque num cruzeiro pelo Firth of Forth
Depois do almoço, tenho um plano muito divertido para si que o colocará a bordo de um barco para um passeio de cerca de 2 horas. Trata-se de um cruzeiro que o levará a atravessar as três principais pontes de Edimburgo através do Firth of Forth.
Para lá chegar, apanhará o elétrico, que o deixará no South Queensferry Quay em apenas 20 minutos.
O passeio permite-lhe ver Edimburgo à distância e a paisagem circundante, bem como atravessar a Ponte Forth Rail, classificada como Património Mundial. O valor é de cerca de 25 euros e é a atividade perfeita para a tarde, uma vez que a noite o deixará com uma atividade que o deixará sem fôlego.
Passeio pelos mistérios
Reservei para si, para a noite do quarto dia, uma das actividades mais populares para os turistas. Uma vez que acabaram de chegar de um dia cheio de magia e mistério, que melhor maneira de o terminar do que conhecer de perto todos os mistérios e lendas que Edimburgo carrega há séculos?
A cidade oferece inúmeras visitas guiadas aos mistérios de Edimburgo, com preços que variam entre os 20 e os 40 euros, que vos levam na escuridão da noite através dos canais, túneis e becos onde, há anos, ocorreram todo o tipo de desgraças e horrores.
Edimburgo sempre se orgulhou de ser uma das cidades mais misteriosas e fantasmagóricas do continente e com este passeio pode descobrir se é real ou não, atreve-se?
5. Viagem de um dia a Loch Ness e às Terras Altas
Já viu os pontos altos da cidade de Edimburgo nos últimos dias, mas ainda há mais para ver nos arredores. Para este último dia, vou propor-lhe uma viagem de um dia inteiro onde visitará as paisagens mais emblemáticas da Escócia: o Vale de Glencoe, o Loch Ness e as deslumbrantes Terras Altas.
Descubra o incrível vale de Glencoe
Existem numerosas excursões e passeios para as Terras Altas, Loch Ness e outras paisagens escocesas. Muitas destas rotas passam por uma das paisagens mais incríveis do país, o Vale de Glencoe, a porta de entrada para as famosas Terras Altas e moldado por vulcões e glaciares ao longo dos séculos.
Este incrível ambiente natural fica apenas a 2 horas da capital e a maioria das excursões faz uma paragem para lhe permitir passar algum tempo a percorrer o vale e a tirar fotografias de um local tão incrível que foi cenário de vários filmes de James Bond.
Entre no coração das Terras Altas
As Ter ras Altas são uma região por direito próprio e são um dos maiores parques naturais da Grã-Bretanha. Com excursões que partem de Edimburgo, pode visitar algumas das paisagens mais emblemáticas e ver de perto estas imponentes montanhas num veículo adequado a todos os tipos de terreno.
Faça uma visita ao Monstro do Lago Ness
Para terminar o passeio, a maioria das excursões pára num dos seus marcos mais famosos, o Loch Ness. Este local ganhou enorme fama devido a uma lenda que diz que nas suas profundezas se encontra um monstro antigo.
Não posso garantir que verá monstros, mas a vista do lago com as montanhas ao fundo é um dos melhores postais para terminar a sua visita a Edimburgo.