10 coisas para ver e fazer em Edimburgo em fevereiro
A capital da Escócia é a segunda cidade mais visitada do Reino Unido, e com boas razões para isso. Aqui está uma lista de todas as coisas para fazer em fevereiro
Com o seu famoso castelo e ruelas empedradas, a capital da Escócia é uma das cidades mais visitadas da ilha e tanto a cidade como os seus arredores têm paisagens de cortar a respiração.
Se decidir viajar fora de época e vir de férias durante o mês de fevereiro, há muitas coisas a fazer para conhecer melhor Edimburgo. O frio deste mês não abranda o ritmo: festivais, torneios, o Ano Novo Chinês e belas paisagens nevadas são apenas algumas das coisas que o esperam, vamos começar?
1. Aproveite a escuridão para fazer uma visita guiada por fantasmas
Edimburgo é, sem dúvida, uma das cidades mais lendárias e misteriosas do continente. Tornou-se conhecida como a cidade assombrada devido a todas as histórias de fantasmas e bruxas que se contam nas suas ruas. Se gosta de todo este ambiente e vem em fevereiro, está com sorte.
Durante os meses de inverno, tende a escurecer muito mais cedo e, por volta das 18 horas, está completamente escuro. Todo o ambiente é propício para fazer uma das visitas guiadas de Edimburgo, fantasmas e mistérios, ou reservar o Edinburgh Ghost Bus. Ficará a conhecer as histórias mais macabras num tempo frio, escuro e nublado.
Sem dúvida, o melhor tempo para ficar por dentro de todas essas histórias que lhe vão causar arrepios.
2. Experimente uma degustação de whisky para se aquecer
Não estou a brincar. Em fevereiro pode ficar bastante frio em Edimburgo. No entanto, os habitantes locais têm um produto que o pode aquecer rapidamente: o whisky. Originário da Escócia, este licor tem sido o seu porta-estandarte durante gerações e, se estiver de visita à capital em fevereiro, saiba que um dos melhores planos é reservar uma visita guiada ao The Scotch Whisky Experience.
Com o tempo frio, experimentar diferentes amostras destes licores vai aquecê-lo rapidamente, mas também permitir-lhe-á conhecer um pouco mais sobre a cultura deste belo e bucólico país. Quer se trate de uma excursão ou degustação de whisky, de uma excursão de cerveja ou de uma visita a um dos emblemáticos pubs do país, é uma experiência que certamente o manterá entretido e afastará o frio.
3. Proteja-se do frio num autocarro de turismo
Edimburgo é uma cidade que, só de passear pelas suas ruas e ver a sua arquitetura espetacular, o deixará apaixonado e impressionado. É claro que, se vier por alguns dias e estiver bem agasalhado, vai querer poder entrar em todas as atracções turísticas de Edimburgo.
No entanto, se achar que fevereiro é demasiado frio para andar ao ar livre todo o dia, um dos melhores planos é reservar uma excursão de autocarro turístico.
Este tipo de transporte adapta-se facilmente ao clima. Enquanto no verão o tejadilho se torna convertível para fazer face ao calor, em meses como fevereiro, quando as temperaturas rondam os 7-8 graus Celsius, o autocarro é coberto e transforma-se num abrigo com grandes janelas a partir das quais se pode percorrer os principais pontos turísticos e parar para tirar fotografias. Além disso, estas visitas guiadas a Edimburgo duram geralmente 24 horas. Têm paragens gratuitas e pode subir e descer as vezes que quiser com o seu bilhete.
4. Aproveite a época baixa para ter uma boa vista do Castelo de Edimburgo
Se vier a Edimburgo em fevereiro, notará imediatamente que não é uma altura em que muitos turistas queiram tirar férias. Este facto, longe de ser um impedimento, é um dos grandes pontos fortes de Edimburgo. Pode vencer o frio vestindo roupas quentes e, com este problema resolvido, pode desfrutar de uma cidade praticamente só para si.
Durante a época de inverno, muitos museus e monumentos estão praticamente vazios e pode apreciá-los sem filas. É uma verdadeira delícia poder visitar o Castelo de Edimburgo sem multidões e numa estação que lhe dá um ar ainda mais assustador.
Além disso, muitos dos museus do centro são gratuitos, como o Museu Nacional, por isso não há desculpa para uma maratona de cultura e história.
5. Faça uma caminhada para ver a paisagem campestre invernal
Se há uma coisa que a Escócia tem, é um ambiente natural inigualável. Os seus vastos pântanos e vales verdes tornaram-na num cenário de filmes durante décadas. Além disso, a partir de Edimburgo, está-se apenas a um dia de viagem de ida e volta.
Reservar uma viagem às Terras Altas ou ao Loch Ness, por exemplo, pode ser feito durante todo o ano, mas posso garantir-lhe que em fevereiro ficará maravilhado. Ver as paisagens nevadas com os seus próprios olhos fará com que se sinta como se estivesse noutro planeta. Alguns dos destinos estão completamente cobertos por um manto de neve que o transportará para um local deGame of Thrones ou Outlander
Existem inúmeras excursões que o levam a percorrer estas paisagens espectaculares num dia, como a Outlander location tour. Também têm um guia local e um veículo que pode atravessar as superfícies geladas, levando-o aos melhores locais para se apaixonar pelo encanto desta terra.
6. Celebre um Dia dos Namorados romântico
Não se pode esquecer que fevereiro é o mês do amor e, tal como em muitas partes do mundo, em Edimburgo é celebrado em grande estilo. Se veio passar alguns dias de fevereiro com o seu parceiro nesta bela cidade, deve aproveitar para fazer alguns dos planos mais românticos.
Para além de comprar flores e oferecer cartões de felicitações, Edimburgo tem várias coisas que pode fazer para que o seu parceiro se apaixone por si:
- Vero pôr do sol de um dos seus miradouros: Edimburgo tem uma das arquitecturas mais impressionantes de todo o país. Muitas pessoas viajam para cá só para poderem passear pelas suas ruas e sentirem-se como se estivessem noutra época. O que pode ser mais romântico do que subir às alturas e ver tudo de cima? A cidade tem dois belíssimos miradouros, Calton Hill e Arthur's Seat, ambos de fácil acesso e que serão um encontro inesquecível.
- Dê um passeio íntimo: As paisagens e os arredores de Edimburgo inspiraram muitos autores a escrever as suas obras fantásticas e românticas. A natureza verde e frondosa desta terra é ideal se quiser ter um encontro especial com o seu parceiro. É por isso que uma das melhores coisas a fazer no Dia dos Namorados é sair da agitação da cidade e dar um passeio íntimo nos subúrbios, em zonas como o belo Dr. Neil's Garden Park em Duddingston ou o trilho de Water of Leith.
- Desfrutarde um jantar romântico: Não há nada mais romântico do que jantar num bom restaurante. Edimburgo tem uma série de locais para a ocasião e, no dia 14 de fevereiro, pode encontrar menus especiais para casais para tornar a noite num final de noite perfeito. Um dos melhores restaurantes da cidade é o The Witchery by The Castle, que tem uma decoração espetacular e uma excelente oferta gastronómica. Outro sítio onde pode reservar é o Hard Rock Cafe em Edimburgo. Fica muito perto da Princess Street.
7. Assistir ao Edinburgh Mountain Film Festival
É um entusiasta da natureza e da montanha? Se vier a Edimburgo em fevereiro, é provável que esteja demasiado frio para fazer uma caminhada nas suas deslumbrantes paisagens. No entanto, há uma opção que abraça a arte e o ar livre e que o manterá ao abrigo durante algumas horas: o Edinburgh Mountain Film Festival.
Todos os anos, durante os primeiros dias de fevereiro, este festival realiza-se para premiar e mostrar todos os filmes documentais com um tema de montanha, natureza e ar livre. Por vezes, há filmes de ficção e, noutras ocasiões, documentários reais sobre a superação de desafios e esforços.
Os filmes são em inglês, mas se não falar inglês, não se preocupe! O mais impressionante é o que se vê no ecrã. É, sem dúvida, um plano ideal se quiser ver mais de perto o belo ambiente natural da Escócia a partir do conforto de uma poltrona. Basta verificar as datas de cada ano e comprar os bilhetes por cerca de 15 euros para o dia em que pretende assistir. Normalmente, realiza-se todos os anos no George Square Lecture Theatre.
8. Experimente o Scottish Snowdrop Festival, o primeiro anúncio da primavera
fevereiro é um dos momentos da natureza mais aguardados por todos os escoceses. Durante este mês, começam a brotar as primeiras hastes de snowdrops, belas e delicadas flores brancas que anunciam a chegada da primavera, pois são as primeiras a crescer na estação.
Se vier a Edimburgo em fevereiro, não pode perder este espetáculo natural dando um passeio pelos Jardins Botânicos. Durante todo o mês e parte de março, quando há maior número de campainhas azuis, há passeios programados de cerca de 3 horas à volta do jardim, explicando as características desta flor e podendo ver de perto as grandes plantações.
Além disso, graças a um guia especializado, poderá descobrir as diferentes espécies e os pontos estratégicos do local onde as pode encontrar. Se quiser inscrever-se para assistir a este tipo de espetáculo, pode fazê-lo em qualquer manhã por cerca de 10 euros.
9. Delicie-se com uma refeição reconfortante
A cozinha escocesa é uma das mais saborosas e reconfortantes de todo o arquipélago. Embora tenha muitas sobreposições com a comida inglesa, a Escócia não gosta de passar fome, e isso reflecte-se nos pratos. A maior parte das receitas estrela tem a ver com caça, peixe marinado e todo o tipo de guisados que nos mantêm quentes.
Não consigo pensar num plano melhor para um dia frio durante a sua visita a Edimburgo em fevereiro do que ir a um dos pubs locais e provar alguns dos pratos mais característicos.
Há algo para todos os gostos e sabores, mas alguns dos que pode achar mais reconfortantes durante a sua visita em fevereiro são:
- Haggis: um prato tradicional à base de entranhas de caça e carne de caça.
- Scotch broth: uma sopa de borrego com legumes da época.
- Partan bree: um saboroso guisado de marisco.
- Cullen Skink: um potente guisado de peixe fumado com cebola e batata.
- Haddock: um prato de pescada.
10. Celebrar o Ano Novo Chinês
No dia 1 de janeiro, Edimburgo celebra a chegada do novo ano com uma festa espetacular, tal como todos os outros países do continente. No entanto, em fevereiro, há outra celebração que poderá testemunhar se vier durante esse mês: a celebração do Ano Novo Chinês.
Desde o final de janeiro até ao final de fevereiro, toda a cidade se veste de vermelho para dar as boas-vindas ao novo ano oriental, organizando numerosas actividades, desfiles, exposições e eventos.
Sem dúvida, um dos mais importantes tem lugar na Edinburgh Castle Square, que se veste de vermelho para assistir a um dos maiores desfiles da festa, com dragões, trajes originais e muita música. Poderá também ouvir a própria Orquestra Sinfónica de Edimburgo atuar ao vivo na companhia de artistas orientais. Fique atento à data do Ano Novo Chinês da próxima vez que estiver em Edimburgo, em fevereiro, para desfrutar desta demonstração de magia e tradição.
Edimburgo tempo em fevereiro
Edimburgo tem muito para ver e fazer, mas como já deve ter adivinhado, devido à sua localização, é uma cidade onde o inverno é rigoroso. Enquanto no verão as temperaturas podem atingir os 20 graus Celsius, no inverno as temperaturas situam-se normalmente entre os 2 e os 5 graus Celsius durante todo o dia. Esta é uma das razões pelas quais muitas pessoas decidem não viajar durante este mês para conhecer a cidade.
No entanto, todas as nuvens têm um lado positivo e, com roupas quentes e calçado impermeável, pode desfrutar da bela atmosfera de inverno e de uma cidade muito menos cheia do que nos meses "mais quentes".