Mais sobre: Tours de Harry Potter em Edimburgo
Sabias que o próprio Lord Voldemort está enterrado no cemitério de Edimburgo? Sabias que se recebesses uma carta de admissão em Hogwarts, o Castelo de Edimburgo seria certamente o teu destino final? Foi nas ruas de Edimburgo que J. K. Rowling encontrou inspiração para o cenário dos seus romances. Ao descobrir isso, o meu desejo de visitar a cidade aumentou instantaneamente.
A melhor visita guiada à Edimburgo de Harry Potter
Quer seja fã da saga ou não, esta visita guiada de Harry Potter em Edimburgo é uma experiência que irá apreciar, porque não só irá ouvir histórias sobre a mais famosa história de feiticeiros de todos os tempos, como também irá ver alguns dos marcos mais emblemáticos da cidade ao longo do caminho.
A escritora já tinha a história de Harry delineada quando se mudou para a capital escocesa, mas nas suas páginas faltava realismo, lugares e nomes para ambientar a história do jovem feiticeiro.
Em Edimburgo encontrou todos esses pormenores; enquanto se sentava nos cafés da cidade, concebeu a forma final do Beco Diagonal, enquanto passeava pelo Castelo de Edimburgo, começou a decidir como seria a escola de Hogwarts e, quando não sabia que nome dar às suas personagens, limitava-se a dar um passeio pelo cemitério da cidade.
Esta excursão de Harry Potter a Edimburgo, por 22 €, é uma das excursões a pé mais populares de Edimburgo, pelo que recomendo que reserve com antecedência. Depois de efetuar a reserva online, receberá um e-mail de confirmação com os detalhes do ponto de encontro. Se tiver algum imprevisto, pode cancelar com 24 horas de antecedência.
Informações úteis
- O preço é de 22.
- Disponível em espanhol, inglês e alemão
- Duração aproximada de duas horas
- As crianças com menos de 5 anos de idade podem participar gratuitamente na visita guiada.
- A visita é um passeio a pé por zonas estreitas e íngremes
O que verá na visita guiada do Harry Potter
Antes de mais, uma palavra de aviso: a importância de Edimburgo em relação a Harry Potter tem vindo a crescer. Muitos dos locais da cidade que estão associados à saga foram confirmados pela autora como inspiradores, mas outros são fruto do imaginário coletivo. Por isso, é importante visitá-los todos numa visita guiada em que um especialista separa a lenda da verdade. De qualquer forma, aqui estão os principais pontos da rota de Harry Potter por Edimburgo:
Spoon Coffee Shop
Até há pouco tempo, este café na Nicholson Street (antigo Nicholson Café) tinha uma placa que indicava que o primeiro andar do café era o local onde J. K. Rowling escreveu alguns dos capítulos de Harry Potter. De facto, este foi um dos locais frequentados pela autora quando chegou a Edimburgo com a sua filha pequena.
O Café Elephant House
A escritora passou um tempo considerável neste café, The Elephant House, a escrever a saga, mas não significa (como anunciado no local) que tenha sido aqui que concebeu a ideia.
Escola George Heriot
Diz-se frequentemente que foi no Castelo de Edimburgo que a autora encontrou a inspiração para a Escola de Hogwarts, uma vez que está situado no topo de uma colina, tal como o castelo dos livros. No entanto, o autor afirmou que foi sobretudo este edifício (originalmente um orfanato e atualmente uma das escolas mais caras da cidade) que serviu de inspiração para a Escola de Magia e Bruxaria.
Cemitério de Greyfriar
Provavelmente já te perguntaste de onde vieram nomes como Tom Riddle e McGonagall. Algumas das campas deste cemitério têm a resposta e é também um local (isto é apenas uma nota pessoal) onde se pode facilmente imaginar a cena no final do Torneio Triwizard.
Victoria Street, Candlemaker Row ou Cockburn Street
O Diagon Alley não podia faltar neste percurso. Estas são algumas das ruas que mais visualmente se relacionam com o local onde os feiticeiros compram os seus livros e material escolar. É verdade que Rowling gostava de passear na zona, mas não confirmou nem desmentiu que o beco tenha sido inspirado nestas ruas. Em todo o caso, é um passeio encantador.
Hotel Balmoral
Este é o local onde a saga foi concluída em 2007. O quarto 552 tem agora o nome de J.K. Rowling Suite e é alugado por um preço "modesto" a fãs abastados da saga.
Universidade de Edimburgo
Esta universidade tem uma das cerimónias de graduação mais especiais que existem. Durante a cerimónia, os estudantes recebem um toque do chapéu histórico. Soa familiar?
Parque Meadows
Inventar as regras de um desporto é uma tarefa difícil, mas no caso de J. K. Rowling, não é só pela emoção da saga. Neste parque, joga-se todos os fins-de-semana uma versão de Quidditch numa vassoura, infelizmente não voadora.
Câmara Municipal de Edimburgo
Se olhar com atenção, perto da Câmara Municipal, encontrará um azulejo no chão com as marcas das mãos da autora. Ela colocou-as lá em 2008, quando a cidade lhe atribuiu um prémio pela sua contribuição para o turismo da cidade.
Dica de viajante da Ana
Se quiser fazer o trilho do Harry Potter sozinho, pegue num mapa da cidade e anote os locais - apesar de perder as histórias, não será difícil.
Se estiveres interessado em fazer a excursão Harry Potter Edimburgo, também te vai interessar
Relacionar um lugar real com uma lenda ou uma história é a maneira mais fácil de recordar os seus pontos de interesse e de o fazer ficar um pouco mais na sua memória. Se gostou da experiência Harry Potter em Edimburgo, não pode deixar de conhecer a maior lenda do país: o Monstro do Lago Ness.
Para isso, terá de percorrer alguns quilómetros de estrada, mas existem várias excursões organizadas que lhe permitirão descobrir, durante um ou dois dias, os segredos das Terras Altas da Escócia, situadas a cerca de três horas de Edimburgo. Se quiser saber mais sobre esta possibilidade, pode ler este artigo sobre as Scottish Highlands. Excursões ao Lago Ness a partir de Edimburgo.
Se preferir conhecer a cidade e os seus arredores, há muitas visitas guiadas por onde escolher. Apresentei as melhores no meu guia de Excursões a partir de Edimburgo.