Mais sobre: Os 10 melhores castelos de Edimburgo
A Escócia é o lar de alguns dos mais emblemáticos cenários de filmes medievais, graças aos seus castelos únicos e belos. Se está a planear umas férias na Escócia, não pode perder o melhor deles. Enquanto alguns castelos ainda são propriedade de famílias escocesas abastadas, outros foram convertidos em hotéis e museus e são facilmente acessíveis. Se está a pensar o que ver e fazer em Edimburgo, aqui estão os melhores castelos perto da cidade. Está dentro?
1. Castelo de Edimburgo, o marco icónico por excelência
Este castelo ocupa o lugar cimeiro no pódio das atracções mais visitadas do país, o que não é nada mau. É raro visitar Edimburgo e não se sentir tentado a subir a colina e entrar nesta infraestrutura com quase 1000 anos.
O Castelo de Edimburgo ergue-se sobre uma grande rocha vulcânica e domina a linha do horizonte da cidade. Mas, para além das vistas, no interior do castelo há muitos edifícios e grandes atracções. Depois de saber tudo sobre a visita ao Castelo de Edimburgo, não hesite em reservar a sua visita guiada com antecedência para garantir a sua visita.
Factos úteis
- Localização: Castelo de Edimburgo, Castlehill, Edimburgo, EH1 2N
- Preço: Adultos cerca de £40
- Horário de abertura: abril a setembro das 9h30 às 18h. De outubro a março, das 10:00 às 16:00 horas.
2. Castelo de Stirling, um local perfeito
Segundo na lista dos castelos mais visitados, este imenso castelo está rodeado por falésias de cortar a respiração. A menos de uma hora de comboio de Edimburgo, a paisagem muda completamente e depara-se com a fortaleza perfeitamente preservada do Castelo de Stirling.
Se está um pouco familiarizado com a imagem e não sabe de onde, então mistério resolvido. O filme Braveheart, protagonizado por Mel Gilbson, conta a história do libertador escocês William Wallace, que também tem um imponente monumento em seu nome neste local: uma enorme torre de 67 metros de altura!
Se já decidiu incluí-lo na sua viagem, pode reservar uma excursão a Stirling, Loch Lomond e Kelpies a partir de Edimburgo. Não se esqueça de visitar a Prisão e o Museu do Regimento de Argyll e Sutherland Highlanders, onde poderá ver o maior salão de banquetes medieval da Escócia.
Factos de interesse
- Localização: Castelo de Stirling, Castle Esplanade, Stirling, FK8 1EJ
- Preço: Adultos cerca de £60
- Horários de abertura: 27 de dezembro a 4 de janeiro, das 10h às 16h. De 5 de janeiro a 31 de março e de 1 de outubro a 24 de dezembro, das 9h30 às 17h. De 1 de abril a 30 de setembro, das 9h30 às 18h.
3. Castelo de Eilean Donan, aquele que toda a gente quer fotografar.
Numa pequena ilha ligada ao continente por uma modesta ponte, encontra-se um dos mais belos castelos perto de Edimburgo, o Castelo de Eilean Donan. Tanto assim é que muitos realizadores optaram por se mudar para aqui para filmar cenas dos seus filmes. Os Imortais, Coração Valente, O Mundo Nunca é Suficiente e O Casamento da Minha Namorada são apenas alguns da longa lista de êxitos.
Este marco das famosas Terras Altas da Escócia (que pode facilmente visitar numa viagem de um dia a partir de Edimburgo) tem vistas espectaculares, mas o interior também merece uma visita. De facto, hoje em dia, é a residência oficial do Clã McRae. Que sorte a deles, não é?
Factos interessantes
- Localização: Dornie, Kyle of Lochalsh IV40 8DX, Reino Unido
- Preço: Adultos cerca de £12 e crianças £6.
- Horário de abertura: O castelo está fechado aos visitantes de 22 de dezembro a 1 de março. De 2 de março a 26 de março, das 10:00 às 16:00 horas. De 27 de março a 30 de junho, das 10:00 às 18:00 horas. De 1 de julho a 31 de agosto, das 9h às 18h e em setembro, das 9h30 às 18h.
4. Castelo e penhascos de Dunnottar
Apenas restam ruínas do próprio castelo. Mas o que é notável no Castelo de Dunnottar é a sua localização dramática e absolutamente estratégica, e todos os pontos de vista que se podem explorar à sua volta.
Fica mesmo à beira de uns imensos penhascos- um cenário de filme. De facto, se tiver coragem, pode ir até à praia e vê-lo de outra perspetiva. Com vista para o Mar do Norte, serviu de ponto de controlo do comércio marítimo no século XV, há muitos, muitos anos.
Factos interessantes
- Localização: Dunnottar Castle Stonehaven AB39 2TL
- Entrada: Adultos cerca de £10, crianças £5
- Horário de abertura: 1 de abril a 30 de setembro, das 9h às 18h. De 1 de outubro a 30 de outubro, das 10:00 às 17:00 horas. De 31 de outubro a 29 de janeiro, das 10:00 às 15:00 horas. De 30 de janeiro a 26 de fevereiro, das 10hs às 16hs. E de 27 de fevereiro a 31 de março, das 10h às 17h.
5. Castelo de Urquhart e Loch Ness
O Castelo de Urquhart faz parte do Património Nacional Escocês e é o terceiro castelo mais visitado da Escócia. Foi construído no século XIII e, devido à sua grande idade, restam sobretudo ruínas, mas não terá dificuldade em imaginar a fortaleza espetacular que foi nos seus anos de glória. De facto, foram os ingleses que a destruíram para impedir a invasão dos Jacobitas, caso contrário, provavelmente ainda estaria de pé.
No seu sopé encontra-se o famoso Loch Ness e uma excursão que pode querer reservar é esta que liga o Loch Ness às Terras Altas. Quando estiveres em frente a um dos mais famosos lagos do mundo, com o som caraterístico das gaitas de foles e o velho castelo à tua frente, será sem dúvida uma das tuas melhores recordações da tua passagem pela Escócia.
E quem sabe... se tiveres sorte, até podes ver a Nessie a vir dizer olá. Aqui está um post sobre como chegar ao Loch Ness a partir de Edimburgo para que tenhas toda a informação que precisas.
Factos interessantes
- Localização: Urquhart Castle By Drumnadrochi Near Inverness IV63 6XJ
- Bilhetes: Adultos cerca de £12 e crianças £7
- Horário de abertura: 1 de abril a 30 de setembro, das 9h30 às 18h. De 1 de outubro a 31 de outubro, das 9h30 às 17h. De 1 de novembro a 24 de dezembro e de 5 de janeiro a 31 de março, das 9.30h às 16.30h. E de 27 de dezembro a 4 de janeiro, das 10 às 16 horas.
6. Castelo de Craigievar e a sua fachada cor-de-rosa
A cor distinta e a aparência elegante do Castelo de Craigievar fazem dele um dos castelos mais bem preservados da Escócia - parece saído de um conto de fadas! E muitas noivas optam por tirar fotografias de casamento com esta fortaleza medieval como pano de fundo.
Esta peça de arquitetura majestosa escocesa tem duas particularidades que atraem os visitantes. A primeira é a figura de um flautista com uma gárgula, cuja expressão mostra que ela está farta de o ouvir, e a segunda é o seu magnífico interior. O estado de conservação é verdadeiramente incrível e, só de entrar nas salas, será transportado para o passado. O mobiliário, as pinturas e os objectos do quotidiano de há séculos fazem parte de uma cenografia perfeita.
Nesta visita, pode ser acompanhado por um guia especializado que lhe contará a história do castelo, pormenores sobre a época e os objectos presentes nas salas. Um deles é a Mesa Craigievar, uma mesa utilizada pelos senhores para jogar às cartas. Altamente recomendado.
Factos interessantes
- Localização: Castelo de Craigievar. Alford. Aberdeenshire AB33 8JF
- Bilhetes: cerca de £18
- Horário de abertura: O castelo está fechado de 27 de setembro a 31 de março. De 1 de abril a 31 de maio, de sexta a segunda-feira, das 10h30 às 16h. De 1 de junho a 31 de agosto, todos os dias, das 10h30 às 16h e de 1 de setembro a 26 de setembro, de sexta a segunda-feira, das 10h30 às 16h.
7. Castelo de Inveraray, o castelo gótico
Aqui está um castelo de estilo gótico para desfrutar de uma arquitetura diferente, mas igualmente incrível. Esta fortaleza não é o castelo que era originalmente, mas é igualmente espetacular. Hoje em dia, o Castelo de Inveraray é a residência de um duque, mas há visitas guiadas para que todos possam desfrutar dele tanto como ele e a sua família.
De facto, se és um amante de séries e conheces Downton Abbey, provavelmente lembras-te do Castelo de Inveraray, uma vez que foi utilizado como cenário de filmagens para alguns episódios. Lembras-te dele?
O facto mais curioso que li sobre ele é que nem um único tijolo foi movido desde que foi construído. Em vez disso, toda a aldeia se mudou para dar ao castelo a privacidade e o isolamento que merece. Incrível, não é?
Factos interessantes
- Localização: Castelo de Inveraray, Inveraray PA32 8XE, Reino Unido
- Entrada: Adultos cerca de £18 e crianças £13
- Horário de abertura: 1 de abril a 31 de outubro, das 10h às 17h
8. Castelo de Blackness, uma maravilha completa
A cidade de Blackness fica nos arredores de Edimburgo e pode desfrutar do Castelo de Blackness totalmente reconstruído. Aqui já não precisa da sua imaginação, entrar no castelo é sentir-se automaticamente como se estivesse na época medieval.
Esta fortaleza foi construída para defender o principal porto da época e a sua silhueta faz lembrar um navio muito grande. É por isso que é conhecido como "o navio que nunca navegou". As torres norte e sul são normalmente designadas por proa e popa e a torre central é designada por mastro grande.
Embora as suas salas estejam vazias, a sua estrutura é impressionante e as vistas também. E para os fãs de Outlander, poderão identificar este local na primeira temporada. Recomendo-vos que contratem uma excursão a Outlanders se forem fãs da saga.
Factos interessantes
- Localização: Blackness, Linlithgow, West Lothian, EH49 7NH
- Bilhetes: Adultos cerca de £8, crianças £5
- Horários: 1 de abril a 23 de dezembro e 29 e 30 de dezembro, diariamente, exceto às sextas-feiras, das 10h às 16h. De 5 de janeiro a 31 de março, todos os dias das 10:00 às 16:00 horas.
9. Castelo de Glamis, protagonista de Macbeth
Esta fortaleza foi construída no século X e é uma das mais conhecidas da Escócia. Tanto por estar intimamente ligado à família britânica (foi a residência de solteira da Rainha Isabel, mãe da famosa Isabel II) como por ter sido utilizado por Shakespeare numa das suas peças mais famosas: Macbeth
Mas se falarmos do Castelo de Glamis propriamente dito, pode visitar uma antiga casa-torre onde se podem ver torres e ameias em diferentes alturas com belas vistas sobre os arredores. Mas o que toda a gente quer ver é o Duncan's Hall, onde se diz que Macbeth matou o Rei Duncan. Lamento confessar que isto é uma mentira completa, mas a fama manteve-se intacta.
Factos interessantes
- Localização: Glamis Castle Angus Scotland DD8 1RJ
- Bilhetes: Adultos cerca de £19, crianças £12
- Horário de abertura: De 18 de janeiro a 28 de março e apenas aos fins-de-semana, pode visitar apenas os jardins, das 10h às 17h. De 28 de março a 31 de outubro, pode também visitar o interior durante o mesmo horário.
10. Castelo e Jardins de Cawdor
No seguimento de Macbeth e da ligação literária, o último desta lista é o Castelo de Cawdor. Se está a pensar no livro, tenho de confessar que, originalmente, todos os acontecimentos em que a história se baseia ocorreram muitos anos antes de esta fortaleza ter sido construída.
Pode visitar o castelo e deliciar-se com a impressionante sala de estar. Porque é que é tão impressionante? Na sua parede, pode ver todos os retratos das gerações da família Campbell, a família que ali viveu no século XV.
Também muito populares são as tapeçarias perfeitamente preservadas nos quartos e a cozinha cheia de objectos antigos, quase como se o tempo não tivesse passado. E para os amantes da natureza, os jardins são muito extensos e estão abertos ao público, o que constitui uma atração por si só.
Factos interessantes
- Localização: Cawdor Castle, Nairn IV12 5RD, Reino Unido
- Taxa de entrada: Adultos cerca de £19 e crianças £12
- Horário de abertura: Aberto diariamente, das 10h às 17h30, de 1 de maio a 1 de outubro.
Adquira o seu Explorer Pass e poupe dinheiro
Há castelos para todos os gostos na Escócia. Se estiver a planear visitar mais do que um deles, incluindo o Castelo de Edimburgo ou o Castelo de Stirling, vai querer comprar um Explorer Pass.
Para além de cada castelo ter o seu próprio bilhete e preço, o Explorer Pass inclui 78 das principais atracções patrimoniais da Escócia por uma única taxa. Note-se que há alguns castelos que são geridos por privados e que o Explorer Pass não funcionará para si, como o Castelo Eilean Donan ou o Castelo Dunnottar.
Penso que o Explorer Pass é uma opção ideal se, como muitos turistas, quiser visitar mais do que uma cidade e visitar diferentes atracções. Além disso, permite-lhe evitar as filas de espera em cada atração, pelo que também estará a poupar tempo, um recurso valioso nas suas férias.