Edimburgo em 1 dia: tudo o que tens de ver
Está a planear as suas férias e pergunta-se o que pode ver em apenas 24 horas na cidade de Edimburgo? Bem, não se preocupe. Um dia bem passado na capital escocesa pode ser suficiente para absorver o seu espírito celta e desfrutar da sua atmosfera medieval.
Edimburgo é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Apesar de ser bastante pequena, tem tantas atracções únicas, museus e arquitetura icónica que pode sentir que vai ficar sem tempo num só dia.
Se tem sonhado em explorar todas as atracções de Edimburgo e sentir o sabor da cultura escocesa... não deixe que nada o impeça! Aqui está um itinerário para captar a essência da capital da Escócia em apenas 24 horas. Acompanha-me?
Comece o dia com uma visita ao Castelo de Edimburgo
O Castelo de Edimburgo é, sem dúvida, o emblema e o grande protagonista da história da Escócia. Esta incrível fortaleza ergue-se imponente no horizonte da cidade, na colina principal, e é um ponto de passagem obrigatório na sua visita a Edimburgo, podendo reservar a sua visita guiada com antecedência.
Para além das vistas deslumbrantes do topo, é interessante conhecer a história desta estrutura e as suas características especiais. Por exemplo, o castelo inclui um cemitério para animais de estimação, algo totalmente curioso dado que a sua construção data do século XII. Recomendo a leitura deste post especial sobre como visitar o Castelo de Edimburgo para mais informações.
Factos interessantes
- Horário de funcionamento: Aberto todos os dias do ano das 9h30 às 18h de abril a setembro (inclusive) e das 9h30 às 17h no resto do ano.
- Bilhetes: A entrada no castelo custa cerca de 23 euros na bilheteira e cerca de 21 euros online.
- Duração da visita: Por favor, note que uma visita completa ao castelo pode levar até 2 horas, por isso não hesite em levantar-se cedo para ter calma.
Continue o seu dia com um passeio ao longo da Royal Mile
A Royal Mile é a rua principal do centro histórico da cidade. Tem quase 2 quilómetros de comprimento e liga dois pontos principais da cidade: o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyrood. O Palácio de Holyrood é outro dos pontos-chave da cidade e merece uma visita, pelo que recomendamos que reserve os seus bilhetes para o ver.
Nesta rua verá todo o tipo de lojas de tudo o que possa imaginar, e poderá comprar desde lembranças até beber o famoso whisky escocês.
Mas o principal encanto desta avenida são os famosos "closes" que se abrem entre edifícios históricos: este é o nome das ruelas que partem daqui e que reconhecerá facilmente graças às placas que verá distribuídas por toda a rua.
Cada uma delas conta uma história diferente que o fará compreender a lógica da cidade e têm também muitos mitos e mistérios criados à sua volta. Podes ler mais sobre isso neste post sobre as visitas guiadas de Fantasmas e Mistérios.
O meu conselho é que te deixes levar pela tua curiosidade e que vás à descoberta, pois irás encontrar belas vistas e praças escondidas.
Se tiveres pouco tempo e tiveres de escolher, recomendo que localizes o Lady Stair's Close, perto do castelo. Para além de ser muito pitoresco, aí encontrará também o Museu dos Escritores, cuja entrada é totalmente gratuita. E, se preferir, pode fazer uma viagem no autocarro fantasma para conhecer em primeira mão as lendas e as histórias assustadoras.
Tirar fotografias na Victoria Street
A Victoria Street é caracterizada pelas suas fachadas coloridas e lojas independentes, e quando estiver em frente a ela vai sentir-se como se estivesse dentro de um quadro. Os seus edifícios de pedra, típicos da paisagem de Edimburgo, são o cenário perfeito para o seu postal na cidade.
Mas a particularidade desta rua é que tem dois pisos. Sim, leu bem. No nível superior, encontra restaurantes muito bons; e no nível inferior, encontra as casinhas de que falámos antes e lojas e tabernas para todos os gostos.
Um facto colorido: diz-se que J. K Rowling se inspirou nesta pequena rua para criar o Beco Diagonal de Harry Potter. Ponha a sua imaginação à prova e veja com os seus próprios olhos.
Visite o cemitério Greyfiars e conheça a história de "Bobby"
Podem estar a perguntar-se porque é que eu decidi incluir uma visita a um cemitério quando há tanto para visitar. Este cemitério está longe de ser um sítio sombrio e lúgubre, tem uma grande beleza e muita natureza à sua volta.
Mas a sua fama e popularidade devem-se a um pequeno e leal amigo chamado "Bobby". Reza a lenda que este cão (sim, é um amigo canino), acompanhou o seu dono à sua sepultura durante 14 anos. Finalmente, Bobby acabou por ser enterrado junto aos muros do cemitério para que pudesse ficar ao lado do seu dono, como ele queria.
A lei proíbe enterrar um cão num local sagrado, mas ele não merecia ser separado depois de mostrar tanta lealdade. É por isso que encontrará um memorial a Bobby em homenagem a esta história comovente.
Faça uma pausa na The Elephant House
À hora do chá, um bom sítio para fazer uma pausa é este local onde J.K. Rowling escreveu os primeiros capítulos da saga Harry Potter. Edimburgo está repleta de locais representativos e cruciais para a criação desta personagem de fantasia e das suas aventuras, e penso que mereceu um lugar entre as atracções turísticas obrigatórias da cidade.
Sim, é um local muito turístico, mas penso que a oferta gastronómica tem um preço razoável, mesmo que queira ir experimentar os seus pratos.
Se visitar a Casa do Elefante o deixou com vontade de saber mais sobre o circuito Harry Potter, deixo-lhe este post sobre o tour Harry Potter e dê asas à sua imaginação.
Não perca a Catedral de St. Giles
Esta incrível obra-prima arquitetónica do século XII é a igreja mais importante a visitar em Edimburgo. A sua beleza cativá-lo-á por dentro e por fora. A sua cúpula em forma de coroa real atrai os olhares de todos os que passam pela zona, mas aqueles que não se atreverem a entrar estarão a perder os tectos multicoloridos e os magníficos vitrais que só St. Giles pode oferecer.
Olhe para o alto e delicie-se com o grande órgão e a Thistle Chapel, onde se encontra a famosa imagem do anjo a tocar gaita de foles.
Por último, mas não menos importante, se olhar mesmo em frente à catedral, encontrará um coração de granito. O famoso "Coração de Midlothian", que indica o local onde se situava a antiga prisão da cidade.
Factos interessantes
- Horário de visita: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, sábado das 9h00 às 17h00 e domingo das 13h00 às 17h00, de maio a setembro. No resto dos meses de: segunda a sábado das 9hs às 17hs e domingos das 13hs às 17hs.
- Entrada: gratuita
Palácio de Holyrood
No final deste passeio de sonho pela Royal Mile, irá deparar-se com o Palácio de Holyrood, para o qual existem bilhetes disponíveis para reserva. Esta infraestrutura do século XII é a residência oficial da Rainha de Inglaterra quando esta visita a Escócia.
Este edifício barroco também tem uma rede subterrânea que pode visitar, mas a estrela do espetáculo são as ruínas da Abadia de Holyrood, o local onde os reis eram coroados nos tempos antigos e uma das coisas mais bonitas para ver na sua visita a Edimburgo.
Factos interessantes
- Horário de visita: todos os dias, das 9h30 às 18h, de abril a outubro; nos restantes meses, encerra às 16h.
- Bilhetes: recomendo reservar com antecedência e pode até obter descontos se reservar online.
Apreciar o pôr do sol a partir de Calton Hill
A esta hora do dia já deve estar cansado e nada se compara a ir ao melhor local da cidade para ver o pôr do sol com uma vista fantástica da cidade de Edimburgo. O clássico cartão postal da cidade que tem em mente é tirado de Calton Hill, uma pequena colina no final da Princes Street.
Não se preocupe com a subida, pois há escadas e está perfeitamente preparado para todos. E a recompensa está exatamente à altura das suas expectativas. Se prestar atenção, poderá ver o Memorial Dugald Stewart em primeiro plano e, por trás dele, a Cidade Velha e o Castelo de Edimburgo.
Se ainda tiver energia, sugiro que dê a volta à colina para ver todos os ângulos desta bela cidade e o Monumento Nacional, uma réplica do Partenon.
Adquira o seu bilhete para o autocarro turístico e poupe tempo nos transferes
Se quiser ver ainda mais da cidade, mas não quer perder tempo, recomendo que compre um bilhete para o autocarro turístico da cidade.
Pode utilizá-lo ilimitadamente durante a sua viagem de um dia a Edimburgo e liga perfeitamente todos os pontos turísticos mais populares. Além disso, pode adaptar o seu itinerário à sua medida e gerir o seu próprio tempo, os horários dos autocarros são completamente convenientes e concebidos para tirar o máximo partido da sua visita à cidade escocesa.
Por outro lado, também pode adquirir um pacote que inclua no seu bilhete as principais atracções, como o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyrood, o que lhe permitirá poupar dinheiro.
Se precisar de mais informações, recomendo-lhe este post sobre os melhores autocarros turísticos de Edimburgo
Fazer uma paragem técnica em Grassmarket
Esta famosa praça é o lugar perfeito para parar num dia agitado de passeios turísticos. Grassmarket é o lar de bares e pubs perfeitos para aquela cerveja de que estava à espera.
Mas esta não é uma praça comum. Se olhar à sua volta, encontrará uma plataforma circular elevada. Aqui era o local das execuções públicas, no meio do mercado que se realizava neste mesmo sítio.
Felizmente, estes usos e costumes já não existem. Mas o que ficou foi o bar "A última gota", cujo nome se deve ao facto de aqui os condenados tomarem a sua "última bebida" antes da morte. Imaginou?
Dica de viagem da Ana
Quando terminar a sua visita, não se esqueça de ir ao miradouro "O Canil". Não vai demorar muito tempo. Só tem de subir umas escadas simples, mas as vistas do castelo vão deixá-lo sem fôlego.
Perto de Mary King
Este beco merece uma menção especial, pois é a porta de entrada para todo um mundo maravilhoso, uma viagem no tempo que não pode deixar de experimentar. No século XVII, a peste assolou a cidade. Durante os surtos, as pessoas infectadas fechavam-se em casa e indicavam o seu estado exibindo uma pequena bandeira branca pela janela.
Mary King's Close consiste numa rede de becos subterrâneos que contam a sua própria história de como as pessoas viveram e morreram durante este período terrível para a Escócia. É possível ver tudo, desde antigas ruas comerciais até visitar os quartos das vítimas. É simplesmente algo que só se pode fazer em Edimburgo e que não se pode perder.
Factos e números
- Horário de visita: de domingo a quinta-feira, das 10 às 17 horas; sexta-feira e sábado, das 10 às 21 horas.
- Bilhetes: Recomendo que faça a sua reserva com bastante antecedência, pois é uma das actividades mais importantes da cidade.