10 coisas para fazer em Londres em abril
A primavera chega a Londres em abril e com ela vem uma série de eventos e festivais, tornando-o num dos melhores meses para visitar a capital.
abril é um mês cheio de cor, festivais e muitas coisas para ver e fazer em Londres. Depois dos invernos rigorosos no Reino Unido, as pessoas dão as boas-vindas à primavera e os parques e ruas da capital inglesa enchem-se de vida.
A chegada do bom tempo abre também a possibilidade de fazer actividades que seriam inviáveis no frio e na chuva do inverno. Por exemplo, saborear o tradicional chá das cinco numa esplanada ou navegar ao longo do Tamisa num cruzeiro. Se quer saber o que fazer e o que ver em Londres em abril, aqui estão as melhores opções.
1. Navegar nas águas do Tamisa
Pode ver Londres de mil maneiras, mas uma das mais relaxantes e interessantes é reservar um cruzeiro no Tamisa. O tempo quente de abril faz com que seja um mês ideal para ver alguns dos pontos turísticos de Londres enquanto navega pelas águas.
Os cruzeiros básicos no rio Tamisa sem nada incluído variam de preço entre 8 euros e cerca de 20 euros
E todos eles têm salões ao ar livre para aproveitar os dias claros e salas com ar condicionado para os dias mais frios, além de casas de banho e alguns até têm um café a bordo para apreciar as vistas com a sua bebida preferida.
2. Escala no Up at The O2, em Londres
Outro plano para dar as boas-vindas ao bom tempo em Londres é reservar uma subida ao topo do O2, um estádio que acolhe espectáculos e eventos desportivos.
Com a ajuda de um guia-auxiliar e de uma equipa de segurança completa, poderá subir à cúpula deste lendário edifício.
Após uma hora e meia de subida pela fachada, atingirá uma altura de 52 metros e, no topo da O2, poderá desfrutar de algumas das vistas mais impressionantes da capital britânica. As vistas panorâmicas do parque de Greenwich ou do parque olímpico darão origem a fotografias espectaculares.
3. Dia nublado rota do museu
Mesmo em abril, a chuva tende a aparecer em Londres com mais frequência do que gostaríamos. Para aqueles dias em que não apetece estar ao ar livre, visitar os museus de Londres é sempre uma boa ideia. Entre os melhores do mundo estão:
- O Museu Britânico
- O Museu de História Natural
- O Museu da Ciência
- A Galeria Nacional
- Museu de Cera Madame Tussauds
Se tiver de escolher, a minha recomendação é que dê prioridade ao Museu Britânico ou ao Museu de História Natural se for com crianças.
4. Saboreie a tradição com um chá das cinco
Haverá algo mais britânico do que: beber o chá das cinco? Provavelmente não. Se quiser tornar-se um londrino, uma viagem a Londres é obrigatória se quiser desfrutar de chá, bolos e pastelaria.
abril é um mês especial para isso. Com a chegada da primavera, os típicos salões de chá mudam-se para os terraços e é um luxo saborear a tradição com o bom tempo. Em Londres há uma infinidade de locais para tomar chá, mas partilho convosco alguns dos mais emblemáticos.
O Hotel Ritz
Uma das instituições por excelência no que toca aochá das cinco. Tal é a sua fama que é preciso reservar com semanas de antecedência e há turnos diários. Mas atenção, o Hotel Ritz em Londres não é propriamente barato.
Fortnum and Mason
Uma opção de preço médio é a loja de departamentos Fortnum and Mason. No interior, há vários cafés para tomar chá. O mais recomendado é o Diamond Jubilee Tea Salon. Diz-se que estes armazéns são os que forneciam chá à Rainha de Inglaterra.
Bea's de Bloomsbury
Se quiser ir barato, a cadeia Bea's of Bloomsbury tem lojas por toda a cidade de Londres. Bem decoradas e com uma grande variedade de chás e acompanhamentos.
E se quiser algo diferente, pode reservar uma excursão de autocarro de chá em Londres, onde pode desfrutar de chá e bolos a bordo de um autocarro turístico enquanto vê a cidade a partir do conforto do seu lugar.
5. Viva a Páscoa em primeira mão
A Páscoa é um dos maiores períodos festivos do ano em Londres e, embora seja essencialmente igual à de Espanha, existem algumas diferenças.
Há uma infinidade de actividades durante esta semana e a mais notável é a reconstituição da Paixão de Cristo em Trafalgar Square. Todas as Sextas-feiras Santas há um espetáculo ao ar livre em que actores e voluntários representam a prisão, o julgamento e a crucificação de Jesus Cristo.
Outra atração são as danças tradicionais típicas da Semana Santa. A dança Morris, uma dança medieval tradicional típica das festividades da semana, é apresentada em vários locais em Londres e envolve o uso de espadas, sinos e paus na coreografia.
6. Procurar ovos de Páscoa
Apesar de fazer parte da semana da Páscoa, a tradicional caça aos ovos da Páscoa merece uma menção à parte. É uma atividade que será especialmente apreciada por quem viaja para Londres com crianças.
De acordo com a tradição, os ovos de Páscoa são preparados e decorados no Domingo de Páscoa e depois escondidos para as crianças os encontrarem na Segunda-feira de Páscoa.
É muito comum em Londres oferecer ovos de chocolate como prenda durante a semana da Páscoa, pelo que as pastelarias londrinas vendem ovos de chocolate com mil formas e decorações diferentes. Não temos esta tradição em Espanha, pelo que descobri-la em Londres é uma experiência altamente recomendável.
7. Desfrutar das festividades do Dia de São Jorge
No dia 23 de abril, a Inglaterra celebra a festa em honra do seu santo padroeiro, São Jorge. Uma figura com mais lenda do que história, mas de grande importância para os ingleses. Segundo o mito, São Jorge era um cavaleiro cuja fama foi alcançada ao libertar uma princesa de um dragão.
Lenda ou mito, a verdade é que São Jorge existiu e, de alguma forma, inspirou os ingleses a tal ponto que fizeram dele o seu santo padroeiro.
Todos os anos, a 23 de abril, Trafalgar Square veste-se de vermelho e branco, para representar a bandeira inglesa, e acolhe inúmeras actividades gratuitas, bancas de comida e música. Tudo com um tema medieval.
8. Celebrar o Dia do Livro em honra de Shakespeare
23 de abril é também o Dia do Livro e é celebrado, em parte, por ser a data da morte de um dos mais importantes autores ingleses da história, William Shakespeare.
São organizadas actividades relacionadas com a literatura em Trafalgar Square e em livrarias de toda a cidade de Londres. Recomendo a Daunt Books, uma antiga livraria que data de 1912 e que, para além da sua valiosa coleção, se destaca pela sua arquitetura e decoração.
Fica a menos de 10 minutos a pé da estação de Baker Street. Aqui está um artigo sobre o metro de Londres para o ajudar a deslocar-se no principal sistema de transportes da cidade.
9. Participar ou torcer na Maratona de Londres
A Maratona de Londres realiza-se desde 1981 e faz parte da World Marathon Majors, a competição que reúne as seis maiores maratonas do mundo, juntamente com Nova Iorque, Chicago, Boston, Berlim e Tóquio.
Todos os anos, cerca de 40.000 corredores participam na tentativa de completar os 42 quilómetros da maratona. A corrida passa por alguns dos pontos de referência mais emblemáticos de Londres, como a Torre de Londres, o London Eye, o Big Ben e o Palácio de Buckingham.
Se é um atleta treinado, não pode perder o evento, e se não é, pode sempre aparecer para aplaudir os participantes e desfrutar das actividades conjuntas organizadas pelos patrocinadores. Vale a pena lembrar que todas as receitas da Maratona de Londres revertem a favor da caridade.
10. Experimente a corrida Oxford vs Cambridge
A histórica corrida de barcos Oxford versus Cambridge é um dos eventos desportivos mais antigos do mundo, a competição de remo mais importante e uma das rivalidades mais históricas da história do desporto.
A corrida coloca frente a frente as equipas de remo das universidades de Oxford e Cambridge nas águas do Tamisa. E mais de 250.000 pessoas enchem as margens do rio para assistir à corrida. Normalmente, realiza-se no início de abril e estes são os melhores locais perto do rio:
- Ponte de Putney
- Putney Wharf
- Bishop's Park (para assistir ao início da corrida)
- Craven Cottage
- Estádio do Fulham FC
- Hammersmith Bridge (nas secções intermédias)
- Chiswick Bridge (para ver a chegada)
Tempo em Londres em abril
primavera em Londres e as temperaturas são muito mais agradáveis do que nos meses de inverno. No entanto, Londres continua a ser uma cidade onde o frio e a chuva nunca desaparecem verdadeiramente.
As temperaturas situam-se normalmente entre os 12 e os 16 graus Celsius, em média, e a chuva está sempre presente, como deve ser em Londres, mas com menos frequência. Em abril, chove mais ou menos 50% dos dias.
Mas há que ver o copo meio cheio e os dias tornam-se mais longos e o pôr do sol só chega às 19:30 da noite ou às 20:30 no final do mês.
Passeios turísticos em Londres em abril
Embora a época alta só chegue no verão, abril é um dos meses mais movimentados para os turistas em Londres. Este facto deve-se à Páscoa.
Os preços dos hotéis sobem, assim como os preços das entradas em alguns dos principais pontos turísticos de Londres. No entanto, o bom tempo e o número de actividades em abril compensam-no.
Se quiser visitar Londres em abril, estará no bom caminho, mas recomendo que planeie com bastante antecedência para obter as melhores ofertas e evitar ficar sem quartos de hotel.