Melhor momento para visitar Stonehenge a partir de Londres
Declarado Património da Humanidade, o monumento megalítico de Stonehenge é um daqueles lugares especiais que devem ser visitados um dia, embora haja alturas mais propícias do que outras.
Se está a rever a sua lista de coisas para ver e fazer em Londres, há uma visita que não deve perder: Stonehenge, um dos lugares mais mágicos do planeta. Passear pelos seus círculos de pedra é, sem dúvida, uma experiência única.
No entanto, para tirar o máximo partido da sua visita, é importante ter em conta aspectos como o tempo, as grandes multidões e as melhores alturas para tirar fotografias. Sem esquecer, claro, o grande momento que Stonehenge vive todos os anos: o solstício de verão.
Qual é a melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres?
Um dos aspectos mais importantes para decidir a melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres é o clima. A área em que se situa, no sudoeste de Inglaterra, significa que as condições climatéricas são muito variáveis e a precipitação é bastante frequente. A isto acresce o facto de o monumento neolítico se situar numa grande esplanada, sem outras zonas de abrigo para além do centro de visitantes, a alguns quilómetros dos vestígios.
Em geral, para evitar ao máximo que o mau tempo estrague a sua viagem de Londres a Stonehenge, é preferível visitá-lo nos meses de verão ou, como segunda opção, na primavera. No entanto, isto não impede que o outono e o inverno também tenham as suas vantagens para uma viagem a Stonehenge a partir de Londres.
Regra geral, é importante verificar previamente a previsão do tempo. Aqueles que preferem reservar uma das várias excursões que partem de Londres para o monumento também devem ter isso em mente.
Visitar Stonehenge a partir de Londres no outono: prós e contras
Embora o outono em Londres seja normalmente frio, é na realidade a chuva ou mesmo a neve que podem estragar uma viagem a Stonehenge a partir de Londres. De facto, em algumas ocasiões, a administração do monumento pode mesmo encerrar o monumento se as condições forem muito más e representarem um risco para os visitantes.
No entanto, visitar Stonehenge a partir de Londres no outono também tem algumas vantagens. Para começar, há normalmente muito menos visitantes do que no verão e não há nada comparável a caminhar entre as pedras do monumento e o resto do que há para ver em Stonehenge sem encontrar multidões.
Por outro lado, quem tiver a sorte de visitar Stonehenge a 22 de setembro poderá desfrutar do equinócio de outono. Embora menos famosa do que o solstício de verão em Stonehenge, esta data é outra data popular para os seguidores de correntes espirituais visitarem o monumento. Neste dia, o dia dura tanto quanto a noite e é considerado como uma viragem das estações.
- Vantagens: menos multidões e a possibilidade de viver o equinócio no local.
- Desvantagens: a possibilidade de chuva e vento e o encerramento antecipado do monumento.
Visitar Stonehenge a partir de Londres no inverno: prós e contras
Se já tinha avisado que visitar todas as atracções de Stonehenge e arred ores no outono podia ser estragado pela chuva, o risco aumenta ainda mais se for a Londres no inverno.
No entanto, reservar uma excursão a Stonehenge a partir da capital ainda é possível, por isso, se for a única altura em que o pode fazer, não deve deixar passar a oportunidade. Se tivermos a sorte de ter um pouco de geada antes ou um pouco (só um pouco) de nevoeiro, a visão de Stonehenge torna-se quase fantasmagórica.
O solstício de inverno, a 21 de dezembro, é outra altura em que Stonehenge se torna o centro das atenções de muitas pessoas. Em particular, muitas pessoas vêm assistir ao nascer do sol para ver como o sol incide sobre as estruturas de pedra do monumento.
- Vantagens: tal como no outono, a principal vantagem é a comodidade de ver o monumento sem multidões.
- Desvantagens: a chuva que pode cair com bastante frequência e o facto de o monumento fechar mais cedo.
Visitar Stonehenge a partir de Londres na primavera: prós e contras
Embora o risco de chuva ainda seja elevado em Londres na primavera, esta é uma das melhores alturas para visitar Stonehenge a partir de Londres, quer por conta própria quer numa excursão.
Para começar, o horário de abertura do monumento é alargado à medida que a luz do dia aumenta. Embora comecem a aparecer mais pessoas, ainda não há tantos visitantes como nos meses de verão. A temperatura é também mais agradável para passear em Stonehenge ou visitar algumas das atracções próximas.
- Vantagens: O tempo começa a melhorar e a visita é mais agradável.
- Desvantagens: O risco de chuva é ainda bastante elevado e começam a chegar mais visitantes.
Visitar Stonehenge a partir de Londres no verão: prós e contras
Se tiver a sorte de estar a desfrutar dos monumentos e dos melhores museus de Londres durante o verão em Londres, não deve perder a oportunidade de reservar uma viagem a Stonehenge ou, se preferir, de o visitar por sua conta.
O tempo tende a ser muito mais agradável durante esta época do ano, tornando a visita muito mais agradável. Se tiver oportunidade, o melhor é fazer a visita durante o solstício de verão, o dia mais especial de Stonehenge.
- Vantagens: é a melhor altura do ano para desfrutar da experiência de Stonehenge.
- Desvantagens: O monumento é bastante concorrido, especialmente em certas alturas do dia.
Aqui está uma comparação do tempo em cada uma das estações, caso decida visitar Stonehenge a partir de Londres.
- inverno
- dezembro - março
- Máxima 11ºC
- Mínima 3ºC
- Probabilidade de chuva: muito alta
- Melhor: poucos visitantes na cidade
- Pior: possibilidade de chuva
- primavera
- março - junho
- Máxima 16ºC
- Mínima 6ºC
- Probabilidade de chuva: elevada
- O melhor: temperaturas mais agradáveis
- O pior: ainda muita chuva
- verão
- junho - agosto
- Máxima 21ºC
- Mínima 11ºC
- Probabilidade de chuva: moderada
- Melhor: celebrações do solstício
- Pior: Multidões
- outono
- setembro - novembro
- Máxima 15ºC
- Mínima 7ºC
- Probabilidade de chuva: elevada
- O melhor: A paisagem à volta do monumento
- O pior: Tempo instável
Melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres, se quiser tirar as melhores fotografias
As melhores alturas para visitar Stonehenge para fotografar são de manhã cedo ou antes do pôr do sol. Mas mesmo que tenha reservado uma excursão a Stonehenge a partir de Londres e chegue algumas horas depois do nascer do sol, a quantidade de luz na zona não será demasiada para que as fotografias fiquem demasiado contrastadas ou queimadas.
Cada época do ano tem as suas próprias características para obter boas fotografias- por exemplo, a atmosfera em alguns dias de inverno, quando há um pouco de neblina ou luz filtrada através das nuvens.
Se decidiu viajar de Londres para Stonehenge no seu próprio veículo, também pode tentar captar imagens ao anoitecer, embora precise de um tripé (e de o colocar no exterior do complexo) para obter uma boa fotografia.
Melhores datas para visitar Stonehenge a partir de Londres
Stonehenge vive vários dias especiais em cada estação: os solstícios de verão e de inverno e o equinócio de outono. Apesar de, desde há alguns anos, se tentar controlar o número de visitantes, este dia é um íman para muitos seguidores de crenças new age ou do druidismo. Se tiver a sorte de lá estar, poderá não só apreciar o pôr ou o nascer do sol no monumento, mas também os trajes de muitos dos presentes e as cerimónias que realizam.
Caso não possa estar presente nessas datas especiais, o English Heritage transmite em direto online os momentos altos dos solstícios e equinócios. Mas se estiver em Londres, recomendo vivamente que marque uma viagem a Stonehenge para aproveitar o dia.
Melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres e entrar no círculo de pedra interior
Muitas pessoas que planeiam visitar Stonehenge a partir de Londres podem não saber exatamente o que vão ver para além da imagem icónica que aparece em todo o lado. Para começar, é de notar que, desde há vários anos, não é possível entrar no perímetro interno de pedra. Esta decisão foi tomada para proteger o monumento, que chegou a ser ameaçado por grandes multidões e actos de vandalismo.
Mas há uma exceção importante a esta regra: o acesso especial fora das horas normais de visita, que pode ser obtido através da reserva de uma excursão organizada que o inclua, embora também se possa tentar obter uma autorização por conta própria. No entanto, os grupos são limitados a 30 pessoas.
As empresas que organizam as visitas conhecem antecipadamente os horários em que estas visitas especiais são permitidas. Se conseguir fazê-lo por conta própria no sítio do English Heritage, não se esqueça de verificar o horário especial para aproveitar esta oportunidade única.
Melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres para ver menos pessoas
Se está a tentar evitar as multidões, a melhor altura para visitar Stonehenge é nos meses mais frios. Quer seja por conta própria ou reservando uma excursão organizada para Stonehenge a partir de Londres, se o tempo estiver bom para si, terá uma experiência única ao passear por Stonehenge de uma forma calma e descontraída.
Além disso, tende a ser mais concorrido aos fins-de-semana, ao contrário de segunda a quarta-feira.
Num ano normal, Stonehenge pode receber até um milhão de visitantes, concentrados sobretudo nos meses em que o tempo está bom. Embora a visita ainda valha a pena, não há dúvida de que a experiência é muito diferente quando se pode ver o complexo sem as multidões.
Melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres e poupar tempo
Na realidade, não existe uma época exacta do ano para visitar Stonehenge e poupar tempo, mas há uma forma de o fazer: visitas organizadas a partir de Londres. Uma das suas vantagens é, precisamente, o facto de partirem durante todo o ano, pelo que será sempre uma opção à sua disposição.
Não é de estranhar que, ao visitar uma cidade com tantas actividades como Londres, todos tentemos poupar tempo para desfrutar do maior número possível.
Além disso, muitas destas excursões combinam a visita a Stonehenge com outras atracções próximas, como a visita à maravilhosa cidade de Bath a partir de Londres. Para aumentar ainda mais esta poupança de tempo, o regresso a Londres é feito com tempo suficiente para ver, por exemplo, alguns dos melhores musicais de Londres.
A melhor altura para visitar Stonehenge a partir de Londres e aproveitar a oportunidade para ver a área circundante
Em princípio, qualquer altura é uma boa altura para visitar Stonehenge e aproveitar a oportunidade para ver a área em redor de Stonehenge. A área está repleta de vestígios arqueológicos e edifícios religiosos que vale a pena ver.
Se tivesse de escolher uma época do ano para visitar, o final da primavera e o início do verão seriam os melhores. Embora ainda haja a possibilidade de chuva, esta altura do ano é perfeita para desfrutar das atracções sem demasiadas multidões e com um clima ameno.
Uma das opções mais interessantes para estas visitas são as já mencionadas excursões organizadas. Para além de Stonehenge, encontrará algumas que incluem Bath, o Castelo de Windsor, Salisbury ou mesmo Oxford, onde na primavera ainda se pode ver o seu típico ambiente universitário.