As 10 melhores cervejarias de Praga
É um apaixonado por cerveja? Então a cidade boémia é o destino ideal para si.
Na capital checa, encontrará dezenas de locais para desfrutar de uma boa cerveja, que é definitivamente uma das coisas a fazer numa viagem a Praga. Para o ajudar a escolher o que melhor se adequa aos seus gostos, compilámos uma lista dos melhores bares de cerveja em Praga. Encontrará bares na Cidade Velha e algumas opções interessantes fora dos circuitos turísticos mais conhecidos.
1. Pivovar Sv. Norbert Strahov, onde a tradição ganha vida novamente
Durante mais de seis séculos, este mosteiro perto do Castelo de Praga produziu litros e litros de cerveja. Após anos de abandono, em 2000, um grupo de amigos resgatou este lugar do esquecimento e transformou-o no principal destino de cerveja da capital checa.
A área de fermentação não ocupa todo o edifício e, antes de beber uma cerveja, pode explorar o local. Aqui também encontrará a Basílica da Assunção de Nossa Senhora (Bazilika Nanebevzetí Panny Marie na Strahově) e a Biblioteca Strahov, um arquivo histórico preservado com uma série de manuscritos medievais, mapas e globos
Nesta microcervejaria servem vários tipos de cerveja, alguns durante todo o ano, outros dependendo da época. Entre estas últimas estão a Sv. Norbert Smoked Porter (uma cerveja com um toque de whisky Big Peat), a Sv. Norbert Mandarina Weizen (fabricada com lúpulo Mandarina, perfeita para o verão) e a Sv. Norbert Coconut Wet-hop Ale, que funde o coco com o lúpulo Huell Melon.
- Endereço: Strahovske Nadvori 301/10
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: A partir da Cidade Velha, basta apanhar a linha verde do metro em Staroměstská e sair em Hradčanská. Uma vez na superfície, a partir da mesma paragem apanhe o elétrico (linha 25) para Malovanka.
2. U Kunštátů, uma pequena joia no centro de Praga
Um bar que oferece cerca de 100 cervejas artesanais de pequenos produtores independentes. Os proprietários do U Kunštátů são verdadeiros pioneiros, pois foram um dos primeiros bares de cerveja artesanal do país. O menu varia de acordo com as estações do ano, mas a qualidade é sempre elevada. Também oferecem degustações de cerveja checa. Outra razão para visitar é o edifício românico escondido num beco na cidade velha.
- Endereço: Retezova 222/3
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: U Kunštátů está localizado no coração de Praga. A partir do relógio astronómico, é apenas uma caminhada de 5 minutos. Tenha cuidado, o bar está localizado num beco sem saída.
3. Letná Beer Garden, uma paragem imperdível na primavera e no verão
O Parque Letná estende-se ao longo da margem esquerda do rio e é um destino popular para turistas e habitantes locais. Nos meses mais quentes, é frequentado por milhares de pessoas que se juntam a este espaço verde para praticar desporto, fugir ao calor e desfrutar de uma boa cerveja. A maior elevação proporciona uma vista incomparável do Vltava, das suas pontes e da Cidade Velha. Se estiver interessado nos pontos panorâmicos de Praga, recomendo a leitura do post sobre as melhores vistas da capital checa.
- Endereço: Letenské sady 170
- Preço: baixo
- Como chegar lá: a estação de metro mais próxima é Hradčanská (linha verde). A paragem fica a cinco minutos a pé da entrada do parque. Também pode usar o elétrico. Apanhe as linhas 1, 2, 8, 12, 14, 25 ou 26 e saia na paragem Letenské náměstí.
4. Riegrovy Sady Beer Garden para uma cerveja com os locais
Outro "jardim de cerveja" altamente recomendado pode ser encontrado no distrito de Vinohrady, um canto esquecido de Praga, mas não menos interessante para os turistas. O bairro situa-se a leste do centro histórico e deve o seu nome às vinhas que foram plantadas por Carlos IV no século XIV. É um bairro residencial com residências elegantes (especialmente nas ruas Lužická, Hradešínská e Na Šafránce), cafés e a igreja neo-gótica de Santa Ludmila com vista para a Praça da Paz (Náměstí Míru).
Vinohrady tem muito charme e é um ponto de passagem obrigatório para quem quer sair da rota turística batida. Depois de um passeio, pode beber uma cerveja no parque Riegrovy sady e sentar-se na relva ou nas mesas.
Se gosta de futebol, este pode ser um bom local para assistir a um jogo, uma vez que existe um projetor. Em alternativa, pode vir aqui para ver o pôr do sol. De acordo com os conhecedores, é simplesmente mágico a partir deste local.
- Endereço: Vinohrady, 120
- Preço: baixo
- Como chegar aqui: Para chegar aqui a partir da Cidade Velha, apanhe um elétrico (linha 5 ou 9) e saia na paragem Viktoria Žižkov.
5. U Tří růží, uma cervejaria a dois passos do Relógio Astronómico
Se está à procura de um pub com boa comida e cervejas de qualidade, o U Tří růží deve ser a sua primeira escolha. Instalado num edifício do século XV, este estabelecimento oferece cervejas de fermentação superior e inferior que são fabricadas sob a supervisão do mestre cervejeiro Robert Maňák. A cerveja é produzida na adega utilizando métodos tradicionais e ingredientes de qualidade. Se quiser, pode fazer uma visita guiada que o levará entre os tanques de fermentação.
Quanto ao restaurante, oferece pratos tradicionais checos que ganharam elogios de turistas e clientes regulares. O menu foi concebido por Martin Procházka, um chefe com muitos anos de experiência em restauração de alta qualidade. Entre as especialidades, recomendo a perna de pato confitada, o goulash e o schnitzel de porco. O U Tří růží está localizado no coração da Cidade Velha e está aberto todos os dias da semana, das 11:00 às 23:00.
- Endereço: Husova 232/10
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: U Tří růží está localizado a poucos metros da Igreja de São Giles (kostel svatého Jiljí). A partir do Relógio Astronómico, deve caminhar menos de cinco minutos.
6. Dva kohouti, um bar de design na margem do rio
Uma visita obrigatória para todos os fãs de cerveja artesanal. De manhã, os mestres cervejeiros preparam a Lokal Lager; à tarde, a mesma cerveja acaba nas torneiras do bar. As críticas dos clientes não deixam dúvidas: a Dva kohouti é uma das melhores cervejarias da capital checa. E se gostar da sua produção, pode ir para casa com um pack de seis garrafas de Místní Ale, uma cerveja de 5° com lúpulos Citra e Mosaic. Também oferecem um pacote de design que inclui algumas canecas de vidro. Altamente recomendado.
- Endereço: Sokolovská 81/55
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: Dva kohouti está localizado em Karlín, um bairro na margem direita do rio. A partir da Cidade Velha, pode apanhar um elétrico (linhas 3 e 24) de Masarykovo nádraží e sair na paragem Karlínské náměstí.
7. BeerGeek, a cervejaria para verdadeiros conhecedores
Em Praga, cervejas como a Pilsner Urquell e a Gambrinus podem ser encontradas em todos os bares. São fáceis de beber e acessíveis; no entanto, não são as mais saborosas. Se é um verdadeiro fã da bebida de cor âmbar, a BeerGeek tem a maior variedade na capital checa.
Fabricam a sua própria cerveja com a marca Sibeeria e seleccionam as melhores cervejas nacionais e internacionais para o bar. Na secção "Right now on Tap" do sítio Web oficial, pode ver o que está a ser servido no momento.
Sem dúvida, o ponto forte do BeerGeek são os seus barmen. Todos eles falam inglês, são verdadeiros fanáticos por cerveja e podem recomendar um estilo que se adeqúe ao seu gosto. Este estabelecimento caracteriza-se pelo seu estilo moderno e tem uma caraterística especial: as torneiras, o menu e o mobiliário são feitos à mão por amigos dos proprietários. O BeerGeek está localizado em Vinohrady, um elegante bairro residencial que se manteve fora dos circuitos turísticos mais conhecidos. Mais uma razão para o explorar.
- Endereço: Vinoradska 988/62
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: facilmente acessível de metro (linha A) e elétrico (linha 11). A paragem mais próxima é Jiřího z Poděbrad.
8. Pivovarský dům, se lhe apetecer experimentar algo diferente
Um estabelecimento acolhedor a dois passos da Praça Charles (Karlovo náměstí). As suas especialidades são a cerveja de trigo e a Benedict, uma clássica cerveja checa disponível em duas versões: loira e escura. No entanto, a Pivovarský dům oferece algumas cervejas bastante invulgares:
- Šamp**- Beer Champagne**, engarrafada juntamente com levedura de champanhe no final do processo de produção. Uma descoberta agradável.
- Cerveja deurtiga com a sua inconfundível cor verde.
- Cerveja deginja, uma experiência que resultou muito bem.
- Cerveja debanana, uma variedade ligeira com um ligeiro aroma a banana.
- Cervejade café, uma cerveja escura com notas de caramelo e café.
O seu restaurante tem uma variedade de saborosos pratos de carne e também tem algumas opções vegetarianas. Se quiser jantar aqui, recomendo que reserve com antecedência. O Pivovarský dům abre às 11:00 e fecha às 23:00. Atenção, aos domingos e feriados, o bar está fechado.
- Endereço: Lipova 15
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: A partir da Cidade Velha, uma caminhada de 20 minutos será suficiente. Pode seguir as indicações para a Praça Charles (Karlovo náměstí).
9. Staropramen, uma das cervejas mais importantes do país
A Staropramen faz parte do complexo de cervejarias em Smíchov, um bairro do distrito de Praga 5. No passado, um grande número de indústrias estava concentrado aqui. Ao longo dos anos, as antigas fábricas deram lugar a blocos de escritórios, centros comerciais e estabelecimentos modernos. No entanto, esta fábrica de cerveja manteve-se de pé e ainda hoje está em funcionamento.
A Staropramen é a segunda maior fábrica de cerveja da República Checa e as primeiras cervejas saíram da fábrica em 1869. São organizadas visitas guiadas ao interior da cervejaria e, após a visita, pode desfrutar de uma cerveja servida em copos artesanais feitos por vidreiros checos. Existe também um restaurante que serve pratos tradicionais. Se estiver interessado neste último, aconselho-o a ler o post sobre os melhores restaurantes de Praga.
- Endereço: Pivovarská 9
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: a linha amarela do metro liga esta parte da cidade à Cidade Velha. Se você estiver hospedado no centro, você pode entrar em Můstek e sair em Anděl.
10. U Kroka, uma paragem obrigatória no bairro de Vyšehrad
Se estiver farto das multidões do centro e quiser tomar uma cerveja num lugar autêntico, temos a solução para si. Afaste-se da Praça da Cidade Velha e vá em direção a Vyšehrad. A uma curta distância da fortaleza, encontra-se um estabelecimento com mais de 100 anos de história: U Kroka.
Como de costume, este bar tem uma seleção de cervejas checas (especialmente Gambrinus, Plzeň e Popovický Kozel) que pode desfrutar ao lado de pratos tradicionais. O menu do U Kroka inclui iguarias como o goulash de vitela, o pato assado e o Camembert em conserva, uma especialidade checa.
Depois de uma boa refeição, pode explorar a área, que alberga alguns monumentos interessantes. O principal é o Castelo de Vyšehrad, o castelo mais antigo da cidade. Alguns metros mais à frente encontra-se a Basílica de S. Pedro e S. Paulo (Bazilika svatého Petra a Pavla), uma igreja neo-gótica com interiores decorados com pinturas Art Nouveau. Daqui tem-se uma bela vista sobre o rio e o resto de Praga.
- Endereço: Vratislavova 12/28
- Preço: médio-alto
- Como chegar lá: A partir da Cidade Velha, pode apanhar o elétrico (linhas 2 e 17) de Staroměstská e sair na paragem Výtoň. Irá desfrutar de um passeio agradável, uma vez que corre ao longo das margens do rio Vltava. Se lhe apetecer fazer um cruzeiro ao longo do rio, recomendo que consulte a página com os melhores cruzeiros com jantar na capital checa.
Que tipo de cervejas deves beber em Praga?
Na República Checa, as grandes cervejeiras e os pequenos produtores locais partilham o mercado. A cerveja mais tradicional e popular é a pilsner, uma variedade que se caracteriza pelo seu teor alcoólico moderado (entre 3% e 5%), cor clara e aroma requintado. A marca mais famosa é a Urquell, que detém um recorde: é a pilsner mais antiga do mundo.
Os amantes de cervejas turvas podem deliciar o seu paladar com uma caneca de Černa Horá Velen. As suas notas de levedura, banana e cravinho são muito apreciadas tanto pelos turistas como pelos habitantes locais. Se preferir as lagers, tem muitas opções: Březnický Ležák (encorpada e com 5,2% abv), Czechvar Lager (a Budweiser original), Svijanský Máz (fabricada com lúpulo Saaz e extractos de lúpulo) e Kozel. Esta última é uma cerveja que costuma ser bebida de uma forma ligeiramente diferente: se a pedir, o barman coloca mel, água e canela em pó (Honey Crust) na borda da cerveja. Outra opção é o corte Kozel: metade Kozel Premium Lager e metade Kozel Dark.