Mais sobre: Bilhetes e visitas aos palácios e castelos de Praga
Se está a planear visitar Praga e quer viver uma experiência completa através da beleza arquitetónica da cidade, não pode deixar de visitar os seus palácios e castelos. Uma das formas mais divertidas de o fazer é participar numa visita guiada com um local, o que lhe permitirá conhecer as anedotas e curiosidades de cada local.
Uma visita ao Castelo de Praga e aos seus arredores, uma visita privada ao Palácio Lobkowicz ou uma visita ao Castelo Karlstejn são algumas das melhores coisas para fazer na capital checa A seguir, conto-lhe tudo o que precisa de saber sobre estas e outras excursões para que possa escolher a opção que melhor se adapta ao seu orçamento e aos seus planos de viagem.
1. Visita guiada ao Castelo de Praga e arredores
O Castelo de Praga, situado no topo da colina de Vysehrad, é o epicentro turístico da cidade e, por isso, uma visita obrigatória se quiser conhecer este destino em profundidade. Uma visita guiada ao local e aos seus arredores permitir-lhe-á descobrir um dos maiores e mais antigos complexos medievais do mundo.
Durante estas visitas, poderá explorar não só o castelo, mas também os seus jardins, ruelas e praças circundantes. O seu guia, que poderá conduzir a experiência em diferentes línguas, irá conduzi-lo pelas partes mais importantes do local, dando-lhe uma visão única da evolução arquitetónica e cultural desta joia histórica que é considerada uma das atracções mais fotografadas do mundo.
Além disso, durante esta excursão, que está entre as melhores excursões ao Castelo de Praga, aprenderá sobre a história do edifício que foi construído no século IX e testemunhou eventos importantes na história da Europa.
Também verá a Catedral de São Vito, o edifício gótico mais importante de Praga e o Antigo Palácio Real, que abriga o Salão Vladislav e a Basílica de São Jorge, um exemplo notável da arquitetura românica. Além disso, a excursão também inclui uma visita aosarredores do bairro do Castelo de Praga, onde entrará na atmosfera medieval da capital. Verá o Beco Dourado, uma passagem estreita cheia de pequenas casas coloridas onde viviam ourives e escritores como Franz Kafka. Por fim, o seu guia também o levará à Torre da Pólvora, uma das mais antigas portas medievais da cidade, que oferece vistas panorâmicas da capital checa.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 31 euros.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Vantagens desta opção: Verá a principal atração de Praga, bem como um dos bairros medievais mais pitorescos do mundo. Para além disso, terá uma vista panorâmica da cidade a partir do topo da colina.
2. Visita privada ao Palácio Lobkowicz
Se é daqueles que preferem alternativas personalizadas e gosta de conhecer um dos locais mais bonitos da capital checa, então pode optar por uma visita privada ao Palácio Lobkowicz. Situado no complexo do Castelo de Praga, este palácio alberga uma das maiores colecções privadas de arte do continente. Além disso, do seu terraço terá uma das melhores vistas da cidade.
Com um guia exclusivo à sua disposição, poderá desfrutar de um passeio personalizado pelas diferentes salas e galerias do palácio, onde cada obra conta uma parte da história da família Lobkowicz e da Europa Central. Durante a visita, descobrirá obras de Canaletto, Velázquez e Brueghel, bem como uma seleção de manuscritos musicais de compositores lendários como Beethoven e Mozart.
A história do Palácio Lobkowicz remonta ao século XVI. A família que dá nome ao edifício desempenhou um papel crucial na cultura e na política europeias, sendo mecenas de artistas e músicos famosos. Assim, durante a visita guiada, pode ficar a conhecer a relação especial que existiu entre os Lobkowicz e Beethoven, que é um dos segredos mais bem guardados de Praga.
Por outro lado, a importância do palácio não reside apenas na sua arquitetura barroca e na riqueza da sua coleção de arte, que faz do seu património o protagonista de um dos melhores museus de Praga, mas também influencia a história da resistência e da recuperação da cidade. Expropriado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, o palácio foi devolvido à família Lobkowicz após a queda do comunismo em 1989.
Pormenores interessantes
- Preço: cerca de 120 euros.
- Duração: cerca de 4 horas.
3. Excursão ao Castelo de Karlstejn a partir de Praga
Nos arredores de Praga encontra-se o Castelo de Karlstejn, situado numa colina rodeada de florestas e que pode ser visitado numa excursão com transfer incluído.
Com a ajuda de um guia local especializado, pode visitar este edifício que foi fundado pelo monarca Carlos IV e que durante anos guardou as jóias da coroa e as relíquias sagradas do Sacro Império Romano. Durante estas excursões pode explorar a Grande Torre, a Capela da Santa Cruz e os apartamentos reais. Terá também a oportunidade de descobrir os arredores do edifício, onde poderá passear pela aldeia de Karlstejn, que está repleta de lojas de artesanato, cafés evistas panorâmicas do vale do rio Berounka, fazendo destas experiências uma das melhores excursões a fazer a partir de Praga.
Ao longo da excursão, o seu guia irá contar-lhe histórias sobre a vida de Carlos IV, a sua devoção religiosa e o objetivo espiritual do Castelo de Karlstejn, que o torna uma das fortalezas mais enigmáticas da Europa. Aprenderá também sobre a importância deste local como símbolo de poder e fé na Idade Média.
Se gosta de arquitetura imperial, poderá maravilhar-se com este castelo , que combina elementos góticos e renascentistas, reflectindo a grandeza da época e a sua evolução ao longo dos séculos.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 399 euros.
- Duração: aproximadamente 4 horas.
- Vantagens desta opção: poderá ver algumas das paisagens arborizadas mais impressionantes dos arredores de Praga e tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem.
4. Visita ao Palácio Lobkowicz com concerto de música clássica
Se quiser ver um dos mais belos edifícios imperiais da cidade, mas também combiná-lo com uma experiência local, então uma das alternativas mais completas é a visita ao Palácio Lobkowicz com concerto de música clássica incluído. Esta opção, que é uma das actividades mais interessantes que encontrará no bairro do Castelo de Praga, permitir-lhe-á mergulhar no perfil artístico da capital checa.
Este palácio, situado no complexo imperial, possui uma das colecções de arte mais notáveis da Europa, pelo que durante a visita terá uma visão detalhada dos tesouros culturais acumulados pela família Lobkowicz ao longo dos séculos. No entanto, a visita não termina aqui, porque no final poderá assistir a um concerto de música clássica numa das salas do palácio.
Os concertos têm normalmente lugar numa sala adornada com frescos e decoração barroca. Estas exibições musicais incluem normalmente peças de Beethoven, Mozart, Vivaldi e outros compositores europeus, seguindo sempre as melodias cujas partituras originais fazem parte da coleção Lobkowicz. A acústica e o ambiente intimista do palácio fazem o resto, especialmente no inverno, que é uma das melhores alturas para viajar até Praga para esta experiência.
Assistir a um destes concertos é também uma forma de homenagear o palácio, que tem sido um local de refúgio e de preservação da cultura, especialmente em tempos de guerra e repressão. A família Lobkowicz, conhecida pelo seu mecenato às artes, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da música clássica europeia e nestas visitas terá a oportunidade de entrar no seu mundo durante pelo menos algumas horas.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 25 euros.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
Como reservar uma visita guiada aos palácios e castelos de Praga?
Existem várias alternativas. Pode reservar essa visita com antecedência online ou pode reservá-la quando estiver na cidade. Não se esqueça de que a capital checa é um destino turístico movimentado durante todo o ano, especialmente se visitar Praga no verão, pois é a época alta.
No entanto, no inverno, os locais fechados para se abrigar do frio tendem a encher, pelo que terá melhores alternativas se reservar com antecedência. Além disso,poderá obter melhores preços e congelar a tarifa. Por outro lado, desta forma, também poderá planear um itinerário mais detalhado, maximizando o seu tempo na cidade. Isto é vital se estiver a planear uma curta estadia de 3 dias em Praga ou até menos.
Finalmente, vários destes palácios estão incluídos no Passe Tudo Incluído, embora neste caso normalmente só incluam o bilhete de entrada e não as visitas guiadas. A vantagem destes passes é que normalmente incluem entrada prioritária e sem filas de espera.
O que é que vou ver nestas excursões?
Nestas excursões, irá descobrir principalmente o lado imperial de Praga, uma vez que a maioria dos castelos da cidade e dos seus arredores foram construídos durante a Idade Média e muitos deles foram reconstruídos , renovados ou remodelados durante o Império Austro-Húngaro. Assim, estes edifícios são a forma perfeita de ter uma visão da arquitetura medieval da capital checa e do estilo de vida da nobreza local.
Por outro lado, como a maioria destes sítios se situa no alto ou no cimo de colinas, a partir dos terraços, pátios e arredores dos palácios e castelos também se podem descobrir algumas das melhores vistas da cidade. A partir do Castelo de Praga, por exemplo, é possível ver desde o Danúbio até à bacia hidrográfica do bairro judeu da capital checa, que é uma das partes mais famosas, visitadas e pitorescas do destino.
Além disso, se optar pelas opções combinadas, como as que incluem concertos de música clássica, pode não só descobrir a arquitetura destes locais, mas também viver uma experiência mágica ao assistir às actuações que têm lugar nos majestosos salões reais.
Dicas para uma visita aos palácios e castelos de Praga
- Se planeia visitar Praga em agosto ou durante os meses de época alta, reserve com antecedência para evitar perder o seu lugar nas excursões ou ser forçado a escolher horários que não são benéficos para o seu itinerário ou plano de viagem.
- Ao comprar o bilhete, tenha em conta os horários estratégicos e os pontos altos de cada local. O horário de funcionamento do Castelo de Praga, por exemplo, é muito variado, por isso, se quiser ver o pôr do sol da colina de Vysehrad, pode marcar a sua visita para o final da tarde.
- O Palácio Lobkowicz está localizado dentro do complexo imperial, pelo que é uma excelente oportunidade para combinar uma visita a este edifício histórico com um passeio pela zona, que é uma das áreas mais populares e visitadas de Praga.
- Se reservar com antecedência e evitar reservar quando estiver na cidade, os preços dos bilhetes para o Castelo de Praga e as suas visitas guiadas, tal como para os outros edifícios da cidade, serão mais baratos e poderá poupar dinheiro.
Por que razão devo fazer uma visita guiada aos castelos e palácios de Praga?
Os castelos e palácios de Praga formam uma parte essencial do horizonte da cidade e estão intimamente ligados à sua história, especialmente na parte medieval da cidade. Se não os visitar, estará a perder uma parte importante do espírito local.
Além disso, viver esta experiência no âmbito de uma visita guiada permitir-lhe-á desfrutar da visita de forma mais descontraída e poderá aprender mais e melhor sobre cada local. Como lugares com mil anos de história, as paredes dos castelos e palácios de Praga escondem anedotas, segredos e intrigas palacianas que vai adorar descobrir, porque enriquecerão a visita.
Por outro lado, estes castelos estão situados em locais que oferecem muitas atracções nas proximidades. Os arredores do Castelo de Praga, por exemplo, oferecem algumas das melhores plataformas de observação para descobrir a linha do horizonte da cidade e na área também pode encontrar restaurantes distintos que oferecem os melhores pratos da gastronomia checa.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar os palácios e castelos de Praga por conta própria?
É possível visitar os castelos da cidade por conta própria e, se estiver bem informado antes da visita, vai gostar da experiência. Mas se optar por uma visita guiada, será acompanhado por um guia local especializado que não só se encarregará de toda a organização, como também o levará aos melhores locais e lhe contará todos os segredos do lugar.
Muitas vezes, optar por uma visita guiada é a melhor opção, porque, embora estas experiências custem mais do que a entrada sem acompanhamento, põem-no em contacto com os locais que lhe poderão recomendar os melhores locais para comer, museus gratuitos e locais de baixo custo para visitar em determinadas datas, bem como experiências escondidas que, de outra forma, poderia não conhecer.