Os 12 melhores restaurantes de Praga
Ao planear a sua viagem, não se pode esquecer de onde comer. Para o ajudar, elaborei uma lista dos melhores restaurantes onde pode provar a gastronomia local.
Depois de um longo passeio para ver os pontos turísticos obrigatórios de Praga, é altura de recarregar baterias.
Quer seja na cidade velha, no bairro judeu ou na zona do castelo, a capital checa oferece uma grande variedade de restaurantes com pratos como o knuckle of pork ou o goulash, sempre acompanhados por uma cerveja local. No entanto, tenha em conta que Praga, sendo uma cidade tão turística, não está livre de "armadilhas para turistas". Por isso, é importante conhecer antecipadamente osnomes de certos restaurantes e a sua localização, para que a sua refeição não seja uma desilusão.
Nesta lista, dei prioridade aos sítios que oferecem uma boa relação qualidade/preço, mas sem descurar algum luxo para celebrar a viagem.
1. U Pivrnce, a melhor relação qualidade/preço no centro de Praga
A sua localização privilegiada, entre a Ponte Carlos e a Praça da Cidade Velha, mais concretamente na central Rua Maiselova, faz do U Pivrnce uma das melhores opções para incluir no seu roteiro gastronómico de Praga, quer seja para almoçar ou jantar depois de um dia de passeios na zona. Além disso, este restaurante é considerado um dosrestaurantes com melhor relação qualidade-preço no centro de Praga. O menu inclui pratos tradicionais que se podem comer em Praga, como goulash ou guisado de vitela com especiarias, sem esquecer, claro, a famosa cerveja Pilsen. Também vale a pena experimentar a cerveja preta.
Detalhes interessantes
- Onde: Maiselova, 60/3.
- Preço médio por pessoa: entre 14 e 20 euros.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 23h; sábado e domingo, das 12h às 23h.
- Prato recomendado: svícková, um lombo de vaca com molho de legumes e natas temperado com várias especiarias.
- Recomendado se... quiser jantar bem num local muito agradável.
2. Krčma, a melhor paragem depois de visitar o cemitério judeu
Reservar um jantar medieval e um espetáculo em Praga é outro ponto obrigatório na sua viagem à capital checa.
Por exemplo, Krčma, que parece uma taberna medieval, é um dos melhores lugares para relaxar e comer pratos tradicionais após um passeio pelo bairro judeu. Para recarregar as suas baterias, Krčma oferece ummenu bastante extenso a preços muito interessantes. No entanto, como noutros restaurantes em Praga, deve ter cuidado com as quantidades, pois muitos dos pratos podem facilmente ser suficientes para duas pessoas. Um exemplo é o knuckle of knuckle que pesa mais de um quilo servido nesta taberna.
Pormenores interessantes
- Onde: Kostecna, 925/4.
- Preço médio por pessoa: entre 8 e 15 euros.
- Horário de funcionamento: das 11h00 às 23h00, todos os dias da semana.
- Prato recomendado: A combinação de junta de porco com cerveja preta não deixa ninguém indiferente.
- Recomendado se... quiser sentir-se como um habitante de Praga durante a Idade Média.
3. U Matejicku, a essência da cozinha checa
Muito perto da Casa Dançante original, a localização de U Matejicku combina as vantagens de não estar no centro turístico, mas apenas a alguns minutos de distância.
É, por isso, um local perfeito para incluir no seu roteiro gastronómico de Praga, se não se importar de fazer um pequeno desvio da cidade velha para comer bem e a bom preço. Em geral, o menu é composto por vários pratos de comida caseira checa, como oschnitzel ou as suas fabulosas salsichas, tudo acompanhado por cerveja artesanal.
Note-se que é uma das bebidas mais populares na República Checa e, de facto, há uma grande variedade de excursões de cerveja artesanal em Praga. O U Matejicku também é conhecido pelo seu pessoal simpático e prestável, sempre pronto a ajudar com quaisquer questões que possa ter.
Detalhes interessantes
- Onde: Naplavni, 2011/5.
- Preço médio por pessoa: entre 8 e 12 euros.
- Horário defuncionamento: das 11h às 23h.
- Prato recomendado: As salsichas de cerveja são imbatíveis.
- Recomendado se... gosta de comer pratos tradicionais num ambiente local.
4. Nase Maso, o melhor sítio para os carnívoros.
O Nase Maso é um lugar muito especial para incluir no seu roteiro gastronómico de Praga. É ideal para os amantes da boa carne.
Na verdade, é um talho que serve aos seus clientes pratos preparados com os seus produtos de forma rápida e direta. Devido à sua localização, no coração do bairro judeu, muito perto da chamada Sinagoga Espanhola, este lugar é ideal para aqueles que optaram porreservar um passeio pelo bairro judeu. O melhor deste local é, sem dúvida, a qualidade da carne que servem, seja em forma de hambúrgueres, salsichas ou mesmo um espetacular bife tártaro.
Nesse sentido, poucos restaurantes na cidade podem competir com esta qualidade. O principal problema deste sítio é oespaço limitado se quiser comer no interior. Há apenas 4 ou 5 mesas pequenas para se sentar, e nas horas de ponta é muitas vezes difícil encontrar uma mesa livre.
Pormenores interessantes
- Onde: Dlouha, 39.
- Preço médio por pessoa: pode facilmente atingir os 20 euros.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, entre as 8h30 e as 22h. Encerra aos domingos.
- Prato recomendado: para o meu gosto, o bife tártaro, mas qualquer hambúrguer o convencerá.
- Recomendado se... for um amante de carne e quiser experimentar o melhor.
5. U Tri jelinku, um restaurante numa das ruas mais bonitas de Praga
O U Tri jelinku não é apenas conhecido pela sua boa comida, mas também pela sua localização. Qualquer pessoa que tenha pesquisado o que ver no bairro do castelo de Praga terá descoberto que há uma série de ruas verdadeiramente apelativas.
Incluir o U Tri jelinku no seu passeio gastronómico por Praga tornará a sua experiência culinária ainda mais inesquecível.
Para começar, o ambiente é muito agradável e, acima de tudo, a comida é de muito boa qualidade. As sopas do menu são excelentes, embora ogoulash, o knuckle e o pato não fiquem muito atrás. O serviço é igualmente excelente, especialmente a simpatia dos empregados de mesa.
Pormenores interessantes
- Onde: Nerudova, 206/4.
- Preço médio por pessoa: entre 10 e 15 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: das 10 às 22 horas.
- Prato recomendado: A sopa de abóbora ou a sopa de cebola são perfeitas para um dia frio.
- Recomendado se... tiver feito uma visita guiada ao Castelo de Praga e ao bairro e estiver à procura de um restaurante que complete o encanto do local.
6. Havelská Koruna, comida tradicional checa por peso
Se já fez uma visita guiada a Praga, de certeza que passou pela Praça Venceslau. Perto dali, a poucos metros do mercado da rua Havelská, encontrará a sua próxima paragem na sua visita gastronómica a Praga.
Trata-se de um restaurante self-service que serve comida tradicional checa. Ao entrar, ser-lhe-á entregue um papel com o qual deverádirigir-se ao balcão para pegar no seu tabuleiro e escolher a sua comida, apontando-a à pessoa que a serve. Entretanto, a pessoa assinala o seu pedido no papel. Quando o tiver, só tem de se sentar para o saborear e pagar à saída.
Aconselho-o a ver o menu em inglês na montra antes de entrar.
De um modo geral, poderá escolher entre vários tipos de sopa, frango, peixe e carne panada.
Pormenores interessantes
- Onde: Havelska, 502/21.
- Preço médio por pessoa: entre 10 e 15 euros.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 20 horas.
- Prato recomendado: O goulash é muito saboroso, mas o que não deve perder são os bolinhos recheados de fruta com iogurte que servem à sobremesa.
- Recomendado se... quiser conhecer um tipo de restaurante típico da época comunista na Europa de Leste.
7. Johnny Pizza, o melhor lugar para fazer uma pausa da comida checa por um dia
Se vai ficar em Praga durante 5 dias, talvez queira fazer uma pausa na comida checa (que é saborosa mas bastante dura para o estômago) e experimentar algo diferente.
Felizmente, na capital do país, encontrará um pequeno local que serve algumas das melhores pizzas que poderá encontrar. OJohnny Pizza está localizado fora do centro histórico, mas não é difícil lá chegar a pé. É fácil de encontrar, basta procurar uma fila de pessoas à espera de fazer o pedido.
No restaurante, pode escolher entre dois tamanhos (30 ou 50 cm) de uma pizza que se destaca pela sua massa fina e por ser cozinhada na hora. O único problema é que só há três mesas pequenas, pelo que é muito difícil comer no restaurante. Se o seu hotel for próximo, pode encomendá-la para levar e saboreá-la enquanto descansa.
Pormenores interessantes
- Onde: Koubkova, 685/16.
- Preço médio por pessoa: entre 5 e 7 euros.
- Horário defuncionamento: das 11 às 21 horas.
- Prato recomendado: A Four Seasons é perfeita, embora se quiser personalizar a sua pizza pode optar pela Exlusive, que lhe permite escolher até cinco coberturas.
- Recomendado se... quiser fazer uma pausa na comida local e quiser experimentar algumas pizzas excelentes.
8. Ferdinanda, duas opções diferentes para uma óptima refeição
Qualquer um dos dois restaurantes Ferdinanda 's na cidade é perfeito para incluir numa visita gastronómica a Praga. No entanto, recomendo que se tenha cuidado ao pedir, pois as doses são muito generosas e é fácil exagerar. Outro ponto a seu favor é o facto de ambos terem menus em espanhol.
- O primeiro dos dois restaurantes está situado no animado bairro de Mala Strana. Esta localização torna-o uma opção muito boa para uma refeição depois de desfrutar da sua entrada no Castelo de Praga, embora valha a pena passar algum tempo na área em redor do restaurante.
- O segundo dos restaurantes tem uma localização estratégica: nas imediações da estação central de comboios. Se leu o meu artigo sobre as melhores excursões em Praga, viu que se quiser ir sozinho, o comboio é normalmente a melhor alternativa, por isso este local pode ser uma boa escolha para si.
Detalhes interessantes
- Onde: um fica em Karmelitská, 18; o segundo em Politických vězňů, 19.
- Preço médio por pessoa: cerca de 10 euros.
- Horário de funcionamento: Abre às 11 horas e fecha às 23 horas.
- Prato recomendado: O prato mais tradicional é o knuckle of pork, que é realmente delicioso.
- Recomendado se... estiver à procura de comida checa de qualidade para almoçar ou jantar numa área excelente para as suas visitas.
9. Loving Hut Koubkova, uma opção para vegetarianos
A comida tradicional checa não tem muitas opções para vegetarianos. No entanto, existem alguns restaurantes em Praga que se especializam em comida vegetariana.
Um deles é o Loving Hut Koubkova, situado numa das zonas mais turísticas da cidade, narua Londynska.
A sua oferta não se limita ao almoço e ao jantar, mas também está aberto de manhã para servir bons pequenos-almoços buffet. Um aspeto a ter em conta é que se trata de umrestaurante self-service. Escolhe a sua comida ao balcão e paga de acordo com o peso.
Note-se que não são permitidos pagamentos com cartão.
Detalhes interessantes
- Onde: Londynska, 216/35.
- Preço médio por pessoa: cerca de 7-8 euros.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 11 às 22 horas.
- Prato recomendado: qualquer uma das variedades de hambúrguer vegan.
- Recomendado se... for vegetariano ou quiser simplesmente deixar de comer carne por um dia.
10. Mlynec, um deleite com as melhores vistas da cidade
Praga, como pode ler neste artigo sobre as melhores vistas da cidade, oferece vários panoramas de cortar a respiração.
Se quiser desfrutar de um deles enquanto janta, o restaurante Mlynec é a melhor escolha. Se conseguir reservar uma mesa na zona certa, poderá desfrutar de excelentesvistas para a Ponte Carlos e, se for de noite, apreciar a sua iluminação sob as estrelas. Por outro lado, o restaurante tem uma gama de preços bem acima da média de Praga, mas vale a pena incluí-lo noroteiro gastronómico da sua viagem a Praga e deliciar-se durante a viagem.
O serviço, como convém à sua categoria, é ótimo e o menu combina pratos tradicionais com complementos mais criativos.
Detalhes interessantes
- Onde: Novotného lávka, 9.
- Preço médio por pessoa: entre 30 e 70 euros.
- Horário de funcionamento: das 11h30 às 15h e das 17h às 22h.
- Prato recomendado: de acordo com o próprio restaurante, o seu schnitzel é o melhor da cidade.
- Recomendado se... quiser mimar-se com um pouco de luxo durante a sua visita à cidade. .
11. Hard Rock Cafe, uma escolha segura
Depois de ter desfrutado de todas as atracções imperdíveis de Praga, uma outra opção, se não estiver muito interessado em experimentar coisas novas e preferir ter a certeza de um menu de hambúrgueres, sanduíches ou macarons, faça uma reserva para o Hard Rock Cafe em Praga.
Com este menu de dois ou três pratos deliciosos de comida típica americana, terá um almoço ou jantar garantido sem muitas surpresas - e rodeado de lendas do rock!
Depois de ter saboreado o seu jantar, recomendo que reserve um pub crawl em Praga e termine a noite com uma nota alta.
12. Cruzeiro noturno com almoço ou jantar, uma experiência inesquecível
Outra experiência inesquecível para apreciar a gastronomia e Praga em geral é reservar um cruzeiro com jantar na capital checa. Durante cerca de três horas, terá a oportunidade de relaxar num barco moderno e luxuoso enquanto ouve música ao vivo.
O jantar é ideal porque é em estilo buffet, pelo que terá muito por onde escolher enquanto admira as jóias arquitectónicas da cidade, como a Ponte Carlos, o Castelo de Praga e a Torre da Pólvora, de uma perspetiva completamente diferente.
Claro que, se preferir um plano diurno, pode também reservar um cruzeiro com almoço em Praga, que também é em estilo buffet e tem lugar por volta do meio-dia.