O que ver e o que fazer em Praga à noite
O interesse de uma cidade como Praga não desaparece quando o sol se põe, mas muda ao cair da noite para oferecer a todos os visitantes uma experiência diferente mas igualmente fascinante.
Se vai viajar para Praga, tenho a certeza que está a pesquisar como planear a sua estadia. Sem dúvida que terá incluído monumentos como o castelo da cidade e a extraordinária Ponte Carlos na sua lista de pontos turísticos obrigatórios, sem esquecer o bairro judeu e outros recantos escondidos.
No entanto, o seu planeamento não deve incluir o que Praga tem para oferecer depois de escurecer. Como todas as grandes cidades, a capital checa tem uma grande vida nocturna. Além disso, as suas ruas e monumentos adquirem uma dimensão mágica graças à sua iluminação e encanto. Além disso, existem actividades fascinantes, como passear pelas ruas em busca de fantasmas.
1. Reservar um passeio noturno pelas ruas de Praga
A cidade oferece aos visitantes muitos tipos de visitas organizadas a Praga para explorar todos os seus encantos acompanhados por um guia que explicará o que está a ver. Embora estas visitas sejam óptimas, aqui sugiro que mude um pouco a sua perspetiva e reserve uma visita nocturna a Praga.
Felizmente para os visitantes, a oferta de visitas nocturnas é muito variada, permitindo-lhe escolher a que melhor se adapta aos seus gostos, desde as que o levam simplesmente pelas ruas até às que lhe mostram os melhores locais de entretenimento, sem esquecer as dedicadas às lendas mais obscuras de uma cidade cheia delas.
É claro que também pode planear um destes passeios por si próprio e ao seu próprio ritmo. O importante é mergulhar no encanto especial desta cidade e passear pelas suas ruas sentindo-se como o protagonista de um conto de fadas medieval.
- Horários das visitas: cada visita nocturna pode ter uma hora de início diferente, mas para dar alguns exemplos: a visita fantasma começa normalmente por volta das 19h30 e as visitas nocturnas normais por volta das 18h.
2. Deixe-se encantar pela luz durante um passeio de barco no rio Vltava
O rio Vltava, que atravessa Praga, pode não ter a fama do Sena em Paris ou do Danúbio em Budapeste, mas se reservar um cruzeiro noturno em Praga, verá que a beleza do passeio é inigualável.
Existem vários tipos de passeios de barco à escolha. O mais básico consiste normalmente numa viagem curta, com a duração de cerca de uma hora, que cobre a área entre a Ponte Carlos e o Castelo de Praga. Embora este passeio mais simples não seja mau de todo. O meu conselho é reservar um cruzeiro com jantar, se puder. Durante o cruzeiro, pode ver os locais históricos mais famosos de Praga, quase sempre enquanto bebe um copo de vinho ou prosecco.
O jantar, que normalmente é em estilo buffet, não pode ter lugar num cenário mais maravilhoso do que com o Castelo de Praga iluminado ao fundo. Tudo isto é acompanhado por música ao vivo para melhorar ainda mais o ambiente. A maioria destes cruzeiros parte das imediações da Ponte Carlos, incluindo algumas excursões que podem ser reservadas no local.
- Horários dos cruzeiros: se quiser reservar um cruzeiro com jantar, deve ter em conta que a hora de partida é normalmente por volta das 19:00.
3. Desfrutar de um jantar medieval
Não vou negar que esta é uma atividade destinada apenas a turistas, mas participar num jantar medieval em Praga é tão divertido quanto gratificante para o paladar. Se estiver na cidade há alguns dias, já saberá muito do que expliquei neste artigo sobre comida em Praga. Se decidir participar num jantar medieval, poderá comer estes pratos num ambiente que o fará sentir como se tivesse recuado no tempo.
Estes jantares têm lugar em tabernas à luz das velas, ao estilo das que existiam na cidade há vários séculos. A maioria destas tabernas está localizada na Cidade Velha, nos pisos subterrâneos dos edifícios perto da Praça da Cidade Velha.
Ao almoço são propostos cinco pratos, para que possa saborear as especialidades mais tradicionais da cidade, sem esquecer o vinho e a cerveja. O jantar é acompanhado por um espetáculo com malabaristas e espadachins enquanto se ouve música medieval.
- Horário de abertura: o jantar medieval começa normalmente um pouco antes das 20 horas.
4. Experimente a vida nocturna mais animada de Praga nos seus bares e discotecas
Quem não sentir os efeitos do cansaço depois, por exemplo, de uma das excursões que recomendo por Praga, está com sorte: a cidade tem uma grande variedade de vida nocturna para todos os tipos de visitantes.
Basta passear pela Praça da Cidade Velha para ficar com os bolsos cheios de anúncios das discotecas da cidade. As opções são tantas que é impossível enumerá-las todas, por isso vou referir apenas alguns dos locais mais notáveis:
- Karlovy Lazne: a sua principal reivindicação à fama é o facto de ser o maior clube da Europa Central. Tem cinco salas diferentes, cada uma decorada com um tema diferente.
- Museu da Cerveja de Praga: os amantes da cerveja têm um encontro imperdível neste local situado na Cidade Velha. Oferece cerca de 30 variedades de cerveja de pequenas cervejarias de todo o país.
- Bar Hemingway: uma das bebidas mais populares na República Checa (sempre depois da cerveja) é o absinto. Neste bar encontrará algumas das melhores variedades deste produto, servidas de forma tradicional.
- ORoxy é considerado um dos locais de entretenimento mais antigos da cidade. O Roxy tem um espaço para dançar e outra sala para aqueles que procuram um lugar para se sentar e desfrutar da noite de uma forma mais descontraída.
- Horário de funcionamento dos pubs e bares: Existem vários tipos de horários de funcionamento, dependendo da licença do estabelecimento. Os pubs e discotecas podem ficar abertos até às 4 ou 5 da manhã (como o Karlovy Lazne), mas outros, como o Museu da Cerveja, fecham às 20 horas no inverno. O Hemingway Bar, por seu lado, está aberto até à 1 ou 2 horas, consoante o dia.
5. Visitar o Castelo de Praga à noite
Um dos pontos turísticos imperdíveis da capital checa é o seu espetacular castelo, um lugar que não irá dececionar. No entanto, se viajar para Praga no verão, verá que o número de turistas durante a manhã pode ser desconfortavelmente cheio. Uma solução pode ser adiar a visita para a tarde e passar lá os primeiros momentos da noite.
Para calcular corretamente a sua visita, pode consultar o horário de funcionamento do Castelo de Praga, que normalmente só fecha as portas às 22 horas. E se decidir visitar o monumento à noite, pode inscrever-se numa das visitas organizadas ao Castelo de Praga, que o mostram a essa hora. Também o pode fazer por si próprio. Nesse caso, escolha o local certo para assistir ao acender das luzes de Praga e assistir a um espetáculo único.
O meu conselho é que não se fique por aqui depois desta visita. Como pode ler neste artigo sobre o que ver no bairro do Castelo de Praga, a área está repleta de grandes atracções e restaurantes muito interessantes. Além disso, a partir de algumas das suas ruas, terá excelentes vistas do próprio castelo iluminado.
- Horário de funcionamento do castelo: O horário de funcionamento do castelo está dividido entre o dos monumentos e o do resto do complexo. Existe também uma diferença importante entre Praga no verão e Praga no inverno. De um modo geral, entre novembro e março, o complexo está aberto das 6 às 22 horas e os monumentos das 9 às 16 horas. De abril a outubro, pelo contrário, o horário de abertura do complexo é das 5h à meia-noite, enquanto os monumentos estão abertos das 9h às 17h.
6. Escolha um tipo de música e encontrá-lo-á em Praga
A única coisa que pode ser dita sobre a cena musical de Praga é que poucas cidades podem se aproximar de sua variedade, qualidade e quantidade. Seja qual for o estilo de que gosta, encontrará a oportunidade de o apreciar na capital checa. Se preferir música clássica, ballet ou ópera, não há melhor lugar do que o Teatro Nacional de Praga, cuja bela localização merece uma visita.
Para além do palco formal do teatro, também pode encontrar espectáculos em alguns dos jardins da cidade. Os mais conhecidos são os Jardins Wallenstein, onde, bem como na pequena ilha de Střelecký ostrov, se realizam alguns espectáculos musicais à tarde e ao início da noite entre maio e setembro.
Numa mudança de estilo, existem vários clubes de jazz e blues no bairro perto da Ponte Charles. Alguns deles, como o Jazz Republic, oferecem concertos ao vivo quase todas as noites. E para aqueles que querem aproveitar a oportunidade de assistir a um grande concerto, basta consultar o programa da O2 Arena, o local habitualmente escolhido pelos grandes artistas internacionais quando visitam a República Checa. Por último, mas não menos importante, as ruas da cidade estão repletas de músicos de rua.
- Horários: O Teatro Nacional tem espectáculos às 18:00 e às 19:00. A República do Jazz apresenta os seus últimos espectáculos às 21:15.
7. Venha assistir a um espetáculo do famoso teatro negro.
Se quiser viver uma experiência diferente nas noites de Praga, terá a oportunidade de assistir a um espetáculo de um tipo de teatro muito típico da cidade: o teatro negro.
Este tipo de teatro nasceu na própria Praga e as peças que lhe pertencem são representadas há mais de meio século. Trata-se de um espetáculo de teatro mudo sobre um cenário negro que utiliza a luz para criar histórias através da iluminação e das sombras. Assistir a uma destas peças vai para além de ser um fã de teatro, pois faz parte da cultura contemporânea da cidade. No entanto, nem toda a gente consegue apreciar os espectáculos, uma vez que se caracterizam por um ritmo bastante lento e não é fácil seguir as histórias.
No entanto, na minha opinião, vale a pena ir ver uma peça se tiver tempo suficiente. O melhor sítio para ir é, sem dúvida, o Teatro Ta Fantastika, onde normalmente é representada a peça mais popular deste tipo de teatro: Aspects of Alice.
- Horário de funcionamento do Teatro Ta Fantastika: a peça mais relevante deste tipo de teatro, Aspects of Alice, começa normalmente por volta das 19 horas.
8. Atravesse a Ponte Carlos no passeio mais romântico de toda a cidade
Ao ler sobre o que ver na Ponte Carlos, pode ter encontrado a recomendação de a atravessar calmamente e desfrutar da atmosfera. O que talvez não saiba é que este passeio é ainda mais bonito à noite, quando a ponte se torna um dos melhores miradouros da cidade.
Atravessar este autêntico monumento ao cair da noite é, sem dúvida, o passeio mais romântico que pode fazer em Praga. Além disso, os lados do monumento estão repletos de artistas de rua, pintores e cantores que o vão entretendo ao longo do caminho.
9. Os melhores sítios para ver o pôr do sol na cidade
Praga tem muitas coisas para ver e para fazer, e não se pode deixar a capital checa sem ver uma vista panorâmica da cidade ao entardecer e, depois, com a sua iluminação nocturna. Felizmente, não faltam locais para desfrutar desta experiência inesquecível. Um dos locais mais clássicos é o Castelo de Praga. Passeando pela zona, encontrará alguns miradouros de onde poderá ver o resto da cidade iluminada.
A Colina Petrin, mais concretamente a partir da sua Torre de Observação, oferece uma das melhores vistas de Praga. Esta colina tem cerca de 320 metros de altura, mas a subida não é muito cansativa. Se não quiser caminhar, pode sempre apanhar o funicular até ao topo.
Finalmente, há um miradouro que é um pouco menos conhecido, mas que oferece vistas impressionantes de Praga à noite. Está situado no Parque Letná, ao qual se chega depois de atravessar o bairro judeu, atravessar o Vltava e subir um lance de escadas. A partir deste miradouro, onde existe um bar com música ao vivo frequente, terá uma vista completa de todas as pontes da cidade, incluindo a Ponte Carlos.
10. Jogar golfe sem poder ver a bola
Se já não tem ideias para entreter as crianças em Praga, pode sempre levá-las a jogar mini-golfe de uma forma especial: no escuro. No Prague Golf & Games, localizado a cerca de 20 minutos a pé do centro, pode desfrutar desta atividade peculiar com a sua família.
A entrada custa cerca de 15 euros, mas inclui uma bebida a ser tomada no local. O seu interior é, no mínimo, curioso, já que cada buraco foi construído com diferentes temas relacionados com a cidade.
Quanto ao jogo em si, o mais divertido é que se realiza às escuras, sendo o único guia as luzes coloridas que foram distribuídas pelas pistas e pelo resto do recinto.
- Horário de funcionamento: o local onde se pode desfrutar de uma partida de golfe está aberto das 13 às 22 horas.
Praga é segura à noite?
Um aspeto que surpreende os viajantes espanhóis em Praga é a fraca iluminação pública. Este facto, que ocorre em muitas cidades europeias que não têm o hábito de tentar fazer com que a noite seja igual ao dia em termos de luz, não implica de forma alguma que a cidade seja insegura.
De facto, Praga é considerada um dos destinos mais seguros de toda a região. No entanto, como em qualquer grande cidade, existem algumas zonas que não são recomendadas para passear à noite.
A maioria destas zonas menos seguras situa-se longe dos locais onde normalmente se circula como turista. Eu só recomendaria evitar o parque perto da estação central de comboios, pois o ambiente depois do pôr do sol não é muito bom.
Getting around Praga à noite
O centro de Praga é fácil de percorrer a pé. No entanto, quando regressar ao seu hotel ou se deslocar a uma atração mais distante à noite, poderá preferir utilizar os transportes públicos. O metro é talvez o meio de transporte menos útil à noite, uma vez que não funciona entre a meia-noite e as 4h45.
O elétrico, por outro lado, tem um horário noturno. O horário normal termina à meia-noite, mas a partir da meia-noite há linhas nocturnas que funcionam até às 4h30. Os eléctricos noturnos circulam normalmente de meia em meia hora. O mesmo acontece com os autocarros. Enquanto os autocarros diurnos circulam entre as 4h30 e a meia-noite, os autocarros noturnos circulam entre a meia-noite e as 4h30.
Também pode optar por fazer um dos muitos tipos de excursões organizadas em Praga.