10 coisas para ver em Praga em agosto

agosto é um mês muito festivo, com eventos locais e estrangeiros. Além disso, há feiras gastronómicas e musicais, uma excelente combinação para o ouvido e o paladar.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver em Praga em agosto

Vista de Praga | ©Denis Poltoradnev

Entre os festivais de música mais interessantes encontra-se o Festival de Rock de Praga, um evento internacional que atrai milhares de fãs de rock e de música. Na mesma linha, há o Festival Holi de Praga, um evento internacional de música eletrónica ao ar livre que atrai muitos jovens.

Também pode desfrutar de muitos dos eventos gastronómicos locais de Praga (Festival do Vinho, Festival do Chá) e de outros eventos musicais locais, como a Semana de Jazz de Praga ou o Organ Grinders Live!

1. Passeio de bicicleta ao Castelo de Karlstejn

Castelo de Karlstejn| ©Jürgen Regel
Castelo de Karlstejn| ©Jürgen Regel

Uma das actividades desportivas e turísticas mais populares em agosto é um passeio de bicicleta desde o centro da cidade até ao Castelo de Karlstejn, a antiga sede de verão de Carlos IV, o responsável por muitas das belezas góticas de Praga. Este passeio é encorajado pelo facto de o castelo só poder ser visitado aos fins-de-semana em agosto e de ser mais rápido andar de bicicleta do que de elétrico.

Há muitas bicicletas para alugar no centro da cidade, por isso não tem de se preocupar com isso. Além disso, andar de bicicleta é a única forma de parar mesmo em frente à famosa Capela de Santa Cruz, um dos edifícios mais bonitos da cidade, que pode ver na sua excursão de bicicleta.

Reservar um passeio de bicicleta em Praga

2. O festival anual Letní Letná

Festival anual de Letní Letná| ©Marie Čcheidzeová
Festival anual de Letní Letná| ©Marie Čcheidzeová

Este é um dos festivais de acrobacia e espetáculo mais esperados da República Checa. O festival tem lugar em meados de agosto no Parque Letná, em Praga. Para se ter uma ideia do nível do espetáculo, normalmente são necessários quase dez dias para o organizar.

Quatro empresas francesas organizam o evento. O espetáculo apresentará o melhor da acrobacia com performances, coreografias e teatro artístico. A maior parte dos eventos terá lugar em tendas de circo, mas haverá também um palco ao ar livre. Para além disso, haverá também áreas reservadas para o público infantil, o que faz deste um dos melhores planos para crianças em Praga. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial do evento.

Se gosta deste tipo de espectáculos, recomendo-lhe também que assista ao espetáculo de teatro de luz negra em Praga, que o fará mergulhar num mundo mágico e que também é adequado para toda a família. Este espetáculo tem lugar num palco escuro como breu, completamente às escuras, que é estrategicamente iluminado para criar um maravilhoso espetáculo de luz e sombra.

Reserve o seu bilhete para o teatro de luz negra

3. Descubra os sabores da gastronomia checa

Festival do Vinho de Střelecký ostrov| ©Místo konání
Festival do Vinho de Střelecký ostrov| ©Místo konání

Quando se visita Praga em agosto, não se pode perder a oportunidade de experimentar a comida local para descobrir novos sabores. É evidente que não se conhece realmente um país até se provar a sua cozinha. Goulash, koleno, bramboračka, vepřo-knedlo-zelo e knedlíky são apenas alguns dos pratos típicos da região.

Provavelmente não sabe o que é cada prato ou o que contém. E isso é normal, pois é um desafio conhecer a comida de um país, uma vez que não nos é familiar. Por isso, se quiser tornar a experiência mais suportável (e até divertida), aconselho-o a inscrever-se numa visita gastronómica a Praga, onde poderá experimentar todas as iguarias desta terra e visitar alguns dos melhores restaurantes da cidade. Não só isso, mas também poderás provar bebidas típicas. Uma vez terminado, saberá o que comer em Praga e poderá desfrutar dos seus pratos favoritos durante o resto da sua viagem.

Reservar um tour gastronómico em Praga

4. Passeio pelos rios de Praga

Praga, o Vltava|©DANI28256
Praga, o Vltava|©DANI28256

O Vltava e o Vltava são dois dos principais rios de Praga. Oferecem uma vista completamente diferente e bonita da cidade, por isso encorajo-o a entrar num barco e experimentar por si mesmo a sensação de redescobrir a capital de uma perspetiva diferente.

Os cruzeiros são o meio de transporte mais comum para este tipo de atividade, e muitos deles incluem jantar ou almoço, bem como comentários para lhe dar uma visão do passado e do presente de Praga.

Reservar um cruzeiro turístico em Praga

5. Aproveite o bom tempo e visite as aldeias checas

Termas de Karlovy Vary|©dani ruiz
Termas de Karlovy Vary|©dani ruiz

agosto, devido ao bom tempo, é um dos meses de época alta em Praga. Por isso, recomendo que saia da agitação da cidade e aproveite a oportunidade para visitar algumas das belas cidades e aldeias vizinhas. Os turistas têm tendência a limitar a sua viagem à capital e são menos os que se aventuram noutras partes do país, mas eu recomendo vivamente que o façam. Estas são três das zonas de que mais gostei:

  • Karlovy Vary e Marianske Lazne: para além de serem duas cidades termais, a primeira alberga doze nascentes de água e o interessante Museu de Cristal Moser. A segunda, por outro lado, é muito tranquila e vais adorar passear pelas suas ruas, bem como pelos seus agradáveis cafés.
  • Český Krumlov: esta cidade medieval ainda preserva toda a essência do seu incrível passado. Recomendo que visitem a Igreja de São Vito, as suas ruas estreitas e subam à torre do castelo.
  • Kutná Hora: esta cidade situada no coração da República Checa tem um centro histórico invejável que não pode perder, assim como a sua catedral e o seu ossário.

É claro que pode fazer estas excursões por conta própria, mas também há visitas guiadas disponíveis para o ajudar a aproveitar ao máximo o seu tempo (o que é recomendado se a sua estadia no país for limitada) e se quiser aprender sobre a história de todas estas áreas.

Reserve uma excursão a Karlovy Vary e Marianske Lazne:

6. Anualmente, os moedores de órgãos vivem!

Igreja de São Nicolau em Praga| ©Henry Burrows
Igreja de São Nicolau em Praga| ©Henry Burrows

Este festival de música tem lugar num sábado , em meados de agosto, em três locais diferentes de Praga. De manhã, há um concerto na Igreja de São Nicolau, na Praça da Cidade Velha, à tarde, em Kampa e, finalmente, um concerto no Museu Checo da Música.

Este festival, totalmente gratuito, tem como objetivo promover a cultura musical checa. Além disso, durante os 3 concertos, pode desfrutar de música tradicional checa, de rua e moderna. Para um evento gratuito, está muito bem organizado e é uma óptima maneira de conhecer a cultura musical checa. Para mais informações, visite o seguinte sítio Web.

7. Feira do Chá de Praga

Výstaviště, onde se realiza a Festa do Chá| ©Vity
Výstaviště, onde se realiza a Festa do Chá| ©Vity

A feira de chá é um evento que atrai tanto turistas como locais. A feira de chá gratuita é realizada num espaçoso local ao ar livre, onde são servidos diferentes tipos de chá enquanto se desfruta de música e dança tradicionais checas. O Čajomír Fest dura dois dias e realiza-se no final de agosto em Výstaviště.

O chá é a bebida não alcoólica mais consumida na República Checa. O evento começa de manhã cedo e prolonga-se até às 20 horas. O programa também inclui workshops e espectáculos- muito divertidos! Para mais informações, visite o sítio Web oficial do evento.

8. Exposição sobre a história dos Celtas

Museu Nacional de Praga| ©Otto8
Museu Nacional de Praga| ©Otto8

Se é fã de arte, o mês de agosto dá-lhe a oportunidade de conhecer a cultura dos Celtas e a marca que deixaram em toda a Europa Central desde os tempos históricos. Este evento tem lugar no Museu Nacional. O dia varia de ano para ano, mas geralmente cai no final do mês.

A entrada é totalmente gratuita, mas é aconselhável reservar com antecedência, pois este é um evento cultural e histórico muito aguardado. A informação sobre a cultura celta é escassa, pelo que recomendo que vá se for um apaixonado por história. Neste evento, ficará a saber mais sobre as suas vidas, hábitos, rituais, artesanato e também sobre o impacto que a sua presença teve noutras culturas. Para mais informações, visite o sítio Web do museu.

9. Festival Holi ao ar livre

Pessoas no Festival Holi ao Ar Livre| ©James Dennes
Pessoas no Festival Holi ao Ar Livre| ©James Dennes

Inspirado no festival indiano com o mesmo nome, o Festival Holi ao Ar Livre é celebrado em muitos países do mundo. A versão de Praga tem lugar na ilha de Strelecky (recomendo este post sobre excursões em Praga), onde as pessoas se reúnem para desfrutar de um dia de relaxamento com música eletrónica ao vivo e uma atmosfera colorida.

Este festival é conhecido em todo o mundo, uma vez que costuma atrair muitos artistas de renome internacional da indústria da música eletrónica. Não há comida ou bebida neste festival, pelo que terá de trazer algo de casa ou comprar nas bancas de comida fora do festival. Para mais informações, recomendo que visite o sítio Web oficial do festival.

10. Semana de Jazz de Praga

Pessoas na Semana do Jazz| ©Brett Sayles
Pessoas na Semana do Jazz| ©Brett Sayles

A Prague Jazz Week tem lugar no início de agosto e realiza-se na Cidade Velha, efetivamente Património Mundial da UNESCO. O evento é, naturalmente, ao ar livre e gratuito. Os concertos de jazz começam às 18 horas e terminam às 22 horas.

Imagine o que é estar rodeado de estruturas góticas e edifícios renascentistas, enquanto o saxofone entoa uma melodia. Vale a pena notar que, durante esta semana especial, muitas cervejarias e restaurantes de Praga estarão **abertos até às 00:**00 horas, para que não tenha de cozinhar depois do concerto.

Tempo em Praga em agosto

Praga| ©Petr
Praga| ©Petr

Praga tende a ser mais seca em agosto do que em junho e julho. As temperaturas máximas médias podem atingir os 27 graus C elsius e as temperaturas mínimas médias podem atingir os 13 graus Celsius. Embora não seja certamente o mês mais quente do ano, é um mês em que poderá desfrutar de um clima bastante agradável.

No entanto, é uma boa ideia verificar a previsão do tempo antes de partir para a sua viagem, uma vez que o tempo pode mudar rapidamente. Os dias de chuva são raros e a média é inferior a um dia por semana. No entanto, a quantidade de precipitação é muito baixa.

O que levar na mala para uma visita a Praga em agosto

Fazer a mala| ©Timur Weber
Fazer a mala| ©Timur Weber

Embora o mês de agosto seja relativamente quente em Praga, é sempre útil levar um casaco ou uma camisola para a noite, bem como para o caso de chover ou chover muito.

Deve usar sempre sapatos confortáveis para caminhar; os saltos altos ou as sandálias não são práticos para andar nos passeios de Praga. Também recomendo que se proteja do sol nos dias de sol, mesmo que as temperaturas não sejam tão elevadas. Recomendo que use óculos de sol e protetor solar.

Dicas para visitar Praga em agosto

Vista aérea do rio Vltava| ©Anthony Delanoix
Vista aérea do rio Vltava| ©Anthony Delanoix

Em agosto, os preços dos bilhetes de avião e do alojamento em hotéis são de época alta, embora no final do mês os preços possam ser ligeiramente mais baixos. Se quiser gastar menos, recomendo que visite Praga no inverno.

As multidões não são tão excessivas como no início do verão em Praga; no entanto, vale a pena telefonar e fazer reservas para visitar o Castelo de Praga e outros edifícios importantes da cidade, ou para jantar e almoçar nos melhores restaurantes de Praga.

agosto é o mês mais movimentado para feiras e festivais, por isso, se procura umas férias agitadas, agosto é o mês ideal para si. Pode desfrutar de festivais locais e estrangeiros. Também vale a pena notar que os dias mais movimentados de agosto são a meio do mês, por isso, se estiver a planear ir a Praga durante 5 ou 7 dias, recomendo que vá entre a segunda e a terceira semana do mês.

Reservar passeios e excursões em Praga