10 coisas para ver e fazer em Bangkok em maio

A capital da Tailândia tem muito para oferecer se a visitar em maio. Festivais agrícolas, festivais de coroação e cruzeiros estão à sua espera.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bangkok em maio

Vista de edificios naranjas|©Alain Poder

Banguecoque é quente durante todo o ano e maio não é exceção. Enquanto no hemisfério norte há uma primavera plácida, na capital da Tailândia o calor será o seu companheiro quando a visitar durante este mês fantástico. Há muitas coisas para ver e fazer em Banguecoque durante maio, um mês em que se pode combinar espiritualidade com entretenimento e a melhor comida.

Ao longo deste mês, a cidade estará enfeitada para diferentes celebrações, como a que marca o início da colheita do arroz ou o dia da coroação do rei, mas também terá festivais de música moderna e cruzeiros de festa. Está pronto para conhecer uma das cidades mais visitadas do mundo durante o mês de maio?

1. Comemorar o Vesak

Procissão do Dia de Vesak|©eight8eight
Procissão do Dia de Vesak|©eight8eight

Uma das mais importantes manifestações de fé da religião budista é o Dia de Vesak. Em todo o Sudeste Asiático, é celebrado na noite de lua cheia do sexto mês lunar, embora a data possa variar de país para país devido a diferentes interpretações do calendário. Na Tailândia, é sempre no início ou em meados de maio e, se quiser ver como estas pessoas vivem a sua espiritualidade, este é um dia a não perder.

O Dia de Vesak, também conhecido como Dia de Visakha Bucha, comemora o nascimento, a iluminação e a morte de Buda. Este é o dia para se aproximar respeitosamente dos melhores templos de Banguecoque, onde verá monges e adoradores reunidos em oração e comemoração da vida de Buda.

Para os turistas, uma das melhores partes deste dia sublime é a comida. Toda a cozinha budista é inteiramente vegetariana, e aí pode provar combinações magníficas como o arroz de manga ou o macarrão com especiarias, num ambiente lindamente decorado onde os templos se enchem de flores e todo o tipo de manifestações de fé. Pode até fazer parte de um tour gastronómico pela cidade. Vai perder a oportunidade de participar neste dia?

Reservar uma excursão gastronómica em tuk tuk por Banguecoque

2. Participar na Cerimónia Real de Lavoura

Cerimónia Real de Lavoura|©Jody29
Cerimónia Real de Lavoura|©Jody29

Ao que parece, parece um pouco pomposo, mas não é. A Cerimónia Real da Lavoura é sobretudo uma celebração agrícola e marca o início da época do arroz. A data é fixada pelos líderes religiosos, mas geralmente ocorre em meados de maio.

Nesta ocasião, o Rei da Tailândia, a partir de Banguecoque, dirige a cerimónia Phra Ratcha Phithi Phuetcha Mongkhon. Esta celebração tem origens hindus que foram posteriormente convertidas ao budismo. É por isso que o início deste dia começa com um rito budista no Grande Palácio, com a participação do rei, e depois continua em Sanam Luang, uma das praças mais importantes de Banguecoque, com os elementos tradicionais hindus.

É impossível perder esta celebração se estiver em Banguecoque nesta altura do ano. Mas este é um evento muito importante em todo o Sudeste Asiático e o Camboja também tem festividades semelhantes, também lideradas pelo seu rei; mas também se realiza em repúblicas como o Sri Lanka e a própria Índia. O ritual é o mesmo: dois bois sagrados são atrelados a um arado de madeira e começam a lavrar, enquanto as pessoas semeiam arroz. Não acha interessante?

Reservar um passeio de bicicleta

3. Passar três dias de festa no XXO Party Cruise

Cruzeiro no rio em Banguecoque|©eGuide Travel
Cruzeiro no rio em Banguecoque|©eGuide Travel

Uma festa num navio de cruzeiro. Mas não é uma festa qualquer: a XXO Party Cruise é a maior festa LGTBI de todo o Sudeste Asiático e realiza-se num navio de cruzeiro em vários países, com partida de Banguecoque. É uma loucura que atrai todas as atenções das grandes festas de maio.

Primeiro, apanha-se um autocarro para o porto, de onde se parte para Sihanoukville, no Camboja. Passa lá um dia e depois segue para Koh Samui, também na Tailândia. Aí, festeja-se durante um dia e, finalmente, regressa-se ao porto de Leam Chabang e, de lá, de autocarro para Banguecoque.

Se gosta de festas e de eventos LGBTI, seria uma pena perder este cruzeiro reconhecido mundialmente. Para ir a este evento, tem de reservar o seu quarto no cruzeiro, porque o pacote já inclui transporte, as três refeições do dia e bebidas não alcoólicas. Mesmo que esteja a viajar sozinho, a equipa irá organizar o seu encontro com outras pessoas da sua idade e sexo.

Detalhes interessantes

  • Local: partida de Banguecoque de autocarro para o porto de Leam Chabang, onde fará um cruzeiro de dois dias para o Camboja e depois para as ilhas Koh Samui na Tailândia, antes de regressar a Banguecoque.
  • Preço: o pacote de quarto mais barato, partilhado por quatro pessoas, custa cerca de 500 euros. O mais caro, com varanda, custa mais de 750 euros.

Comprar bilhetes para o barco turístico

4. Participar no Dia da Coroação

pessoas sentadas na sala|©jack
pessoas sentadas na sala|©jack

A dinastia Chakri governa a Tailândia desde o século XVIII e até sobreviveu ao domínio colonial britânico. Esta é uma das razões pelas quais está tão enraizada na idiossincrasia tailandesa e porque, apesar de governos e ditadores poderem passar, o rei continua. O dia 4 de maio é o Dia da Coroação, que comemora a coroação do Rei Rama X em 2019.

Rama X sucedeu ao reinado do seu pai, Rama IX, que tinha mais de 70 anos. A coroação de Rama X foi um dos eventos mais pomposos de toda a história do país, tendo sido cumprida com ritos budistas sagrados, onde foi purificado, ungido e posteriormente coroado com uma coroa de sete quilos incrustada de diamantes e outros metais preciosos.

Todos os anos é feriado na Tailândia, pelo que encontrará bancos e instituições públicas encerrados. Isso não quer dizer que não haja nada para fazer. A Casa Real organiza actividades para comemorar o monarca a que pode assistir, são expostas fotografias do rei na rua e há mesmo anos em que outros dias são declarados feriados públicos, a fim de criar uma ponte que permita às pessoas em Banguecoque fazer mais turismo.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

5. Dançar no Warp Festival em Pattaya

pessoas em concerto|©beccarisa
pessoas em concerto|©beccarisa

Praia, sol e areia! Banguecoque está ao nível do mar e tem um rio fantástico, mas a praia fica um pouco mais longe. No entanto, Pattaya fica a cerca de uma hora e meia da cidade e é um dos melhores destinos de praia da Tailândia, o que a torna um destino de férias preferido dos habitantes de Banguecoque.

E se pensava que ia ser só templos budistas e comida tradicional, então vá a Pattaya em maio para um festival de música à beira-mar - o Warp Festival.

Este é sobretudo um festival de música eletrónica que conta com a participação de numerosos DJ de todo o mundo, mas a maior parte deles são do Sudeste Asiático, pelo que poderá conhecer novos talentos num ambiente inigualável. Além disso, vale a pena ficar em Pattaya pelo menos dois dias, porque o festival dura um fim de semana inteiro com um alinhamento diferente para cada dia.

Encorajo-o a aproveitar o ambiente de praia em Pattaya e a ir pelo menos um dia à noite a este vibrante festival de música eletrónica. Tenha em mente que vai estar de pé durante muitas horas, por isso é melhor levar sapatos confortáveis, muita água e muita energia. Não perca.

Detalhes úteis

  • Preço: os bilhetes podem custar cerca de 20 euros por dia.
  • Horário: ambos os dias, os concertos começam normalmente por volta das 17 horas.

6. Desfrutar do Festival May Jam

VISTA DA MULTIDÃO|©plynoi
VISTA DA MULTIDÃO|©plynoi

A Tailândia não é a Coreia do Sul, mas o k-pop já é um género universal. No início de maio, no BITEC Bangkok, realiza-se o May Jam Festival, um dos maiores eventos para os fãs de k-pop na Tailândia. Se é fã deste género musical e está em Banguecoque por esta altura, vale bem a pena passar uma noite fora.

O festival dura uma noite e já contou com alguns artistas a solo fantásticos, como Baekhyun, dos EXO, e Yugyeom, dos GOT7. Há também muitos participantes locais e bandas emergentes que trarão o pop coreano para o primeiro plano. Os bilhetes esgotam rapidamente, pelo que não custa nada comprá-los com antecedência, mesmo antes de chegar a Banguecoque.

O local do festival tem capacidade para 5 000 pessoas, pelo que é de esperar um concerto bastante concorrido. Vai certamente divertir-se muito a ver as grandes estrelas do K-pop e os seus fãs. Muitos deles estão hipnotizados por esta música, será que vai ser um deles?

Pormenores interessantes

  • Localização: Bangkok International Trade & Exhibition Centre: BITEC. 88 Debaratna Rd, Bang Na Tai, Bang Na, Banguecoque 10260, Tailândia
  • Preço: cerca de 150 euros para os lugares mais caros, enquanto os lugares mais baratos custam cerca de 80 euros.

7. Jantar de cruzeiro no rio Chao Phraya

Cruzeiro com jantar em Banguecoque no rio Chao Phraya|©Kalboz
Cruzeiro com jantar em Banguecoque no rio Chao Phraya|©Kalboz

Ver o pôr do sol é uma das coisas mais bonitas que qualquer casal pode fazer. O rio Chao Phraya é verdadeiramente deslumbrante, pois flui através de centenas de canais que banham toda a cidade de Banguecoque. O seu caudal é bastante forte e, por isso, é muito navegável, com grandes navios de cruzeiro, muitos deles barcos turísticos. Pode estar a bordo de um deles para relaxar, desfrutar e amenizar o calor inclemente de Banguecoque em maio.

Um dos passeios mais comuns de cruzeiro no rio Chao Phraya em Banguecoque é embarcar ao pôr do sol para um jantar romântico ou mesmo em família. A partir do cruzeiro, pode ver o Grande Palácio, a sede da monarquia tailandesa, bem como o templo Wat Arun, adjacente ao palácio. Ambos são iluminados à noite e pode sair para o convés para apanhar ar, que nessa altura estará muito mais fresco e nada comparado com o sol de um dia de maio.

Há diferentes tipos de refeições. Alguns cruzeiros têm refeições em regime de buffet, pelo que pode servir-se do que quiser, como quiser. Mas há também outros cruzeiros que têm um chef e onde pode provar as suas criações mais exclusivas. Decidir isto não é tarefa fácil, mas a escolha entre os cruzeiros em Banguecoque é bastante vasta.

Reservar um cruzeiro com jantar no rio Chao Phraya

8. Passear por Chinatown

bangkok chinatown|©annamone
bangkok chinatown|©annamone

A cultura tailandesa é forte em todo o país, mas isso não quer dizer que a Tailândia não seja um país etnicamente diverso. É por isso que uma das coisas imperdíveis a fazer quando se vai a Banguecoque é dar um passeio pela Chinatown, onde se pode comprar todo o tipo de artefactos, comer nas bancas de rua e ter uma experiência multicultural.

Entre as melhores coisas a fazer em Chinatown está caminhar ao longo do percurso da Rua Yaowarat. Muitos comparam a forma desta rua ao dragão caraterístico da China. maio não é o mês mais turístico do ano, mas o mais surpreendente é que a Chinatown estará igualmente cheia de habitantes locais que oferecem todo o tipo de serviços aos turistas, pelo que se sentirá em plena sintonia.

Quando lá estiver, o meu conselho é que faça uma visita guiada e coma muito nas diferentes bancas ao longo da rua, para provar o melhor da cozinha chinesa na Tailândia. Muitas destas bancas permitir-lhe-ão abrigar-se do sol e da chuva, que também é habitual em maio. Este passeio será pitoresco, atrativo e, acima de tudo, culturalmente enriquecedor.

Comprar bilhetes para o barco turístico

9. Deslumbre-se no Ocean World

Sea Life Ocean World|©Nabil Molinari
Sea Life Ocean World|©Nabil Molinari

Sim, é sem dúvida muito quente em Banguecoque em maio. Por isso, refrescar-se num local com ar condicionado onde se está sentado debaixo do mar não é nada mau. O SEA LIFE Bangkok Ocean World é o maior aquário de todo o país e é realmente enorme, porque tem mais de 10 mil metros quadrados com todo o tipo de fauna marinha.

Entre a fauna marinha, a que mais se destaca é sem dúvida o Aquário dos Tubarões, porque se pode andar em cima dele. Para muitos, isto é assustador, mas na verdade é muito seguro. Terá também a oportunidade de ver de perto os diferentes peixes que vivem nos mares do Sudeste Asiático, mas há também outros de diferentes oceanos do mundo, com grande destaque para os corais, as tartarugas marinhas e os pinguins.

Se procura as melhores coisas para fazer com crianças em Banguecoque, não hesite em levá-las ao Ocean World e, em particular, fazê-las atravessar o túnel subaquático. Aí estarão sempre rodeados pelo aquário e poderão tirar fotografias da melhor qualidade. Não perca esta magnífica experiência para miúdos e graúdos.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 40 euros para adultos, enquanto os bilhetes para crianças rondam os 25 euros.
  • Duração: entre as 10 e as 20 horas. Última admissão às 19h00
  • Localização: 991 Rama I Rd, Pathum Wan, Banguecoque 10330, Tailândia

Comprar bilhetes para Ocean World e Madame Tussauds

10. Passear no Parque Lumphini

Parque Lumphini, Banguecoque,|©Marty Gowan
Parque Lumphini, Banguecoque,|©Marty Gowan

Não é preciso ir muito longe para apanhar ar fresco, fugir ao sol rigoroso de maio e descansar um pouco. Situado no coração da cidade, o parque Lumphini recebe mais de 10.000 visitantes por dia, o que o torna um oásis no meio dos arranha-céus, do calor e das bancas de rua. Os seus 57,6 hectares permitem-lhe conectar-se com a natureza, apreciar as árvores e relaxar.

Originalmente, este parque era uma propriedade privada do rei que, mais tarde, foi cedida ao Estado para seu uso e usufruto. Com o tempo, este espaço foi convertido num parque para eventos e acabou por ficar aninhado num distrito financeiro repleto dos melhores arranha-céus de Banguecoque, o que fez dele um espaço de elevado estatuto. Se for em maio, pode divertir-se no lago artificial alugando um pequeno barco e fazer uma pausa da azáfama.

Pormenores interessantes

  • Preço: a entrada é gratuita

  • Horário de abertura: das 4h30 às 21h

  • Localização: Endereço: 192 Witthayu Rd, Lumphini, Pathum Wan, Banguecoque 10330, Tailândia

Qual é o movimento de Banguecoque em maio e quais são os preços?

Turistas nos templos|©jack
Turistas nos templos|©jack

Felizmente, maio não é época alta, mas se estiver a visitar a cidade pela primeira vez, será difícil distinguir entre época alta e época baixa, porque Banguecoque é, de acordo com alguns rankings, a cidade mais visitada por turistas no mundo. Se juntarmos a isto a sua população de 15 milhões de habitantes, temos uma cidade sempre cheia, embora em maio seja um pouco menos.

O que se pode aproveitar durante este mês em Banguecoque são os preços. Como é época baixa, ficar em hotéis será um pouco mais barato e poderá encontrar mais disponibilidade. Além disso, pode sempre tirar partido da taxa de câmbio entre o euro e o baht, que é uma moeda relativamente fraca e pode ser aproveitada durante a sua estadia.

Como é que está o tempo em Banguecoque em maio?

Entrada do Parque Centenário da Universidade de Chulalongkorn|©Uwe Schwarzbach
Entrada do Parque Centenário da Universidade de Chulalongkorn|©Uwe Schwarzbach

Muito quente, embora seja verdade que Banguecoque é muito quente durante todo o ano. Em maio, estima-se que as temperaturas mínimas se situem , em média, entre os 25°C e os 29°C, enquanto as temperaturas máximas variam entre os 31°C e os 37°C, embora a média seja mais agradável.

Espere sempre temperaturas acima dos 30°C numa cidade tropical com um rio e uma humidade elevada, por isso leve protetor solar, sapatos confortáveis e roupas que cubram o corpo mas que sejam largas e permitam a circulação do ar.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque