10 coisas para ver e fazer em Bangkok em agosto

Prepare-se para um verão intenso em Banguecoque, uma cidade onde pode visitar templos, museus, praias e desfrutar das festividades locais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bangkok em agosto

Escultura de oro en Tailandia|© Worachat Sodsri

No mundo, há muitos lugares cheios de charme e tradição, onde as portas estão sempre abertas aos turistas. Banguecoque, a capital da Tailândia, é um deles. Uma cidade moderna e cosmopolita, cheia de arte, moda e entretenimento para visitar em qualquer altura do ano.

Em Banguecoque, agosto é um mês de monções, aguaceiros ocasionais que arrefecem a atmosfera para que os habitantes locais e os visitantes possam desfrutar do clima tropical húmido, com temperaturas médias de 28°C, atingindo máximos diurnos de 33°C muito quentes.

É uma altura do ano ideal para fazer passeios, desfrutar de caminhadas, parques, visitar mercados, museus, templos e desfrutar de múltiplas actividades com a família ou amigos.

Museus, templos, monumentos, restaurantes, bares, hotéis de luxo, escolas de culinária, spas, são algumas das actividades que encontrará a preços muito bons, porque, apesar de ser um período de férias, não é considerado época alta. Aqui estão 10 coisas para ver e desfrutar em Banguecoque em agosto.

1. Celebrar o aniversário da Rainha

Rainha Sirikit da Tailândia|©VC34
Rainha Sirikit da Tailândia|©VC34

12 de agosto é um dia de festa na Tailândia. É o aniversário da monarca Sirikit, que coincide com o Dia da Mãe, pelo que o país, especialmente a capital Banguecoque, se veste de azul - a cor da rainha -, luzes multicoloridas, decorações e muito simbolismo rodeiam os edifícios emblemáticos, como o Grande Palácio. É um feriado nacional.

Ao longo do dia, os habitantes locais e os visitantes podem participar em actividades gratuitas, como desfiles, concertos, espectáculos, exposições de arte e artesanato típicos da cultura tailandesa. E à noite, o fogo de artifício e um espetáculo de drones que reflecte no céu imagens e mensagens de homenagem à rainha, ao ritmo de música sinfónica, enchem a festa de magia.

Reservar uma excursão a Banguecoque com uma visita ao Grande Palácio

2. Ver o Templo do Buda Reclinado - Wat Pho

Banguecoque - Wat Pho|©Aubrey Stalnaker
Banguecoque - Wat Pho|©Aubrey Stalnaker

Uma das características de Banguecoque, conhecida como a "cidade dos anjos", é o grande número de templos, os seus tamanhos, desenhos, cores e majestosidade que surpreendem tanto as crianças como os adultos. A paisagem urbana é uma combinação de modernidade e tradição que vale bem a pena visitar.

Entre os edifícios mais representativos encontra-se o Templo do Buda Reclinado, a sul do Grande Palácio, no distrito de Phra Nakhon, com múltiplos salões, salas de rituais monásticos, capelas, galerias e mais de noventa stupas decoradas, como é conhecido o tipo de arquitetura budista para relíquias.

No interior da sala Phra Vihara, sobre um pedestal de três níveis, ergue-se a impressionante estátua dourada de Buda reclinado, com 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, rodeada de símbolos, flores e oferendas, a maior da Tailândia. A maior da Tailândia.

Nesta maravilha arquitetónica de 80 mil metros quadrados, encontra-se também a Escola de Medicina Tradicional e Massagem Tradicional, uma grande atração para os turistas que querem aprender ou desfrutar de uma massagem relaxante. Não pode perder!

É preciso ter em conta:

  • Não se pode entrar com calças ou saias curtas ou suspensórios e descalço.
  • Está aberto todos os dias das 8h30 às 17h30.
  • É possível solicitar um altifalante para a visita.
  • A entrada no templo custa cerca de 6 euros.
  • O serviço de massagem custa em média 7 euros.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

3. Passear e fazer compras no mercado Klong Ong Ang

Mercado tailandês|©too close for infinity
Mercado tailandês|©too close for infinity

Se quiser andar de caiaque ou caminhar enquanto saboreia deliciosos petiscos tailandeses e faz compras de lembranças de Banguecoque, pode visitar o moderno mercado ao ar livre Klong Ong Ang, que significa canal de cerâmica, situado entre Chinatown e o Bairro Indiano.

Todos os fins-de-semana, este local específico no bairro de Chinatown oferece espectáculos ao vivo com músicos locais, arte de rua e dançarinos, que animarão a sua noite nesta via navegável. Encontrará também mercados de rua, grandes murais e decorações com flores, plantas e luzes coloridas, bem como uma grande variedade de doces e salgados a preços moderados. Uma das mais novas atrações turísticas de Bangkok.

Importante saber:

  • Aberto de sexta a domingo, das 16:00 às 22:00 horas.
  • É possível caminhar ou alugar um caiaque para apreciar a paisagem do canal.
  • É possível aprender sobre a história da área com um guia local.

Reservar um passeio de bicicleta

4. Viva as experiências únicas do mercado ferroviário e do mercado flutuante

Mercado Ferroviário de Maeklong|©Fabio Achilli
Mercado Ferroviário de Maeklong|©Fabio Achilli

Como o cenário de um filme de ação, no Mercado de Maeklong, é a passagem do comboio de passageiros que marca os momentos em que se pode fazer compras e quando é melhor ficar parado. É conhecido como o mercado do "risco de vida" e é uma das principais atracções de Banguecoque.

Quando soa a sirene, os vendedores recolhem as suas mercadorias para abrir caminho para o comboio em alta velocidade. Depois de o comboio seguir em frente, voltam a invadir as ruas numa extensão de 100 metros com vários alimentos e produtos para venda. Aí encontrará alimentos frescos para todos os gostos e a preços mais baixos do que em qualquer outro sítio.

Mas se preferir dar um passeio de barco enquanto faz as suas compras, o mercado flutuante Damnoen Saduak é a melhor opção. Pode comprar diferentes produtos comestíveis ou artesanato típico do país asiático.

Importante saber:

  • O mercado flutuante está aberto todos os dias das 7:00 às 17:00 horas.
  • O mercado de Mae Klong está aberto das 6:00 às 18:00 horas.
  • O comboio passa 8 vezes por dia pelo mercado de Mae Klong.

Reservar uma visita aos mercados de Banguecoque

5. Apreciar a vista panorâmica da Montanha Dourada

A Montanha Dourada|©Michaël DUCLOUX
A Montanha Dourada|©Michaël DUCLOUX

A uma altura de 80 metros e 318 degraus, o templo Wat Saket ou Montanha Dourada destaca-se entre os arranha-céus. Durante a visita, é possível apreciar a grande vegetação, os belos jardins, os pequenos altares, os enormes sinos mitológicos, os gongos e as relíquias, ideais para se ligar à cultura e à natureza.

A montanha situada no bairro Pom Prap Sattru Phai, junto à foz do rio Chao Phraya, é um grande templo budista que oferece uma vista panorâmica da cidade e um local de peregrinação emblemático. No terraço, encontra-se a Grande Estupa Dourada, uma experiência que não vai querer perder. A propósito, a melhor altura para subir é ao pôr do sol para apreciar as belas cores da paisagem.

Importante saber:

  • O preço aproximado da entrada é de 2 euros. Depende da época do ano.
  • Está aberto todos os dias das 8:00 às 18:00 horas.

6. Aprenda sobre a história de Banguecoque no Museu Nacional

O Museu Nacional de Banguecoque|©Mike Hawley
O Museu Nacional de Banguecoque|©Mike Hawley

Nas proximidades do popular templo Wat Phra Kaew e do Grande Palácio, encontra-se um dos maiores museus do Sudeste Asiático. O Museu Nacional, localizado no Palácio Wang Na, é um lugar cheio de arte e beleza.

Aí pode visitar diferentes salas com exposições de arte, exposições de antiguidades como máscaras, trajes, pinturas, armas, esculturas e até instrumentos musicais, uma viagem no tempo que o levará à cultura tailandesa. Um dos passeios mais atractivos para os turistas.

O exterior do edifício é uma beleza arquitetónica do século XVIII. O interior é tão belo quanto educativo. Durante a visita, verá uma extensa coleção de figuras de Buda de diferentes períodos, mobiliário real, esculturas, murais, cerâmicas e tesouros reais.

Não se pode ir embora sem ver a inscrição do Rei Ram Khamhaeng, datada de 1292 d.C., que é considerada um documento do património mundial, uma peça inestimável de informação histórica e cultural. Regista mesmo a invenção de alguns dos caracteres da escrita moderna da Tailândia - muito interessante!

Importante saber:

  • O preço da entrada é de aproximadamente 5 euros.
  • Está aberto de quarta-feira a domingo, das 9:00 às 16:30 horas.
  • Oferece visitas guiadas em línguas estrangeiras

7. Se gosta de adrenalina, dê um passeio no miradouro de Maha Nakhon

O edifício MahaNakhon|©Edward Schonsett
O edifício MahaNakhon|©Edward Schonsett

Se gosta de adrenalina, não pode perder a espetacular plataforma de observação do edifício Maha Nakhon, no 78º andar do arranha-céus King Power Mahanakhon, o mais alto da Tailândia, com 314 metros de altura. Aí terá uma experiência inesquecível ao caminhar sobre um chão de vidro e ter uma vista panorâmica de Banguecoque. O edifício alberga apartamentos de luxo, um hotel, lojas, bares e restaurantes.

Este atraente arranha-céus moderno foi concebido pelo arquiteto alemão Ole Sheeren. A sua fachada parece saída de um filme de pixéis, com caixas de vidro em forma de cubo que lhe conferem um efeito invulgar, ecrãs tácteis multimédia que exibem imagens de realidade aumentada e varandas a partir das quais pode tirar fotografias fantásticas para o seu álbum de recortes. E ao anoitecer, aprecie a cidade nocturna, com as suas múltiplas luzes e espectáculos para desfrutar nos bares, discotecas e cabarés.

Importante saber:

  • A entrada geral custa cerca de 23 euros para adultos. As crianças até aos 15 anos pagam uma taxa de cerca de 7 euros.
  • Está aberto diariamente das 10:00 às 12:00 horas (última entrada às 23:00 horas).

Compre o seu bilhete para o passadiço King Power Mahanakhon

8. Desfrutar do ar livre no Parque Lumpini

Parque Lumpini|©sawasdee krap
Parque Lumpini|©sawasdee krap

Se pretende desfrutar de um passeio ao ar livre, o parque público Lumpini oferece muitas opções. Neste espaço de 57 hectares rodeado pela natureza, pode relaxar enquanto caminha ou anda de bicicleta ao longo dos seus muitos caminhos. Pode desfrutar de um ambiente agradável ou alugar um barco para um passeio no lago artificial e fazer exercício nos vários ginásios ao ar livre. Se for com crianças, elas vão adorar o parque infantil.

Também pode tirar fotografias na estátua do Rei Rama VI, visitar a biblioteca ou o Centro da Juventude, onde pode fazer diferentes actividades desportivas, como futebol, natação, basquetebol, entre outras, nas quais se divertirá com a sua família. Quando terminar o passeio, pode passar por um passeio pedestre com opção de andar de bicicleta e visitar o Parque Benjakitti no distrito de Khlong Toei.

Importante saber:

  • A entrada no parque é gratuita.
  • O horário de funcionamento é das 5:00 às 21:00 horas.
  • O aluguer de barcos custa aproximadamente 1 euro.
  • Fica perto da estação Sala Daeng na linha Silom do metro aéreo de Banguecoque.

9. Deixe-se conquistar pela magia do templo budista Wat Arun

Tailândia Wat Arun|©Jin aizawa
Tailândia Wat Arun|©Jin aizawa

Nas margens do rio Chao Phraya, muito perto do Grande Palácio e do Wat Pho, pode ver-se o imponente Wat Arun ou o templo do nascer do sol de Banguecoque, uma estrutura atraente e que chama a atenção não só pela sua altura, mas também pelo seu design. A torre central e as quatro torres satélites são decoradas com conchas e incrustações de porcelana, que brilham ao nascer do sol, daí o nome.

Nas bases das torres, encontram-se diferentes figuras chinesas de soldados, animais e demónios e uma sala de ordenação onde se encontra a imagem do Buda Niramit. A torre central (ou prang central), com uma altura de 77 metros, é a torre mais alta de Banguecoque. É de estilo Khmer e representa o Monte Meru, o centro do universo segundo a simbologia hindu. Ao subir as escadas, encontrará dois terraços e uma magnífica vista panorâmica do contraste entre a cidade moderna e a tradicional.

Importante saber:

  • Aberto diariamente das 8:30h às 17:30h.
  • A entrada custa aproximadamente 1 euro.

10. Divertir-se com a família no Siam Amazing Park

Montanha-russa|© Somruthai Keawjan
Montanha-russa|© Somruthai Keawjan

Um dia de aventura e diversão no Siam Amusement Park, no bairro de Kannayao, em Banguecoque, é um must na sua viagem. Este local de entretenimento oferece-lhe diferentes planos num só lugar, entre eles um parque aquático, onde encontrará o maior mar artificial do mundo**(Guinness World Records até à data**), com jogos e escorregas de diferentes tamanhos e formas.

Se quiser algo mais extremo, encontrará duas montanhas-russas em espiral. Aqui a adrenalina é o ingrediente principal. Há ainda uma selva africana com animais em movimento, um carrossel e uma casa assombrada. Tudo o que alguma vez imaginou, vai encontrar lá. E, para os mais pequenos, um espaço dinossauro com várias atrações de fantasia e a terra da Tia Swan Sally, com carrossel, barco giratório e mini-motos, entre muitas outras atrações.

Importante saber:

  • A entrada no parque custa cerca de 2 euros para crianças e 4 euros para adultos.
  • Aberto diariamente das 10:00 às 18:00 horas.

Compre o seu bilhete para o Siam Amazing Park