10 coisas para ver e fazer em Bangkok em dezembro

Não está demasiado frio, mas a capital da Tailândia tem muito para oferecer. Experimente um dezembro diferente com actividades divertidas em Banguecoque.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bangkok em dezembro

estructura de color blanco y dorado |©孝剛 楊

Durante o mês de dezembro, pode desfrutar das melhores coisas para fazer em Banguecoque. Esta cidade movimentada é uma paisagem urbana de celebrações e actividades de entretenimento. Pode participar em festividades tradicionais como o Loy Krathong ou o Aniversário do Rei.

Também pode experimentar um Natal ligeiramente diferente, mas igualmente mágico, visitando templos e centros comerciais. Outras actividades podem ser realizadas noutros meses, mas durante o mês de dezembro há um toque mágico que só esta época pode oferecer. Por exemplo, os cruzeiros no rio Chao Phraya.

1. O Festival das Lanternas de Água

Fogos de artifício do Loy Krathong em Banguecoque|©Beboy Photographies
Fogos de artifício do Loy Krathong em Banguecoque|©Beboy Photographies

O Festival da Luz ou Loy Krathong pode ser celebrado em dezembro ou novembro, consoante o calendário. É uma das celebrações mais bonitas e românticas da Tailândia. Alguns até se referem a ele como o Dia dos Namorados tailandês.

Este festival é celebrado após a estação das chuvas, para que os rios estejam limpos e a lua clara. Em Banguecoque, é possível viver esta celebração. Os hotéis organizam frequentemente eventos especiais nas suas piscinas. Há também festivais ao longo do rio Chao Phraya em que pode participar.

Os principais eventos incluem uma visão geral da história de Loy Krathong através de danças e música tradicionais. Pode também visitar parques populares como o Parque Lumpini, o Parque Benjasiri e o Parque Benjakitti. Aqui pode soltar o seu próprio Krathong ou balão iluminado.

Outra opção para participar neste festival é visitar os melhores templos de Banguecoque. Entre eles, destacam-se Wat Pho e Wat Arun. Algumas recomendações para aproveitar muito mais essa celebração é usar roupas leves, pois em Bangkok sempre faz calor, mas não use shorts e camisetas sem manga! Ao acender a lâmpada, tenha o cuidado de seguir à risca todas as instruções!

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

2. Visitar o mercado de Natal Great Gatsby de Banguecoque

O Grande Gatsby|©Coppell Student Media
O Grande Gatsby|©Coppell Student Media

Quando for de férias de Natal a Banguecoque, não terá tempo para perder o Natal, em Banguecoque pode celebrá-lo! Uma das melhores maneiras de o fazer é visitar o Mercado de Natal Great Gatsby. Todos os anos, realiza-se no K-Village, um centro comercial muito elegante em Sukhumvit.

Apesar de não ser um feriado bancário, o Natal tornou-se um feriado que muitos tailandeses tomaram a liberdade de celebrar. Por esta razão, o Great Gatsby Market tem o cuidado de capturar a atmosfera e o espírito natalício para que todos possam celebrar aqui.

No interior do mercado, é possível encontrar uma oferta gastronómica bastante atractiva. Se quiser fazer uma excursão gastronómica em Banguecoque, convido-o a passear pelas 150 bancas de comida e bebida. Terá a possibilidade de provar deliciosos vinhos tropicais, pratos tradicionais de Banguecoque e outras receitas internacionais típicas da época.

Pormenores interessantes

  • Preço: Não é necessário pagar bilhete de entrada para entrar no mercado.
  • Horário de funcionamento: O mercado está aberto durante o mês de dezembro.
  • Localização: 93, Klongtan, Klongtoey 95 Soi Sukhumvit 26, Banguecoque 10110, Tailândia.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk

3. Celebrar o aniversário do Rei Bhumibol Adulyadej

Palácio Real|©Santiago Abella
Palácio Real|©Santiago Abella

O Rei Bhumibol Adulyadej foi um dos monarcas que reinou durante mais tempo na Tailândia. O seu aniversário é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro em todo o país. Se viajar para Banguecoque durante esta data, poderá encontrar diferentes locais para celebrar, quer de manhã, quer à noite.

Por volta das 10h00, pode ir ao Palácio Dusit (Ananta Samakhom Throne Hall). Aqui, o atual rei faz a sua aparição anual perante 200.000 pessoas. O evento também é transmitido pela televisão nacional.

À noite, por volta das nove horas, pode dirigir-se à esplanada (Sanamluan) em frente ao Grande Palácio. A partir daí, pode assistir ao discurso dos principais políticos da cidade e do país. Canta-se também o hino da monarquia e acendem-se velas em frente à imagem do rei festejado, em sinal de respeito.

Ao mesmo tempo, em vários pontos da cidade, os habitantes acendem velas nas suas casas. O aniversário do rei não é a única ocasião em que ele é recordado. Se olhar com atenção, verá que muitos tailandeses guardam fotografias do rei nas suas casas ou estabelecimentos.

Reservar uma visita privada a Banguecoque

4. Comemorar o Dia da Constituição a 10 de dezembro

Anúncios em Banguecoque|©Geoff Greenwood
Anúncios em Banguecoque|©Geoff Greenwood

Um dos feriados nacionais da Tailândia é o Dia da Constituição. A outorga oficial da primeira Constituição do país ocorreu a 10 de dezembro de 1934 pelo Rei Rama VII. Este evento marcou a primeira carta após uma transformação política. Desde então, esta data é celebrada todos os anos a 10 de dezembro.

Na altura da elaboração da Constituição, o país sofria os efeitos económicos da Grande Depressão. Perante a situação de crise, vários militares e intelectuais formaram um partido popular. Este grupo propôs ao rei a redução do seu poder, mas mantendo-o sob controlo, através de uma monarquia constitucional.

Para participar nesta celebração, basta dar um passeio por Banguecoque. Pode até fazer um passeio de autocarro Hop on Hop off e passar pelos locais dos desfiles de fogo de artifício. Também será comum ver imagens do rei em diferentes estabelecimentos.

5. Assistir a um concerto de Natal

Concerto de Natal|©WK
Concerto de Natal|©WK

Outra forma de celebrar o Natal em Banguecoque é assistir a um concerto de Natal. Se gosta de canções de Natal e tem saudades de casa durante esta época do ano, este é o plano para si! Não tem nada com que se preocupar, pois embora o budismo seja a principal fé em todo o país, a Tailândia é muito tolerante em termos religiosos.

Para um bom concerto de Natal, pode ir à Catedral da Assunção de Banguecoque, um edifício bonito e impressionante que vale bem a pena visitar. Também pode visitar a Igreja de São José na povoação portuguesa de Ayutthaya, a algumas horas de carro de Banguecoque.

Estes e outros locais religiosos oferecem concertos de Natal, especialmente nas semanas que antecedem a véspera de Natal. No entanto, não existe um calendário de concertos que possa ser consultado antes da partida. Por esta razão, recomendo que se dirija a uma destas igrejas com antecedência e pergunte.

6. Boas-vindas ao Ano Novo no Central World Plaza

Bangkok Central World|©Min Thu
Bangkok Central World|©Min Thu

O Ano Novo é uma celebração mundial que também pode ser vivida em grande estilo em Banguecoque. Uma das melhores maneiras de comemorar é visitar o Central World Plaza, o maior centro comercial da Tailândia. Este local é conhecido pelo seu impressionante espetáculo de fogo de artifício nesta data, por isso prepare-se para o ver com os seus próprios olhos!

Quando lá for, verá certamente milhares de pessoas reunidas à espera que o espetáculo comece. O evento dura cerca de 15 minutos e as luzes são sincronizadas com a música. Antes do espetáculo de luzes, pode passear por todas as lojas do centro comercial, visitar os cafés e os restaurantes. Todo o local é um espetáculo adornado com luzes de Natal.

Ao visitar este local, pode parar na pista de gelo e refrescar-se do calor do dia de Banguecoque. Patine com os seus amigos e passe um momento diferente antes de festejar o Ano Novo. Esta atividade ajudá-lo-á a ganhar tempo à medida que as horas passam. No entanto, não se esqueça de chegar cedo e encontrar um lugar confortável.

Detalhes de interesse

  • Preço: Não é necessário pagar bilhete de entrada para entrar no mercado.
  • Horário de funcionamento: Pode visitar o centro comercial durante todo o mês. A celebração da véspera de Ano Novo tem lugar a 31 de dezembro.
  • Localização: 4, 5 Ratchadamri Rd, Pathum Wan, Banguecoque 10330, Tailândia.

Dica de viajante
Para a celebração deste dia, recomendo o uso de roupas confortáveis e leves. Além disso, é melhor usar sapatos confortáveis que lhe permitam estar de pé durante muito tempo.

7. Fazer um cruzeiro no rio Chao Phraya

Passeio de barco no rio Chao Phraya|©Hutchy99
Passeio de barco no rio Chao Phraya|©Hutchy99

Os cruzeiros no rio Chao Phraya são uma das actividades favoritas de todos os turistas que visitam Banguecoque. Em dezembro, esta é uma experiência muito especial graças ao clima agradável e às luzes de Natal que iluminam as margens do rio.

Lembre-se de que pode escolher entre um cruzeiro turístico ou um cruzeiro privado. No entanto, todos eles oferecem uma vista deslumbrante dos templos e monumentos históricos ao longo do rio. Além disso, a bordo do barco, normalmente tem a oportunidade de provar a deliciosa comida tailandesa. Alguns até incluem um buffet internacional.

Durante a época natalícia, alguns navios de cruzeiro apresentam decorações apelativas e entretenimento ao vivo para alegrar a sua viagem. Pode desfrutar de fantásticos concertos ao vivo, bem como de espectáculos de música e dança tradicionais tailandesas. Alguns espectáculos podem incluir música internacional de Natal.

Por favor, note que deve vestir-se adequadamente para o clima durante esta época do ano. Durante o mês de dezembro, o tempo está um pouco mais fresco, mas a humidade do ar ainda é percetível. Use roupa confortável e respirável e uma camisola leve para o caso de ficar demasiado frio à noite.

Reserve o seu cruzeiro com jantar no rio Chao Phraya

8. Desfrute da comida de inverno em Banguecoque

Khao Soi|©chezshai
Khao Soi|©chezshai

Provar a cozinha de um país é uma das melhores formas de conhecer a sua cultura e costumes. Especialmente durante o inverno, os tailandeses trazem à tona os seus melhores pratos de comida quente. dezembro é o melhor mês para os saborear, caso contrário, no verão, não se aguentaria o calor.

Tem várias opções para saborear esta comida enquanto visita a cidade. Uma delas é frequentar aulas de culinária em Banguecoque. Estas experiências são muito emocionantes, pois tens a oportunidade de visitar mercados e escolher ingredientes frescos juntamente com um chef. Depois, durante a aula, essa pessoa partilhará consigo todos os seus segredos gastronómicos.

Outra opção é fazer uma visita guiada a diferentes restaurantes em Banguecoque. Se o fizeres, recomendo que peças o prato mais popular: khao soi. Trata-se de uma receita feita com noodles e caril, típica do norte da Tailândia. Este prato é misturado com leite de coco e caril, servido com frango, carne de porco ou de vaca e uma variedade de legumes.

Jok é outro prato a não perder. Esta papa de porco e arroz é normalmente servida ao pequeno-almoço ou ao jantar, quando as noites são um pouco frias. É normalmente temperado com cebola e gengibre. Recomendo que peça recomendações no restaurante que visitar, de certeza que têm um prato que vai adorar!

Fazer uma aula de culinária em Banguecoque

9. Participar no Festival da Fruta Maravilhosa

Festival da Fruta Maravilhosa , Tailândia|©Chuutsana Samansap
Festival da Fruta Maravilhosa , Tailândia|©Chuutsana Samansap

Se quiser fazer uma viagem de um dia a partir de Banguecoque durante o mês de dezembro, recomendo uma viagem à província de Chon Buri. É aqui que o Festival da Fruta Maravilha se realiza todos os anos durante este mês. Para lá chegar, são cerca de duas horas de carro.

Esta festa vai ser muito apreciada, pois poderá assistir a diferentes exposições de arte e música. Para além disso, poderá ver diferentes mensagens ecológicas e de sustentabilidade ao longo do festival. Poderá também participar em workshops e numa variedade de actividades ao ar livre. A comida é outra das principais atracções desta celebração, e encontrará várias barracas de comida por todo o lado!

Recomendo que se mantenha atento às redes sociais deste festival, uma vez que as datas e os preços variam anualmente. No entanto, tem em conta que o preço médio de um bilhete para todo o fim de semana é de 200 euros. No teu orçamento, deves também considerar ficar num hotel próximo, especialmente se quiseres desfrutar de todo o festival.

Informações úteis

  • Preço: O preço médio do bilhete é de 200 euros.
  • Duração: As datas do festival variam anualmente.
  • Local: The Fields at Siam Country Club, 50 Moo 9, Pong, Bang Lamung, Chonburi 20150, Tailândia.

10. Visitar o mercado flutuante de Amphawa

Mercado flutuante|©valéria noleto
Mercado flutuante|©valéria noleto

O Mercado Flutuante de Amphawa é uma das atracções mais populares de Banguecoque e, se está a pensar visitá-lo, dezembro pode ser a altura ideal para o fazer. A maioria dos turistas durante esta época tende a visitar os eventos de Natal, pelo que o mercado não recebe muitos visitantes.

Por outro lado, o tempo é agradável e sentirá uma brisa fresca enquanto navega ao longo do rio num barco. De lá, é possível ter uma excelente visão das lanternas flutuantes que decoram o local, por isso é uma boa ideia visitar à noite. Aproveite a oportunidade e tire muitas fotografias deste espetáculo noturno.

Além disso, neste mês pode desfrutar de uma variedade de produtos especiais da época. Encontrará frutas e legumes típicos do inverno da Tailândia. Também encontrará sobremesas internacionais, como biscoitos de gengibre e bengalas doces.

Um passeio pelos mercados flutuantes de Banguecoque é uma experiência única nesta cidade. Não só poderá comprar artigos e doces deliciosos, mas também pratos típicos preparados pelos habitantes locais.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não é necessário comprar bilhete para desfrutar do mercado.
  • Horário de funcionamento: O mercado está aberto durante todo o ano.
  • Localização: 30/1 หมู่ที่ 15 Bang Ramat Rd, Bang Ramat, Taling Chan, Bangkok 10170, Tailândia.

Qual é o clima de dezembro como em Banguecoque?

Anoitecer em Banguecoque|©Kalboz
Anoitecer em Banguecoque|©Kalboz

Embora Banguecoque, tal como toda a Tailândia, mantenha um clima tropical bastante quente durante a maior parte do ano, em dezembro as temperaturas variam entre os 21°C e os 30°C. Esta é a melhor altura para visitar Banguecoque se não quiser apanhar muito calor.

Por outro lado, a humidade do ar é menor em comparação com outros meses do ano, o que torna o clima ainda mais agradável. Embora a precipitação seja pouco frequente, existe a possibilidade de chuviscos ligeiros durante este mês. Traga um guarda-chuva e calçado impermeável para o caso de chover durante a sua estadia.

O tempo fresco de dezembro dar-lhe-á a oportunidade de fazer passeios a pé por Banguecoque, especialmente à tarde e à noite, quando o tempo está mais fresco. Por outro lado, encontrará várias celebrações tradicionais interessantes. Se participar numa delas, ficará a conhecer muito melhor esta interessante cultura asiática.

Apesar de ser inverno, nunca se deve esquecer do protetor solar. Sempre que sair de casa, deve aplicar uma quantidade generosa na sua pele. O sol está sempre a brilhar em Banguecoque e pode ser afetado pelo seu impacto se não tomar certas precauções.

Quais são os números e os preços dos turistas em Banguecoque em dezembro?

Vista alta de Banguecoque|©Roberto Trombetta
Vista alta de Banguecoque|©Roberto Trombetta

Devido às férias de Natal, dezembro é um dos meses mais movimentados para os turistas em Banguecoque. Não é só esta celebração que atrai milhares de turistas, mas também o clima. Durante este mês, é mais agradável fazer todo o tipo de passeios a pé, pelo que as pessoas não hesitam em reservar os seus voos e quartos de hotel com antecedência.

Em geral, se viajar para Banguecoque durante o inverno, verificará que os preços das experiências e dos hotéis são elevados em comparação com outras épocas. Isto deve-se ao número de pessoas que viajam nesta altura do ano. A minha recomendação é reservar com antecedência a maior parte das experiências que pretende ter nesta cidade.