Mais sobre: Os melhores museus que tens de ver em Bruxelas
A capital belga, o coração da Europa, pode ser facilmente explorada num fim de semana. Em Bruxelas, há muitas actividades e locais para visitar. Chocolate, cerveja, galerias, restaurantes e uma bela arquitetura. Mas os museus também têm o seu lugar e é um plano altamente recomendado.
Se gosta de detalhes curiosos, arquitetura, música, história natural, continue a ler porque eu recomendo alguns dos melhores museus para explorar durante a sua estadia em Bruxelas.
1. Museu Cinquantenaire

Faça uma viagem histórica através da atividade humana desde os tempos pré-históricos até aos dias de hoje. Antiguidade, civilizações não europeias, artes decorativas europeias e muito mais podem ser encontrados neste museu que faz parte da rede dos Museus Reais de Arte e História.
Na sua visita, verá artefactos arqueológicos da Bélgica, desde a pré-história até ao período merovíngio, bem como relíquias do Egipto, do Médio Oriente e do Irão. Recomendo vivamente a coleção de arte decorativa europeia, que vai do românico à Art Déco.
Informações úteis:
- Preço: A entrada para adultos custa 10 euros. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h30 às 17h, sábados e domingos das 10h às 17h. Encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, 1 e 11 de novembro e 25 de dezembro. Bilhetes à venda até às 16 horas.
- Endereço: Parc du Cinquantenaire 10 - 1000 Bruxelas.
2. Museu dos Instrumentos Musicais

Gosta de música? Este espaço reúne mais de mil instrumentos musicais, distribuídos por 4 galerias. É possível encontrar informações detalhadas sobre cada peça através de textos, imagens e painéis sonoros.
O museu está localizado num complexo restaurado de Bruxelas que combina uma arquitetura com estilos e detalhes Arte Nova e neoclássico.
O museu, também conhecido como MIM, faz parte da rede de museus dos Museus Reais de Arte e História. Tem também uma biblioteca e há vários tipos de visitas guiadas e workshops para grupos ao longo do ano. Se fizer anos durante a sua visita a Bruxelas, o museu oferece-lhe a oportunidade de festejar com uma festa temática musical que inclui sessões de tocar instrumentos, histórias e muito mais.
Informações úteis:
- Preço: A entrada para adultos custa 15 euros. Se visitar o museu em família, as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de abertura: Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras, a partir das 9h30. Acesso permitido até às 16h30m.
- Endereço: Rue Montagne de la Cour 2 - 1000 Bruxelas.
3. Autoworld Bruxelas

Outro dos meus favoritos para incluir na sua viagem em família a Bruxelas. Aqui, um deslumbrante edifício histórico em Bruxelas alberga um espaço dedicado à história do automóvel naquele que é o Grande Museu Belga do Automóvel
O museu está localizado no Parc de Cinquantenaire, num edifício neoclássico que comemorou o 50º aniversário do Reino da Bélgica em 1880. Desde 1986, alberga a maior coleção de automóveis clássicos de Ghislain Mahy.
O museu oferece visitas organizadas para grupos, pelo que o recomendo se viajar com a família ou amigos. A coleção de carros está dividida em diferentes categorias, tais como carros desportivos e de competição, carros da família real, microcarros e carros de bolha.
No Autoworld pode encontrar exposições temporárias durante todo o ano.
Informações úteis:
- Preço: adultos £13, grupos com mais de 15 pessoas £11, crianças dos 6 aos 11 anos £6 e menores de 5 anos grátis.
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira das 10.00 às 17.00 horas, fins-de-semana das 10.00 às 18.00 horas.
- Endereço: Parc du Cinquantenaire, Bruxelas
4. Choco Story Bruxelas

Se estiver em Bruxelas, não pode dizer que não ao chocolate belga. Existem visitas guiadas e degustações de chocolate na cidade, mas recomendo também uma visita ao Choco Story Brussels.
Um passeio pela sua história e tradição, com workshops temáticos que dão a conhecer a cultura do chocolate. Neste local ideal para visitar se esteve em Bruxelas com crianças pequenas ou no inverno, terá acesso a guias áudio que o levarão numa visita guiada pela história, benefícios, economia e diversidade do chocolate. Mas com o seu bilhete poderá também assistir a uma demonstração por um mestre chocolateiro e desfrutar de uma prova de chocolate.
Uma experiência interactiva e de fazer crescer água na boca que certamente irá gostar.
Informações úteis:
- Preço: A entrada para adultos custa 15 euros.
- Horário de funcionamento: diariamente das 09:00-18:00, fins-de-semana das 10:00-18:00. Encerrado a 25 de dezembro, 1 de janeiro e 9-13 de janeiro.
- Endereço: Rue de l'Etuve 41, 1000 Bruxelas
5. Museu Magritte

Um dos mais jovens museus da cidade de Bruxelas, com uma coleção de mais de 200 obras do artista surrealista René Magritte. Está localizado no coração da capital belga e alberga pinturas, desenhos, esculturas e outras peças como cartazes publicitários, fotografias e filmes.
O museu oferece diferentes tipos de visitas, incluindo visitas individuais, familiares e de grupo com um guia privado. René Magritte foi um célebre pintor surrealista de origem belga, conhecido pelas suas imagens provocadoras que nos convidam a mudar a nossa perceção da realidade e a ver para além dela. Altamente recomendado para quem se considera uma alma criativa e aprecia a arte.
Se viajar para Bruxelas por apenas 1 dia, recomendo que o inclua no seu itinerário.
Informações úteis:
- Preço: A entrada para adultos custa 10 euros, com um guia áudio disponível por 4 euros. Se visitar o museu em família, as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita. A entrada na coleção permanente é gratuita todas as primeiras quartas-feiras do mês.
- Horário de abertura: de terça a sexta-feira das 10:00 às 17:00, fins-de-semana das 11:00 às 18:00.
- Endereço: Rue du Musée 9 / Museumstraat 9 - 1000 Bruxelas.
6. Museu Nacional da Resistência

O Museu da Resistência é sem dúvida uma visita que recomendo vivamente para um exercício de memória e uma visita a um espaço que guarda muito do património histórico da Europa. Na sua visita, encontrará documentos e arquivos sobre o movimento da Resistência e as suas acções durante as duas guerras mundiais.
O museu abriu as suas portas em junho de 1972 e está aberto ao público gratuitamente. Informe-se junto do seu alojamento ou guia local sobre a disponibilidade, uma vez que pode não estar aberto ao público em geral em determinadas alturas do ano.
Informações de interesse:
- Preço: entrada livre.
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, ou por marcação.
- Endereço: 14 rue Van Lint, 14 Van Lintstraat 1070 Bruxelas.
7. Museu da Moda e das Rendas

O Museu da Moda e das Rendas é um local de visita obrigatória para os amantes da moda que desejam descobrir peças raras e significativas da história da moda.
O museu organiza anualmente exposições temáticas dedicadas, por exemplo, aos vestidos de noiva, aos anos sessenta e até às crinolinas do século XIX. É também uma montra para novos e promissores criadores locais, que têm a oportunidade de apresentar uma exposição pessoal concebida especialmente para o museu. Este espaço oferece também uma série de conferências abertas ao público em geral para promover o conhecimento da moda.
O museu está localizado muito perto da Rue de La Violette, onde também pode encontrar inúmeros restaurantes e bares para comer e beber.
Informações úteis:
- Preço: A entrada para adultos custa 8 euros. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10:00 às 17:00.
- Endereço: Rue de la Violette 12, 1000 Bruxelas.
8. Museu de Medicina

O Museu de Medicina abriu as suas portas em 1995 e reúne um interessante património histórico em torno da medicina, através de objectos artísticos e arqueológicos. O museu tem oito salas de exposição, nas quais se pode aprender sobre as práticas médicas do passado e como a medicina passou de algo mágico e religioso para algo racional e científico.
Sem dúvida um espaço que liga a ciência à arte. Aqui também se podem encontrar peças anatómicas de cera de outros grandes museus médicos do século passado que ilustram melhor as diferentes doenças que afligiram a humanidade ao longo da história.
Uma opção recomendada se viajar em família e com crianças pequenas, que certamente se sentirão atraídas e curiosas pelo tema do museu.
Informações de interesse:
- Preço: a entrada custa 5 euros e há uma visita guiada para um mínimo de 10 pessoas.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 16.00 horas, e aos fins-de-semana, das 13.00 às 16.00 horas.
- Endereço: Route de Lennik, 808, 1070 Bruxelas.
9. ARGOS

Um lugar que eu adoro e que vai gostar se gosta de artes visuais e de cinema. ARGOS é um centro de arte contemporânea especializado em artes audiovisuais, situado a poucos minutos de Sainte-Catherine, no coração de Bruxelas.
A sua coleção inclui quase 5000 obras decinema e vídeo de vários artistas, desde os anos 60 até aos dias de hoje. Se visitar Bruxelas no verão, penso que é um local ideal para se abrigar do calor, e pode desfrutar das suas projecções e exposições temporárias abertas ao público durante todo o ano.
Para além da coleção de filmes, encontrará também livros, catálogos de festivais e revistas de arte contemporânea na super mediateca. Nas primeiras quartas-feiras do mês, ARGOS organiza exposições nocturnas a partir das 21 horas, com um custo de 2 euros e uma bebida incluída.
Informações de interesse:
- Preço: existem três categorias de entrada e a contribuição voluntária varia entre 4, 7 e 10 euros. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 12:00 às 19:00. Encerrado às segundas e quartas-feiras.
- Endereço: Rue du chantier B-1000 Bruxelas.
10. Arquivos da cidade de Bruxelas

Talvez seja um daqueles que guarda jornais antigos e gosta de consultar arquivos históricos. Se assim for, este é o sítio certo para si, pois encontrará arquivos dos antigos governos e serviços de Bruxelas.
Os Arquivos da Cidade de Bruxelas (ASB) estão instalados desde 1979 na antiga indústria têxtil de Jules Waucquez e Companhia, onde se pode apreciar a arquitetura comercial do século XX. Um lugar imperdível para ver documentos históricos sobre a história social, política, cultural e artística de Bruxelas.
Informações de interesse:
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Encerra às segundas-feiras, fins-de-semana e feriados.
- Endereço: Rue de Ruysbroeck 2 - 1000 Bruxelas.
11. Centro Belga de Banda Desenhada

A banda desenhada na Bélgica é uma cultura completa, e é por isso que estou a incluir este lugar na lista. Um templo completo dedicado a esta profissão, situado no coração de Bruxelas. Uma homenagem às figuras mais marcantes da chamada nona arte, e aberto ao público há mais de 25 anos.
O programa inclui exposições permanentes e temporárias ao longo de todo o ano, com Tintin e os Smurfs no centro das atenções, como é óbvio. O museu está instalado no edifício Art Nouveau projetado por Víctor Horta.
Entre as actividades oferecidas pelo centro encontram-se oficinas para crianças durante a época de férias e aos fins-de-semana, bem como a possibilidade de celebrar o seu aniversário com uma festa temática.
Informações úteis:
- Preço: A entrada para adultos custa 12 euros, os bilhetes para os 12 e 25 anos 9 euros, dos 6 aos 11 anos 5 euros.
- Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00. Acesso permitido até às 17:00.
- Endereço: Rue des Sables 20, 1000 Bruxelas
12. Museu do Braille

O Museu Braille oferece-lhe a oportunidade de conhecer e explorar a história do sistema de escrita Braille, bem como descobrir pormenores sobre Louis Braille, o pedagogo francês e seu inventor.
Uma paragem importante e necessária, especialmente se viajar com crianças e adolescentes, que podem aprender sobre a importância deste sistema na história e a sua contribuição para a diversidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais. O museu dedica uma grande parte do seu espaço à tecnologia atual do sistema Braille e à sua aplicação no quotidiano das pessoas com deficiência visual.
Aqui terá também acesso a livros topográficos, antigas máquinas de escrever em Braille e impressoras portáteis. Uma das salas inclui uma exposição sobre a história da Bélgica, que os visitantes podem explorar através dos seus sentidos.
Informações de interesse:
- Preço: entrada livre
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00.
- Endereço: Rue d'Angleterre 57, 1060, Bruxelas
Cartão de Bruxelas

Se gostou desta lista de museus recomendados em Bruxelas, deve saber que, com o Brussels Card, pode aceder a alguns deles gratuitamente ou a preços reduzidos. Quando planear a sua viagem a Bruxelas e explorar as diferentes excursões e actividades, não se esqueça de verificar como pode adquiri-lo para usufruir dos seus benefícios durante a sua visita à cidade.
Com o cartão, pode aceder gratuitamente a cerca de 49 museus locais, bem como obter descontos em bares, lojas e restaurantes. Pode ainda ter acesso privilegiado ao Atomium, bem como aos autocarros turísticos Hop on Hop off.