Bruxelas em 4 dias: tudo o que tens de ver

Com quatro dias para explorar Bruxelas, terá uma amostra de tudo o que a capital belga tem para oferecer, além de poder visitar outros sítios na Bélgica.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Bruxelas em 4 dias: tudo o que tens de ver

Centro da cidade de Bruxelas | ©Mario A. P.

A capital belga é um dos destinos turísticos mais populares da Europa. Este lugar no pódio das capitais europeias é bem merecido, pois é uma cidade com muita história e uma personalidade inconfundível. É o berço e o lugar preferido dos amantes de duas das coisas mais deliciosas deste planeta: a cerveja e o chocolate.

Proponho-lhe este plano de 4 dias para que saiba quais as opções que tem para fazer a sua viagem e não perca nenhuma das muitas atracções que pode ver em Bruxelas. Não deixe nada ao acaso e junte-se a mim neste passeio concebido para que possa desfrutar da cidade, da sua gastronomia e das suas melhores exposições. Terá também tempo para visitar os locais mais interessantes dos arredores.

Dia 1: Visita da cidade de Bruxelas

Catedral de São Miguel| ©Luc Viatour
Catedral de São Miguel| ©Luc Viatour

Recomendo que passe o primeiro dia a familiarizar-se com a cidade. É muito útil para conhecer o centro histórico e as suas obras mais emblemáticas e, se necessário, adaptar o resto dos dias em conformidade.

Visita guiada da cidade de Bruxelas

Para começar a sua visita a Bruxelas, uma das melhores opções é fazer uma visita guiada. Esta visita ajudá-lo-á a orientar-se na cidade e a tirar o máximo partido do seu tempo. Guias especializados irão levá-lo em pequenos grupos através dos pontos turísticos mais interessantes da cidade, para que não tenha de se preocupar com nada.

Este tipo de experiência é também uma opção ideal se estiver a viajar sozinho, pois irá conhecer a cidade com um grupo que está aqui com o mesmo objetivo que você: divertir-se e conhecer a cidade.

O itinerário da visita guiada pode variar consoante a empresa que escolher, mas garanto-lhe que irão sempre passar pelos pontos emblemáticos do centro histórico, como a Grand Place, os Manneken Pis, as Galerias Saint Hubert e a Catedral de São Miguel, entre muitos outros.

  • Preço: Esta divertida visita está disponível a partir de 29 euros por pessoa.
  • Duração: Uma visita guiada a Bruxelas dura aproximadamente duas horas e meia.
  • Horário: As visitas duram cerca de meio dia, pelo que pode escolher entre manhã ou tarde. Os grupos de excursão são constituídos por cerca de 10 pessoas, para manter a animação, mas ao mesmo tempo a individualidade.

Reservar uma visita guiada a Bruxelas

Faça uma pausa doce com uma visita guiada de waffles

Desfrutar de diferentes waffles em Bruxelas| ©Jotawi
Desfrutar de diferentes waffles em Bruxelas| ©Jotawi

Depois de percorrer a cidade, é provável que queira recarregar as baterias e um doce é sempre uma opção apelativa. A Bélgica é o país dos waffles e pode encontrá-los em quase todas as lojas. Há muitas variedades em todo o lado, mas o verdadeiro é o estilo de Liège, que só tem açúcar polvilhado por cima.

Recomendo que se delicie com o aroma de um waffle acabado de fazer na loja da Maison Dandoy, uma pequena e famosa loja classificada como uma das melhores.

  • Preço: Esta experiência está disponível a partir de 34 euros por pessoa.
  • Duração: Dura aproximadamente uma hora e meia.

Reservar um workshop de waffles em Bruxelas

Uma prova de chocolate para quem gosta de doces

Mas se os waffles não fazem parte da sua lista de doces preferidos, pode fazer uma visita às melhores provas de chocolate em Bruxelas, outro dos planos mais populares da capital belga. Prepare as suas papilas gustativas para um momento a recordar para sempre.

  • Preço: Este tipo de experiência está disponível a partir de 39 euros por pessoa.
  • Duração: Dura aproximadamente uma hora.

Reservar um workshop de chocolate em Bruxelas

Visitar o Parlamentarium e o Palácio da Justiça durante a tarde

Estes dois locais são duas das paragens obrigatórias na sua visita a Bruxelas.

O Parlamento Europeu merece uma visita, pois pode aprender tudo sobre a história do continente europeu e o processo de criação da União Europeia. Embora não seja um aficionado da política, a exposição é educativa, interessante e moderna e pode fazer a visita ao seu próprio ritmo.

O Palácio da Justiça é a sede do poder judicial belga, um edifício que tem uma história difícil. Ao longo dos anos, sofreu vários incêndios e muitas restaurações, mas é uma obra arquitetónica de grande valor e reconhecimento na cidade.

O edifício do Palácio da Justiça dá-lhe também acesso a uma vista inigualável sobre toda a cidade de Bruxelas.

Dia 2: visita à exposição Atomium e visita gastronómica

Visita ao Atomium| ©Fisnik Murtezi
Visita ao Atomium| ©Fisnik Murtezi

Neste dia, proponho-lhe que visite o museu de eleição de toda a cidade de Bruxelas e desfrute das suas exposições à vontade. Depois, o nosso dia continua com o que mais gostamos de fazer: comer e beber. Estão prontos?

Atomium, tudo o que precisa de saber

O Atomium é para Bruxelas o que a Torre Eiffel é para Paris. Qualquer pessoa que veja a sua imagem saberá que estamos a falar desta cidade e de nenhuma outra. Tornou-se a principal atração turística de Bruxelas, com o seu design moderno e inovador. Foi originalmente criado para a Exposição Universal de Bruxelas de 1958, mas devido ao seu sucesso continuou a fazer parte da paisagem urbana.

Visitar as exposições, tanto permanentes como temporárias, no Atomium é uma óptima maneira de começar o seu segundo dia de turismo em Bruxelas.

Recomendo que o faça de manhã, pois é menos concorrido. Mas também pode adquirir os seus bilhetes para o Atomium sem fazer fila.

  • Onde: Atomiumsquare, 1020 Bruxelas.
  • Horário: Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas.
  • Preço: Adultos a partir de 20 euros. As crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita.

Reservar bilhetes para o Atomium em Bruxelas

Mergulhe no mundo da cerveja belga

Degustação de cerveja no bar Brewdog| ©Hedgehog55
Degustação de cerveja no bar Brewdog| ©Hedgehog55

A primeira opção para esta tarde é uma visita a uma fábrica de cerveja. Esta cidade é muito popular pela oferta deste tipo de bebida, e não deve perder a oportunidade de fazer uma visita de degustação às suas cervejarias e aos seus diferentes bares, tanto locais como internacionais.

Esta cidade trabalha com uma variedade de empresas que oferecem este serviço. A visita consiste num passeio por diferentes pontos, contando factos interessantes sobre o processo de fabrico e factos interessantes sobre a história. Claro que há muito tempo para provar diferentes tipos de cerveja, pois há muitas opções na Bélgica.

  • Preço: Este tipo de experiência está disponível a partir de 29 euros por pessoa.
  • Duração: Dependendo da excursão que reservar, terá de reservar uma hora e um quarto a uma hora e meia.

Reservar uma prova de cerveja tradicional em Bruxelas

Provar as iguarias belgas numa visita gastronómica

E se, depois da prova de cerveja, tiver vontade de comer, inscreva-se numa visita gastronómica privada em Bruxelas, onde descobrirá as iguarias e os sabores tradicionais da cozinha belga. Um total de 10 degustações culinárias locais: oito degustações de alimentos e duas degustações de bebidas, acompanhadas por um especialista gastronómico local.

Visitará lojas de chocolate, cervejarias, tabernas lendárias e restaurantes de topo da cidade, que servem pratos típicos como as clássicas batatas fritas belgas, trufas, sandes de peixe, falafel e uma variedade de queijos. Também se pode mergulhar na história gastronómica do país.

E se precisar de personalizar o seu menu com opções vegan ou vegetarianas, não se preocupe, ser-lhe-ão oferecidas várias alternativas.

  • Preço: Este tipo de experiência está disponível a partir de 143 euros por pessoa.
  • Duração: Dependendo do passeio que reservar, terá de reservar duas a três horas para esta experiência.

Reservar uma visita guiada gastronómica em Bruxelas

Reservar um cruzeiro noturno nos canais de Bruxelas

Se ainda lhe resta algum tempo no dia 2, uma boa sugestão é explorar a cidade a partir da água. A perspetiva do seu passeio será totalmente diferente e a cidade à noite tem um encanto especial ao cair da noite.

Este tipo de experiências inclui normalmente um jantar e música ao vivo, por isso, porque não considerar mudar-se para um barco em vez de ir ao restaurante habitual.

  • Horário: Encontrar-se no ponto de encontro à hora do jantar.
  • Preço: Pode encontrar este tipo de excursão por cerca de 60 euros.
  • Duração: Deve reservar pelo menos três horas da sua noite para este tipo de passeio.

Dia 3: Conhecer Bruges num só dia

Desfrutar de um passeio pelas ruas de Bruges| ©Dan Visan
Desfrutar de um passeio pelas ruas de Bruges| ©Dan Visan

Se está a planear as suas férias na Bélgica, provavelmente já leu sobre a popular e adorada Bruges. Não há um turista que tenha viajado pela Europa que não recomende uma paragem aqui. E a melhor maneira de a conhecer é fazendo uma excursão a partir de Bruxelas.

Embora 24 horas possa não parecer tempo suficiente para conhecer a cidade, os guias conceberam um itinerário com paragens especialmente seleccionadas para o ajudar a captar a essência da cidade e a divertir-se sem preocupações. Também é possível chegar de autocarro, por conta própria, a partir da estação de Bruxelas.

Os itinerários do dia em Bruges podem variar em função da empresa que contratar, mas eis uma lista dos locais mais interessantes e alguns destaques.

  • Praça Jan Van Eyck: uma das praças mais bonitas da cidade e o centro da cidade velha.
  • Museu da Batata Frita: uma paragem completamente original num itinerário de viagem.
  • Grote Markt: a praça principal da cidade, de grande valor arquitetónico, rodeada de edifícios históricos com fachadas de belas cores. Deve-se prestar muita atenção ao campanário de Belfort e à estátua no centro. Se subir os seus 366 degraus, terá, sem dúvida, uma das melhores vistas da cidade velha medieval de Bruges.
  • Basílica do Sangue Sagrado: no seu interior encontrará o que se considera serem gotas do sangue de Cristo.
  • Ter Steeghere: um beco muito famoso e pitoresco.
  • Groenerei: uma zona arborizada que tem um encanto especial graças às magníficas vistas das pontes Meebrug e Peerdenbrug.
  • Museu Groeninge: o museu mais importante da cidade. Contém obras-primas da pintura belga.
  • Igreja de Nossa Senhora: onde se encontra a escultura da Madona de Bruges do génio incontestável de Miguel Ângelo.
  • Ponte de pedra de Bonifácio: o famoso cartão postal de Bruges.
  • Catedral de São Salvador: a igreja mais antiga da cidade.
  • Katelijnestraat: a principal rua comercial, repleta de belas lojas e deliciosas lojas de chocolate.

Eis alguns factos interessantes, tais como o preço e a duração da excursão:

  • Preço: Esta excursão pode ser reservada a partir de 44 euros por pessoa.
  • Duração: Uma viagem de nove horas.

Reservar uma excursão a Bruges a partir de Bruxelas

Dia 4: À descoberta da cidade de Gand

Catedral de São Bavo em Gand| ©Moody 75
Catedral de São Bavo em Gand| ©Moody 75

No último dia do nosso itinerário, sugiro-lhe que descubra uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. A popularmente chamada "joia da Flandres" é a rival de Bruges para o lugar de cidade mais bonita da Bélgica.

Embora possa chegar à cidade de comboio, aconselho-o a mergulhar no conforto de uma excursão a Gand a partir de Bruxelas. Desta forma, não terá de se preocupar com os horários e o itinerário dos comboios quando chegar a Gante. Os guias criarão um itinerário que lhe permitirá ver os principais pontos turísticos e desfrutar da cidade como se fosse um habitante local.

Mas seja qual for a sua escolha, não deve perder os seguintes locais em Gante, para se apaixonar pela cidade tanto quanto eu me apaixonei por ela.

  • Catedral de São Bavo: aqui encontra-se a famosa obra "A Adoração do Cordeiro Místico" e a sua grande torre sineira é considerada Património da Humanidade, onde se pode subir para se deslumbrar com as incríveis vistas.
  • Mercado da Carne: para um vislumbre da vida local e típica.
  • Vrijdagmarkt: a praça mais bonita da cidade.
  • Castelo dos Condes de Flandres: uma fortaleza de pedra excelentemente preservada.
  • Werregarenstraatje: a principal rua do mundo alternativo e da arte de rua de Gante.
  • Graslei e Korenlei: duas das ruas do centro da cidade, viradas para o canal do rio Lys, que captam a atmosfera mágica de Gand no seu melhor e onde se encontram casas de arquitetura tradicional.
  • Ponte de São Miguel: a imagem idílica por excelência de Gand.

Tal como na excursão a Bruges, eis alguns factos interessantes sobre o preço e a duração da excursão:

  • Preço: Esta excursão pode ser reservada a partir de cerca de 48 euros por pessoa.
  • Duração: Uma viagem de dez horas.

Reservar uma excursão a Gante e Antuérpia a partir de Bruxelas

Conselhos para a sua visita a Bruxelas

Autocarro turístico pelas ruas de Bruxelas| ©Carl Campbell
Autocarro turístico pelas ruas de Bruxelas| ©Carl Campbell
  • Se não gosta muito de andar a pé, a cidade tem um sistema de autocarros turísticos que liga os principais pontos de interesse em toda a cidade. Os passes são muito práticos e pode escolher o que melhor se adequa ao seu plano de visita a Bruxelas.
  • Se estiver a viajar com crianças, pode consultar as melhores sugestões sobre o que fazer com crianças em Bruxelas. Embora os planos sejam geralmente para toda a família, é interessante ver opções adicionais para os mais pequenos.

Reservar um autocarro turístico em Bruxelas