12 coisas para ver e fazer em Bruxelas em março

Está a pensar viajar para Bruxelas em março? Não perca este guia para desfrutar deste mês de festas e de uma primavera incipiente.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

12 coisas para ver e fazer em Bruxelas em março

Grand Place, Bruxelas, Bélgica | ©Stephanie LeBlanc

Se tomou a decisão de viajar para Bruxelas em março, é porque pensou bem. Neste mês, as temperaturas já não são tão invernosas e a primavera começa a aparecer em algumas zonas da cidade.

Se está a pensar o que ver e fazer em Bruxelas, compilei as diferentes actividades e celebrações que pode encontrar apenas neste mês do ano. Aqui está um guia para combinar a natureza primaveril da cidade com o seu lado mais cultural e tradicional.

1. Não perca o "Dia Mundial dos Waffles"!

Desfrutar de diferentes Waffles em Bruxelas| ©Jotawi
Desfrutar de diferentes Waffles em Bruxelas| ©Jotawi

Todos os anos, a 25 de março, o waffle é o centro das atenções em toda a cidade de Bruxelas, uma vez que o grande prato belga é celebrado em todo o mundo. Esta é uma boa razão para comer mais waffles do que o habitual.

Na Bélgica, existem dois tipos principais de waffles, com diferenças que vão para além da forma e do número de orifícios no design:

  • A waffle de Bruxelas: é mais leve, menos doce e tem açúcar polvilhado por cima.
  • A waffle de Liège é feita com uma massa mais fofa e mais doce. Tem pepitas de açúcar espalhadas pela sua superfície, o que lhe confere uma textura estaladiça inconfundível.

Onde encontrar os melhores waffles

Aqui está uma lista dos melhores lugares para ir para um grande dia de waffles:

  • Debailleul é uma loja de chocolate e pastelaria na Grand Place. Têm 3 variedades de waffles de Bruxelas, mas aconselho-o a pedir o Dame Blanche com gelado de baunilha e chocolate quente.
  • A Maison Dandoy tornou-se famosa como fabricante de pastelaria de chá artesanal, mas desde então tem-se tornado cada vez mais popular pelos seus waffles, que não são desleixados em termos de qualidade e sabor. Pode escolher entre duas salas de chá: Rue Charles Buls 14 ou Galerie du Roi 2.
  • O Café Wittamer foi criado por uma família há mais de um século. Pode saborear os melhores doces de Bruxelas num local perfeitamente decorado. Está situado na Place du Grand Sablon 13.
  • O Gaston é conhecido por estar muito perto do porto de Bruxelas, pois pode saborear os seus doces enquanto desfruta do seu terraço em frente ao lago. Venha provar os seus produtos no Quai aux Briques 86.

Aprender a fazê-los

Se é fã desta iguaria e só prová-los não é suficiente, sugiro que marque um workshop de waffles em Bruxelas para aprender a cozinhá-los e levar a receita para casa como recordação.

Existem ateliers de cozinha onde lhe serão fornecidos os utensílios e ingredientes para fazer os melhores waffles ao estilo belga.

Reservar um workshop de waffles em Bruxelas

2. Ver as melhores vistas de Bruxelas a partir do Atomium

Atomium| ©Tnarik Innael
Atomium| ©Tnarik Innael

Com dias claros em março, um bom plano é reservar bilhetes para o Atomium e subir até ao topo. O Atomium é um símbolo do país que, embora já o tenha visto em imagens típicas de Bruxelas, irá surpreendê-lo quando o vir pessoalmente.

Trata-se de uma estrutura Art Nouveau com 100 metros de altura, originalmente criada para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958. Mas os habitantes da capital belga gostaram tanto dela que decidiram conservá-la. Atualmente, alberga um museu e, através das esferas e dos tubos metálicos, pode passear e ver as suas exposições.

Também pode subir ao topo deste átomo de ferro gigante e obter a melhor vista panorâmica de Bruxelas. Se estiver disposto a isso, pode descobrir como obter bilhetes para o Atomium com antecedência e evitar as longas filas na bilheteira.

Reservar bilhetes para o Atomium

3. Visita à cidade medieval de Bruges na primavera

Bruges| ©Paco
Bruges| ©Paco

Sei que ver Bruges é obrigatório numa viagem a Bruxelas, independentemente da altura do ano em que se vá, mas ver a cidade medieval e o encanto das suas ruas com as coloridas flores da primavera é espetacular. As temperaturas neste mês já não são tão frias e pode passear à vontade.

É muito fácil chegar a Bruges a partir de Bruxelas, pois fica a apenas uma hora de carro da capital e tem boas ligações. Mas também pode reservar uma excursão a Bruges a partir de Bruxelas, que inclui transporte e um guia que lhe dará os pormenores de tudo o que há para ver na cidade medieval.

Também pode reservar uma excursão a Bruges e Gand a partir de Bruxelas. Desta forma, pode ver os pontos altos de ambos os locais num só dia.

Reserve a sua excursão a Bruges e Gand a partir de Bruxelas

4. Desfrute da Semana do Chocolate em Antuérpia

Comprar chocolate em Bruxelas| ©Newsy Preservation Paris
Comprar chocolate em Bruxelas| ©Newsy Preservation Paris

Os amantes do chocolate têm esta semana marcada nos seus calendários. E não é de admirar. A Semana do Chocolate é normalmente organizada na segunda semana de março (embora por vezes em fevereiro) e é uma forma única de explorar a cidade de Antuérpia, a apenas 40 minutos de Bruxelas.

Durante o evento, pode desfrutar da melhor rota do chocolate enquanto passeia pelos principais monumentos da cidade, parando nas melhores lojas de chocolate para provar as suas mais recentes criações.

A entrada custa cerca de 10 euros e contém 10 vales que podem ser trocados nas lojas participantes por diferentes produtos doces. Pode descobrir como ir de Bruxelas para Antuérpia neste artigo, mas também pode reservar uma excursão a Antuérpia a partir de Bruxelas.

Reservar uma viagem para Antuérpia a partir de Bruxelas

5. Assistir ao Festival do Chocolate em Mons

Bilhetes para o Festival do Chocolate| ©Jose Vargas
Bilhetes para o Festival do Chocolate| ©Jose Vargas

Na Bélgica, onde o chocolate é um elemento central da cultura, não se pode perder um festival dedicado a esta iguaria. No final do mês, na cidade de Mons, a apenas uma hora de Bruxelas, pode assistir a este festival que se realiza há dez anos. Poderá experimentar:

  • Uma sessão interactiva com diferentes fabricantes de chocolate de toda a Bélgica.
  • Um passeio pelo popular Chic & Chocolate Gourmet Walk, um percurso de 500 metros repleto de doces e chocolates de todos os tipos.
  • A grande feira da ladra onde se pode comprar todo o tipo de produtos derivados do cacau, não só géneros alimentícios, mas também uma grande variedade de cosméticos, por exemplo.
  • Provas e actividades gastronómicas.

E, claro, em toda a cidade e em qualquer altura do ano, pode reservar um atelier de chocolate em Bruxelas.

Reservar um atelier de chocolate em Bruxelas

6. Deixe a sua imaginação correr solta no Festival de Cinema de Animação de Bruxelas

Festival de Cinema de Animação de Bruxelas| ©ines s.
Festival de Cinema de Animação de Bruxelas| ©ines s.

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Bruxelas apresenta exclusivamente filmes de animação e é o único festival do seu género na Bélgica. De facto, o Anima é um dos festivais mais importantes da Europa, uma vez que vários filmes são nomeados para o Óscar de melhor curta-metragem de animação.

Tem uma atmosfera muito amigável e internacional, uma vez que os filmes vêm de todo o mundo. Realiza-se anualmente e é possível assistir a filmes de animação cuidadosamente seleccionados do mais alto nível. O público é muito variado, desde crianças a profissionais de cinema.

7. Aprecie a arte na Affordable Art Fair Brussels

Por dentro da Affordable Art Fair Brussels| ©Atena Abrahimia
Por dentro da Affordable Art Fair Brussels| ©Atena Abrahimia

Se tem curiosidade pela arte contemporânea ou se está na cidade em março, a Affordable Art Fair é o local ideal. Esta feira tem lugar em diferentes cidades do mundo e é sempre um sucesso absoluto. Mas atenção, há anos em que se realiza em fevereiro.

Poderá apreciar exposições de pintura, escultura e fotografia num ambiente agradável e estimulante. Também há workshops interessantes se lhe apetecer aprender algo novo.

Uma parte especial desta feira é o sector dedicado aos artistas emergentes, onde podem expor as suas criações e vendê-las num grande leilão. Os artistas nacionais e internacionais ganham reconhecimento graças a este evento, onde podem finalmente ser vistos por um grande número de pessoas.

8. Faça uma viagem à mágica Floresta de Halle

Floresta de Halle| ©TopBruselas
Floresta de Halle| ©TopBruselas

Com a chegada de março, começam também a surgir os sinais da melhor época do ano - a primavera. O final do mês é uma boa altura para visitar a famosa Floresta Azul, a apenas 30 minutos de Bruxelas.

Durante várias semanas, a Floresta de Halle atrai turistas e habitantes locais de toda a Bélgica para desfrutarem de um pequeno milagre. Este espetáculo único consiste num enorme manto azul de 250 hectares, cheio de jacintos selvagens que cobrem absolutamente tudo.

Recomendo que faça esta visita de manhã ou ao fim da tarde, quando as flores têm o perfume mais forte.

  • Onde: Vlasmarkt Reef 4, 1500 Halle, a 20 km de Bruxelas.

9. Transporte-se para o Japão e admire as flores de cerejeira

Cerejeiras de Watermael - Boitsfort| ©Andrew Hardy
Cerejeiras de Watermael - Boitsfort| ©Andrew Hardy

Aprecie o maior jardim japonês da Europa e dê um passeio no meio da natureza. Em 1920, foi iniciada a construção de duas aldeias nos arredores de Bruxelas, separadas por apenas 9 quilómetros.

Neste processo de conceção, foi decidido incorporar um grande número de cerejeiras, sinal emblemático da cultura japonesa, ao longo das ruas.

Desde então, este bairro tranquilo de Bruxelas, chamado Watermael Boitsfort, acolhe milhares de turistas que são atraídos pela beleza única destas árvores na sua época de floração.

  • Onde: Avenue Georges Benoidt 22, 1170 Watermael-Boitsfort

10. Não perca o Carnaval de Binche

Pessoas no Carnaval de Binche| ©Marie-Claire
Pessoas no Carnaval de Binche| ©Marie-Claire

O Carnaval de B inche é o carnaval mais famoso da Bélgica e tem lugar no início de março ou na segunda quinzena de fevereiro. A celebração teve início no século XIV, quando Maria da Hungria organizou uma série de sete dias de festas, festejos e fogo de artifício para comemorar a visita do seu irmão Carlos V à cidade.

O carnaval é famoso pelos trajes e costumes particulares de todos os participantes. Os habitantes locais vestem-se com chapéus de penas de avestruz e participam numa batalha de laranjas. Além disso, espalham-se confettis pelas ruas e há desfiles ao longo das estradas.

O encerramento deste evento de três dias é popular pela grande cerimónia de fogo de artifício que ilumina todo o céu.

11. Não deixe de dançar na festa Rampage

Festa Rampage em Bruxelas| ©Rampage
Festa Rampage em Bruxelas| ©Rampage

Durante dois dias em março, a maior festa de drum, bass e dubstep do mundo tem lugar em Bruxelas. O festival Rampage reúne milhares de fanáticos da bateria numa festa luxuosa desde 2009.

No início, o Rampage era apenas uma festa que durava cerca de 12 horas, mas devido ao enorme sucesso e afluência, mudou o seu formato e tornou-se um festival de fim de semana completo.

Claro que podes comprar um bilhete para apenas uma noite, mas garanto-te que a experiência completa também vale a pena. Lembra-te de reservar o teu bilhete com antecedência para não perderes este grande evento. Mas atenção, também tende a ser transferido para fevereiro em alguns anos.

12. Faça uma visita guiada ao Museu e Jardins Van Buuren

Jardins Van Buuren| ©JJRA
Jardins Van Buuren| ©JJRA

Este museu é, na verdade, uma típica casa Art Déco. É famoso por ter sido construído para o rico empresário David Van Buuren, que se encarregou de encher a sua casa com as melhores obras de arte, mobiliário bizarro, tapetes e vitrais.

Além disso, o Museu Van Buuren é conhecido pelo imenso jardim que cobre quase dois hectares, dividido em três partes muito diferentes.

A primeira é o Jardim Pitoresco, que representa as ideias geométricas da Art Déco. A segunda é o Labirinto, cuja principal atração são as sete esculturas do escultor belga André Willequet, datadas de 1968. O terceiro**, o Jardim dos Corações**, é a parte do parque que dá um toque de romantismo.

  • Onde: 41 Avenue Léo Errera, 1180 Bruxelas.
  • Aberto todo o ano, mas março é uma altura especial para passar o seu tempo ao ar livre e passear por jardins de sonho.

Temperaturas em março em Bruxelas

primavera em Bruxelas| ©airbus777
primavera em Bruxelas| ©airbus777

Em Bruxelas, as temperaturas em março rondam os 10°C durante o dia. É um pouco mais quente do que em fevereiro e a pluviosidade é consideravelmente menor. A primavera começa a manifestar-se e a luz do dia pode ser desfrutada durante mais tempo.

As noites ainda são frias, mas esta é a altura ideal para aproveitar a cidade e as suas actividades diurnas. Não se esqueça de levar um casaco quente e de explorar esta fantástica cidade europeia.