10 coisas para ver e fazer em Copenhaga em setembro

setembro é o início do outono e, com ele, vem uma grande variedade de actividades de que vai gostar muito. Eis alguns dos eventos a não perder.

Andressa García

Andressa García

leitura de 6 minutos

10 coisas para ver e fazer em Copenhaga em setembro

Copenhaga em setembro | ©Gorm Helge Grønli

Desde atraentes torneios desportivos a conferências sobre tecnologia e festivais de tradições antigas, encontrará uma grande variedade de coisas para ver e fazer em Copenhaga durante o mês de setembro. Mas é também uma óptima altura para visitar a cidade e tirar belas fotografias com a folhagem de outono.

Vai adorar fazer passeios pela cidade para experimentar as cores do início do outono e descobrir as outras actividades fantásticas que Copenhaga tem para oferecer.

1. Desfrute da tecnologia e de um bom churrasco no TechBBQ

TechBBQ| ©Rob Pegoraro
TechBBQ| ©Rob Pegoraro

O TechBBQ é um dos maiores e mais importantes eventos do género na Escandinávia e é basicamente um encontro de amantes da tecnologia e do churrasco, partilhando ideias, inovações e comida.

Esta é uma boa oportunidade para provar a parte da cozinha dinamarquesa que não se vê tanto numa visita gastronómica a Copenhaga, que também recomendo.

Durante o evento, pode participar em debates sobre as últimas tendências tecnológicas, estabelecer contactos valiosos num ambiente acolhedor e vibrante, inspirar-se nos discursos de oradores líderes do sector e desfrutar de um bom churrasco à moda antiga, acompanhado de bebidas deliciosas.

Detalhes de interesse

  • Preço: Para entrar neste evento e desfrutar de todas as suas atracções, terá de pagar cerca de 745 euros.
  • Data e hora: Por volta da primeira quinzena de setembro de cada ano. Pode desfrutar do churrasco durante dois dias, entre as 9:00 e as 20:00.
  • Localização: em Otto Busses Vej 5A, 2450 København.

Reservar um passeio gastronómico por Copenhaga

2. Participar no Fredagsrock

Copenhaga, Fredagsrock|©Guillaume Baviere
Copenhaga, Fredagsrock|©Guillaume Baviere

Todas as sextas-feiras, realizam-se concertos ao ar livre nos Jardins do Tivoli até ao final de setembro, no âmbito do evento Fredagsrock. Se participares, poderás desfrutar de boa música num belo cenário, já que os Jardins do Tivoli são uma das principais atracções da capital dinamarquesa.

O melhor de tudo é que é um festival gratuito onde se toca música para todos os gostos, desde pop e rock a rap e jazz.

Mas não recomendo apenas que vás aos Jardins do Tivoli para este evento, recomendo também que reserves algumas horas do teu dia para o veres calmamente à luz do dia. Sabias que é o parque de diversões mais antigo da Dinamarca e que tem uma das montanhas russas mais antigas do mundo? E no outono, a vegetação é mais bonita do que nunca.

Reservar bilhetes para os Jardins Tivoli

3. Conhecer melhor o país

Copenhaga|©Alexandra Janin
Copenhaga|©Alexandra Janin

Que tal uma viagem às principais atracções dinamarquesas fora da capital? Em setembro, o tempo ainda é suficientemente bom para desfrutar de tudo o que o país tem para oferecer ao ar livre, e o melhor é que pode fazer coisas que podem ser mais procuradas na época alta e mais difíceis de encontrar um lugar para as fazer. Também pode encontrar melhores preços.

Um exemplo é fazer uma viagem aos arredores e eu sugiro uma delas: uma viagem a Roskilde, Frederiksborg e Kronborg, três lugares imperdíveis na Dinamarca.

Nesta viagem, verá lugares como o Castelo de Kronborg, que inspirou Shakespeare a escrever Hamlet, e o complexo do palácio de Frederiksborg, uma das maiores representações da monarquia dinamarquesa.

Reservar uma viagem aos arredores de Copenhaga

4. Aproveitar ao máximo o tempo de bicicleta

Bicicleta de Copenhaga|©Franz-Michael S. Mellbin
Bicicleta de Copenhaga|©Franz-Michael S. Mellbin

Obviamente, o verão é a melhor altura para visitar a capital da Dinamarca, mas como sempre, a desvantagem é que é quando se encontram mais turistas. Por isso, as pessoas que têm disponibilidade e mais flexibilidade preferem viajar para Copenhaga de maio a setembro.

O tempo não é tão bom, mas continua a ser agradável e é a última oportunidade para ver a cidade antes do frio intenso. Por isso, é a altura ideal para fazer um passeio de bicicleta por Copenhaga e descobrir os principais pontos turísticos sem multidões e com um tempo agradável.

O melhor deste tipo de atividade é que é acompanhado por um guia* que também lhe conta factos divertidos sobre a cidade, para que possa começar a conhecê-la em profundidade e vê-la com outros olhos.

Reservar um passeio de bicicleta por Copenhaga

5. Aprender sobre causas sociais no Golden Days Festival

Praça Nytorv.| ©La Citta Vita
Praça Nytorv.| ©La Citta Vita

O Golden Days Festival é um evento anual muito importante na Dinamarca e todos os anos o tema muda, mas o que é sempre o caso é que cada tema se centra numa situação de interesse coletivo.

Estes eventos são normalmente realizados na praça do centro da cidade, que se torna o palco de uma noite cheia de música, dança, luzes e muito mais.

Também pode desfrutar de uma variedade de actividades em toda a cidade, incluindo exposições, projecções de filmes, caminhadas, espectáculos de teatro, palestras, performances e muito mais.

Detalhes de interesse

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Data e hora: entre a primeira e a terceira semana de setembro.
  • Local: o principal local para este evento é a Praça Nytorv.

6. Passeio pela cidade no Copenhagen Tweed Ride

Tweed de Copenhaga| ©Teresa Stokes
Tweed de Copenhaga| ©Teresa Stokes

ACopenhagen Tweed é uma associação que reúne muitos amantes da nostalgia, da história, das bicicletas, do vestuário vintage e da lã. Com base nestes conceitos, a associação promove o Copenhagen Tweed Ride, que é um evento desportivo e elegante, onde se pode pedalar pela cidade.

O objetivo é promover o bom estilo, tanto no comportamento como no vestuário. Durante o passeio de bicicleta, os organizadores convidam os interessados a participar no passeio vestindo um estilo vintage, evocando os velhos tempos e a Copenhaga de outrora.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 20 euros por pessoa.
  • Data e hora: durante a segunda semana de setembro, entre as 9:00 e as 21:00.
  • Local: nas ruas de Copenhaga. O percurso é secreto até ao próprio dia.

7. Experimente a poesia no Festival de Literatura de Copenhaga

Leitura pessoal| ©Joel Muniz
Leitura pessoal| ©Joel Muniz

O Festival de Literatura de Copenhaga é um dos eventos mais interessantes para os amantes da literatura. Trata-se de um festival internacional que se centra principalmente na literatura internacional de autores de língua espanhola e portuguesa.

O melhor desta atividade é que pode participar em sessões em espanhol, português ou dinamarquês, conforme desejar. Durante o festival, pode ouvir leituras de poesia, apresentações de livros e assistir a uma pequena feira do livro com novas publicações.

Basicamente, este é um evento sem fins lucrativos em que vai gostar de participar e aprender mais sobre as diferentes culturas dos países de língua espanhola e portuguesa.

Detalhes interessantes

  • Preço: todas as actividades deste evento são gratuitas.
  • Data e hora: durante a tarde. Em 2023, foi organizado em 28 e 29 de setembro.
  • Local: Universidade de Copenhaga, Campus de Søndre (KUA), KU, Njalsgade 76, 2300 Kbh. S, sala 4A.0.68.

8. Desfrute de boa música no Festival Haydn

Conservatório de Frederiksberg| ©Ann Priestley
Conservatório de Frederiksberg| ©Ann Priestley

Neste festival, terá a oportunidade de apreciar a orquestra de um grande músico dinamarquês que dá uma série anual de concertos dedicados ao compositor Joseph Haydn.

Joseph Haydn é considerado uma das maiores figuras da música europeia. Apesar da importância deste grande músico para o desenvolvimento musical europeu, a história tende a colocar as suas obras na sombra de outros compositores como Mozart e Beethoven.

Hoje em dia, graças ao festival que se realiza todos os anos em Copenhaga, tem a oportunidade de apreciar a música de Haydn, de descobrir o seu apaixonante e subtil universo sinfónico numa viagem musical que não esquecerá.

Detalhes interessantes

  • Preço: entre 20 e 60 euros.
  • Data e hora: nos primeiros dias de setembro, entre as 16:00 e as 19:30.
  • Local: na sala de concertos do Conservatório de Frederiksberg, em Gramo. Kongevej 11, 4. 1610 Kbh V.