O que ver e fazer em Copenhaga em 7 dias
Divirta-se nas ruas, palácios, praias e jardins dos oito bairros de Copenhaga, procure os gigantes da cidade ou entre num cemitério assombrado.
Copenhaga é uma cidade com muitas atracções e a melhor maneira de a conhecer é dividir a sua visita pelos seus 8 distritos. Em København K há muitos sítios a explorar e serão necessários dois dias; para København V pode reservar um dia inteiro; Vesterbro, Frederiksberg, Nørrebro e Østerbro estão próximos e podem ser visitados em conjunto; e Christianshawvn e Amager são vizinhos e um itinerário partilhado é a melhor estratégia.
Dia 1: Passeio pelos palácios, castelos e outros monumentos de København K
København K faz parte do centro de Copenhaga e é uma das maiores e mais interessantes zonas, com ruas coloridas e edifícios importantes para a realeza dinamarquesa. Ao percorrer as ruas, encontrará restaurantes e cafés para uma paragem gastronómica.
Prepare-se para um dia longo e divertido, recomendo caminhar, alugar bicicletas ou agendar uma excursão de autocarro com paragens livres.
Descobrir a Igreja de Mármore ou a Igreja de Frederik
Este edifício barroco levou 150 anos a ser construído e a sua estrutura é inspirada na Basílica de São Pedro no Vaticano, com uma variedade de pinturas e mosaicos no seu interior. A entrada custa cerca de 5,20 euros para adultos e 2,90 euros para crianças.
Durante o verão, pode subir à cúpula em qualquer dia da semana, enquanto no inverno só é acessível aos fins-de-semana.
Visitar o Palácio de Amalienborg
Uma atividade obrigatória é visitar os palácios de Copenhaga. Em frente à Igreja de Mármore encontra-se um dos mais importantes: o Palácio de Amalienborg.
É aconselhável dar um passeio durante a mudança da Guarda Real, para apreciar o desfile que começa no Castelo de Rosenborg e passa por algumas zonas, como o Bairro Latino, para finalmente se instalar no palácio. O palácio está situado numa praça octogonal que alberga quatro palácios:
- Palácio de Frederico VIII, onde reside o herdeiro do trono dinamarquês, pelo que não são permitidos visitantes.
- O Palácio Christian VII é exclusivamente para eventos reais, mas pode ser visitado nos fins-de-semana de julho, agosto e setembro.
- Palácio Christian VIII, durante o verão pode visitar o Museu Amalienborg, um local onde se guardam as roupas e os retratos da monarquia dinamarquesa, recomendo que visite a sala do piano e o salão de baile.
- O Palácio Christian IX, a casa da Rainha, hasteia a bandeira sempre que ela se encontra no local e não está disponível para visitas.
Além disso, é obrigatório reservar bilhetes para o Palácio de Christiansborg, que é o atual parlamento dinamarquês.
Visita ao Castelo de Rosenborg
Uma visita aos castelos de Copenhaga é outra paragem que não pode perder.
A poucas ruas do Palácio de Amalienborg, encontrará os Jardins do Rei, onde eventos ao ar livre, exposições de esculturas e um café no famoso Pavilhão Hércules proporcionam um ótimo lugar para passar a tarde a desfrutar de música ao vivo. Dentro do jardim encontraráo Castelo de Rosenborg, que pode ser visitado no verão e no inverno por cerca de 16,75 euros.
É um plano ideal para os amantes de contos de fadas, pois os salões têm um encanto único e há exposições de jóias de gerações passadas. Note que na sua visita de sete dias a Copenhaga pode valer a pena comprar um Copenhagen Card para ter acesso gratuito a muitas das atracções da capital dinamarquesa.
Surpreenda-se com o Museu dos Recordes Mundiais do Guinness em Copenhaga
Visitar os museus de Copenhaga é outra atividade interessante para fazer durante a sua estadia na cidade. Termine o dia no Guinness World Records Museum Copenhagen, que está aberto de setembro a junho às sextas-feiras e sábados, e de junho a agosto todos os dias. Mais informações sobre o edifício podem ser encontradas no site oficial.
A entrada custa aproximadamente 18,13 euros e pode participar em actividades interactivas, como a The Mystic Exploratorie, que custa 10 euros adicionais e permite ver um cemitério assombrado, pinturas em movimento e outras ilusões de ótica. No museu, pode também ficar a conhecer a bandeira mais antiga do mundo, quem é o homem mais alto da história e outros factos divertidos que terá de descobrir por si próprio.
Mas também pode visitar:
Dia 2: Faça um passeio pelos canais e outras maravilhas arquitectónicas em København K
Perto dos canais, há ainda muitas zonas a explorar, como a Pequena Sereia, Nyhavn ou o Bairro Latino. De que está à espera?
Fazer uma paragem na Pequena Sereia
Comece o seu dia cedo visitando a estrutura da Pequena Sereia, uma estátua tão significativa como a Estátua da Liberdade em Nova Iorque. É um plano livre, ideal para fotografias únicas. A figura foi inspirada no conto de Hans Christian Andersen, A Pequena Sereia.
E se gosta de aventura, não hesite em reservar o jogo de exploração da Pequena Sereia em Copenhaga, onde descobrirá alguns dos locais mais emblemáticos da cidade da forma mais original possível.
Continuar por Nyhavn
A próxima paragem é um passeio ao longo das casas coloridas nas margens do canal Nyhavn, um dos canais mais populares de Copenhaga. Há restaurantes e salões de tatuagem na área, e também encontrará o Memorial da Âncora, que é decorado com flores todos os dias para comemorar os marinheiros mortos da Segunda Guerra Mundial.
Na zona, encontra-se a Praça Kongens Nytorv, de arquitetura tipicamente dinamarquesa, onde se situam a Academia Real de Belas Artes e o Teatro Real de Copenhaga, ideal para assistir a um espetáculo de ballet ou apreciar a coleção de arte. Além disso, se é apaixonado por arquitetura, não deixe de reservar o seu bilhete para o Centro de Arquitetura Dinamarquesa em Copenhaga.
Passear pelo Bairro Latino e ao longo dos canais
Passando pela rua comercial Stroget, chegará ao Bairro Latino, onde poderá passear pela Universidade de Copenhaga, visitar livrarias locais e comprar artesanato.
Através das ruas estreitas, regressará aos cais onde poderá reservar um cruzeiro ao pôr do sol ao longo dos canais, passar por edifícios impressionantes como o Black Diamond, onde se encontra a Biblioteca Nacional, e regressar à noite para jantar à beira-mar.
Dia 3: Caça aos gigantes, passeio de carruagem e diversão no parque de diversões
Nos arredores da cidade, a cerca de meia hora do centro, os planos continuam a explorar as atracções que Copenhaga tem para oferecer. Pode dar um passeio de carruagem, fazer um passeio de bicicleta numa busca misteriosa, visitar mais castelos ou visitar um parque de diversões único.
Divirta-se como uma criança no parque de diversões Bakken
Bakken é o parque de diversões mais antigo do mundo, em funcionamento desde 1583, e pode visitar o parque gratuitamente. Com o passe gratuito, pode dar um passeio pelo Parque Natural Jægersborg Dyrehave, onde pode observar os veados à distância. Se quiser andar nos passeios e montanhas-russas, pode comprar um passe completo por cerca de 17,57 euros.
Passeio de carruagem em Hestevogn Dyrehaven
Se quiser sentir-se como se estivesse num filme de época, dirija-se a Hestevogn Dyrehaven, onde pode organizar o seu passeio de acordo com os seus desejos - pode ir para a floresta ou dar um passeio ao longo da estrada. Outra opção é caminhar até aos castelos ou fazer um churrasco no penhasco.
Explorar o Castelo de Kronborg
Um dos castelos mais importantes a norte da cidade é o Castelo de Kronborg, também conhecido como o Castelo de Hamlet, pois foi usado por Shakespeare para escrever a sua famosa peça. Poderá apreciar exposições da herança dinamarquesa e passar muito perto de uma cidade fronteiriça sueca.
Não hesite e reserve uma excursão a Kronborg para chegar lá com conforto e aproveitar ao máximo a sua visita.
Procurar os gigantes
Os gigantes são muito importantes para a mitologia nórdica e para a cultura dinamarquesa, por isso o artista Thomas Danbo criou seis estátuas enormes para os turistas e os habitantes locais procurarem nos arredores da cidade.
As esculturas são feitas de materiais reciclados e pode encontrar um mapa dos locais no sítio Web oficial.
Dia 4: Visite a Suécia em menos de 45 minutos
Viva uma experiência extrema e escape da Dinamarca para a Suécia, numa viagem rápida e divertida que parte do centro de Copenhaga. Saindo da cidade, concentrar-se-á em ver o melhor de cada extremo, começando na Ponte de Øresund e terminando em Malmö.
Excursão à Ponte de Øresund e Dragør Havn
Reservar uma excursão à Suécia é outro ponto obrigatório do seu itinerário. A ponte de Øresund é a ligação entre a Dinamarca e a Suécia, com uma extensão de cerca de 7.845 metros.
Nas proximidades, encontra-se a aldeia de Dragør Havn, onde pode tomar o pequeno-almoço antes de sair, passear pelo porto de pesca, descobrir as casas típicas dinamarquesas, visitar a rua comercial Kings Street ou ir dois quilómetros mais longe, até à aldeia holandesa de Store Magleby, situada perto da zona de Amager e com uma variedade de quintas e lojas.
Ver o parque Pildammsparken
Quando chegar a Malmö, irá deparar-se com o icónico Pildammsparken, cuja entrada é totalmente gratuita e oferece um passeio por florestas, lagos e jardins, bem como pelas ruas adjacentes ao bairro. Na primavera e no verão, pode desfrutar da Rua das Flores da Princesa Margrethe, uma vez que os paisagistas da cidade a decoram para a Rainha da Suécia.
Castelo de Malmö
Esta estrutura sueca faz parte da cultura do país desde 1434 e foi construída pelos dinamarqueses. No seu interior, pode desfrutar de uma variedade de museus, como o Museu de Belas Artes e o Museu de História Natural. Há um moinho, cafés e um parque de skate nas proximidades. Outra opção é fazer um passeio de gôndola ao longo dos canais do castelo. A entrada geral no castelo custa aproximadamente 3,50 euros.
Fazer uma excursão gastronómica
De volta a Copenhaga, é provável que queira comer qualquer coisa para recarregar as baterias e terminar o dia. A melhor opção é reservar uma excursão gastronómica para conhecer os mercados, as plantas que são as estrelas da comida dinamarquesa, o gelado e o chocolate orgânicos, o queijo artesanal, as cervejas locais e a história que acompanha a comida da cidade.
Se preferir uma cozinha mais internacional, reserve um menu no Hard Rock Cafe de Copenhaga
Experimente a vida nocturna de Copenhaga
E para terminar o dia, reserve um pub crawl em Copenhaga e experimente a vida nocturna da capital dinamarquesa. A excursão, que inclui um total de cinco pub crawls, inclui duas cervejas e dois cocktails gratuitos e dois shots gratuitos em cada pub.
Esta excursão é privada para si e para o seu grupo, o que a torna obrigatória se estiver a viajar com amigos.
Dia 5: Explore Christiania, Christianshavn, Casa 8 e outras áreas de Christianshavn e Amager
Christianshavn e Amager são zonas vizinhas, pelo que pode dedicar-lhes um dia inteiro. Pode descobrir as melhores coisas para fazer em Christiania, explorar a cerveja local e passear ao longo dos cais.
Descobrir Christiania
Christiania é uma cidade independente na zona de Christianshavn. Encontrará um paraíso escondido, decorado com graffiti. A sua cultura é bastante peculiar, por isso sugiro que vás com a mente aberta para uma visita divertida. Um dos melhores planos é visitar a Casa de Banhos Badehuset ou provar a cerveja local que só é produzida neste canto de Copenhaga.
Pode também aproveitar a oportunidade para reservar o jogo de exploração de Freetown Christiania.
Conhecer Christianshavn
Ao meio-dia, pode dar um passeio pelo pitoresco bairro de Christianshavn, onde recomendo que reserve um passeio de bicicleta e passe a tarde inteira a explorar as ruas comerciais. Pode também visitar a Ópera de Copenhaga, um dos edifícios mais luxuosos onde se realizam espectáculos ao vivo.
Visitar Amager
É altura de ir para a zona costeira de Amager, onde se encontra a praia de Amager, ideal para um dia diferente no verão. Dê um passeio pela Arena Real e, se tiver sorte, encontrará concertos, eventos desportivos, festivais ou outras celebrações.
Para uma autêntica cerveja dinamarquesa, dê um passeio pela cervejaria Amager Bryghus e desfrute da sua bebida junto ao mar. A algumas ruas de distância, verá o moderno edifício 8 House, atualmente em construção.
Pode ver de perto e pessoalmente , reservando um passeio de segway em Copenhaga.
Dia 6: Não perca o Relógio Astronómico, a Câmara Municipal e os Jardins Tivoli em København V
Outra parte do centro histórico é København V, que tem edifícios interessantes, como o relógio astronómico que o deixará impressionado.
Faça uma paragem no Relógio Astronómico e na Câmara Municipal de Copenhaga
É um plano totalmente gratuito que permite ver o calendário para os próximos 500 anos, localizado na Câmara Municipal de Copenhaga. Para continuar a aventura, pode subir as escadas até ao topo da torre para ter uma vista panorâmica sem igual.
No exterior, há uma praça para descansar, a fonte Dragon's Leap e o famoso termómetro que mede a temperatura atual e prevê o tempo.
Descobrir os Jardins do Tivoli
Reserve bilhetes para os Jardins de Tivoli e passe o dia inteiro no segundo parque de diversões mais antigo do mundo. Está a funcionar desde 1843 e tem uma estrutura fascinante. Pode almoçar no lago no barco St George's Frigate ou comer comida chinesa no Pagoda.
Aos fins-de-semana, pode também ver a Guarda do Tivoli, que simula a Guarda Real e, claro, tem de andar na montanha-russa.
A taxa de entrada é de aproximadamente 19,45 €, mas se você comprar o Copenhagen Card, é grátis. Para fechar, recomendo umpasseio pelos bares da cidade para provar os vinhos e cervejas locais.
Dia 7: Caminhe de Vesterbro a Østerbro e explore as ruas, parques e palácios
Termine o seu itinerário com um passeio pelo bairro multicultural de Nørrebro, veja as casas luxuosas da zona de Østerbro, aprecie os edifícios modernos de Vesterbro e maravilhe-se com o encanto de Frederiksberg.
Descobrir Vesterbro
Comece a sua visita na rua francesa de Værnedamsvej, onde encontrará em cada esquina um restaurante que parece saído diretamente de Paris. Enquanto estiver na zona, passe pelo Museu Carlsberg, que era originalmente uma fábrica de cerveja. A meio da manhã, o ideal é passear pelo parque Frederiksberg Have, onde as pessoas organizam frequentemente piqueniques e, claro, deve completar o seu itinerário entrando no Bakkehusmuseet.
Não perca Frederiksberg
Não perca também uma visita a Frederiksborg. É aqui que se encontra um dos maiores palácios da Escandinávia: o Palácio de Frederiksberg, que tem um jardim barroco e alberga o Museu Nacional de História da Dinamarca. Nesta área, pode também visitar The Cisterns, uma exposição de arte misteriosa, com ilusões ópticas interactivas e uma variedade de eventos.
Visite outras áreas próximas
Em Nørrebro, pode ver o cemitério Assistens Kirkegaard, que também é um parque. Outra opção é andar de bicicleta pelas pitorescas ruas de Elmegade ou Nørrebrogade.
Nas proximidades, encontrará a zona de Østerbro, com uma paragem ideal no Experimentarium, um museu interativo com uma variedade de demonstrações ao vivo, ou veja as ruas assimétricas de Brumleby.