Os melhores passeios pelos castelos de Copenhaga

Os castelos fazem parte do passado medieval da monarquia dinamarquesa. Por isso, se quiser mergulhar na história do país, não os pode perder. Aqui estão os imperdíveis

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Os melhores passeios pelos castelos de Copenhaga

Castelo de Copenhaga | ©Graham Trimming

Copenhaga é uma cidade de conto de fadas, em grande parte devido à sua arquitetura, repleta de palácios, casas coloridas pitorescas e castelos, alguns deles muito populares e associados ao passado histórico e à monarquia da Dinamarca.

Por isso, se quiser conhecer em profundidade a cultura escandinava, não pode perder uma excursão expressa ao Castelo de Rosenborg, uma viagem a Helsingør para ver o Castelo de Kronborg, maravilhar-se com o Castelo de Frederiksborg em Hillerød ou visitar o Palácio de Fredensborg.

Visita ao Castelo de Kronborg

Castelo de Kronborg| ©Frank
Castelo de Kronborg| ©Frank

Este castelo, localizado na cidade de Helsingør, é um dos monumentos mais importantes da Dinamarca, por isso, apesar de estar a cerca de 30 minutos de carro de Copenhaga, vale a pena reservar uma viagem a Kronborg. Construído no século XV, foi testemunha de importantes acontecimentos históricos e literários, mas é famoso por ter sido a inspiração para a peça de William Shakespeare Hamlet, pelo que é conhecido como o Castelo de Hamlet.

Numa visita guiada ao Castelo de Kronborg, pode explorar a história e a arquitetura do castelo; ver os aposentos reais, o Grande Salão dos Cavaleiros e a Capela da Rainha, e visitar os túneis subterrâneos e as masmorras. A vista do castelo para o mar é lindíssima, o que torna a viagem de um dia inteiro a partir de Copenhaga ainda mais memorável.

O Castelo de Kronborg também oferece várias actividades aos visitantes, tais como espectáculos de teatro, concertos e festivais medievais que se realizam ao longo do ano. Além disso, pode desfrutar da gastronomia local nos restaurantes próximos, onde pode provar pratos tradicionais da Dinamarca e da região de Helsingør.

Detalhes interessantes

  • Preço: uma excursão a Roskilde, Frederiksborg e Kronborg custa aproximadamente 146 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 8:30 horas.
  • Vantagens destas excursões: verá um dos mais belos castelos da região escandinava.
  • Desvantagens destas excurs ões: é uma excursão longa, pelo que pode não ser útil se estiver a planear uma estadia curta em Copenhaga.

Reservar uma excursão a Kronborg

Visita ao Castelo de Frederiksborg

Castelo de Frederiksborg| ©Geoff Fagan
Castelo de Frederiksborg| ©Geoff Fagan

O Castelo de Frederiksborg é um dos destinos turísticos mais populares da Dinamarca. Situado em Hillerød, apenas a 30 quilómetros a norte da capital, é um belo castelo renascentista construído no século XVII pelo Rei Christian IV, e está rodeado de jardins que o tornam um local ideal para visitar num dia de sol, especialmente se planear visitar Copenhaga durante a primavera.

Recomendo que reserve bilhetes para o Museu Nacional da Dinamarca, uma vez que o castelo alberga este museu imperdível, onde os visitantes podem explorar as exposições e a história do país. Em relação ao castelo, as atracções começam no Grande Portão, onde se pode admirar a fachada do castelo. Pode também explorar as salas do castelo, que estão decoradas com tapeçarias e obras de arte, e descobrir a história da Dinamarca desde a Idade Média até aos dias de hoje.

O castelo possui também uma coleção de retratos da realeza dinamarquesa e europeia, que é uma das maiores do mundo. E os jardins têm um design clássico de estilo francês do século XVII. Se reservar uma visita guiada a Frederiksborg, terá tempo livre para tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem. Há também vários restaurantes nas proximidades, bem como lojas e galerias de arte onde pode comprar lembranças e arte local. Outra opção é reservar um passeio de bicicleta para descobrir a natureza.

Pormenores interessantes

  • Preço: uma excursão completa a Roskilde, Frederiksborg e Kronborg custa aproximadamente 146 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 8:30 horas.
  • Vantagens destas excursões: terá tempo livre para explorar os jardins e os salões do castelo por sua conta.
  • Desvantagens destas excursões: se planear viajar no inverno, algumas áreas do complexo do castelo podem estar fechadas.

Reservar uma visita guiada a Frederiksborg

Visita ao Castelo de Rosenborg

Castelo de Rosenborg| ©Mike LaMonaca
Castelo de Rosenborg| ©Mike LaMonaca

O Castelo de Rosenborg é um dos monumentos mais visitados de Copenhaga. Está localizado no centro da cidade e é famoso pela sua arquitetura renascentista holandesa. Este edifício foi construído pelo Rei Christian IV no século XVII e foi utilizado como residência real até ao século XIX, razão pela qual está incluído, na maioria dos casos, quando se reserva uma visita privada a Copenhaga.

Alberga uma grande coleção de artefactos reais, tais como jóias da coroação, porcelana, mobiliário e objectos de prata. De facto, é um dos melhores museus de Copenhaga. Numa visita guiada, pode aprender sobre a história e a monarquia do país; admirar o mobiliário e a decoração originais; explorar os jardins; ver a Coroa de Cristal da Rainha, que está alojada numa sala especialmente concebida para ela, e visitar a Sala do Trono, o Grande Salão e o Salão dos Cavaleiros.

Estando localizado no centro da cidade, pode combinar a sua visita ao castelo com um passeio pelo parque Kongens Have, que o rodeia, ou explorar outras atracções próximas, como o Jardim Botânico ou o Museu Nacional da Dinamarca. Em suma, uma viagem ao Castelo de Rosenborg é uma experiência educativa e culturalmente enriquecedora a não perder durante uma visita a Copenhaga.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas visitas têm um custo inicial de cerca de 30 euros por pessoa, incluindo as entradas e a visita guiada.
  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá ver um dos edifícios mais emblemáticos da história da Dinamarca.
  • Desvantagens destas visitas: como o castelo é muito grande e a visita é curta, não terá tempo livre para passear sozinho pelo local.

Reservar uma visita privada a Copenhaga

Visita ao Palácio de Fredensborg

Palácio de Fredensborg| ©KLMircea
Palácio de Fredensborg| ©KLMircea

O Palácio de Fredensborg é uma das jóias arquitectónicas mais espectaculares da Dinamarca e está localizado a apenas 30 quilómetros a norte de Copenhaga. Este palácio barroco é a residência de verão da monarquia e tem um parque com mais de 300 hectares.

Durante as excursões, pode explorar o palácio com uma visita guiada e descobrir a sua história e arquitetura, bem como desfrutar das belas vistas do parque. Poderá também descobrir a elegância dos aposentos reais, incluindo o Salão Nobre, o Salão da Rainha e a Biblioteca Real. Também pode visitar a igreja do palácio, que está localizada no centro do parque.

Fredensborg é um dos mais belos palácios de Copenhaga, mas também é considerado um castelo, uma vez que durante a sua construção foi utilizado para funções militares, e os seus jardins, com belas flores e plantas, esculturas e um lago de cisnes, são uma das principais maravilhas do complexo.

Detalhes interessantes

  • Preço: Estas excursões têm um custo inicial de aproximadamente 82 euros por pessoa, incluindo as entradas e a visita guiada. O preço não inclui o transfer da Dinamarca.
  • Duração: aproximadamente 5-6 horas.
  • Vantagens destas excursões: verá um dos mais belos palácios e jardins da Dinamarca.
  • Desvantagens destas excursões: de todos os edifícios famosos de Copenhaga e dos arredores, é o que permite o acesso ao menor número de salas, uma vez que muitas delas estão fechadas ao público por ser ainda considerada uma residência real.

Reservar o autocarro turístico de Copenhaga

Como reservar uma excursão aos castelos de Copenhaga?

Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters
Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters

Existem várias opções para reservar uma visita guiada aos castelos de Copenhaga, mas a forma mais segura é reservar antecipadamente online, uma vez que congelará o preço no momento da compra e poderá organizar um itinerário. Também garantirá o seu lugar, o que é muito importante se planear visitar Copenhaga no verão ou durante os meses de época alta.

Outra opção é reservar diretamente através do sítio Web oficial. A maioria dos castelos tem um sítio Web onde pode comprar bilhetes online, e alguns oferecem visitas guiadas em diferentes línguas. Tenha em conta que, nestes casos, terá de organizar serviços de transporte noutro local.

Em qualquer caso, aconselho-o a reservar com antecedência para garantir a disponibilidade no dia e hora que pretende, especialmente durante a época alta. Além disso, se evitar deixar a reserva para o último minuto, pode poupar dinheiro ao obter melhores preços.

Reservar uma visita privada a Copenhaga

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Ver o Castelo de Kronborg| ©Pedro Cambra
Ver o Castelo de Kronborg| ©Pedro Cambra

As excursões aos castelos de Copenhaga oferecem uma oportunidade única de conhecer a história e a arquitetura de alguns dos castelos e palácios mais impressionantes da Dinamarca. Nestas excursões, pode visitar o Castelo de Rosenborg, o Castelo de Kronborg, o Castelo de Frederiksborg e o Palácio de Fredensborg, alguns dos edifícios mais emblemáticos de Copenhaga e arredores.

Em cada castelo, pode explorar os seus magníficos salões e salas, ver colecções de arte e mobiliário histórico e aprender sobre as pessoas importantes que lá viver am. Além disso, muitos destes castelos estão rodeados por belos jardins e parques, permitindo-lhe desfrutar da natureza enquanto mergulha na história e cultura da Dinamarca.

Em geral, reservar uma excursão a um castelo permitir-lhe-á tirar o máximo partido de cada local, com guias especializados que lhe contarão as histórias por detrás de cada canto e monumento. Poderá também tirar fotografias para recordar esta experiência única.

Reservar uma visita guiada a Roskilde, Frederiksborg e Kronborg

Dicas para uma viagem aos castelos de Copenhaga

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran

Uma visita aos castelos de Copenhaga é uma das melhores coisas a fazer na capital dinamarquesa e nos seus arredores, por isso, para o ajudar a tirar o máximo partido da sua experiência, algumas destas dicas podem ajudar:

  • Planeie o seu dia: antes de escolher a sua excursão, certifique-se de que conhece os horários de abertura dos castelos que pretende visitar e planeie um itinerário. Além disso, tenha em conta os horários dos transferes e das visitas para evitar chegar atrasado a qualquer uma das atracções.
  • Usar sapatos confortáveis: vai andar muito quando visitar estes castelos, por isso é importante usar sapatos confortáveis e adequados para a ocasião. Tenha em conta que, se visitar Copenhaga no inverno, o ideal é usar calçado impermeável.
  • Reservar com antecedência: Se quiser evitar longas filas de espera, é aconselhável reservar os seus bilhetes com antecedência online. Também pode reservar uma excursão numa agência de viagens local quando estiver na cidade, embora possa estar sujeito a aumentos de preços de última hora.
  • Conhecer a história e a cultura: antes da sua visita, pesquise a história e a cultura dos castelos para melhor apreciar os pormenores arquitectónicos e artísticos dos mesmos. Também pode consultar um audioguia ou uma visita guiada para saber mais sobre estes locais.
  • Leve uma máquina fotográfica: os castelos de Copenhaga e os seus arredores fazem parte de uma paisagem imperdível, pelo que, se tiver bom olho, poderá tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem.

Reservar o Copenhagen Card

Porque recomenda uma viagem aos castelos de Copenhaga?

Castelo de Rosenborg| ©Xavi
Castelo de Rosenborg| ©Xavi

Uma viagem aos castelos de Copenhaga é uma das melhores coisas para ver e fazer em Copenhaga, uma experiência única que lhe permite conhecer a rica história e o património cultural da Dinamarca. Cada um dos castelos tem o seu próprio passado e estilo arquitetónico, tornando-os interessantes para visitar e explorar. Além disso, estes passeios oferecem uma fuga da cidade e permitem-lhe desfrutar da paisagem e da natureza circundantes.

Outra razão para fazer uma viagem aos castelos de Copenhaga é a oportunidade de aprender sobre a monarquia dinamarquesa e a importância dos castelos na história da Dinamarca. Poderá também admirar as colecções de arte, mobiliário e artefactos alojados nos edifícios, dando uma imagem mais completa da cultura e do património dinamarquês.

Note-se que algumas visitas podem durar cerca de 2 horas, pelo que também são compatíveis com uma curta estadia na cidade. Se for este o seu caso, eis uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Copenhaga em 3 dias.

Reservar o Copenhagen Card

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar os castelos por conta própria?

Visita aos castelos| ©Joakim Erdfelt
Visita aos castelos| ©Joakim Erdfelt

Há várias vantagens em fazer uma visita guiada aos castelos de Copenhaga em vez de os visitar por conta própria. A principal é que será acompanhado por um guia local que é um especialista na história e cultura dos castelos de Copenhaga, o que significa que ele ou ela pode fornecer-lhe informações mais completas e detalhadas do que se o fizer por conta própria.

Pode também ter acesso privilegiado, uma vez que algumas visitas guiadas dão acesso a áreas restritas que não estão abertas ao público em geral, o que significa que pode desfrutar de uma experiência mais completa e até poupar tempo, especialmente se planear visitar Copenhaga em julho ou durante os meses de verão.

Se optar por uma visita guiada, ganhará também em comodidade, uma vez que, ao fazer uma visita com um guia turístico, não terá de se preocupar com mais nada para além de desfrutar da experiência. O guia encarregar-se-á da logística e fornecer-lhe-á informações detalhadas sobre os castelos, permitindo-lhe tirar o máximo partido da sua visita.

Reservar o autocarro turístico de Copenhaga