10 coisas para ver e fazer em Ibiza em agosto

agosto é o mês mais movimentado para o turismo em Ibiza e as actividades para entreter os visitantes abundam durante todo o mês. Organizei algumas delas numa lista para que possa tirar o máximo partido da sua visita.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Ibiza em agosto

Anoitecer em Ibiza | ©Joana Dueñas

A maioria das melhores coisas para fazer em Ibiza acontece no verão e é em agosto que existe uma agenda cultural muito interessante que atrai centenas de milhares de turistas a este belo destino mediterrânico espanhol. É o epicentro das festas de verão em todo o país e uma referência do que podem ser umas férias no hemisfério norte num destino do sul da Europa.

Por isso, o melhor a fazer é familiarizar-se com as actividades que pode desfrutar e os locais que pode visitar durante este mês. Para sua comodidade, reuni 10 planos que podem oferecer-lhe o melhor desta bela ilha desde o início de agosto até à última semana do mês mais turístico do ano.

1. Participar nos desfiles do Dia de Nossa Senhora das Neves

Dia de Nossa Senhora de Las Nieves| ©MOHAMED CHENDRI
Dia de Nossa Senhora de Las Nieves| ©MOHAMED CHENDRI

O calendário das festas tradicionais de agosto em Ibiza começa com as celebrações do Dia de Nossa Senhora de Las Nieves, a padroeira de Ibiza e Formentera para a religião católica. Como se pode imaginar, é um evento bastante movimentado, começando com uma missa às 19h00 na catedral da ilha e terminando normalmente com um concerto no Parque Reina Sofia.

Este dia é celebrado a 5 de agosto de cada ano e, tradicionalmente, os participantes na missa e no concerto vestem-se de branco para representar a pureza da Virgem Maria. Esta pode ser uma boa oportunidade para iniciar o itinerário turístico de agosto em Ibiza, uma vez que representa a melhor combinação das tradições desta comunidade com o carácter festivo que agora define a ilha para o turismo internacional.

Tanto a missa como o concerto são actividades totalmente gratuitas e pode ter a certeza de que no Parque Reina Sofia encontrará algumas bancas de comida e bebidas alcoólicas. Estas ajudar-te-ão a ganhar ânimo para continuar a noite em algumas das famosas discotecas do sul de Ibiza, como Pachá ou Ushuaia.

2. Celebrar as festividades de San Ciriaco

Procissão até à capela de Sant Cirac.| ©Max
Procissão até à capela de Sant Cirac.| ©Max

Três dias depois da celebração de Nossa Senhora das Neves, a 8 de agosto, há outra noite religiosa tradicional de maior dimensão e importância entre a população local. Trata-se das Fiestas de San Ciriaco, que se diferenciam pelo facto de as actividades começarem normalmente a partir do meio da manhã até ao fim da tarde.

A primeira coisa que acontece nesta data especial é um concerto de uma banda local, que é normalmente uma da orquestra da cidade de Ibiza. Segue-se uma procissão até à ermida de Sant Cirac, que dá início à missa sagrada, e depois uma série de espectáculos de dança tradicional que cativam todos os turistas que se juntam a esta bela tradição.

À tarde, há normalmente um lanche público em que quase sempre são preparadas centenas de paellas que são oferecidas gratuitamente a qualquer pessoa que esteja presente na área em redor do sítio arqueológico de Puig des Molins. A celebração continua até ao anoitecer, com todos os participantes a beberem e a cantarem ao melhor estilo de festa de rua e, por volta da meia-noite, sobre o porto de Ibiza, é lançado um fogo de artifício para encerrar a noite.

Este evento é tão divertido que não deve faltar no seu itinerário se tiver uma viagem de 3 dias a Ibiza durante a semana de 8 de agosto. Também não deve perder a oportunidade de o desfrutar se ficar na ilha durante todo o mês.

3. Surpreenda-se com o Festival Internacional de Arte Proactiva BLOOP

Arte de rua em Ibiza| ©Camille
Arte de rua em Ibiza| ©Camille

A arte pode ser proactiva e imersiva, e é sob esta filosofia que um festival chamado BLOOP é realizado em Ibiza ano após ano, desde o primeiro de agosto até ao penúltimo fim de semana do mês. Trata-se de um circuito de eventos que tem lugar tanto na cidade de Ibiza como em San Antonio de Abad e que normalmente inclui exposições fotográficas, muitas actuações de música ao vivo, espectáculos de arte contemporânea e muita arte de rua e concetual.

O festival também organiza frequentemente workshops educativos para crianças e adultos que pretendem fazer a ponte entre a arte moderna e o consumidor médio. Há fóruns de discussão e todo o tipo de festas que giram em torno destas exposições de arte. O objetivo é democratizar este aspeto da cultura para todos os turistas que inundam as ruas de Ibiza durante o mês de agosto.

Tenha em conta que o calendário de eventos muda todos os anos, pelo que a melhor forma de saber quais as actividades que coincidem com a sua visita à ilha é consultar o sítio Web oficial do festival.

4. Divertir-se no Festival de São Bartolomeu

Festa de S. Bartolomeu| ©ZOWY VOETEN
Festa de S. Bartolomeu| ©ZOWY VOETEN

San Antonio de Abad também tem festas tradicionais como as que se celebram na cidade de Ibiza e as celebrações do santo padroeiro desta comunidade, San Bartolomé, também merecem uma visita. Basicamente, trata-se de um extenso itinerário de actividades e eventos que costuma começar na segunda semana do mês e se prolonga até ao dia 24 de agosto, dia de Sant Bartomeu.

Os mais importantes são os que se realizam no próprio dia 24 de agosto, já que se organizam representações teatrais, bailes tradicionais e festas de rua por toda a cidade, depois de uma procissão que marca o início da missa solene da festa.

À meia-noite, haverá também um espetáculo de fogo de artifício que iluminará toda a baía. Visitar a zona nessa mesma semana é uma boa ideia se quiser festejar ao estilo tradicional de Ibiza, mas não teve oportunidade de o fazer durante as festividades do santo padroeiro no início do mês.

5. Desfrute de uma chuva de meteoros nas Lágrimas de San Lorenzo

Lágrimas de San Lorenzo| ©EFE
Lágrimas de San Lorenzo| ©EFE

Todos os anos, entre julho e agosto, há uma chuva de meteoros que tem uma visibilidade extremamente favorável a partir da Europa mediterrânica, e o céu limpo sobre Ibiza é uma excelente oportunidade para desfrutar deste evento cósmico durante a sua visita turística à ilha.

Não existe uma data específica em que seja garantido ver esta chuva de meteoros, mas acredita-se tradicionalmente que entre os dias 11 e 13 de agosto é quando se tem a melhor visibilidade do evento. Por sua vez, o seu nome popular de Lágrimas de São Lourenço tem a ver com o facto de o dia 10 de agosto ser o dia deste mártir do catolicismo.

É claro que esta é uma das melhores actividades para fazer com crianças em Ibiza, devido ao facto de ser um plano seguro, familiar e completamente gratuito. Existem diferentes formas de desfrutar do evento, mas eu aconselharia com mais entusiasmo a fazer um piquenique à noite num campo nas aldeias do interior da ilha ou poderia também passar a noite numa enseada perto do seu hotel.

Obter bilhetes para as melhores coisas para fazer em Ibiza com crianças

6. Não se esqueça de participar nas actividades de Sant Augustí

Enseada de Sant Vicent| ©Andreas Trojak
Enseada de Sant Vicent| ©Andreas Trojak

O dia 28 de agosto encerra o ciclo de celebrações folclóricas em Ibiza com as Fiestas de Sant Augusti, que se realizam na pitoresca aldeia que tem o mesmo nome do seu santo padroeiro. Tal como todos os outros eventos deste género que mencionei nesta lista, as Fiestas de Sant Augusti costumam durar uma semana inteira. Caracterizam-se por bandas locais que tocam a música folclórica das Ilhas Baleares, bem como por uma vibrante oferta gastronómica que se mantém durante toda a semana de eventos.

É uma excelente ideia passar pela zona para uma visita a estas festividades do santo padroeiro, uma vez que esta aldeia está a caminho das praias e enseadas que se encontram na ponta sudeste da ilha. Assim, planear uma excursão de snorkeling em Ibiza para a mesma data das celebrações de Sant Augusti é logisticamente favorável.

Não se esqueça de que os miradouros perto de Es Vedrà também podem ser um local ideal para apreciar o pôr do sol depois do almoço ou assistir a um espetáculo no programa de eventos desta pitoresca tradição insular.

Reserve a sua sessão de snorkelling em Ibiza

7. Assista a um filme ao ar livre no melhor estilo de verão

Cinema ao ar livre| ©Derek Sutton
Cinema ao ar livre| ©Derek Sutton

Em toda a Europa, é muito comum aproveitar o verão para fazer o maior número possível de actividades ao ar livre. Ir ao cinema ao ar livre é uma delas, uma vez que todos os tipos de ecrãs de projeção são montados para dar a turistas e locais a oportunidade de desfrutar de uma noite de cinema estrelado em alguns dos cantos mais emblemáticos da cidade.

É o que acontece em toda a Ibiza, já que cada cidade costuma organizar algumas projecções de filmes clássicos e espanhóis para mostrar um lado mais interessante aos visitantes da ilha. Se acha este plano cativante, posso destacar as projecções que costumam ter lugar no Baluarte de San Pedro, no centro histórico da cidade de Ibiza.

Isto deve-se ao facto de a seleção de filmes ser normalmente da mais alta qualidade, ano após ano, e também porque é uma excelente oportunidade para desfrutar desta parte da cidade com conforto num mês como agosto. agosto está normalmente cheio de turistas e, por isso, não há tantas oportunidades para apreciar intimamente um dos tesouros arquitectónicos da ilha.

Tenha em mente que a maioria das projecções de filmes tende a ser atribuída às semanas de agosto que não coincidem com celebrações tradicionais como as que mencionei. Mas, ao mesmo tempo, esta continua a ser uma das coisas para ver e fazer em Ibiza durante o verão, de meados de junho a meados de setembro.

8. Faça uma escapadela a Formentera

Formentera| ©andreaferracani
Formentera| ©andreaferracani

É um pouco curioso que uma das melhores coisas para fazer em Ibiza durante o mês de agosto seja deixar a ilha por algumas horas para visitar a vizinha Formentera. No entanto, há razões muito específicas que fazem desta viagem um plano ideal durante este mês, e uma delas é o mesmo afluxo de turistas que define Ibiza durante o mês de agosto.

Em nenhuma outra altura do ano há tanta oferta comercial e de alojamento em Formentera como em agosto. Isto significa que se pode viver a ilha ao máximo durante alguns dias ou mesmo durante algumas horas.

Ao mesmo tempo, uma viagem a Formentera a partir de Ibiza também é aconselhável em agosto, devido ao facto de os preços na ilha poderem ser um intervalo favorável entre o ritmo de gastos em Ibiza. As tarifas de alojamento e de transporte em Formentera, no âmbito de alguns dos pacotes turísticos que abundam durante a época, podem ser consideradas económicas. Os passeios de barco e outras actividades semelhantes enquadram-se na mesma categoria.

Desfrute da melhor excursão a Formentera a partir de Ibiza

9. Participe numa visita guiada dramatizada a Dalt Vila

Em torno de Dalt Vila| ©Nicolas Vigier
Em torno de Dalt Vila| ©Nicolas Vigier

Durante o mês de agosto, a Câmara Municipal organiza visitas dramatizadas com guias vestidos com trajes medievais que mostram os pontos mais importantes do bairro antigo da cidade de Ibiza, conhecido como Dalt Vila. Costumam ser organizadas aos sábados ao entardecer, mas durante a época estival, mais concretamente em agosto, os horários costumam ser duplicados e triplicados para dar resposta à procura turística.

Esta é uma das melhores actividades para fazer em Ibiza porque combina a história da ilha com a sua beleza arquitetónica e um pouco de entretenimento. Ao mesmo tempo, é um plano muito diferente do tipo de turismo que se realiza em agosto na ilha. Centra-se mais no mundo da festa até ao amanhecer dos famosos clubes noturnos de Ibiza.

Note-se que esta não é uma atividade gratuita, uma vez que é cobrada uma taxa de cerca de 10 euros para adultos não residentes e 5 euros para crianças entre os 7 e os 16 anos. Existem tarifas para grupos familiares e a melhor forma de reservar um lugar nesta experiência é através do sítio Web da Câmara Municipal de Ibiza.

As melhores actividades para fazer em Ibiza

10. Tomar um banho de lama ao estilo de Ibiza

Lagoa de lama em Ibiza| ©Daniel Mac Alister
Lagoa de lama em Ibiza| ©Daniel Mac Alister

Uma das actividades que os turistas mais apreciam durante o mês de agosto em Ibiza, para além do circuito de festas ou das belas praias da ilha, é a oportunidade de tomar um banho de lama completamente gratuito ao melhor estilo de um spa luxuoso e exclusivo.

Não é muito difícil encontrar um local que permita mergulhar numa lagoa de lama, pois a enseada de Aigües Blanques e Cala Xarraca são dois recantos da ilha conhecidos por atraírem visitantes que procuram tirar partido das propriedades rejuvenescedoras e terapêuticas da argila. Estas vão desde a prevenção de doenças de pele até ao alívio dos processos inflamatórios da osteoartrite.

Se a ideia lhe parecer interessante, tem também a possibilidade de chegar a estes locais em alguns dos melhores passeios de bicicleta em Ibiza, desde que façam parte do itinerário planeado pelo guia. Se isso não lhe parecer viável, não se preocupe, pois ambos os locais são acessíveis de carro.

Aproveite os melhores passeios de bicicleta em Ibiza.

Temperaturas em Ibiza em agosto

agosto em Ibiza| ©Laura Perkins
agosto em Ibiza| ©Laura Perkins

agosto é o mês mais quente do verão em Ibiza, o que significa que a temperatura média diária rondará os 30 graus Celsius. À noite, pode descer até aos 21 graus Celsius, mas não se surpreenda se o seu telemóvel lhe disser que a temperatura atingiu os 38 graus Celsius ao meio-dia, pois esta situação é mais frequente todos os anos do que no ano anterior.

A afluência de turistas em Ibiza em agosto

Turistas em Ibiza| ©Stan de Haas
Turistas em Ibiza| ©Stan de Haas

agosto é o mês mais movimentado do ano para os turistas e isso significa que em todos os sítios onde for terá de lidar com esperas para atendimento. De facto, a melhor recomendação que posso fazer para garantir que se sente confortável com o seu itinerário turístico é reservar o maior número possível de planos com antecedência, quer se trate de uma simples visita a um restaurante ou de algo mais importante como um quarto de hotel.

Preços em Ibiza em agosto

Pessoa que paga| ©Towfiqu barbhuiya
Pessoa que paga| ©Towfiqu barbhuiya

julho e agosto são também os meses mais caros do ano para visitar Ibiza. O que é lógico, uma vez que esta é a época de maior procura numa ilha que parece ter sido criada exclusivamente para o turismo de massas.

É por isso que optar por planos alternativos e tradicionais como os que recomendei e que estão mais próximos do estilo de vida da comunidade que vive na ilha é uma boa ideia para poupar dinheiro. Comprar os bilhetes de avião com bastante antecedência e também reservar o hotel ao mesmo tempo são essenciais.

O que levar na mala para visitar Ibiza em agosto?

Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group
Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group

Como agosto é o mês mais quente do ano e as ondas de calor parecem estar na ordem do dia para esta altura do verão, o melhor é levar roupa versátil, resistente e altamente respirável. A ideia é que possa passar toda a sua viagem sabendo que tem roupa tanto para um contexto desportivo e informal como para um jantar elegante num local fechado.

Não se esqueça do protetor solar e o conforto dos seus sapatos é outro fator chave a ter em conta quando fizer a sua mala para a sua viagem a Ibiza em agosto.