Mais sobre: Excursões a Formentera a partir de Ibiza
Formentera é uma ilha cheia de maravilhas que tem um lugar muito especial no imaginário da cultura hippie em Espanha. Passeando pelas suas praias ao pôr do sol, é fácil perceber porque é que tanta gente se apaixonou por esta ilha e deixou tudo para trás por uma vida mais simples e sem o peso da vida moderna (e sem eletricidade, pois até ao final dos anos 60 nem sequer havia eletricidade em Formentera).
Fazer um passeio de barco a Formentera a partir de Ibiza éuma experiência encantadora para incluir nas suas férias nas Ilhas Baleares e descobrir este pequeno paraíso no Mediterrâneo.
1. Passeio de barco com tudo incluído para Formentera a partir de Ibiza
Quando se chega a Ibiza, a incrível atmosfera da ilha, os seus percursos e as suas belas enseadas deixam-nos sob um feitiço impossível de resistir. Mas visitar Formentera será, sem dúvida, uma das experiências mais bonitas da sua viagem e um complemento perfeito para a sua escapadela a Ibiza.
O que inclui esta experiência
Antes de navegar para Formentera, fará uma visita guiada aos pontos mais importantes de Ibiza e, a caminho da ilha vizinha, fará uma paragem no meio do mar para desfrutar de um esplêndido dia a fazer snorkelling, a nadar nas ondas, a mergulhar no escorrega do barco ou a relaxar ao sol num flamingo insuflável.
O almoço está incluído no preço da excursão e será servido a bordo do barco: um menu de quatro pratos de comida caseira, com uma escolha de um prato de paella ou um hambúrguer vegan, com vinho, cerveja gelada e sobremesa de ensaimada e greixonera, o bolo típico da ilha.
À chegada a Formentera, pode explorar por sua conta e regressar a Ibiza a meio da tarde ou ao fim da tarde para ver o pôr do sol a partir do barco e terminar o dia de uma forma inesquecível.
2. O que verá nesta excursão
O itinerário da experiência, composto pelos lugares mais bonitos de Ibiza e Formentera (que pode visitar ao seu próprio ritmo para descobrir todos os seus recantos), levá-lo-á a uma bela escapadela de dia inteiro. Aqui está o itinerário detalhado da excursão com cada paragem:
Praia de Ses Salines
A praia mais conhecida de Ibiza pelas suas águas cristalinas e pelos seus bares de praia mais exclusivos, com esculturas de arenito nos restos de uma pedreira de onde foi extraído o material para construir as muralhas da capital de Ibiza.
Es Cavallet
Uma praia de areia branca e água turquesa, a primeira praia de nudismo de Espanha e um antigo enclave estratégico onde se encontra a torre de defesa de Ses Portes. Este lugar é um dos mais conhecidos da Europa pela celebração da cultura gay, onde milhares de membros do coletivo se reúnem todos os verões como ponto de encontro.
Durante o passeio de barco, passará pela praia e poderá admirar a beleza da sua ampla e colorida costa.
Atlântida
Atlantis é uma antiga pedreira de onde foi extraída a pedra para construir as muralhas de Dalt Vila, a fortificação da cidade de Ibiza.
Os cortes na rocha criaram uma peculiar enseada escondida que era um local de encontro popular para os hippies nos anos 70: ainda se podem encontrar figuras de Buda esculpidas na rocha, inscrições e pinturas numa paisagem de sonho, quase alienígena, onde as rochas cortadas e moldadas pela erosão criaram um lugar de fantasia.
Es Vedrà
A ilha de Es Vedrà é um lugar de mistério e de lendas. À primeira vista, é um lugar para assistir a um maravilhoso pôr do sol e respirar paz, mas o que os olhos não percebem é que é o terceiro lugar com a maior força magnética à face da Terra, seguido do Pólo Norte e do Triângulo das Bermudas.
Não é apenas um lugar mágico de acordo com a ciência, mas também de acordo com as lendas e histórias: diz-se que as sereias que atacaram o navio de Ulisses na sua viagem de regresso a casa no final da Guerra de Troia viviam aqui, e se perguntar a um pescador da zona, ele pode certamente afirmar ter visto algo estranho ou inexplicável enquanto navegava à noite à volta do ilhéu de Es Vedrà.
Quer seja pela magia que este lugar transmite ou porque não resiste a tentar desvendar os seus segredos, Es Vedrà é um lugar que não pode perder numa viagem a Ibiza. Durante a excursão, percorrê-la-ão de barco para obter uma perspetiva única deste lugar.
A enseada de Jondal
Este lugar é o oposto do que se espera de uma enseada: é uma praia num belo cenário, escondida atrás de um pequeno penhasco, que é, naturalmente, um dos lugares favoritos dos habitantes locais para atracar os seus iates.
Apesar da agitação dos barcos que se reúnem em Cala Jondal, ainda oferece uma bela vista do barco, que terá a oportunidade de desfrutar nesta excursão.
Es Cubells
Esta encantadora aldeia à beira de um penhasco no sul de Ibiza tem algumas enseadas encantadoras no seu sopé. Platja des Cubells, Ses Boques e Cala Llentrisca não recebem todas as visitas que merecem, pois são pequenos pedaços de paraíso a curta distância.
A bordo do barco, passarão por este belo local e poderão mesmo dar um mergulho refrescante numa das enseadas, antes de almoçarem e partirem para Formentera.
Praia de Ses Illetes
Chegará a Formentera e visitará a praia de Ses Illetes, a mais emblemática e conhecida da ilha, e uma amostra da beleza que encontrará neste canto do Mediterrâneo.
Águas turquesas vibrantes, contrastando com o branco da areia, e uma promessa de tranquilidade com as suas ondas calmas: poderia descrever esta praia de cem maneiras e nenhuma chegaria perto de transmitir a beleza quase impossível deste lugar. Acho que terão de a visitar para a experimentar.
Ilha do Espalmador
Espalmador é uma ilha completamente intacta ao largo da costa norte de Formentera. Cuidadosamente preservada e protegida como parte do Parque Natural de Ses Salines de Ibiza e Formentera, esta ilha é uma bela vista das águas circundantes.
As praias da ilha, livres da pegada humana, são o seu grande tesouro, sendo a mais bela a Platja de S'Alga. Espalmador também é visitada pela sua lama com propriedades curativas, que os banhistas esfregam para desfrutar das suas qualidades.
Às 16:45 da tarde, a excursão organizada a Formentera terminará, altura em que poderá regressar a Ibiza ou explorar a ilha por sua conta até às 20:00, altura em que terá a última oportunidade de regressar ao seu hotel no barco.
Dica de viagem do Alex
Um dos lugares mais especiais de Formentera para mim é o farol de La Mola. Ver o pôr do sol de lá é uma experiência linda e a caminhada ao longo do penhasco até o farol vale totalmente a pena.
3. Porque é que eu recomendo esta experiência
Formentera é um lugar de paz e beleza natural, que pode oferecer um certo contraste em comparação com a sua irmã mais velha, Ibiza, que é mais desenvolvida e adaptada ao turismo internacional. A grande vantagem desta excursão organizada a Formentera a partir de Ibiza é que conhecerá o mais belo de ambos os lugares numa excursão muito completa onde se poderá divertir e relaxar.
É um lugar perfeito para uma excursão de um dia, já que poderá percorrê-lo em muito pouco tempo (não são mais de 20 quilómetros de um extremo ao outro da ilha) e banhar os seus olhos no azul deslumbrante que rodeia Formentera.
Durante o tempo que tem para explorar Formentera, pode ir a Cap de Barbaria para ver o pôr do sol ou dar um passeio por Cala Saona.
4. Prepara a tua própria excursão a Formentera a partir de Ibiza
Como alternativa à excursão organizada que recomendo, pode visitar Formentera por si próprio. Não visitará alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos de Ibiza a partir do barco e perderá algumas vistas únicas de ambas as ilhas, mas pode desfrutar do percurso que escolher ao seu próprio ritmo.
Ferry
A primeira coisa que vai precisar é de bilhetes de ferry para chegar a Formentera a partir de Ibiza. A viagem entre as duas ilhas dura cerca de 45 minutos e o ferry sai de hora a hora do porto de Ibiza.
Pode comprar os bilhetes para a viagem no próprio porto, mas os lugares por ferry são limitados, pelo que recomendo que os reserve antecipadamente online, o que também lhe poupará algum dinheiro e muito stress.
Outra opção é apanhar o Aquabus, com um preço de bilhete de cerca de 20 euros por pessoa. Parte do Porto de Ibiza, da praia de Figueretas e da praia de Playa d'en Bossa.
Getting around Formentera
Para uma excursão de um dia inteiro em Formentera, eu recomendo alugar algum tipo de veículo. Não tem de ser complicado, uma bicicleta é suficiente, mas aqui estão algumas opções disponíveis no porto da ilha.
- De carro ou de mota: Pode alugar um carro pequeno, ou um jipe se quiser um pouco mais de aventura, mas honestamente explorar Formentera de mota ou de bicicleta é inigualável. As estradas são muito fáceis de percorrer e desfrutar da brisa do mar e do sol ao longo delas é uma sensação única.
- De bicicleta: A bicicleta permite-lhe pedalar ao longo das ciclovias e, por vezes, até sair dos circuitos habituais. Desde que não se importe de pedalar durante um dia inteiro, é a forma mais ecológica e respeitosa de percorrer Formentera e o bom é que pode parar a qualquer momento para dar um mergulho no mar e refrescar-se.
Itinerário
Aqui está um pequeno guia dos lugares mais interessantes de Formentera:
- Faro del Cap de Barbaria: O miradouro mais bonito da ilha, embora não tanto pelo seu ambiente, mas pelas suas vistas de cortar a respiração.
- Cala Saona: A baía de Saona esconde entre os seus pinhais uma das mais belas enseadas da ilha. As suas águas cristalinas e o seu pequeno bar de praia fazem dela um lugar ideal para descansar antes de continuar a excursão.
- Es Pujols: Uma pequena aldeia piscatória que se tornou um refúgio para o "Flower Power". As suas pequenas lojas, bares, restaurantes e bancas parecem não ter envelhecido um único dia desde os anos 70, e transportá-lo-ão diretamente para a era hippie.
- Torre de Ses Portes: Uma pequena torre de vigia ancorada no tempo, de onde se pode ver a ilha de Espalmador.
- Apraia de Ses Illetes: Esta praia é a descrição do paraíso, com as suas águas transparentes e a sua areia fina e pura. Está situada numa faixa de terra na costa norte de Formentera.
Quer seja numa excursão organizada ou por conta própria, visitar Formentera a partir de Ibiza é um deleite para os sentidos. Apenas uma palavra de aviso: depois de nadar nas suas águas, vai querer voltar.