11 coisas para ver e fazer em Ibiza em fevereiro
Ibiza é conhecida pelas suas festas à beira-mar, pelo calor e pelos dias de praia. Em fevereiro, o tempo frio restringe estes planos, mas permite aos visitantes desfrutar da ilha com menos turistas e um clima ameno.
Se está a planear visitar Ibiza durante o inverno, poderá desfrutar das paisagens tranquilas da ilha com menos turistas e conhecer o lado mais alternativo da ilha. Desde participar em festivais locais até experimentar o Carnaval de Ibiza, trilhos para caminhadas, as amendoeirasem flor de Santa Inés e a antiga cidade murada, há muitas actividades para ver e fazer em Ibiza em fevereiro. Aqui, vou falar-vos das melhores alternativas.
1. Perder-se na antiga cidade amuralhada
A antiga cidade am uralhada de Ibiza é uma das visitas imprescindíveis para conhecer a história da ilha e, durante o mês de fevereiro, pode descobri-la ao seu próprio ritmo e ao seu próprio ritmo, quer numa excursão privada a Ibiza, que inclui esta parte da ilha, quer por conta própria.
O pequeno número de turistas e o clima mais fresco facilitarão a exploração do Portal de Ses Taules, da Catedral, do Castelo e da Praça de Armas.
:::link|text=
2. Aproveite uma das poucas actividades da época baixa
Já lhe posso dizer que em fevereiro, por ser época baixa, não encontrará uma grande variedade de actividades e excursões para fazer, como acontece no verão ou na primavera. No entanto, os passeios de quadriciclo costumam estar disponíveis praticamente durante todo o ano, sendo fevereiro um mês em que pode desfrutar desta atividade em qualquer dia do ano.
Desfrutar de um quadriciclo em Ibiza significa conhecer a paisagem mais tradicional da ilha, mas de uma forma totalmente diferente e muito mais divertida, sem dúvida.
3. Fazer uma viagem a Es Vedra para ver o pôr do sol
O pôr do sol é uma grande atração em Ibiza durante o verão, mas a neblina da ilha impede por vezes que se aprecie claramente o fenómeno. No inverno, pelo contrário, o céu de Ibiza é limpo e as vistas panorâmicas ganham terreno, sobretudo as que têm vista para o mar.
O ilhéu de Es Vedrá, uma massa natural de pedra maciça com quase 400 metros de altura, oferece um dos melhores pores-do-sol durante o inverno e acrescenta à experiência todos os segredos e mistérios que rodeiam este território insular e o seu Triângulo do Silêncio.
Pode conhecer Es Vedrá numa excursão de barco a partir de Ibiza, alugando um veleiro ou uma pequena embarcação que lhe permita chegar à costa ou contemplá-la a partir de Cala d'Hort, embora quanto mais perto estiver do ilhéu, mais perto estará de um dos mais belos e desimpedidos pores-do-sol das Ilhas Baleares, numa vantagem que Ibiza só oferece durante os meses de inverno.
4. Participar nas festas de Santa Eulália
No dia 12 de fevereiro celebra-se a festa de Santa Eulália e em Ibiza, mais concretamente em Santa Eulália del Río, as festividades prolongam-se até março, pelo que se planear visitar a ilha em fevereiro poderá assistir aos eventos que incluem actividades para crianças, espectáculos de música ao vivo, bancas de comida local e actividades desportivas.
Santa Eulália é um ponto de referência para Barcelona e o mesmo se aplica a Ibiza, que celebra a bravura da menina de Sarriá que se levantou contra as proibições impostas pelas autoridades do Império Romano.
5. Descobrir o farol de Faro des Moscarter quase sem turistas
A ponta norte da ilha, coroada pelo belo farol de Faro des Moscarter, uma alta lanterna marítima que se destaca pela sua pintura listrada e oferece uma vista panorâmica da costa rochosa.
O farol de Moscarter é o farol mais conhecido de Ibiza e o maior , com 52 metros de altura. Pode ser visto de todos os pontos da costa norte, e as ondas batem a uma curta distância do farol, por isso é melhor visitá-lo num dia em que o mar não esteja agitado.
Pode-se chegar ao farol, que faz parte da Rota dos Cinco Faróis, através de um passeio a partir de Portinatx, que em fevereiro, quando há poucos turistas, se torna muito tranquilo.
6. Viva o Carnaval em Ibiza
Se visitar Ibiza em fevereiro, poderá assistir a muitas das celebrações da ilha, e uma das mais famosas é o Carnaval, que se destaca pelos desfiles populares de trupes pelas principais ruas de Santa Eulalia del Río, San Antonio e a capital de Ibiza.
O Carnaval na ilha é muito colorido e em todos os cantos de Ibiza é possível ouvir música temática, assistir às cerimónias de entrega de prémios e desfrutar dos concursos gastronómicos que escolhem a melhor paella e a melhor omelete nas Rúas de Carnaval.
Desfrutar do Carnaval em Ibiza é também um dos melhores planos se planear visitar Ibiza com crianças e se quiser participar numa das celebrações mais tradicionais das Ilhas Baleares, que também tem a sua edição em Formentera.
7. Desfrutar das amendoeiras em flor em Santa Inés
Entre as tradições de Ibiza, uma das mais famosas encontra-se na aldeia de Santa Inés, que durante o mês de fevereiro se converte na principal atração da ilha com os seus campos de Pla de Corona, onde as amendoeiras cobrem tudo de um manto branco.
A floração das amendoeiras é um espetáculo que os ibizenhos acompanham de perto e gostam de tirar as melhores fotografias e visitar a aldeia de Santa Inés, mesmo quando o tempo pode ficar um pouco frio.
Se planeia visitar as amendoeiras em Pla de Corona, não perca a Igreja de Santa Inés e o bar de tortilhas Can Cosmi, que fica em frente e a poucos minutos do manto branco das amendoeiras.
8. Visitar as enseadas virgens da ilha
Um dos aspectos positivos de visitar Ibiza durante o inverno é que é possível descobrir zonas como as praias virgens ou selvagens da ilha e fazê-lo em paz e sossego e ao seu próprio ritmo, sem a grande afluência de turistas. Eis algumas delas:
- Cala Llentrisca
- Es Codolar, em San José
- Es Portitxol e Es Canaret, em San Juan
- Ses Balandres, em San Antonio,
A complexidade do acesso depende da localização de cada uma, sendo as de San Juan as mais acessíveis e as melhores para ver o pôr do sol, que é uma das melhores actividades em Ibiza. Ses Balandres é a enseada mais difícil de aceder devido à sua localização remota e, portanto, a que recebe menos visitantes, especialmente em fevereiro ou durante os meses de inverno. Para chegar a esta enseada terá dedescer uma corda por uma face vertical de rocha, mas vale bem a pena.
9. Descubra os percursos pedestres de Ibiza
Durante o inverno, o clima em Ibiza é ideal para fazer caminhadas ao longo dos trilhos da ilha, onde pode descobrir diferentes paisagens de dificuldade variada. De Es Broll a Cap Llentrisca, é possível visitar trilhos de montanha, centros urbanos, vales, campos de cultivo e canais.
Nestes percursos, descobrirá a beleza das paisagens mediterrânicas, com as suas falésias, grutas e ilhotas, e também as vistas abertas da ilha para Formentera e Es Vedrá.
A duração destes percursos varia em função da complexidade dos percursos, mas alguns, como o percurso do Cap des Falcó, podem ser realizados em poucas horas, o que será útil se estiver a planear uma estadia curta em Ibiza.
Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer na ilha durante uma visita de 3 dias.
10. Visitar a aldeia de Balafia
A verdadeira tradição arquitetónica do estilo ibizenho não se encontra na antiga cidade amuralhada ou em San Antonio, mas na pequena aldeia de Balafia, um conjunto de torres medievais, fortificações e habitações rurais construídas como um forte para se defender dos invasores.
Esta aldeia de Sant Llorenç, que se encontra quase no centro da ilha, pode ser visitada de carro a partir de Santa Eulalia del Río. Balafia é uma aldeia enigmática que se mantém de pé há mais de 10 séculos e que guarda a história da ilha como um território sitiado pelos conquistadores durante a Idade Média.
Em fevereiro, poderá visitar esta aldeia de uma forma tranquila, sem tantos turistas e com um clima ideal. Durante o vosso passeio por Balafia, podem também visitar a pitoresca igreja de Sant Llorenc e as ruas sinuosas que serpenteiam pelos caminhos da montanha.
11. Ir de tapas e vinho em Sant Mateu
Sant Mateu é uma aldeia rural perto de Santa Inés que se caracteriza pelas suas plantações frondosas e pela tranquilidade das suas ruas, que escapam à azáfama turística do resto da ilha.
É também um destino popular para os entusiastas do ciclismo e um local ideal para ir comer tapas e apreciar o vinho local, especialmente se quiser abrigar-se do vento da ilha ou se tiver tido um dia de chuva.
Pode visitar Sant Mateu durante o mês de fevereiro, depois da sua visita às amendoeiras em flor de Santa Inés, ou para passar os dias mais frios e almoçar ou jantar nalguns dos famosos bares e restaurantes locais, como Juntos House, Ses Casetes ou Sa Tanca de Mossènyer, que servem comida de inverno e oferecem espaços aquecidos durante o inverno.
Temperaturas em Ibiza em fevereiro
Apesar do inverno, o tempo em fevereiro em Ibiza raramente é frio, com uma média de 16°, com mínimas de 8° e máximas de 20°. É também um mês em que o céu permanece geralmente limpo, pelo que os pores-do-sol e as vistas panorâmicas podem ocorrer normalmente.
As temperaturas podem baixar à noite, especialmente nas zonas costeiras, e recomendo que se proteja do vento, que pode ser muito frio em dias nublados.
A afluência de turistas em Ibiza em fevereiro
Se planear visitar Ibiza em março ou fevereiro, estará a visitar a ilha durante os meses em que há menos turistas, pelo que poderá desfrutar dos locais ao seu próprio ritmo e sem multidões.
Não se esqueça de que Ibiza é um local que os turistas visitam principalmente no verão, pelo que nos meses de outono e inverno muitas das atracções da ilha estão fechadas e algumas excursões não estão disponíveis.
Também não é uma altura para tomar banho no mar, embora possa caminhar na praia sem inconvenientes e desfrutar dos locais naturais de Ibiza, que estarão disponíveis quase exclusivamente para si.
Preços em Ibiza em fevereiro
Se está a planear visitar Ibiza em fevereiro, encontrará um dos meses em que os preços descem quase 30%, pelo que os hotéis, algumas excursões e serviços básicos como a alimentação e os transportes turísticos ficam mais baratos.
O que levar na mala para visitar Ibiza em fevereiro?
Embora o tempo em Ibiza em fevereiro não seja muito frio, o ideal é levar roupa quente o suficiente para enfrentar o vento e possíveis dias de chuva. Abaixo está uma lista das roupas que eu recomendo que leve para a sua viagem:
- T-shirt térmica
- Meias térmicas
- Casaco impermeável
- Luvas impermeáveis
- Botas impermeáveis e confortáveis
- Cachecol de lã
- Chapéu de lã
- Sapatos de caminhada confortáveis
- Calças
- Óculos de sol
- Calças de lã
- Camisolas de lã
- Casacos térmicos
Planos alternativos para se proteger do frio em Ibiza em fevereiro
A grande maioria dos planos de Ibiza são ao ar livre, pelo que a melhor forma de se proteger é com a roupa adequada durante as excursões e atracções que visitar, embora também tenha alternativas para os dias de chuva ou mau tempo no Paseo Vara del Rey, onde pode fazer compras ou comer, ou visitar o Museu de Arte Contemporânea de Dalt Vila, o Museu Puget ou o Museu Arqueológico.
Pode também optar pelas lojas da zona da Marina ou pelos cinemas da capital da ilha.
E se tiveres um carro alugado, podes visitar algumas das aldeias do interior da ilha, porque mesmo com mau tempo, Ibiza tem algumas das melhores paisagens e pores-do-sol do mundo.