O que ver e fazer em Ibiza em 5 dias
Conhecer Ibiza em 5 dias é mais do que possível, basta um pouco de organização e um itinerário que lhe permita conhecer todas as facetas da ilha.
Ibiza é um dos grandes tesouros de Espanha. A ilha recebe milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, todos os anos. Embora muitos possam pensar que a sua principal atração é a vida nocturna, esta ilha das Baleares tem muito para oferecer.
Tanto o seu património cultural como paisagístico farão com que se apaixone por Ibiza em 5 dias. E se quiser completar a informação e quiser saber o que ver e fazer em Ibiza, leia este artigo.
Dia 1: Catedral, Castelo de Dalt Vila e cidade velha
O primeiro dia da sua viagem a Ibiza em 5 dias começa com uma visita aos monumentos da cidade, especificamente a Catedral de Ibiza e o Castelo de Dalt Vila.
Ambos os monumentos estão localizados no ponto mais alto de Dalt Vila, uma área murada pertencente ao centro histórico de Ibiza. Uma forma original de conhecer a zona é com um dos passeios de bicicleta por Ibiza.
Descubra a Catedral de Ibiza
A catedral data de 1235, ano em que as tropas catalãs conquistaram a ilha. O monumento foi erguido no mesmo local onde se encontrava a antiga mesquita árabe. A mesquita foi construída no local de um templo romano, que por sua vez foi construído sobre vestígios fenícios e púnicos. Não é uma catedral de grandes dimensões, mas nem por isso é menos bela.
Tem uma única nave, composta por catorze capelas. É uma mistura de estilos gótico e barroco, predominando o primeiro no exterior e o segundo no interior. É uma construção sórdida e de aspeto simples que preside à cidade.
Se visitares a Catedral de Ibiza, não podes perder a oportunidade de subir ao telhado da torre sineira, que data do século XIV. De lá, terás a oportunidade de vislumbrar uma vista única da ilha e até de Formentera. Este é, sem dúvida, o plano perfeito para si se procura uma viagem tranquila, cultural e familiar na sua visita a Ibiza.
Surpreenda-se com as vistas do Castelo de Dalt Vila
Outro dos melhores monumentos de Ibiza é o Castelo de Dalt Vila, que data dos séculos XVI e XVIII. O monumento é composto por três edifícios: o Castelo, a Casa do Governador e a Torre de Menagem.
Destaca-se a sua importância histórica, já que foi a sede do governo durante praticamente toda a história de Ibiza. Na época romana, serviu como acrópole; na época mourisca, como Almudaina. Tudo isto virá à mente quando passear pelos seus terrenos e passagens, e sentir-se-á em contacto com os tempos passados.
A entrada para o Castelo fica mesmo ao lado da Catedral e é precedida por uma escadaria desenhada por Elías Torres. Tal como acontece com a Catedral, uma das melhores coisas que levará da sua visita ao castelo são as vistas que oferece da ilha.
Para lá chegar, pode ir a pé, embora tenha de subir algumas ruas muito íngremes e possa ser um pouco cansativo. Outra opção é apanhar o autocarro turístico, que fará várias paragens ao longo do percurso em locais de interesse turístico. Desta forma, não terá de fazer o trajeto a pé e descobrirá outros tesouros do centro histórico de Ibiza.
Visitar Dalt Vila
A zona amuralhada de Ibiza, Dalt Vila, é Património Mundial da UNESCO. Para além da catedral e do castelo, esta parte da cidade velha esconde muitos outros tesouros que vale a pena ver.
Um deles é a Casa de la Cúria, um edifício do século XV que utiliza as antigas muralhas da cidade como suporte.
Este monumento albergou outrora os Tribunais de Justiça de Ibiza, embora atualmente seja utilizado como posto de turismo. Naturalmente, também recomendo que percorra a muralha que rodeia Dalt Vila, já que a parte alta de Ibiza é um dos recintos fortificados mais bem conservados do Mediterrâneo.
A muralha data do século XVI, sob o reinado de Filipe II, e estende-se por um total de 1800 metros. Possui sete baluartes, entre os quais os de San Pedro e San Jaime.
Um passeio pelos bairros à beira-mar
Aproveitando a sua visita a Dalt Vila, recomendo-lhe também que visite os bairros à beira-mar: Sa Penya e La Marina. Vale mesmo a pena visitá-los e escondem todo o tipo de negócios, alguns deles muito curiosos.
Pode visitar uma galeria de arte, descobrir jóias únicas num porto de artesanato ou parar para tomar uma bebida num bar.
Assista ao pôr do sol sobre o porto e desfrute de um jantar num dos seus restaurantes
Finalmente, dê um passeio ao pôr do sol pelo porto de Dalt Vila, que foi utilizado pela primeira vez em 650 a.C.
Depois, termine o seu dia com uma nota alta com um jantar romântico no terraço do Corsario Restaurant & Terrace, onde poderá provar muitos pratos da cozinha Ibizan.
Dia 2: Visita às melhores praias de Ibiza e Ses Salines
Não há dúvida de que a maior atração turística de Ibiza são as suas praias, isso é inegável. Apesar do património cultural que mencionei anteriormente, as praias e enseadas de Ibiza são a sua principal atração.
Uma das minhas praias preferidas é a praia de Las Salinas, que se encontra no Parque Natural de Ses Salines. Da praia até ao parque são 20 minutos a pé. Se preferir ir de carro, demora apenas 3 minutos.
Descubra as melhores praias e enseadas de Ibiza
Gostaria de começar por recomendar a praia de Las Salinas. Esta praia, ao contrário das outras de que vos vou falar, não é conhecida por ser tranquila. De facto, muitas celebridades que passam as suas férias na ilha escondem-se debaixo dos seus guarda-sóis.
Ao contrário de outras praias e enseadas naturais de Ibiza, em Las Salinas encontrará uma grande variedade de serviços, como bares de praia e vendedores ambulantes que vendem sarongues, bebidas e frutas. É uma praia grande, com 1.000 metros de comprimento e 20 metros de largura. À chegada, descobrirá um paraíso de areia branca e águas azul-turquesa que o deixará boquiaberto.
Deixando de lado a praia de Las Salinas, gostaria de recomendar Cala Bassa. Esta enseada é o oposto da praia anterior, pois destaca-se pela sua tranquilidade e espírito natural. Está situada no município de Sant Josep de sa Talaia, no meio de um exuberante pinhal. Se preferir, pode chegar lá contratando um passeio de barco em Ibiza.
Se procura paz e sossego, recomendo que vá a Cala Molí, uma das praias mais tranquilas da ilha. Finalmente, recomendo-te que desfrutes das praias de uma forma diferente e que faças snorkeling em Ibiza.
Passear pelo Parque Natural de Ses Salines
O Parque Natural de Ses Salines é composto por 3.000 hectares de terra e 13.000 hectares marinhos, estendendo-se de San José a Formentera.
O Parque Natural de Ses Salines alberga mais de 200 tipos de aves e mais de 170 tipos de plantas. Tudo isto faz com que este parque natural seja incrivelmente rico em biodiversidade.
Um dos lugares mais interessantes de Ses Salines é a igreja de Sant Francesc. No seu interior, encontra-se o Centro de Interpretação das Salinas. Aqui poderás aprender mais sobre a riqueza natural e animal do parque. Se viajar para Ibiza com crianças, elas aprenderão graças às actividades e conteúdos audiovisuais do centro.
Por outro lado, depois de desfrutar de algumas das praias do parque, recomendo que reserve tempo no seu itinerário para a observação de aves. Existem vários miradouros que facilitam esta tarefa, um dos quais se encontra muito perto da igreja de Sant Francesc. Se tiver sorte, poderá ver desde flamingos a cagarros, garças e cegonhas.
Terminar o dia com um piquenique
Para terminar este dia esplêndido no meio da natureza, recomendo que faça um piquenique no parque.
Existem zonas de piquenique no Parque Natural de Ses Salines, embora também se possa fazer um piquenique na praia. Não se esqueça de recolher todo o lixo e deixar tudo como estava antes de chegar.
Dia 3: Descobrir Formentera
Formentera fica muito perto de Ibiza, no máximo a 1 hora de ferry. Por isso, recomendo-lhe que aproveite a sua viagem a Ibiza para visitar esta pequena mas bela ilha.
O ideal é chegar a Formentera logo pela manhã e regressar ao fim da tarde, para aproveitar ao máximo o dia.
Outra opção é fazer uma excursão com tudo incluído de Ibiza a Formentera. Esta é uma forma de simplificar a sua visita, uma vez que não terá de se preocupar com os horários dos ferries e poderá ver as enseadas mais bonitas da ilha.
Praia de Ses Illetes
Entre as muitas coisas para ver e fazer em Formentera, gostaria de destacar a praia de Ses Illetes, que, em 2016, ganhou o prémio de melhor praia da Europa. Com meio quilómetro de comprimento, é uma das praias mais bonitas da ilha, com as suas águas azul-turquesa.
Depois de desfrutar da praia e de dar um mergulho, é altura de conhecer as aldeias de Formentera.
Uma das minhas preferidas é Sant Francesc, um paraíso para os amantes do artesanato. Perca-se nas suas ruas e percorra as suas pequenas lojas. Quando terminares, dirige-te a Sant Ferrán, onde encontrarás uma grande variedade de bares, bares de praia e restaurantes onde poderás almoçar.
Caló des Mort
Reserve a tarde para uma das enseadas mais bonitas da ilha: Caló des Mort. É preciso usar um bom calçado para aceder à enseada, mas valerá a pena.
Descanse o seu almoço na areia fina e dourada e arrume as suas coisas para chegar ao farol do Cabo de Barbaria, onde desfrutará de um dos melhores pores-do-sol que alguma vez viu.
Dia 4: Passe a manhã nos mercados hippies e desfrute de um pôr do sol em Es Vedrà
Ibiza foi o centro do movimento hippie nos anos 60. Muitos dos seguidores deste movimento decidiram instalar-se na ilha, adaptando-se ao modo de vida dos seus habitantes. Mais concretamente, foi a bela aldeia de San Carlos que foi a preferida do movimento hippie, onde se situam os mercados hippie da ilha.
A minha sugestão é que passe a manhã a visitar os mercados e depois vá até Es Vedrà para ver o pôr do sol. São 50 minutos de carro entre os dois locais, por isso recomendo que pare a meio do caminho para almoçar.
Percorrer os mercados hippies de Ibiza
O meu favorito e mais conhecido é o Las Dalias, que se situa, não por coincidência, em San Carlos. Destacam-se as suas cores arrojadas e a grande variedade de produtos e serviços. Esta feira da ladra está aberta todos os sábados do ano, das 10 da manhã às 8 da noite.
Aqui pode passear por mais de 200 bancas de todos os géneros, encontrar instrumentos musicais pouco conhecidos, fazer uma leitura da mão ou uma massagem. Além disso, aos domingos, segundas e terças-feiras, Las Dalias oferece espectáculos musicais à noite.
Se gosta de objectos invulgares e quer encontrar algo estranho, recomendo-lhe que visite San Jordi. Esta feira da ladra situa-se no hipódromo com o mesmo nome. Ao contrário da maioria das feiras da ladra, não é necessário qualquer tipo de licença para vender em San Jordi. Isto significa que o local está cheio de todo o tipo de produtos que nunca foram vistos antes.
Por último, gostaria também de mencionar Punta Arabí. Situa-se em Es Caná e destaca-se por ser o primeiro mercado hippie da ilha, para além de ser o maior. Tem um total de 500 bancas de todo o género. E como se isso não fosse suficiente, também acolhe espectáculos ao vivo.
Desfrute de um almoço único
Se a sua manhã terminar na feira da ladra de Punta Arabí, recomendo que almoce no restaurante Marvent, um dos melhores sítios para comer em Es Caná.
Se, por outro lado, estiver em San Carlos, a minha sugestão é o bar Anita ou o restaurante Can Curreu.
Ver o pôr do sol em Es Vedrà
Ninguém sai de Ibiza sem apreciar um bom pôr do sol, talvez com uma música de fundo e um bom copo de vinho na mão. Há muitos lugares na ilha que oferecem pores-do-sol de tirar o fôlego. No entanto, o meu favorito é Es Vedrà.
Há muitas coisas para ver e fazer em Es Vedrà, um ilhéu situado mesmo em frente de Cala d'Hort. É uma reserva natural e faz parte do Parc de Cala d'Hort i Es Vedrà.
Um facto curioso é que este ilhéu é propriedade de 30 famílias, o que significa que não é possível construir ou estabelecer qualquer tipo de negócio na sua superfície. Este facto deu origem a uma incrível diversidade de fauna, entre a qual se destaca a lagartixa Pitiusa.
A desvantagem de tudo isto é que não é possível visitar o ilhéu, o que não diminui a diversidade de planos que Es Vedrà tem para oferecer. A única forma de o ver de perto é alugando um barco que navegue à sua volta. O ideal é reservar esta excursão para poder desfrutar do pôr do sol durante o percurso.
Dia 5: Festa no barco e visita às melhores discotecas de Ibiza
Não se trata apenas de passeios turísticos. Ibiza é conhecida pelas suas festas e nesta lista quero sugerir todo o tipo de planos, para que a sua visita a Ibiza em 5 dias seja o mais completa possível.
Um dos planos mais comuns são as festas de barco em Ibiza. É claro que não é preciso dizer que as discotecas da cidade são mundialmente famosas.
Passar a manhã em San Antonio
Normalmente, estas festas partem de San Antonio a meio da tarde. Desta forma, podes passar a manhã numa das suas praias e almoçar em qualquer um dos seus melhores restaurantes, aproveitando ao máximo o dia.
Assistir a uma festa de barco
A razão da hora e do local de partida das festas de barco deve-se à grande atração de San Antonio: os seus pores-do-sol. Estes são famosos em todo o mundo como um espetáculo mágico e onírico de cores.
Quanto à empresa a escolher, há muitas que oferecem este serviço. Todas elas incluem snacks, bebidas, animação, vários desportos aquáticos e até DJs.
Descubra as melhores discotecas de Ibiza
Já deve saber que Ibiza é um dos destinos preferidos de quem quer festa. A ilha é cultura, natureza e gastronomia, mas também é uma festa. Este último é inegável e tem sido um dos aspectos mais explorados de Ibiza desde o final dos anos 70. Se passar cinco dias na ilha, pode dedicar uma noite a conhecer a sua vida nocturna.
Há cinco discotecas principais, que são as grandes rainhas de Ibiza e frequentadas por celebridades de todo o mundo: Ushuaïa, Pachá, Privilege, Amnesia e Hï.
Se gosta de música eletrónica, não pode deixar de passar por pelo menos um deles, pois os melhores DJ do mundo tocam nestes clubes no verão. No entanto, como já deves ter adivinhado, não são baratas, muito pelo contrário. Mas não se preocupe, a vida nocturna de Ibiza não acaba aqui.
Para além das cinco principais, existem outras discotecas com muito boa música, como a Eden, a EsParadís e a Bora Bora. A maioria destas discotecas fica apenas a 20 minutos de carro de San Antonio Abad, onde começam as festas de barco.