10 coisas para ver e fazer em Ibiza em junho
Começa o verão e com ele a típica diversão que define a experiência de visitar Ibiza durante o mês de junho. Neste anúncio, encarreguei-me de encontrar todas as actividades de que se pode desfrutar quando se viaja para a ilha durante o sexto mês do ano.
Ibiza é um verdadeiro paraíso para todos os tipos de abordagens turísticas, pois há planos para aqueles que procuram maravilhar-se com a natureza da ilha, bem como uma indústria sólida orientada para o mundo da vida nocturna. Na realidade, as melhores coisas para fazer em Ibiza são aquelas que equilibram ambos e é por isso que neste post eu sugiro algumas das atividades famosas que acontecem na ilha todos os anos durante o mês de junho.
Então continue lendo para ter uma idéia mais concreta do tipo de planos e atividades que estão disponíveis para você se você decidir visitar Ibiza em junho para desfrutar da chegada do verão no hemisfério norte em grande estilo.
1. Participe nas festividades do início da época estival
Ibiza é conhecida internacionalmente como uma das capitais mundiais da festa, tal como Nova Iorque e Berlim o são nos seus respectivos países. Por sua vez, junho é um dos melhores meses do ano para viver a experiência de ir dançar nestes estabelecimentos que chegam a receber 5.000 ou 7.000 pessoas numa mesma noite.
Isto deve-se ao facto de as discotecas mais famosas da ilha, como a Pachá, a Ushuaia e a Amnesia, funcionarem durante uma época que começa entre a última semana de maio e a primeira semana de junho e termina no final de setembro e início de outubro.
Isto significa que, quando estiver em Ibiza em junho, terá acesso às chamadas festas de abertura, em que todos os clubes noturnos, bares de praia e discotecas darão início à época de verão com noites temáticas que envolvem alguns dos DJ mais famosos do planeta e cenários ainda mais espectaculares. Pelo menos, em comparação com o que se encontra num sábado normal de agosto ou julho.
Por isso, festejar e juntar-se às festas de abertura nas discotecas mais próximas do seu alojamento é um ponto obrigatório no seu itinerário se estiver a planear uma viagem de 7 dias a Ibiza durante os primeiros dias de junho. No entanto, na realidade, o resto das festas de verão também serão memoráveis e são uma aposta segura para desfrutar da cultura nocturna da ilha.
2. Festejar San Juan ao melhor estilo dos habitantes da ilha
A noite de São João, a 23 de junho, e o respetivo dia de São João, a 24, são, sem dúvida, a festa mais importante do mês em toda a Espanha. Sendo Ibiza um destino turístico tão importante, é lógico saber que todos os anos haverá muitas formas de celebrar esta tradição em toda a ilha.
Seja nas praias da cidade de Ibiza ou noutras localidades costeiras, como San Antonio de Abad, serão organizadas fogueiras e festas até ao amanhecer. Tudo sob as tradições dos jogos e danças folclóricas acompanhados de música ao vivo e espectáculos de manipulação de fogo. No entanto, a paróquia de San Juan Bautista é o epicentro da data para os habitantes locais, razão pela qual locais como Cala d'en Serra ou a aldeia de Portinatx são boas alternativas para viver a experiência nos termos dos habitantes de Ibiza.
Tenha em mente que durante a noite de 23 de junho o ambiente é muito festivo e as intenções dos participantes no evento têm tudo a ver com deixar as más energias para trás e desfrutar das fogueiras para dar as boas-vindas a um verão próspero e cheio de diversão.
No entanto, a maioria das cidades também tem tradições de carácter religioso no dia 24, que têm a ver com missas especiais ou procissões do santo pelas ruas da comunidade. O que significa que pode realmente apreciar a beleza destes eventos se a ressaca o permitir.
3. Participar nas actividades do Orgulho de Ibiza
Ibiza é um destino que se compromete a respeitar a diversidade durante todo o ano e em junho estas intenções são reforçadas com a celebração do Orgulho de Ibiza. É um festival de uma semana com todo o tipo de eventos relacionados com a celebração da comunhão LGBT e Ibiza escolhe habitualmente a segunda semana do mês para as festividades.
O calendário de eventos muda todos os anos, mas o mais comum é haver uma Grande Marcha pelos direitos LGBT no último dia da semana, que começa por volta das 19h00 e se prolonga até à meia-noite. Durante os dias anteriores, há normalmente espectáculos de drags, concertos e actuações musicais, produções teatrais e muito movimento nas ruas da cidade de Ibiza, bem como noutras grandes comunidades, como San Antonio de Abad.
A Calle de la Virgen, na cidade de Ibiza, é normalmente o epicentro de muitas destas actividades, devido ao facto de ser conhecida como a rua gay da ilha. Como se pode imaginar, as noites de festa costumam ser memoráveis em muitos estabelecimentos, como a lendária discoteca Lola's. De facto, muitas destas actividades que se realizam no âmbito do Ibiza Pride são tão divertidas e animadas que são um ponto obrigatório no seu itinerário turístico se tiver uma viagem de 4 dias a Ibiza planeada para coincidir com este evento.
4. Aproveite a oportunidade para fazer uma rota para provar os melhores macarons de Sant Joan
Desde a tarde de 24 de junho até ao resto do mês, come-se em Ibiza uma sobremesa que cativa todos os turistas que se arriscam a experimentá-la. Chama-se macarons de Sant Joan e, como se pode imaginar, é uma receita que está culturalmente associada a esta festa, mas também ao município rural com o mesmo nome, no norte da ilha.
Sem pensar muito, posso explicar que estes macarons são como um arroz doce, só que neste caso a sultana substitui o arroz. Esse outro ingrediente, o leite, é também um fator muito interessante na história desta receita tradicional, porque no norte da ilha preparam-no com água, enquanto no sul e na cidade adicionam leite para dar mais consistência aos sabores.
Isto faz com que a procura dos melhores macarrões de Sant Joan em toda a ilha seja uma boa atividade de entretenimento para os turistas que ficam imediatamente cativados pela textura e sabor desta receita local. Posso aconselhá-lo a começar por restaurantes tradicionais como o Ca'n Alfredo ou La Solera, mas também é uma boa ideia considerar uma rota como os melhores passeios de bicicleta em Ibiza para combinar diversão desportiva com a sua paixão gastronómica.
5. Fazer uma viagem ao Parque Natural de Ses Salines
O Parque Natural de Ses Salines tem algumas das praias mais bonitas de toda a ilha de Ibiza e o mês de junho é a altura ideal para o visitar devido à grande variedade de excursões que o podem levar sem qualquer inconveniente a explorar os seus atractivos naturais.
Este canto da ilha que se encontra entre Formentera e o resto de Ibiza tem o estatuto de área natural protegida desde 1995, e essa mesma razão permitiu que uma grande parte da área permanecesse completamente intacta sem correr o risco de passar por processos de urbanização e colonização da terra.
Posso destacar dois cantos do parque que se tornam ainda mais recomendáveis durante este mês. O primeiro é a praia de Las Salinas, pois é o destino turístico preferido das celebridades e, como junho é a grande abertura do verão, é muito provável que um dia se cruze com uma personalidade da televisão espanhola.
A praia de Es Cavallet é o outro local a não perder, pelo menos se ficou com vontade de continuar a explorar os locais de interesse da comunidade LGBT em Ibiza. Esta praia selvagem e bonita é um dos locais preferidos dos turistas gays durante as férias de verão na ilha. Embora se estiver à procura de um plano mais familiar, a extremidade norte da praia caracteriza-se por não ser nudista e por ter também um foco nas crianças.
6. Desfrute das festas de tambor de domingo em Benirràs
Em Cala de Benirràs, no norte da ilha, celebra-se durante todo o mês de junho uma tradição dominical bastante peculiar e atractiva. Refiro-me a uma sessão de festa de tambores e tímpanos que começa com a chegada do crepúsculo e se prolonga com fogueiras, cânticos e danças até bem depois da meia-noite.
Esta tradição começou de forma bastante espontânea, já que originalmente era uma reunião de hippies que se repetia esporadicamente durante algumas semanas durante os meses de verão. Com a chegada do turismo, começou a ser vista como uma atração do que Benirràs tinha para oferecer aos visitantes. Atualmente, é um acontecimento que se repete todos os domingos de junho para celebrar a chegada do verão e que se prolonga normalmente até aos fins-de-semana de meados de julho.
Se, por acaso, visitar a zona num domingo durante a sua viagem em busca deste evento divertido, aconselho-o a chegar cedo à praia. Isto porque pode aproveitar as águas cristalinas para desfrutar de uma dessas sessões de snorkelling em Ibiza que são tão populares entre os visitantes durante o mês de junho, bem como durante o resto do verão.
7. Comece o verão a brindar com um copo de Herbes
Herbes Herbes é um licor de Ibiza ligeiramente doce e muito tradicional, feito a partir de uma concentração equilibrada de ervas típicas da ilha com um pouco de anis. As suas origens remontam a mais de 200 anos e, ao longo do tempo, tornou-se um elemento básico dos costumes culinários e pós-jantar desta comunidade.
É consumido durante todo o ano e é muito comum para acompanhar o período de conversa antes de uma refeição ou também como acompanhamento do café. No entanto, em junho, o Herbes adquire maior relevância cultural, pois torna-se a bebida de eleição dos habitantes locais para brindar à chegada do verão. Assim como para desejar uns aos outros uma estação muito proveitosa, divertida e, sobretudo, memorável.
É, portanto, uma boa ideia juntar-se a esta tradição quando visitar a ilha durante o mês de junho. Pode muito bem ser o licor que acompanha o início dos vossos dias de festa ou o que bebem para os encerrar ao amanhecer.
8. Fazer um passeio de barco ao longo da costa da ilha
Ibiza oferece aos seus visitantes uma beleza cativante, tanto no extremo sul como no extremo norte da ilha. O mais interessante é que cada uma delas é caracterizada por atracções naturais dignas de serem conhecidas por qualquer pessoa apaixonada pelo ambiente natural dos destinos turísticos que conhece na sua vida. Por isso, uma excelente atividade para fazer em junho em Ibiza é planear um passeio pela ilha num barco que o possa levar aos lugares que lhe interessam.
Es Vedrà, o Parque Natural de Ses Salines e a vizinha Formentera são alguns dos lugares que deve visitar antes de regressar a casa. junho é uma época do ano ideal para realizar uma atividade como esta, porque a oferta turística é tão ampla que não terás de te contentar com um só estilo de viagem.
Na verdade, durante o mês de junho pode-se fazer de tudo quando se trata de velejar em Ibiza. Pode reservar um passeio à vela, catamarãs, passeios de mergulho e há passeios de barco concebidos para uma festa com DJs e muito álcool. Normalmente têm capacidade para 50 pessoas para uma boa festa no meio do mar.
9. Visite o aquário de Es Cap Blanc para um plano familiar
Se estiver de visita em junho, é importante que também tenha actividades para fazer em Ibiza com crianças, uma vez que a ideia de uma viagem em família é encontrar actividades que possam entreter todos por igual. Felizmente, o aquário Es Cap Blanc oferece isso mesmo, pois é um local que já foi uma quinta de lagostas e um santuário de focas-monge e é agora um divertido aquário que procura promover a conservação da flora e fauna marinhas.
É bastante interessante, pois a maior parte das suas instalações são subterrâneas, numa série de cavernas subterrâneas. Oferecem uma visão muito íntima e educativa do processo de conservação de espécies como as esponjas marinhas ou os peixes mais vulneráveis dos recifes de coral das Ilhas Baleares.
A visita a este local em junho é ainda mais recomendável porque são organizados todo o tipo de workshops e actividades especiais no âmbito da inauguração da época de verão. É do interesse da direção do aquário apresentar-se como uma atração turística interessante para toda a família num período tão competitivo.
10. Desfrutar de uma visita à gruta de Can Marça
Se ainda quiser conhecer o interior de Ibiza a partir de um espaço subterrâneo, então deve visitar a gruta de Can Marça em Puerto de San Miguel. Trata-se de um conjunto de grutas com estalagmites e estalactites que se caracteriza pela sua história associada a contrabandistas e piratas. Estes utilizavam-na como refúgio para os seus motins na ilha.
Ao visitá-la, terá também a oportunidade de desfrutar de uma vista panorâmica da pequena mas bela baía. Esta é realmente uma das melhores coisas para fazer em Ibiza em junho, devido ao facto de a baixa afluência turística desta atração a tornar uma fuga das ruas apinhadas de outras comunidades mais visitadas.
É também um ótimo plano familiar e pode muito bem ser uma pequena parte de um itinerário de um dia quando decidir concentrar-se em visitar algumas das atracções naturais no norte de Ibiza.
Temperaturas em Ibiza em junho
Embora o mês de junho marque o início do verão, isso não se traduz num aumento drástico das temperaturas. Isto significa que, quando estiver na ilha durante este mês, poderá encontrar temperaturas máximas de cerca de 28 graus Celsius, enquanto a mínima numa noite fria rondará os 18 graus Celsius.
No entanto, o que também é uma realidade é que é cada vez mais comum encontrar ondas de calor que começam logo em meados de junho. As temperaturas podem, portanto, ultrapassar os 32 ou 35 graus Celsius durante a sua visita.
A afluência de turistas em Ibiza em junho
junho é um mês de grande afluência de turistas em toda a Europa, devido ao início das férias de verão, e Ibiza não foge à regra. No entanto, uma coisa que também é verdade é que o pico de visitantes ocorre normalmente entre julho e agosto e, por esta razão, as suas férias na ilha podem ser mais favoráveis neste mês. Pelo menos se estiver interessado em conhecer a ilha sem ter de lidar com tanta gente em cada uma das suas paragens turísticas.
Preços em Ibiza em junho
Para o mês de junho, já estão a ser discutidas as tarifas que todos os serviços turísticos irão fixar para o resto do verão. A verdade é que, desde meados de maio, os preços de qualquer consumo comercial na ilha já começaram a subir. Isto significa que estar em Ibiza em junho é relativamente caro, mas tudo depende das actividades que escolher fazer e do estilo de alojamento que escolher para a sua visita.
O que levar na mala para uma visita a Ibiza em junho?
A mala que precisa de levar para a sua visita a Ibiza em junho é praticamente a mesma que levaria para qualquer outro mês de verão.
Ou seja, roupa confortável e respirável, calçado adequado para todas as ocasiões e um bom protetor solar são elementos essenciais na sua bagagem se quiser desfrutar ao máximo da ilha durante o último mês do primeiro semestre do ano.