10 coisas para ver e fazer em Málaga em novembro

Para muitas pessoas, novembro é o melhor mês para visitar Málaga. Durante o mês de novembro há muitas feiras para saborear boa comida e divertir-se.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Málaga em novembro

Estrada do Rei | ©alejandrocuencac

Durante todo o mês, terá à sua disposição um vasto leque de opções para desfrutar de Málaga e dos seus encantos. Em muitos locais terá a oportunidade de ver e conhecer as tradições mais populares, como o famoso tostón de Ojén.

Também em novembro terá a oportunidade de desfrutar de outras feiras que estão abertas ao público durante esta época. Este mês caracteriza-se por ser a época dos mercados de rua em quase toda a Espanha, pelo que uma das melhores coisas para ver e fazer em Málaga durante esta época é passear por alguns deles.

1. Festa do Mosto em Atajate

Vinhos em Málaga| ©Antonio
Vinhos em Málaga| ©Antonio

Esta é uma das festas dedicadas ao mosto e à tradição de cultivar uvas para fazer vinhos espanhóis e malaguenhos. A tradição tem lugar na aldeia de Atajate, uma das melhores aldeias de Málaga e que também está na rota das melhores aldeias brancas.

Esta é uma festa a não perder se for a Málaga em novembro, especialmente se gostar de vinho. Aqui terá a oportunidade de provar diferentes tipos de vinho que os próprios habitantes locais oferecem para degustação. Por outras palavras, trata-se de uma tradição totalmente local e autóctone.

No concurso de provas de mosto, são os participantes que decidem quais são os melhores vinhos da época e, para os premiar, é-lhes atribuído um troféu por ordem de qualidade. Ao primeiro produtor é atribuída a uva de ouro, ao segundo a uva de prata e ao terceiro a uva de bronze.

O evento decorre durante um único dia, mais concretamente, no último sábado de novembro, de manhã até à noite. Se quiser provar vinho gratuitamente, este é o momento, porque na festa são distribuídos cerca de 200 litros de vinho, embora possa variar consoante a capacidade ano após ano.

Reserve a sua excursão às aldeias brancas de Málaga

2. Festa do coelho em Parauta

Festa do coelho em Parauta| ©MALAGAENELCORAZON
Festa do coelho em Parauta| ©MALAGAENELCORAZON

Esta é uma das celebrações gastronómicas mais requintadas que se realizam em novembro em Málaga. Se é um amante de carne e , sobretudo, gosta de experimentar novos sabores, esta é uma das festas que não pode perder. A festa do coelho é uma altura em que os habitantes locais preparam os seus melhores pratos à base desta carne em particular.

A carne de coelho é um alimento que tem acompanhado os habitantes locais ao longo de todos os seus anos de história. Por esta razão, os habitantes locais prestam homenagem às preparações que podem ser feitas com coelho. Para o efeito, é organizada uma grande festa em que os participantes oferecem os seus melhores pratos de coelho, que são distribuídos gratuitamente aos visitantes.

O objetivo desta festa é dar a conhecer as tradições da aldeia de Parauta. Recomendo que vá a esta feira com uma grande vontade de experimentar novos sabores. Realiza-se no coração da Serranía de Ronda, um local popular pelas suas adegas e vinhas, pelo que os pratos são acompanhados por vinhos doces locais.

Para além disso, estas festividades serão um bom momento para provar a pastelaria tradicional deste lugar, porque, para além de oferecerem pratos de comida, os habitantes locais também organizam bailes ao ar livre nos quais oferecem doces tradicionais para venda. Normalmente, esta feira gastronómica é também animada com música e com os melhores espectáculos de flamenco de Málaga.

Reserve a sua excursão a Ronda

3. Torradas de castanhas populares em Ojén

Castanhas| ©Jose Antonio Martin
Castanhas| ©Jose Antonio Martin

É uma das festas de singularidade turística de Málaga, reconhecida assim pela câmara municipal e pelo governo em geral. É uma das melhores tradições gastronómicas da localidade e de toda a Espanha. De facto, o "tostón" realiza-se em diferentes localidades de Málaga.

No caso de Ojén, o tostón tradicional tem lugar no primeiro domingo depois do Dia de Todos os Santos, ou seja, no início de novembro. Nesta festa tradicional, os habitantes locais e os turistas reúnem-se à volta de uma fogueira para brindar aos frutos tradicionais espanhóis. Para além disso, esta tradição é acompanhada por licores locais e pelo tradicional toucinho espanhol.

Com todas estas opções gastronómicas, esta festa torna-se uma daquelas opções que não pode perder se for a Ojén em novembro. Todo este ambiente festivo de outono serve de prelúdio ao que serão as melhores actividades de inverno em Málaga e no resto do país. Além disso, para proporcionar mais entretenimento aos presentes, são realizados jogos tradicionais durante as feiras.

Durante o evento gastronómico, também é possível saborear sultanas, pois são consideradas um dos morangos mais populares desta região. Desde a manhã até ao final da tarde, há um ambiente musical. Esta é definitivamente uma das melhores coisas para fazer com crianças em Málaga.

4. Festival Internacional de Jazz

Festival Internacional de Jazz| ©Enzo Fornione
Festival Internacional de Jazz| ©Enzo Fornione

Se não gosta de encontros gastronómicos, e se é daqueles que apreciam uma boa música jazz, então vai adorar o Festival Internacional de Jazz que se realiza em Málaga todos os anos no mês de novembro. Trata-se de um encontro musical do mais alto nível, onde se reúnem diferentes talentos nacionais e internacionais deste género musical.

Este festival dura normalmente cerca de uma semana e tem lugar no Teatro Cervantes de Málaga, um dos locais mais emblemáticos da cidade, pelo menos no que diz respeito à apresentação de eventos multitudinários. Realiza-se na primeira semana de novembro e é uma das melhores datas alternativas para passar um bom bocado durante a noite em Málaga.

Para conhecer o programa atualizado, recomendo que visite o site deste evento, onde não só terá informações sobre a atividade em questão, como também poderá saber quais os artistas que actuam em cada dia do festival e quanto custam os bilhetes.

De um modo geral, os preços dos bilhetes para ver cada artista em cada noite situam-se entre os 15 e os 45 euros, dependendo, naturalmente, do lugar que escolher no teatro e do artista que actua em cada noite. Assistir a um espetáculo é uma das melhores coisas para fazer em Málaga à noite em novembro.

5. Feira de Orquídeas de Estepona

Orquídeas| ©K.B.L. Luccia-1.000 pic
Orquídeas| ©K.B.L. Luccia-1.000 pic

Esta é uma bela feira onde se pode ver e aprender sobre as diferentes espécies de orquídeas que são produzidas em Estepona. Além disso, se for um amante de plantas, terá a oportunidade de participar em diferentes workshops que visam explicar aos habitantes locais e visitantes as diferentes características das orquídeas.

Nestes workshops explica-se como cultivar esta planta para que produza as suas melhores flores. Todos os anos é organizada uma exposição em que os produtores se reúnem para mostrar as suas melhores orquídeas e explicar ao público as técnicas que utilizaram para conseguir estas plantas.

Se quiser levar orquídeas para casa, também o pode fazer, uma vez que, dentro da festa das orquídeas, são organizadas vendas onde pode comprar diferentes tipos de orquídeas, de acordo com o tipo de clima e os cuidados que cada pessoa lhes pode dar.

Esta feira tem lugar no Orquidário de Estepona, em novembro, e é uma atividade onde se podem ver não só orquídeas, mas também outros tipos de plantas de todos os tipos de clima. Para assistir, deve ir ao site do orquidário e verificar as datas e os preços dos bilhetes, que normalmente são entre um e três euros por pessoa.

6. Mercado de artesanato La Merced

Mercado de artesanato de La Merced| ©José oliver
Mercado de artesanato de La Merced| ©José oliver

É verdade que esta é uma das melhores coisas para fazer em Málaga e que se realiza todos os primeiros domingos do mês, mas sem dúvida que novembro é o mês em que mais gosto de a visitar, porque é quando se pode passear em paz e sossego e sem muitos turistas e locais.

No primeiro domingo de novembro, o mercado oferece a mesma variedade e quantidade de artesanato que nos outros meses, o que é uma grande vantagem. Além disso, uma das características que definem este mercado durante este mês é o facto de oferecer diferentes artesanatos dedicados ao outono.

Além disso, como o Natal se aproxima, é possível ver diferentes artesanatos dedicados à época natalícia no mercado La Merced, por isso, se estiver a pensar em começar a fazer as suas compras de Natal antes do início da época natalícia, este é um bom lugar para o fazer.

Além disso, a área em torno da feira da ladra oferece uma variedade de actividades de entretenimento, que certamente irá gostar. Estas actividades, de facto, são as melhores atracções tanto para os habitantes locais como para os turistas. A entrada na feira da ladra é gratuita, mas uma vez lá dentro, vai querer levar pelo menos um artigo para casa.

7. Blues no Festival de Música Moonlight em Benalmádena

Festival de música Blues ao Luar em Benalmádena| ©Sergey Zayko
Festival de música Blues ao Luar em Benalmádena| ©Sergey Zayko

Embora o título deste festival fale de música blues, a verdade é que este festival é todo sobre rockabilly e música internacional com raízes americanas. É uma série de concertos para distrair o público que prefere música pesada e notas fortes. O melhor deste festival é o facto de ser internacional.

Durante os concertos, verá a participação tanto de artistas espanhóis como de artistas de outras partes da Europa, como franceses, holandeses, suecos ou ingleses. Todos com um objetivo comum, que é prestar homenagem à música de origem americana, como o rock'n'roll.

Este festival tem vários anos de história e todos os anos apresenta diferentes artistas que vêm ativar e preencher a tarde e a noite com música no município de Benalmádena. Estando tão perto da cidade, é uma boa opção para incluir entre as melhores excursões a partir de Málaga, pelo menos para desfrutar à noite.

Este festival pode ser desfrutado durante a última semana de novembro, como uma das últimas actividades da temporada de outono para dar as boas-vindas ao inverno. Costuma durar de quatro a cinco dias, mas para saber a localização específica, recomendo que visite o seu site para saber os detalhes.

8. Festa da Chanfaina

Festival de Chanfaina| ©Aykut Aktas
Festival de Chanfaina| ©Aykut Aktas

Se gosta de comer miudezas de porco, esta é a festa ideal para si. Durante esta celebração é prestada homenagem ao prato típico de Málaga e de outras regiões de Espanha: a Chanfaina. Trata-se de um guisado preparado com as miudezas do porco. É considerada uma festa de interesse turístico, pelo que é também uma celebração única.

Durante o evento, tudo gira em torno da chanfaina, por isso, durante o último fim de semana de novembro, se participar neste festival, terá a oportunidade de experimentar diferentes estilos e preparações de chanfaina na cidade de Totalán, onde esta celebração tem lugar.

Para além das miudezas, também se adicionam batatas, diferentes especiarias e, sobretudo, carne de porco ou morcela, dependendo de quem prepara a receita. Durante estas festas, não só se pode saborear o delicioso prato típico desta região, como também se pode aprender a prepará-lo e a história desta comida tradicional.

Uma das coisas que mais gosto nesta tradição é a partilha entre locais e locais, porque parte da tradição é distribuir o prato gratuitamente a todos os participantes, para que todos possam provar o sabor de Málaga. Tudo isto é acompanhado por boa música e um programa variado de actividades durante os dois dias de festa.

9. Festival Micológico de Cortes de la Frontera

Málaga| ©Tony Makepeace
Málaga| ©Tony Makepeace

Para começar, é preciso saber que as jornadas micológicas têm como objetivo o estudo e o reconhecimento dos diferentes tipos de cogumelos. Trata-se de um grande evento que tem lugar na zona de Cortes de la Frontera, onde se oferece ao público um calendário de actividades variadas para aprender tudo sobre os cogumelos.

Pode participar em exposições de espécies e fotografias, workshops de reconhecimento de cogumelos e também em palestras e conferências onde se fala sobre o cogumelo comestível, a sua proliferação e as diferentes formas de o preparar na cozinha espanhola.

Mas, sem dúvida, a atividade que mais vai adorar nestas jornadas micológicas é a procura de cogumelos no bosque. Esta é uma das experiências que mais gosto de recomendar, porque são organizados diferentes passeios na floresta para procurar e reconhecer cogumelos que depois serão levados para os acampamentos previamente montados.

Os cogumelos recolhidos nestas actividades vão diretamente para as cozinhas que estão instaladas nestas tendas provisórias. Aí os cogumelos são incluídos nas diferentes preparações e todos os participantes têm a oportunidade de experimentar a sua própria apanha de cogumelos. Trata-se de uma experiência completa que permitirá conhecer melhor a natureza dos cogumelos e os seus benefícios culinários.

10. A feira do porco em Benaoján

Feira da chacina em Benaoján| ©J cuerpos
Feira da chacina em Benaoján| ©J cuerpos

Durante os últimos dias de novembro, Benaoján prepara-se para dar o prelúdio ao Natal com a sua famosa feira da chacina. Esta celebração é uma homenagem a todos os produtos de carne de porco. É uma feira que vai adorar se for um amante de carne de porco, presunto e outros produtos de porco.

A feira prolonga-se geralmente até meados de dezembro, embora possa durar dois ou três dias. Durante o período em que decorre esta feira, poderá ver diferentes bancas com todo o tipo de produtos de porco, onde poderá comprar os que preferir.

Todo este evento é acompanhado pela venda de vinhos doces locais, provas de queijo e também algumas provas de doces tradicionais de Málaga. Poderá desfrutar sobretudo dos espectáculos infantis e dos espectáculos para todos os públicos, das interpretações musicais e de todo o tipo de espectáculos.

Uma das coisas que mais gosto neste lugar é o facto de poder visitar as fábricas onde são feitos os enchidos e outros produtos de porco, para conhecer os processos pelos quais passam estes alimentos antes de estarem aptos para o consumo humano.

11. Feira do Presunto em Campillos

Feira do Presunto em Campillos| ©H Campillos
Feira do Presunto em Campillos| ©H Campillos

Se há algo que é tradicional em toda a Espanha, é o presunto e os produtos derivados dele. No caso da feira do presunto de Campillos, trata-se de uma das mais famosas feiras dedicadas a este produto. Realiza-se todos os anos em novembro no município de Campillos, um dos mais próximos da cidade de Málaga e parte da província da Andaluzia.

É um dia por ano dedicado a todos os produtos ibéricos, pelo que se decidir ir a Campillos no dia da feira, terá a oportunidade de provar muito mais do que apenas os presuntos locais, podendo também escolher entre uma grande variedade de produtos ibéricos, como chouriço, salsichas, salchichones, morcela, entre outros produtos de porco.

Este encontro pode facilmente ser considerado um dos melhores passeios gastronómicos em Málaga, porque normalmente apresenta o melhor da cozinha malaguenha e espanhola em geral, oferecendo aos locais e visitantes a oportunidade de provar vinhos locais, azeite, queijos e doces tradicionais.

Toda esta grande festa de degustação acontece no meio de uma atmosfera musical tradicional, por isso, se é um daqueles gulosos obstinados, este é um excelente plano para fazer em Málaga em novembro. A data varia de ano para ano, mas normalmente acontece durante um dia na primeira semana do mês. Para mais informações sobre o evento, recomendo que visite o site da Câmara Municipal de Campillos.