O que ver e fazer no bairro de Santa Cruz em Sevilha

Preparados para conhecer uma das zonas mais bonitas de Sevilha? O bairro de Santa Cruz é um ponto de passagem obrigatório num passeio por Sevilha, por isso hoje vou partilhar convosco todas as coisas divertidas, interessantes e surpreendentes que podem fazer neste lugar.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 8 minutos

O que ver e fazer no bairro de Santa Cruz em Sevilha

Sevilha | ©Strafefox

Famoso por ser um dos bairros mais emblemáticos e turísticos de Sevilha, um passeio pelas ruas estreitas e praças bonitas do Barrio Santa Cruz é uma das melhores coisas para ver e fazer na cidade, permitindo-lhe absorver a história, a tradição, a cor e a beleza arquitetónica de Sevilha.

Como outros viajantes que visitam Sevilha pela primeira vez, provavelmente está a pensar no que deve dar prioridade e ao que deve prestar mais atenção. Este artigo vem responder a essas questões. Tome esta lista de actividades como um ponto de inspiração e, dependendo do seu itinerário, inclua o maior número possível delas para desfrutar de Sevilha ao máximo!

1. Assistir a um espetáculo de Flamenco

Espetáculo de flamenco| ©Elliott Brown
Espetáculo de flamenco| ©Elliott Brown

Desfrutar de um espetáculo de fl amenco é uma daquelas actividades que vale a pena fazer em Sevilha antes de qualquer outra parte do mundo, devido à forte ligação histórica desta bela cidade à cultura flamenca.

Felizmente, as opções para desfrutar de um espetáculo de artistas de alto nível abundam na cidade e ainda mais no belo bairro de Santa Cruz.

Em Espanha, os locais onde se realizam os espectáculos tradicionais de flamenco são conhecidos como tablaos, nome utilizado para definir o palco ou plataforma em que os artistas actuam.

Onde assistir a um espetáculo de flamenco no Barrio Santa Cruz

  • Flamenco Los Gallos Este tablao foi fundado em 1966, as actuações começam às 19:00h e custam cerca de 35 euros por bilhete.
  • La Casa del Flamenco Aqui eles actuam todos os dias, embora os horários dos espectáculos variem dependendo da época. Bilhetes disponíveis a partir de 20€ por pessoa.
  • Casa de la guitarra Um centro cultural com excelentes referências e um grande favorito entre os viajantes, os bilhetes para adultos estão disponíveis a partir de 18 euros.

Reserve o seu bilhete para um espetáculo de flamenco

2. Visitar o icónico Hospital de los Venerables

Hospital dos Veneráveis| ©kkmarais
Hospital dos Veneráveis| ©kkmarais

Se passar vários dias na cidade, digamos 3 dias em Sevilha ou mais, e puder reservar algum tempo para explorar o Hospital de los Venerables, encontrará um dos edifícios de estilo barroco mais impressionantes da arquitetura sevilhana.

Erguido em 1675 para acolher os sem-abrigo, os idosos e os padres reformados, a riqueza decorativa dos seus interiores merece uma visita sem pressas.

Percorra os dois pisos que compõem o complexo do Hospital dos Veneráveis e admire os seus interiores, detendo-se um pouco para apreciar o belo pátio central em torno do qual o complexo está organizado e disposto.

  • Endereço: O hospital está situado na praça com o mesmo nome, Plaza Venerables.
  • Horário de abertura: Varia consoante a estação do ano; durante todo o ano, a partir das 10 horas, mas durante o inverno em Sevilha só funcionam até às 18 horas.
  • Custo: Cerca de 10 euros por um bilhete de adulto.

Reservar uma visita guiada ao bairro de Santa Cruz de Sevilha

3. Faça um passeio de tapas pelo bairro de Santa Cruz

Bar da Catedral em Sevilha| ©abbilder
Bar da Catedral em Sevilha| ©abbilder

O que seria de uma visita a Espanha sem provar as deliciosas tapas espanholas e o que seria de uma visita a Sevilha sem provar a sua fantástica gastronomia?

A melhor maneira de combinar ambos os elementos num passeio único e memorável é fazer um tour de tapas e o bairro de Santa Cruz presta-se perfeitamente a esta atividade.

Os melhores bares de tapas de Santa Cruz

Quando se trata de bares de tapas e restaurantes típicos, o Bairro Santa Cruz está cheio de alternativas para escolher; embora eu deixe abaixo uma pequena lista dos meus favoritos, convido-o a fazer a sua própria pesquisa.

  • Cervecería Giralda Um dos locais mais antigos da cidade, inaugurado em 1923 no que foi um antigo hammam ou banho árabe.
  • Bar Catedral Uma casa construída em 1923 serve de espaço para um fantástico piano bar especializado em tapas e onde se pode apreciar música jazz ao vivo.
  • Casa Tomate Um espaço que serve para evocar a cultura do flamenco e das touradas do sul de Espanha, o menu caracteriza-se pela seleção de produtos locais.
  • Taberna Belmonte Belmonte foi um importante toureiro espanhol e esta taberna homenageia a figura histórica. A decoração do ambiente inclui numerosas cabeças de touros penduradas nas paredes.

Reservar uma excursão de tapas em Sevilha

4. Visite o Alcázar de Sevilha, um dos palácios mais antigos do mundo.

Alcázar de Sevilha| ©Anna & Michal
Alcázar de Sevilha| ©Anna & Michal

O Real Alcázar de Sevilha é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura mourisca em Espanha e um ponto de passagem obrigatório em qualquer visita à cidade.

A minha recomendação é que, sempre que possível, reserve uma visita guiada ao Alcázar de Sevilha com a intenção de conhecer e apreciar em pormenor os seus delicados interiores, o maravilhoso trabalho decorativo dos muitos arcos que compõem a estrutura e, claro, os tranquilos pátios interiores.

Visitar o Alcázar de Sevilha é o mais parecido com uma viagem no tempo e na história da cidade, já que o conjunto arquitetónico é um dos palácios mais antigos ainda em uso no mundo.

Foi declarado Património da Humanidade, tal como outras importantes jóias arquitectónicas de Sevilha.

  • Endereço: Está situado na Plaza Patio de Banderas.
  • Horário de funcionamento: De outubro a março das 09:30h às 18:00h e de abril a setembro horário alargado até às 20:00h.
  • Custo: Cerca de 15 euros por um bilhete de adulto.

Marque a sua visita ao Alcázar de Sevilha

5. Visitar a igreja de Santa María la Blanca

Igreja de Santa María la Blanca| ©sftrajan
Igreja de Santa María la Blanca| ©sftrajan

A todos os meus amigos viajantes interessados em arquitetura e história, recomendo que tirem um momento para conhecer um edifício religioso listado entre os mais belos templos de Sevilha, principalmente devido à notável mistura cultural que representa.

Conhecido entre os locais como a Igreja de Las Nieves, após a sua construção o templo funcionou como uma mesquita, mas em 1391 foi transformado numa igreja cristã. Por esta razão, os vestígios e a influência de ambas as culturas são evidentes tanto na arte como na arquitetura do local.

Talvez a caraterística mais notável de Santa María la Blanca seja o contraste entre os seus principais elementos arquitectónicos, com uma fachada que se destaca pela sua simplicidade e simplicidade, mas com interiores ricamente decorados em branco e dourado e no mais puro estilo barroco.

  • Endereço: Está situado no n.º 5 da Calle Sta. María la Blanca.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 13h. À noite, das 18h às 20:30h.
  • Custo: Cerca de 3 euros.

6. Conhecer uma coleção de documentos dos anos da conquista no Arquivo das Índias

Arquivo das Índias| ©Anual
Arquivo das Índias| ©Anual

Situado no coração de Sevilha, é um dos seus monumentos mais importantes e também um edifício de importância histórica incalculável. Declarado Património da Humanidade pela UNESCO, a estrutura foi erguida em 1875 para guardar em lugar seguro a documentação relativa à administração das colónias espanholas, principalmente no Novo Mundo.

Quando se visita o Archivo de Indias em Sevilha, não se encontra apenas um belo edifício, mas também uma impressionante coleção de arquivos, mapas, documentos e todo o tipo de recursos históricos organizados em cerca de 43.000 pastas. Impressionante!

  • Endereço: Situado na Avenida Constitución.
  • Horário de abertura: Fechado às segundas-feiras; de terça a sábado das 09:30h às 16:45h, domingos e feriados das 10:00h às 13:45h.
  • Custo: É uma atração gratuita para todos os públicos.

7. Passear pelos Jardins de Murillo

Jardins de Murillo| ©Ramon Bacas
Jardins de Murillo| ©Ramon Bacas

Se quiser desfrutar da natureza no coração de Sevilha, recomendo uma visita rápida aos Jardins de Murillo em Sevilha, cujo nome é uma homenagem ao famoso pintor sevilhano Bartolomé Esteban Murillo, uma das figuras históricas mais importantes do estilo barroco espanhol.

O belo jardim está localizado logo atrás do Alcázar de Sevilha, numa área retangular e alongada que ocupa uma superfície de aproximadamente 8500 m2.

O jardim foi concebido pelo arquiteto Juan Talavera Heredia, com numerosos passadiços e muitos e belos caramanchões.

Como verá na sua exploração de Santa Cruz, percorrer os caminhos dos jardins torna-se uma experiência realmente agradável, especialmente se o visitar durante a primavera em Sevilha.

8. Passeio pelo Callejón del Agua

Beco da Água| ©Joaquín O.C.
Beco da Água| ©Joaquín O.C.

Sendo um dos marcos arquitectónicos e históricos da cidade, passear pelo Callejón del Agua em Sevilha é um dos passeios mais românticos a fazer na cidade.

A muralha de pedra, as fachadas coloridas e as varandas com exuberantes floreiras conferem ao percurso uma atmosfera muito nostálgica, especialmente se decidir passear pelo centro histórico de Sevilha à noite.

A rua acompanha a antiga muralha da cidade durante cerca de 140 metros e, no final do percurso, encontram-se os jardins de Murillo. O beco e os seus arredores são também fonte de numerosas lendas e mitos, razão pela qual muitas excursões de fantasmas e mistérios em Sevilha incluem este passeio no seu itinerário de actividades.

9. Visitar a igreja paroquial de Santa Cruz e o túmulo de Murillo.

Igreja de Santa Cruz onde repousam os restos do pintor| ©Gpedro
Igreja de Santa Cruz onde repousam os restos do pintor| ©Gpedro

A igreja paroquial que dá nome ao bairro é também, sem surpresa, um dos templos religiosos mais antigos de Sevilha. Construída em 1391, a sua pequena fachada foi actualizada num estilo barroco conservador entre 1665 e 1728 para nos dar a igreja que hoje podemos apreciar.

Devido às suas dimensões conservadoras, uma visita à igreja de Santa Cruz é uma visita curta que pode ser facilmente encaixada numa viagem curta à cidade, como uma viagem de dois dias a Sevilha.

Durante a sua visita, poderá ver o túmulo do famoso pintor Bartolomé Murillo.

  • Endereço: Situado na Calle Mateos Gago.
  • Horário de abertura: Das 09:30 às 12:30 e das 19:00 às 21:00.
  • Custo: Entrada gratuita

10. Fazer um percurso pelas praças mais bonitas do bairro de Santa Cruz.

Praça Alfaro| ©Raul SG Bru
Praça Alfaro| ©Raul SG Bru

Quando se fala do bairro de Santa Cruz, encontram-se elementos específicos que definem a identidade e o carácter deste local.

Estes elementos podem ser agrupados em três: as suas ruas estreitas e acolhedoras, as suas casas com fachadas coloridas e as suas bonitas praças onde as crianças, os idosos e os cidadãos sevilhanos em geral vivem o seu quotidiano.

Convido-o a absorver todo este ambiente, percorrendo as praças mais bonitas que Santa Cruz tem para oferecer. Aqui está uma lista das minhas favoritas e o que vale a pena admirar em cada uma delas.

  • A Plaza del Alfaro, se conhece a ópera italiana O Barbeiro de Sevilha, deve saber que é nesta praça que se encontra o famoso balcão onde Fígaro declamava à espera da resposta da sua amada.
  • Praça de Doña Elvira Encantadorapraça cheia de pequenos azulejos de cerâmica de Triana. Vale a pena sentar-se para apreciar a sua fonte com flores e a sombra das suas laranjeiras.
  • Plaza de los Refinadores Aqui encontra-se a estátua do famoso conquistador Don Juan Tenorio.