12 coisas para ver e fazer em Chicago no Natal
No último mês do ano, Chicago transforma-se num lugar mágico. Se decidir visitar a cidade nesta altura do ano, não deixará de desfrutar das suas atracções natalícias.
Não há dúvida de que a metrópole de Illinois é conhecida pelos seus Invernos frios e húmidos. A neve e as temperaturas negativas são uma constante nesta altura do ano, mas vale bem a pena a viagem para passar o Natal em Chicago.
Mercados de Natal, patinagem no gelo, bebidas tradicionais... não faltam actividades para esquecer o frio. Este artigo explica tudo o que deve incluir na sua lista de coisas para ver e fazer em Chicago se viajar durante as férias.
1. Perder-se no Christkindlmarket
Desde a segunda quinzena de novembro até 24 de dezembro, o Daley Plaza acolhe um mercado de Natal tipicamente alemão. Esta tradição nasceu em 1996, graças à colaboração entre a Câmara de Comércio Germano-Americana e as autoridades de Chicago. O resultado é tão apreciado que se tornou um evento muito aguardado tanto pelos habitantes locais como pelos viajantes.
Um passeio pelo Christkindlmarket leva-o de volta ao velho continente e dá-lhe a oportunidade de provar os clássicos da Alemanha (e de alguns países vizinhos):
- Glühwein, vinho quente e vinho com especiarias. É a coisa perfeita para tirar o frio do frio de Chicago. É feito com canela, laranja, limão, anis estrelado, noz-moscada e gengibre moído.
- Currywurst, um cachorro-quente de carne de porco e de vaca coberto com um saboroso molho de caril. Pode ser provado na barraca Donermen.
- Raclette ao estilo alpino. Os queijos são fabricados pela Baked Cheese Haus.
- Gyulai kolbász, salsicha húngara com chucrute.
- Pretzels tradicionais e modernos. Se gosta de experimentar, recomendo o "pretzel de pizza" com mozzarella e molho de tomate.
- Strudel de maçã ou com recheio de amêndoa e alperce. Segundo os conhecedores, os melhores são vendidos no Helmut's.
Para além da comida e da bebida, o mercado oferece artesanato, como decorações de Natal, calendários do advento, caixas de música e as típicas figuras de Krampus, o diabo do Natal.
Informações práticas
- Endereço: Daley Plaza (50 W Washington Street).
- Preço: depende do que se compra. Note-se que um copo de vinho com especiarias custa normalmente cerca de 8 dólares - 7,50 euros, enquanto uma salsicha de caril com batatas fritas custa cerca de 9 dólares - 8,50 euros aproximadamente.
2. Verificar as projecções do theMART
O Merchandise Mart, apelidado de theMART, é o maior edifício comercial do mundo. Está localizado junto ao rio e tem uma caraterística especial: à noite, a sua enorme fachada torna-se o pano de fundo para projecções artísticas. Devido à sua localização, é possível ver o edifício num cruzeiro ao pôr do sol em Chicago ou num cruzeiro com jantar em Chicago
. O espetáculo repete-se todas as noites do ano (duas vezes por noite). No entanto, por ocasião do Natal, a arte digital presta homenagem ao feriado de 25 de dezembro. Pode consultar o programa no sítio Web oficial.
Além disso, se estiver interessado nestes temas, recomendo-lhe que reserve um bilhete para o Museu de Arte Contemporânea de Chicago (MCA).
Informações práticas
- Endereço: 222 Merchandise Mart Plaza. Para ver o espetáculo, pode reservar um lugar no cais do Chicago Riverwalk (esquina da Wells Street com a Franklin Street).
- Preço: gratuito.
3. Viva uma experiência inesquecível: um jogo dos Chicago Bulls da NBA
Assistir a um jogo da NBA é uma experiência incrível que tem de ser vivida pelo menos uma vez na vida e o Natal, devido ao seu ambiente festivo, é uma altura inesquecível para o fazer. Por isso, na sua viagem a Chicago durante o Natal, tem de comprar o seu bilhete para um jogo dos Chicago Bulls, porque, como já disse: o ambiente no estádio é sempre espetacular, mas no Natal é ainda mais.
Ao comprar o seu bilhete, tenha em conta a escolha do lugar para desfrutar do jogo ao máximo. E no dia do jogo, não chegue apenas a tempo. Um jogo da NBA é um espetáculo e recomendo que o vivam ao mais alto nível, desfrutem do ambiente, comprem algumas lembranças, vejam as danças das claques, sintam a música e, sobretudo, não percam a forma como os jogadores entram no campo. Tudo isto para que possa desfrutar plenamente da experiência.
Um jogo da NBA dura oficialmente 48 minutos (4 quartos de 12 minutos cada), mas entre o intervalo, quando se pode ir comprar um petisco ou uma bebida, e os descontos de tempo, costuma durar até duas horas.
Informações práticas
- Endereço: 1901 West Madison Street, no West Loop, no United Center.
- Preço: preços diferentes consoante o lugar escolhido.
4. Desfrute das melhores vistas da cidade de Chicago a partir de um helicóptero
Não perca a oportunidade única de sobrevoar a cidade de Chicago num helicóptero na época do Natal. Terá as mais deslumbrantes vistas panorâmicas da cidade e obterá as melhores fotografias enquanto sobrevoa marcos populares como o Navy Pier, o Estádio Wrigley Field, o Millennium Park, a Willis Tower, o Edifício John Hancock e muito mais.
Durante esta excursão de três pessoas, não perderá nada, uma vez que, durante este voo de 45 minutos, estão incluídos comentários ao vivo e o piloto irá contar-lhe inúmeras histórias e anedotas sobre a cidade.
E se acha que vai perder alguma coisa, não se preocupe. Esta experiência inclui auscultadores com cancelamento de ruído.
Informações práticas
- Preço: A partir de 811 euros.
5. Tomar uma bebida nos bares pop-up
No mês de dezembro, a metrópole do Illinois acolhe bares temporários que apresentam decorações festivas e cocktails. Se fizer um passeio por Chicago, tente guardar os endereços para poder voltar mais tarde.
Aqui está uma pequena lista dos melhores:
- Elfd'd Up (Stretch Bar & Grill, 3485 N. Clark Street).
- Rudolph's Pop-Up Bar (3660 N Clark Street).
- Santa Baby Bar (3505 N Clark Street).
- 8 Crazy Nights Chicago (3441 N Sheffield Avenue).
- Frosty's Bar (809 W Evergreen Avenue).
Informações práticas
- Endereço: Vários locais.
- Preço: Dependendo do local, pode rondar os $15 - €14,20.
6. Celebrar o Natal com um bom jantar
Os melhores restaurantes da Windy City estão abertos para o jantar no dia 24 e para o almoço no dia 25. Se você planeja passar o Natal em Chicago, recomendo reservar uma mesa com bastante antecedência. Há várias opções e a lista abaixo apresenta os meus favoritos:
- Maple & Ash, onde a grelha é o centro das atenções. Vale a pena experimentar os frutos do mar grelhados e o famoso rib-eye, um delicioso bife cortado da costela do bezerro (8 W. Maple Street).
- Osteria Langhe, o restaurante italiano especializado em cozinha piemontesa. Pode não ser como os do país transalpino, mas as suas receitas são de lamber os dedos: vitello tonnato (filetes finos de vitela com molho de atum e alcaparras), agnolotti (massa recheada), bagna cauda (molho de nozes, alho e anchovas) e outras receitas, tudo regado com excelentes vinhos tintos (2824 W Armitage Avenue).
- Tortoise Supper Club, uma verdadeira máquina do tempo. Os seus interiores transportam-no para os anos 1920. Recomendo pedir as costeletas, as entradas de marisco ou o rolo de carne (350 N State Street).
- Somerset, o restaurante do hotel Viceroy Chicago. No dia de Natal, oferecem um menu especial. Situado em Goald Coast, um bairro elegante nas margens do lago Michigan (1112 N State Street).
- I, um dos melhores telhados de Chicago. Pode comer no telhado mesmo no inverno, pois as mesas estão cobertas por uma cúpula aquecida (127 W Huron Street).
Note que os horários de almoço e jantar são diferentes nos EUA. O jantar é normalmente entre as 18 e as 19 horas.
Se gosta de comer e quer descobrir mais do que a cidade tem para oferecer neste domínio, o meu conselho é complementar o seu jantar de Ano Novo com uma visita gastronómica a Chicago.
Informações práticas
- Endereço: os estabelecimentos estão situados na zona mais central da cidade.
- Preço: todos os restaurantes situam-se na gama média-alta. No fim de contas, um dia é um dia e não é sempre que se tem um Natal na metrópole do Illinois.
7. Ver a iluminação da árvore
A Câmara Municipal de Chicago coloca uma grande árvore de Natal no Millennium Park. A cerimónia de iluminação tem lugar normalmente no início de dezembro e inclui personagens como Rudolph, a rena, Elf , Pai Natal e outras personagens da época.
A cerimónia é complementada por concertos e outras diversões. É sem dúvida uma das melhores coisas para fazer em Chicago com crianças.
Informações práticas
- Endereço: 201 E Randolph Street.
- Preço: gratuito.
8. Leve os seus pequenos ao Expresso Polar
Se os seus filhos adoram o filme "O Expresso Polar", pode proporcionar-lhes uma experiência inesquecível. O Polar Express é um comboio especial que presta homenagem a este clássico de Natal. A viagem começa com o picar do icónico bilhete dourado e, uma vez a bordo, os ajudantes do Pai Natal entretêm os passageiros com canções de Natal e pequenos espectáculos.
A experiência dura cerca de uma hora e são servidos chocolate quente e biscoitos durante o percurso. Se estiver interessado, recomendo que reserve os bilhetes com bastante antecedência. Para mais ideias, pode ler o post que lista as 10 coisas para ver e fazer em Chicago com crianças.
Informações práticas
- Endereço: o comboio parte da Union Station (225 S Canal Street).
- Preço: há três bilhetes, Value ($45 - 42,50 aprox. adultos, $40 - 38 aprox. crianças), Standard ($65 - 61,50 aprox. e $60 - 56,50 aprox.) e Premium ($80 - 75,50 aprox. e $70 - 66 aprox.). Todos os preços são aproximados.
9. Jogar curling no terraço do último piso
Conhece este desporto? O curling é um desporto de inverno praticado numa pequena extensão de gelo. E um plano ideal se estiver a pensar no que fazer em Chicago no inverno.
Os jogadores têm de levar uma pedra de granito de 20 quilos até um alvo pintado na superfície gelada. Para endireitar este disco pesado, os outros participantes utilizam uma espécie de vassoura para o acelerar ou abrandar.
Já deve ter visto isto nos Jogos Olímpicos de inverno! Pois bem, durante a época natalícia, o hotel The Gwen instala um campo no telhado e oferece pacotes que incluem o aluguer do "campo" e um ou mais cocktails. É uma experiência divertida e dá-lhe a oportunidade de experimentar um desporto invulgar.
Informações práticas
- Endereço: 521 North Rush Street.
- Preço: depende do dia. Recomendo que consulte o sítio Web oficial do hotel.
10. Aprender a patinar no gelo
Quer seja um atleta experiente ou um principiante, Chicago tem um ringue para si. Na altura do Natal, pode encontrá-los em vários locais da metrópole, mas o mais bonito chama-se McCormick Tribune e situa-se no centro do Millennium Park.
É uma opção muito americana, que lhe dá a oportunidade de patinar à sombra dos arranha-céus.
Aqui pode alugar o seu equipamento, aprender a patinar no gelo com aulas gratuitas ou tomar um chocolate quente no Momentum Coffee (2119 S State Street Chicago).
Informações práticas
- Endereço: O McCormick Tribune está localizado na 1 N Michigan Ave.
- Preço: A entrada é gratuita, mas é necessário reservar um bilhete com antecedência. Pode fazê-lo através do sítio Web oficial.
11. Experimente o Glögg na Simon's Tavern
O Glögg é a versão escandinava do vinho quente. Os suecos fazem-no de forma um pouco diferente: acrescentam mais álcool (normalmente aquavit ou vodka) e completam o sabor adicionando frutos secos, como amêndoas e nozes, à mistura. Durante a época natalícia, um bar de Chicago é o local ideal: Simon's Tavern. Os proprietários servem glögg desde 1934 e, quase um século depois, a bebida ainda é feita de acordo com a receita da família.
Poderá estar a perguntar-se porque é que uma bebida do Norte da Europa se tornou um ícone nas margens do Lago Michigan. A resposta é simples: desde o início do século XIX até 1960, Chicago foi o destino preferido dos imigrantes suecos. A comunidade escandinava concentrava-se em Andersonville, um bairro na zona norte da cidade.
Uma chávena quente de glögg é a desculpa perfeita para um passeio por aqui. É um bairro tranquilo, onde se encontra a Igreja Luterana Ebenezerel (1650 W. Foster), o Museu Sueco Americano (5211 N. Clark Street) e o Cemitério Rosehill (5800 N. Ravenswood Avenue).
Informações práticas
- Endereço: 5210 N Clark Street.
- Preço: O Simon's Tavern é um bar económico. Um copo de glögg custa menos de 5 dólares - aproximadamente 4,70 euros.
12. Visite os locais de Only at home
É nostálgico dos anos 80 e todos os Natais não perde uma réplica do Only at Home? Então pode aproveitar a sua estadia em Chicago para fazer uma viagem no tempo. O filme de culto protagonizado por Macaulay Culkin foi rodado em Winnetka, uma cidade adormecida a cerca de 25 quilómetros da metrópole.
A casa McCallister é uma elegante residência de estilo georgiano, com uma área útil de cerca de 400 metros quadrados e um valor de mercado superior a 2 milhões de dólares. Infelizmente, não está aberta a visitantes, embora os proprietários ocasionalmente aluguem a mansão para promoções e eventos especiais.
Uma vez em Winnetka, pode aproveitar a oportunidade para visitar outros locais imortalizados no filme. O encontro com o Pai Natal foi filmado no pequeno parque de Chestnut Court, a cena da escova de dentes na farmácia do número 942 da Green Bay Road, enquanto a fuga do polícia teve lugar no Hubbard Woods Park (939 Old Green Bay Road). É verdade que um percurso como este pode ser feito em qualquer altura do ano , mas não teria a mesma magia. *Home Alone" é um clássico de Natal e não seria a mesma coisa sem neve e decorações festivas.
Informações práticas
- Endereço: 671 Lincoln Avenue, Winnetka. Pode chegar lá de comboio (linha UP-N) a partir da estação Richard B. Ogilvie Transportation Center (500 W Madison Street). A viagem dura pouco mais de meia hora.
- Preço: Os bilhetes custam entre $4 e $6 - aproximadamente €3,80 e €5,60.
Qual é a temperatura em Chicago no Natal?
A metrópole de Illinois está localizada no Midwest dos Estados Unidos, uma área caracterizada por um clima continental. No mês de dezembro, as temperaturas mínimas descem abaixo de zero (com um pico de 20 graus Celsius negativos), enquanto as temperaturas máximas raramente ultrapassam os 3 graus Celsius/4 graus Fahrenheit. O nevão, um vento que por vezes sopra do norte, agrava a sensação de frio. Mas a temperatura não deve ser um fator a ter em conta quando se trata de organizar a sua lista de coisas para ver e fazer em Chicago.
Para um pouco de calor, pode visitar os melhores museus de Chicago. O Museu Field de História Natural é altamente recomendado. Alberga um antigo túmulo egípcio, o fóssil de tiranossauro mais completo alguma vez descoberto e milhares de outras jóias. Está localizado nas margens do Lago Michigan (1400 S Lake Shore Dr, Chicago).